Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Filosofia - A Distância

O Curso de Filosofia (Licenciatura) a distância da Universidade São Francisco (USF) tem o objetivo de formar profissionais com conhecimentos em ética, política, epistemologia e metafísica, e que sejam capazes de atuarem como professores e trabalhem na divulgação da cultura filosófica na sociedade.

O Licenciado em Filosofia poderá atuar como professor no Ensino médio e Fundamental em escolas públicas e particulares e será capaz de desenvolver material didático e educacional. Além disso, poderão buscar especialização em atividades religiosas cristãs, e também seguir carreira de docência em Ensino Superior.

Diferenciais
  • Ensino personalizado. No EAD da USF, o acadêmico é acompanhado de perto e conta com Encontros Presenciais no Polo de Apoio Presencial. O estudante pode tirar dúvidas sobre o conteúdo, estratégias e disciplina para estudo a distância. A participação nos encontros não é obrigatória.
  • Todas as atividades são gravadas e disponibilizadas na plataforma digital.
  • Professores com ampla experiência de mercado.
  • Conclusão de uma nova disciplina a cada 4 semanas.
  • Material didático impresso e digital gratuito.
  • Plataformas online para auxiliar no aprendizado e atendimento ao aluno.
  • Curso autorizado pelo MEC.
Além disso, o aluno do EAD também conta com toda a infraestrutura e os serviços dos câmpus presenciais. Como banco de vagas de estágio e emprego, convênios para intercâmbio, eventos gratuitos, projetos de extensão, laboratórios e bibliotecas com acervo físico e virtual. 

Localização

Polo Amparo
Rua Duque de Caixas, 129 - esquina com a Rua Marechal Deodoro - Amparo-SP

Polo Atibaia

Rua Albertina Miéle Pires, 20
Centro (Próximo à Rodoviária)

Polo Bragança Paulista
Avenida São Francisco de Assis, 218
Cidade Universitária, Bragança Paulista - SP

Polo Campinas
Rua Waldemar César da Silveira, 105
Jardim Cura D'ars (Swift), Campinas - SP

Polo Cambuí
Rua João Moreira Salles, 711 - Sala Cx 03 – Centro – Cambuí-MG

Polo Itatiba
Av. Senador Lacerda Franco, 360
Centro, Itatiba - SP

Polo Paulínia
Rua Dr. Silvino de Godoy, 36 - Bairro Jardim Itapoan - Paulínia-SP 

Polo Petrópolis
Instituto Teológico Franciscano Rua Coronel Veiga, 550, Petrópolis - RJ

Disciplinas

PORTARIA GR 38/2018

Turno: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Currículo: 0010-L Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade. Questões das relações étnico-raciais e os desafios da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na sociedade brasileira
OBJETIVO: Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Concepções de História e de História da Educação. Espaços de produção de saberes e aprendizagem na Europa (séc. XII a XVIII). Espaços de produção de saberes e aprendizagem no Brasil colonial (séc. XVI a XVIII). O processo histórico de escolarização em diferentes países europeus (séc. XVIII e século XIX). A organização da instrução pública no Brasil do Império a República (séc. XVIII a XIX) - higienismo, eugenismo e civismo. A organização do sistema educacional na República, diferentes níveis e modalidades e legislações educacionais.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LETRAMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL | 72.0 h

EMENTA: Prática de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais dos contextos acadêmico e profissional: livros técnicos, artigos científicos, resumos, resenhas, monografia, seminários, relatórios pedagógicos, semanários e registros reflexivos. Memorial. Narrativas e Portfólios
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: FILOSOFIA E CONTEXTOS DE TRABALHO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM | 72.0 h

EMENTA: Introdução à psicologia do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento infantil. Perspectiva de desenvolvimento salientando os campos físico, cognitivo e afetivo-emocional. Principais modelos teóricos e suas implicações. Reflexões sobre temas atuais em psicologia do desenvolvimento infantil.
OBJETIVO: Competências: a) Entender as principais teorias do desenvolvimento humano para compreensão das teorias atuais de desenvolvimento infantil b) Compreender a importância dos estudos do desenvolvimento humano c) Investigar os principais teóricos e fases do desenvolvimento infantil incluindo desenvolvimento das crianças com deficiência d) Diferenciar os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil: físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social. e) Identificar as características fundamentais de cada uma das diferentes fases do processo de desenvolvimento. f) Interpretar e empregar os conceitos básicos do desenvolvimento infantil para resolver situações cotidianas em diversos contextos. g) Compreender a importância do ambiente sócio cultural para o desenvolvimento da criança

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIDÁTICA | 72.0 h

EMENTA: Didática: significado, relações e pressupostos. O processo de ensino e de aprendizagem e suas implicações para a prática educativa. Os elementos essenciais do fazer docente: planejamento e organização das práticas pedagógicas, relações de ensino a análise de estratégias, e o processo de avaliação.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO PSICOSSOCIAL DAS DEFICIÊNCIAS E INCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Concepções da deficiência ao longo da história. Trajetória da escolarização de alunos com deficiência. Participação social e acessibilidade. Atuação profissional com a família, a escolarização e a profissionalização da pessoa com deficiência. Concepções atuais sobre educação especial, inclusão escolar e suas possibilidades educativas
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: A Pedagogia como problema da Filosofia Prática. Correntes filosóficas e sua influência na educação. Temas e questões educacionais: cultura, valores, experiências institucionais, reprodução social e relações de poder, entre outros. Sociologia da Educação e principais correntes sociológicas. Análise de temas sociais emergentes
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Estudo sobre a sociedade do conhecimento, a escola e o uso da tecnologia como recurso educacional. Abordagem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem. Educação a Distância modalidades de ensino híbrido: concepções, terminologias, aspectos legais, modelos, metodologias e mídias. Introdução ao letramento em programação. O papel das redes colaborativas na construção do conhecimento.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FILOSOFIA POLÍTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LÓGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA ANTIGA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENSINO FUNDAMENTAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DO CONHECIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA MEDIEVAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPISTEMOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENSINO MÉDIO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA MODENA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 72.0 h

EMENTA: As especificidades da Educação de Jovens e Adultos: concepções e modalidades. Histórico da Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira. Perspectivas teórico-metodológicas da educação de jovens e adultos. O perfil sociocultural dos educandos jovens e adultos e suas necessidades de aprendizagem.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL | 222.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METAFÍSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO | 222.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÉTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FILOSOFIA DA MENTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Aspectos históricos da inclusão de pessoas com surdez na escola e na sociedade. Bilinguismo para todos no ensino comum. Noções básicas da estrutura linguística da LIBRAS e de sua gramática. Prática sinalizada na Libras. Alfabetização e letramento acessíveis
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FILOSOFIA DA RELIGIÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo


Veja também


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.