logo capes
logo pós-graduação psicologia
 

PPGSS em Ciências da Saúde amplia pesquisa na área de exercício físico e recebe financiamento da FAPESP na modalidade Jovem Pesquisador

O Professor Miguel Soares Conceição, do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde (PPGSS) da Universidade São Francisco (USF), teve seu projeto “Efeitos do treinamento físico combinado em mulheres com câncer de mama submetidas a quimioterapia”, aprovado pela FAPESP, na modalidade Jovem Pesquisador. 

Trata-se de uma modalidade de apoio que visa a nucleação de um grupo de jovens pesquisadores e de uma nova linha de pesquisa no Programa, voltada a área do exercício físico. O projeto tem como objetivo investigar os efeitos do treinamento físico combinado em uma série de variáveis clínicas e moleculares em pacientes com câncer de mama. 

O treinamento combinado consiste na realização de força (musculação) associado ao exercício aeróbio, o que pode trazer resultados favoráveis no tratamento do câncer de mama e na qualidade de vida das mulheres. O estudo conta com a colaboração do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM da UNICAMP que contribuirá com a inclusão de voluntárias com diagnóstico de câncer de mama.

As professoras Iara Tescarollo, coordenadora do Núcleo de Pós-graduação Stricto Sensu e Patrícia Carvalho, coordenadora do PPGSS em Ciências da Saúde, participaram da reunião com representantes e assessores da FAPESP para esclarecer as condições institucionais para o desenvolvimento da pesquisa. “A aprovação do projeto pela FAPESP, fortalece todo o trabalho e esforços do programa e mostra o potencial de nossa Instituição no desenvolvimento de pesquisa de grande impacto científico e tecnológico”, ressalta Profa. Iara. 

“Com o apoio de órgãos de fomento como a FAPESP, podemos contribuir de forma mais significativa com as pesquisas científicas na área do exercício físico e os seus impactos na saúde humana”, finalizou o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF, professor Dilnei Lorenzi. Além dos altos recursos de custeio e capital, no orçamento do projeto estão previstas bolsas de mestrado e doutorado direto. Estudantes de todos os cursos que tiverem interesse em participar da pesquisa podem entrar em contato com o coordenador pelo e-mail: miguel.conceicao@usf.edu.br.
 

Galeria de fotos

$image.titulo
> Ver mais notícias