Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Administração


O Curso de Graduação em Administração da Universidade São Francisco (USF) tem mais de 30 anos de tradição em formar profissionais qualificados. Busca oferecer formação plena nas ciências gerenciais, cujas competências e habilidades são gradativamente desenvolvidas a fim de inserir o estudante efetivamente no mercado de trabalho.

Durante o curso, o estudante aprende a ter autonomia intelectual, atitude investigativa e posicionamento crítico para gerar soluções estratégicas que contribuam para os processos administrativos de diferentes organizações. Disciplinas instrumentais, mercadológicas, humanas e outras complementam o curso, que propicia uma sólida formação em administração geral, finanças e operações, articulando, constantemente, a teoria à prática.

Mercado de Trabalho

O profissional da área poderá atuar na Administração em geral, que inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas, instituições bancárias, organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, administração de instituições de ensino e saúde, organizações ligadas ao comércio exterior e, também, consultorias e assessorias para as áreas de Administração.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações gerais

DURAÇÃO: oito semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de atuação

Administrar é a arte de gerir, planejar, dirigir, ministrar os meios de produto e operação a fim de gerar bem-estar econômico e social, seja no meio político, seja no empresarial.

Responsável por direcionar e aplicar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, o profissional da área poderá atuar na Administração em geral, que inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas, instituições bancárias, organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, administração de instituições de ensino e saúde, organizações ligadas ao comércio exterior e, também, consultorias e assessorias para as áreas de Administração.

Disciplinas

Portaria Ministerial de Renovação de reconhecimento nº 212, de 25/06/2020 (D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 131, de 07/07/2020).

Turno: MATUTINO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar a ética como valor fundamental da conduta individual e coletiva e como prática social desejada no âmbito da família, das empresas e da sociedade moderna.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Positivação dos direitos humanos. Historicidade. Temas de direitos humanos. Entidades e sistemas de proteção dos direitos humanos. Políticas públicas de proteção de direitos humanos.
OBJETIVO: Desenvolver a evolução histórica dos direitos humanos. Discutir o papel do Estado Democrático na efetivação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FINANÇAS CORPORATIVAS E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PESSOAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA COMERCIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA E MODELAGEM OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CONSULTORIA E PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTABILIDADE EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

APLICAÇÕES MATEMÁTICAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ECONOMIA E MERCADOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar a ética como valor fundamental da conduta individual e coletiva e como prática social desejada no âmbito da família, das empresas e da sociedade moderna.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Positivação dos direitos humanos. Historicidade. Temas de direitos humanos. Entidades e sistemas de proteção dos direitos humanos. Políticas públicas de proteção de direitos humanos.
OBJETIVO: Desenvolver a evolução histórica dos direitos humanos. Discutir o papel do Estado Democrático na efetivação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FINANÇAS CORPORATIVAS E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PESSOAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

