Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:
DURAÇÃO: oito semestres.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas.
PERÍODO: noturno.
Administrar é a arte de gerir, planejar, dirigir, ministrar os meios de produto e operação a fim de gerar bem-estar econômico e social, seja no meio político, seja no empresarial.
Responsável por direcionar e aplicar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, o profissional da área poderá atuar na Administração em geral, que inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas, instituições bancárias, organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, administração de instituições de ensino e saúde, organizações ligadas ao comércio exterior e, também, consultorias e assessorias para as áreas de Administração.
Portaria Ministerial de Renovação de reconhecimento nº 212, de 25/06/2020 (D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 131, de 07/07/2020).
ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h
EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h
EMENTA: Conceitos fundamentais do direito empresarial; empresário; estabelecimento; sociedades – parte I – disposições gerais; sociedades – parte II – sociedade limitada; sociedades – parte III – sociedade anônima; sociedades – parte IV – dissolução; contratos empresariais; temas importantes – parte I – regime jurídico da concorrência – concorrência desleal e infração da ordem econômica; temas importantes – parte II – licitações; temas importantes – parte III – noções básicas sobre direito civil, constitucional, comercial e trabalhista, legislação- - engenharia, segurança do trabalho, perícias e laudos; temas importantes – parte IV – propriedade industrial e direito autoral.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h
EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h
EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
FINANÇAS CORPORATIVAS E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE PESSOAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INTELIGÊNCIA COMERCIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PESQUISA E MODELAGEM OPERACIONAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONSULTORIA E PROJETOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ELETIVA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h
EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h
EMENTA: Conceitos fundamentais do direito empresarial; empresário; estabelecimento; sociedades – parte I – disposições gerais; sociedades – parte II – sociedade limitada; sociedades – parte III – sociedade anônima; sociedades – parte IV – dissolução; contratos empresariais; temas importantes – parte I – regime jurídico da concorrência – concorrência desleal e infração da ordem econômica; temas importantes – parte II – licitações; temas importantes – parte III – noções básicas sobre direito civil, constitucional, comercial e trabalhista, legislação- - engenharia, segurança do trabalho, perícias e laudos; temas importantes – parte IV – propriedade industrial e direito autoral.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h
EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h
EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
FINANÇAS CORPORATIVAS E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE PESSOAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INTELIGÊNCIA COMERCIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PESQUISA E MODELAGEM OPERACIONAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONSULTORIA E PROJETOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ELETIVA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h
EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h
EMENTA: Conceitos fundamentais do direito empresarial; empresário; estabelecimento; sociedades – parte I – disposições gerais; sociedades – parte II – sociedade limitada; sociedades – parte III – sociedade anônima; sociedades – parte IV – dissolução; contratos empresariais; temas importantes – parte I – regime jurídico da concorrência – concorrência desleal e infração da ordem econômica; temas importantes – parte II – licitações; temas importantes – parte III – noções básicas sobre direito civil, constitucional, comercial e trabalhista, legislação- - engenharia, segurança do trabalho, perícias e laudos; temas importantes – parte IV – propriedade industrial e direito autoral.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h
EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h
EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
FINANÇAS CORPORATIVAS E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE PESSOAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h
EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INTELIGÊNCIA COMERCIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PESQUISA E MODELAGEM OPERACIONAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONSULTORIA E PROJETOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h
EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h
EMENTA: Conceitos fundamentais do direito empresarial; empresário; estabelecimento; sociedades – parte I – disposições gerais; sociedades – parte II – sociedade limitada; sociedades – parte III – sociedade anônima; sociedades – parte IV – dissolução; contratos empresariais; temas importantes – parte I – regime jurídico da concorrência – concorrência desleal e infração da ordem econômica; temas importantes – parte II – licitações; temas importantes – parte III – noções básicas sobre direito civil, constitucional, comercial e trabalhista, legislação- - engenharia, segurança do trabalho, perícias e laudos; temas importantes – parte IV – propriedade industrial e direito autoral.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h
EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h
EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
FINANÇAS CORPORATIVAS E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE PESSOAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h
EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÕES | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INTELIGÊNCIA COMERCIAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PESQUISA E MODELAGEM OPERACIONAL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONSULTORIA E PROJETOS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO | 144.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h
EMENTA: Apresentar a forma adequada de utilização da terminologia e linguagem contábil. Oportunizar o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico no que diz respeito às informações contábeis. Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, aplicando corretamente os registros contábeis, através do método das partidas dobradas nos procedimentos de registros ocorridos. Apresentar conceitos, práticas e desenvolver o domínio na confecção do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Comportamento e Cultura Organizacional. Gestão de Mudanças. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Relacionamento Interpessoal. Comunicação, Criatividade, Aprendizagem Organizacional, Inteligência Emocional. Administração de Conflitos. Formação e desenvolvimento de Equipes. Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h
EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Objetivo e fundamentos da ciência econômica. Fatores de produção. Curva de possibilidade de produção. Custo de oportunidade. Mercado e seus determinantes. Equilíbrio de mercado. Estrutura de mercado. Objetivos da macroeconomia. Instrumentos macroeconômicos. Fundamentos de balanço de pagamentos, moeda e inflação.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h
EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estrutura Organizacional. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h
EMENTA: Conceito do Direito. Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h
EMENTA: A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h
EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Função afim. Função quadrática. Função exponencial. Função modular. Função logarítmica.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h
EMENTA: Escolas de Administração e contribuições para a consolidação do conhecimento administrativo. Modelos emergentes de administração. Contexto profissional.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h
EMENTA: Contabilidade Nacional e Agregados Macroeconômicos; Determinação do Produto e da Renda Nacional; Demanda Agregada e seus determinantes; Instrumentos de Política Macroeconômica; Política Fiscal; Sistema Monetário e sua Regulação; Política Monetária; Câmbio e Setor Externo; Políticas Econômicas Expansivas e Contracionistas; Mercado de Trabalho e Emprego; Preços e Inflação; Conjuntura Econômica: a Economia Brasileira na Atualidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h
EMENTA: Fundamentos e conceitos de custos. Método de Custeio por Absorção. Método de Custeio Variável. Critérios de Avaliação de Estoques. Relação custo/volume/lucro. Formação de Preço de Venda.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h
EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h
EMENTA: Princípios da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização de empréstimos. Análise VPL, TIR e Payback.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h
EMENTA: Evolução da área de Gestão de Pessoas. Recursos Humanos Estratégico, RH como Centro de Lucro. Educação Corporativa. Recrutamento e Seleção. Gestão de Benefícios. Gestão de Cargos e Salários (estratégias de remuneração). Relações Trabalhistas e Sindicais. SESMT. Plano de Carreira e Sucessão. PLR – Participação nos Lucros e Resultados. Gestão de Clima Organizacional. Gestão de Desempenho. Gestão por Competências. Tendências em Gestão de Pessoas.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h
EMENTA: Técnicas de negociação e das políticas de gestão comercial das organizações. Fases e técnicas de vendas para alavancar os resultados da empresa. Estudo da função do marketing nas organizações e de seus elementos. Estratégias de aplicação do composto de marketing. Análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h
EMENTA: Estruturação das demonstrações contábeis obrigatórias e não obrigatórias. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Estudos dos índices e indicadores econômico-financeiros. Estrutura patrimonial para análise. Análise financeira da gestão operacional e de capital de giro. Análise do fluxo financeiro. Relatórios de análise.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h
EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTATÍSTICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h
EMENTA: Direito tributário. Tributo. Sistema Constitucional Tributário. Competência Tributária. Princípios Constitucionais Tributários. Administração tributária. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. Princípios trabalhistas. Consolidação das Leis do Trabalho.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h
EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h
EMENTA: Conceitos e metodologias de planejamento estratégico. Técnicas de análise do ambiente de negócios. Diagnóstico e diretrizes estratégicas. Formulação e implementação das estratégias. Gestão de processos de negócios como ferramenta de criação de vantagem competitiva: conceito e método. Sistemas de avaliação e monitoramento de estratégias
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h
EMENTA: Administração da cadeia de suprimentos, deste a gestão de fornecedores e de compras, gestão de estoques (Classificação ABC / Ponto de Pedido / LEC / Inventário) , armazenagem (layout / custo) até a distribuição de produtos, modais de transporte, a gestão da logística reversa, operadores Logísticos e terceirização, incluindo noções de comércio internacional e sistema de informatização
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Mercado Monetário. Mercado de Crédito. Mercado Cambial. Mercado de Capitais. Globalização Financeira e Comercial. Introdução Às Finanças internacionais e aspectos básicos do Comércio Internacional e Blocos Econômicos Regionais. Comércio Internacional e aspectos institucionais e de regulação. Aspectos operacionais do comércio exterior, INCOTERMS e fundamentos de Logística internacional.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade em aplicações de programação matemática. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov (Matriz de transição, Classificação, Distribuições-limite). Risco e incerteza. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Transporte. Aplicação de modelos utilizando computadores.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h
EMENTA: Introdução a finanças corporativas. Estrutura de capital da organização. Custo Médio Ponderado de Capital. Custo de Capital Próprio. Risco e Retorno de ativos de carteiras. Métodos de dividendos e múltiplos de mercado. Métodos dos múltiplos de transações comparáveis. Indicadores de desempenho e capital de giro.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h
EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e dos negócios organizacionais. Implantação de Sistema de Gestão Integrada. Ferramentas de apoio aos negócios e operações eletrônicas.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h
EMENTA: Apresentação de conceitos de qualidade e seus enfoques. Princípios de gestão da qualidade. Fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e suas implicações às organizações. Noções de custos da não qualidade. Fatores que influenciam na gestão da qualidade. Certificações e normas da qualidade. Análise dos critérios de prêmios da qualidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h
EMENTA: Planejamento dentro do contexto de PCP e S&OP, partindo do Planejamento de Demanda e Capacidade. Elaboração do MPS e Programação de Produção, com o sequenciamento de ordens de produção. Lista de Materiais e Planejamento de Materiais, dentro do contexto do MRP I e MRP II. Planejamento de Distribuição, Roteirização. Controle de Produção, através de KPI´s e Sistema de Informatização para o PCP.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h
EMENTA: Gestão da produção e operações, de produtos e serviços, deste o projeto macro e definição da localização da operação, assim como estudo dos modelos de transformação, arranjo físico, tecnologia aplicada ao processo, modelo de definição e teoria das restrições. Estudo dos Movimentos e Produtividade: Medição e variáveis da produtividade. Manutenção e Confiabilidade (MTBF, MTTR e OEE). Aplicação do Lean, Seis Sigma e Indústria e Varejo 4.0.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h
EMENTA: Conhecimento sobre instrumentos/processos de Governança Corporativa e Compliance. Códigos de Governança corporativa. Compliance. Legislação Anticorrupção. Ética Empresarial.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
OPTATIVA I | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h
EMENTA: Visão geral de gerenciamento de projetos. Etapas do projeto. Aspectos administrativos, legais, jurídicos e contábeis. Processos, técnicas e ferramentas para gerenciamento financeiro de projetos. Análise de riscos. Relatórios gerenciais. Aspectos sociais dos projetos. Avaliação e seleção de projetos: revisão de conceitos financeiros fundamentais, fluxo de caixa do projeto, premissas básicas, indicadores e critérios de seleção, critérios avançados.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h
EMENTA: O processo de gestão empresarial e a controladoria. Sistemas integrados de gestão empresarial. Medidas de avaliação de desempenho empresarial. Planejamento estratégico. Controles gerenciais. Governança corporativa e sustentabilidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h
EMENTA: Marketing Digital. Marketing de Serviços. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing. E-commerce e plataformas digitais de negócios. Performance e avaliação de resultados de estratégias de marketing.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
OPTATIVA II | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h
EMENTA: Apresentar a forma adequada de utilização da terminologia e linguagem contábil. Oportunizar o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico no que diz respeito às informações contábeis. Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, aplicando corretamente os registros contábeis, através do método das partidas dobradas nos procedimentos de registros ocorridos. Apresentar conceitos, práticas e desenvolver o domínio na confecção do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Comportamento e Cultura Organizacional. Gestão de Mudanças. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Relacionamento Interpessoal. Comunicação, Criatividade, Aprendizagem Organizacional, Inteligência Emocional. Administração de Conflitos. Formação e desenvolvimento de Equipes. Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h
EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Objetivo e fundamentos da ciência econômica. Fatores de produção. Curva de possibilidade de produção. Custo de oportunidade. Mercado e seus determinantes. Equilíbrio de mercado. Estrutura de mercado. Objetivos da macroeconomia. Instrumentos macroeconômicos. Fundamentos de balanço de pagamentos, moeda e inflação.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h
EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estrutura Organizacional. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h
EMENTA: Conceito do Direito. Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário. O empresário e as relações de consumo.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h
EMENTA: A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h
EMENTA: Conjuntos Numéricos. Razão e Proporção. Expressões algébricas. Função afim. Função quadrática. Função exponencial. Função modular. Função logarítmica.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h
EMENTA: Escolas de Administração e contribuições para a consolidação do conhecimento administrativo. Modelos emergentes de administração. Contexto profissional.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h
EMENTA: Contabilidade Nacional e Agregados Macroeconômicos; Determinação do Produto e da Renda Nacional; Demanda Agregada e seus determinantes; Instrumentos de Política Macroeconômica; Política Fiscal; Sistema Monetário e sua Regulação; Política Monetária; Câmbio e Setor Externo; Políticas Econômicas Expansivas e Contracionistas; Mercado de Trabalho e Emprego; Preços e Inflação; Conjuntura Econômica: a Economia Brasileira na Atualidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h
EMENTA: Fundamentos e conceitos de custos. Método de Custeio por Absorção. Método de Custeio Variável. Critérios de Avaliação de Estoques. Relação custo/volume/lucro. Formação de Preço de Venda.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h
EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h
EMENTA: Princípios da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização de empréstimos. Análise VPL, TIR e Payback.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h
EMENTA: Evolução da área de Gestão de Pessoas. Recursos Humanos Estratégico, RH como Centro de Lucro. Educação Corporativa. Recrutamento e Seleção. Gestão de Benefícios. Gestão de Cargos e Salários (estratégias de remuneração). Relações Trabalhistas e Sindicais. SESMT. Plano de Carreira e Sucessão. PLR – Participação nos Lucros e Resultados. Gestão de Clima Organizacional. Gestão de Desempenho. Gestão por Competências. Tendências em Gestão de Pessoas.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h
EMENTA: Técnicas de negociação e das políticas de gestão comercial das organizações. Fases e técnicas de vendas para alavancar os resultados da empresa. Estudo da função do marketing nas organizações e de seus elementos. Estratégias de aplicação do composto de marketing. Análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h
EMENTA: Estruturação das demonstrações contábeis obrigatórias e não obrigatórias. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Estudos dos índices e indicadores econômico-financeiros. Estrutura patrimonial para análise. Análise financeira da gestão operacional e de capital de giro. Análise do fluxo financeiro. Relatórios de análise.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h
EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ESTATÍSTICA | 72.0 h
EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h
EMENTA: Direito tributário. Tributo. Sistema Constitucional Tributário. Competência Tributária. Princípios Constitucionais Tributários. Administração tributária. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. Princípios trabalhistas. Consolidação das Leis do Trabalho.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h
EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h
EMENTA: Conceitos e metodologias de planejamento estratégico. Técnicas de análise do ambiente de negócios. Diagnóstico e diretrizes estratégicas. Formulação e implementação das estratégias. Gestão de processos de negócios como ferramenta de criação de vantagem competitiva: conceito e método. Sistemas de avaliação e monitoramento de estratégias
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h
EMENTA: Administração da cadeia de suprimentos, deste a gestão de fornecedores e de compras, gestão de estoques (Classificação ABC / Ponto de Pedido / LEC / Inventário) , armazenagem (layout / custo) até a distribuição de produtos, modais de transporte, a gestão da logística reversa, operadores Logísticos e terceirização, incluindo noções de comércio internacional e sistema de informatização
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Mercado Monetário. Mercado de Crédito. Mercado Cambial. Mercado de Capitais. Globalização Financeira e Comercial. Introdução Às Finanças internacionais e aspectos básicos do Comércio Internacional e Blocos Econômicos Regionais. Comércio Internacional e aspectos institucionais e de regulação. Aspectos operacionais do comércio exterior, INCOTERMS e fundamentos de Logística internacional.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h
EMENTA: Programação linear. Método simplex, dualidade, análise de sensibilidade em aplicações de programação matemática. Introdução a processos estocásticos. Cadeias de Markov (Matriz de transição, Classificação, Distribuições-limite). Risco e incerteza. Estudos de cadeias redutíveis. Introdução à teoria das filas. Transporte. Aplicação de modelos utilizando computadores.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h
EMENTA: Introdução a finanças corporativas. Estrutura de capital da organização. Custo Médio Ponderado de Capital. Custo de Capital Próprio. Risco e Retorno de ativos de carteiras. Métodos de dividendos e múltiplos de mercado. Métodos dos múltiplos de transações comparáveis. Indicadores de desempenho e capital de giro.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h
EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e dos negócios organizacionais. Implantação de Sistema de Gestão Integrada. Ferramentas de apoio aos negócios e operações eletrônicas.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h
EMENTA: Apresentação de conceitos de qualidade e seus enfoques. Princípios de gestão da qualidade. Fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e suas implicações às organizações. Noções de custos da não qualidade. Fatores que influenciam na gestão da qualidade. Certificações e normas da qualidade. Análise dos critérios de prêmios da qualidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h
EMENTA: Planejamento dentro do contexto de PCP e S&OP, partindo do Planejamento de Demanda e Capacidade. Elaboração do MPS e Programação de Produção, com o sequenciamento de ordens de produção. Lista de Materiais e Planejamento de Materiais, dentro do contexto do MRP I e MRP II. Planejamento de Distribuição, Roteirização. Controle de Produção, através de KPI´s e Sistema de Informatização para o PCP.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h
EMENTA: Gestão da produção e operações, de produtos e serviços, deste o projeto macro e definição da localização da operação, assim como estudo dos modelos de transformação, arranjo físico, tecnologia aplicada ao processo, modelo de definição e teoria das restrições. Estudo dos Movimentos e Produtividade: Medição e variáveis da produtividade. Manutenção e Confiabilidade (MTBF, MTTR e OEE). Aplicação do Lean, Seis Sigma e Indústria e Varejo 4.0.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h
EMENTA: Conhecimento sobre instrumentos/processos de Governança Corporativa e Compliance. Códigos de Governança corporativa. Compliance. Legislação Anticorrupção. Ética Empresarial.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
OPTATIVA I | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h
EMENTA: Visão geral de gerenciamento de projetos. Etapas do projeto. Aspectos administrativos, legais, jurídicos e contábeis. Processos, técnicas e ferramentas para gerenciamento financeiro de projetos. Análise de riscos. Relatórios gerenciais. Aspectos sociais dos projetos. Avaliação e seleção de projetos: revisão de conceitos financeiros fundamentais, fluxo de caixa do projeto, premissas básicas, indicadores e critérios de seleção, critérios avançados.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h
EMENTA: O processo de gestão empresarial e a controladoria. Sistemas integrados de gestão empresarial. Medidas de avaliação de desempenho empresarial. Planejamento estratégico. Controles gerenciais. Governança corporativa e sustentabilidade.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h
EMENTA: Marketing Digital. Marketing de Serviços. Novos mercados e mercados em expansão. Atualidades do marketing. E-commerce e plataformas digitais de negócios. Performance e avaliação de resultados de estratégias de marketing.
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
OPTATIVA II | 72.0 h
|
Ementa: $conteudo.campos.ementa |
Objetivo: $conteudo.campos.objetivo |
2018/7
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO
2018/7
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO
2018/7
RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS
2018/7
RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS
2018/7
RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS
2012/12
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DETECTADOS
2012/12
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE PRODUTOS PARA MAIOR VISIBILIDADE DA GYPSOPHILA NO MERCADO
2012/12
FERRAMENTAS DE MARKETING RELIGIOSO PARA ATRAIR NOVOS MEMBROS PARA A IGREJA COMUNIDADE CRISTO RESTAURA
2012/12
SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA
2012/6
ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE USO PARA O MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA PEDRA GRANDE
2012/6
ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO NO USO DE PAPÉIS NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM JOANÓPOLIS
2012/6
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING ADEQUADAS PARA A LOJA DE VARIEDADES DOMÉSTICAS BEM BOLADO, BOM JESUS DOS PERDÕES - SP
2012/6
ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-COMMERCE NA EMPRESA PRIME INFORMÁTICA E ELETRÔNICA
2012/6
MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: CONSIDERAÇÕES BASEADAS NA TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG
2011/12
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO
2010/12
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE INVESTIMENTO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DO CUSTO DE MANUTENÇÃO
2010/12
COMO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5'S PODE AFETAR DIRETAMENTE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES?
2010/12
DESENVOLVIMENTO DE MARKETING PROMOCIONAL VOLTADO PARA AS VENDAS
2010/12
ESTUDO DE MERCADO E DA CONCORRÊNCIA PARA FORMULAÇÃO DO PLANO DE MARKETING DE UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE AUTO PEÇAS
2010/12
LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A EMPRESA TQA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
2010/12
MARKETING EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA CONQUISTAR E MANTER ALUNOS
2010/12
O ACOMPANHAMENTO HUMANO NO AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO: ESTUDO DE CASO DA AGÊNCIA ATIBAIA DO BANCO DO BRASIL
2010/12
PROPOSTA DE UM NOVO LAYOUT Grammer do Brasil LTDA
2010/12
SUSTENTABILIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NA GESTÃO HOTELEIRA
2009/12
ALTERNATIVAS MERCADOLÓGICAS PARA AMPLIAÇÃO DOS RESULTADOS DE VENDAS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO
2009/6
PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAI
2009/6
PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAIA
USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.