GESTÃO DE CARREIRA E REMUNERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTELIGÊNCIA COMERCIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA E MODELAGEM OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CONSULTORIA E PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
JOGOS DE EMPRESAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Importância e objetivos da contabilidade. Conceituação Gráfica e Equação do equilíbrio patrimonial. O patrimônio, contas patrimoniais e de resultado, lançamentos no livro diário e razão. Conceitos de origem e aplicação. Fatos contábeis. A Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial. Regime de Caixa e Competência.
OBJETIVO: Capacidade de compreensão das demonstrações contábeis e seus grupos de contas. Escrituração contábil dos livros diário, razão e balancete de verificação; bem como a apuração do resultado e a confeção das demonstrações contábeis. Compreender e definir e os elementos do patrimônio e resultado mediante aos grupos de contas. Registrar as operações contábeis no livro diário. Transcrever as operações no livro razão. Levantar o Balancete de Verificação. Apurar o resultado contábil. Levantar o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Comportamento e Cultura Organizacional. Gestão de Mudanças. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Relacionamento Interpessoal. Comunicação, Criatividade, Aprendizagem Organizacional, Inteligência Emocional. Administração de Conflitos. Formação e desenvolvimento de Equipes. Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas.
OBJETIVO: Atuar e interagir profissionalmente frente as diferentes características do comportamento organizacional. Compreensão dos principais elementos do comportamento humano dentro das organizações. Compreensão dos fores determinantes na formação da cultura organizacional. Identificação da importância do relacionamento interpessoal e compreensão dos fatores causadores de conflitos nas relações. Entendimento dos conceitos de inteligência emocional e sua relevância. Entendimento de técnicas de comunicação e criatividade. Compreensão do processo de aprendizagem organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estrutura Organizacional. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Compreensão do conceito de organizações; Conhecimento e apropriação do conceito de Administração, principalmente de suas etapas e dinâmica. Conhecimento aprofundado dos conceitos de Planejamento, Organização, Direção e Controle. Compreensão sobre a estruturação organizacional, sobre as decisões de hierarquização, distribuição de tarefas e responsabilidades, bem como da criação de sistemas de monitoramento e acompanhamento do desempenho Organizacional. Domínio sobre o processo de tomada de decisões. Conhecimento e apropriação do conceito e da importância da Comunicação Corporativa e todas as suas funções internas e externas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar a ética como valor fundamental da conduta individual e coletiva e como prática social desejada no âmbito da família, das empresas e da sociedade moderna.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: Técnicas de negociação e das políticas de gestão comercial das organizações. Fases e técnicas de vendas para alavancar os resultados da empresa. Estudo da função do marketing nas organizações e de seus elementos. Estratégias de aplicação do composto de marketing. Análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico.
OBJETIVO: Desenvolver competências de negociação e vendas. Elaborar e implantar políticas de gestão comercial para organizações de qualquer natureza. Elaboração de estratégias e aplicação do composto de marketing. Identificar, analisar e utilizar informações e dados internos e externos influenciadores do processo mercadológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Estruturação das demonstrações contábeis obrigatórias e não obrigatórias. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Estudos dos índices e indicadores econômico-financeiros. Estrutura patrimonial para análise. Análise financeira da gestão operacional e de capital de giro. Análise do fluxo financeiro. Relatórios de análise.
OBJETIVO: Avaliar a situação financeira da organização através de índices econômicos e financeiros. Saber tomar decisões adequadas ao contexto econômico e financeiro da organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Positivação dos direitos humanos. Historicidade. Temas de direitos humanos. Entidades e sistemas de proteção dos direitos humanos. Políticas públicas de proteção de direitos humanos.
OBJETIVO: Desenvolver a evolução histórica dos direitos humanos. Discutir o papel do Estado Democrático na efetivação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

EMENTA: Direito tributário. Tributo. Sistema Constitucional Tributário. Competência Tributária. Princípios Constitucionais Tributários. Administração tributária. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. Princípios trabalhistas. Consolidação das Leis do Trabalho.
OBJETIVO: Conhecer o papel do Estado, de empresas e de empresários em relação aos tributos. Compreender os conceitos de tributo, de fonte e de espécies de tributo. Entender as categorias técnicas de tributação, como competência, isenção, imunidade, incidência. Estudar as responsabilidades inerentes ao estado, empresas e empresários em relação a tributação. Estudar os direitos individuais e coletivos do trabalho. Conhecer as responsabilidades de empregados e empregadores em relação aos elementos obrigatórios dos contratos de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h

EMENTA: Importância e objetivos da contabilidade. Conceituação Gráfica e Equação do equilíbrio patrimonial. O patrimônio, contas patrimoniais e de resultado, lançamentos no livro diário e razão. Conceitos de origem e aplicação. Fatos contábeis. A Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial. Regime de Caixa e Competência.
OBJETIVO: Capacidade de compreensão das demonstrações contábeis e seus grupos de contas. Escrituração contábil dos livros diário, razão e balancete de verificação; bem como a apuração do resultado e a confeção das demonstrações contábeis. Compreender e definir e os elementos do patrimônio e resultado mediante aos grupos de contas. Registrar as operações contábeis no livro diário. Transcrever as operações no livro razão. Levantar o Balancete de Verificação. Apurar o resultado contábil. Levantar o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Comportamento e Cultura Organizacional. Gestão de Mudanças. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Relacionamento Interpessoal. Comunicação, Criatividade, Aprendizagem Organizacional, Inteligência Emocional. Administração de Conflitos. Formação e desenvolvimento de Equipes. Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas.
OBJETIVO: Atuar e interagir profissionalmente frente as diferentes características do comportamento organizacional. Compreensão dos principais elementos do comportamento humano dentro das organizações. Compreensão dos fores determinantes na formação da cultura organizacional. Identificação da importância do relacionamento interpessoal e compreensão dos fatores causadores de conflitos nas relações. Entendimento dos conceitos de inteligência emocional e sua relevância. Entendimento de técnicas de comunicação e criatividade. Compreensão do processo de aprendizagem organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estrutura Organizacional. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Compreensão do conceito de organizações; Conhecimento e apropriação do conceito de Administração, principalmente de suas etapas e dinâmica. Conhecimento aprofundado dos conceitos de Planejamento, Organização, Direção e Controle. Compreensão sobre a estruturação organizacional, sobre as decisões de hierarquização, distribuição de tarefas e responsabilidades, bem como da criação de sistemas de monitoramento e acompanhamento do desempenho Organizacional. Domínio sobre o processo de tomada de decisões. Conhecimento e apropriação do conceito e da importância da Comunicação Corporativa e todas as suas funções internas e externas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Apresentar a ética como valor fundamental da conduta individual e coletiva e como prática social desejada no âmbito da família, das empresas e da sociedade moderna.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: Técnicas de negociação e das políticas de gestão comercial das organizações. Fases e técnicas de vendas para alavancar os resultados da empresa. Estudo da função do marketing nas organizações e de seus elementos. Estratégias de aplicação do composto de marketing. Análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico.
OBJETIVO: Desenvolver competências de negociação e vendas. Elaborar e implantar políticas de gestão comercial para organizações de qualquer natureza. Elaboração de estratégias e aplicação do composto de marketing. Identificar, analisar e utilizar informações e dados internos e externos influenciadores do processo mercadológico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Estruturação das demonstrações contábeis obrigatórias e não obrigatórias. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Estudos dos índices e indicadores econômico-financeiros. Estrutura patrimonial para análise. Análise financeira da gestão operacional e de capital de giro. Análise do fluxo financeiro. Relatórios de análise.
OBJETIVO: Avaliar a situação financeira da organização através de índices econômicos e financeiros. Saber tomar decisões adequadas ao contexto econômico e financeiro da organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Positivação dos direitos humanos. Historicidade. Temas de direitos humanos. Entidades e sistemas de proteção dos direitos humanos. Políticas públicas de proteção de direitos humanos.
OBJETIVO: Desenvolver a evolução histórica dos direitos humanos. Discutir o papel do Estado Democrático na efetivação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de utilizar os conceitos básicos de estatística para organização, interpretação e análise de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

EMENTA: Direito tributário. Tributo. Sistema Constitucional Tributário. Competência Tributária. Princípios Constitucionais Tributários. Administração tributária. Tributos Federais, Estaduais e Municipais. Princípios trabalhistas. Consolidação das Leis do Trabalho.
OBJETIVO: Conhecer o papel do Estado, de empresas e de empresários em relação aos tributos. Compreender os conceitos de tributo, de fonte e de espécies de tributo. Entender as categorias técnicas de tributação, como competência, isenção, imunidade, incidência. Estudar as responsabilidades inerentes ao estado, empresas e empresários em relação a tributação. Estudar os direitos individuais e coletivos do trabalho. Conhecer as responsabilidades de empregados e empregadores em relação aos elementos obrigatórios dos contratos de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@73dcbadf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@80741e8d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af2c7d8d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2db9991e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3d2f6724, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f7ab7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fd676e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ea399275, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53aeb28d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f946a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a55be77d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f9280591, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3920d032, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c10ff73, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c519a597, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@48627949, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e0fc24de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d037ef4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b4a573b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@51633661, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2caff541, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cd8858f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4b2ba2dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c7ea1c0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3fb8b9e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b64f0bfa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d1869a9]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2018/7

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO

2018/7

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2012/12

ANÁLISE DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DETECTADOS

2012/12

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE PRODUTOS PARA MAIOR VISIBILIDADE DA GYPSOPHILA NO MERCADO

2012/12

FERRAMENTAS DE MARKETING RELIGIOSO PARA ATRAIR NOVOS MEMBROS PARA A IGREJA COMUNIDADE CRISTO RESTAURA

2012/12

SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA

2012/6

ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE USO PARA O MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA PEDRA GRANDE

2012/6

ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO NO USO DE PAPÉIS NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM JOANÓPOLIS

2012/6

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING ADEQUADAS PARA A LOJA DE VARIEDADES DOMÉSTICAS BEM BOLADO, BOM JESUS DOS PERDÕES - SP

2012/6

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-COMMERCE NA EMPRESA PRIME INFORMÁTICA E ELETRÔNICA

2012/6

MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: CONSIDERAÇÕES BASEADAS NA TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG

2011/12

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2010/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE INVESTIMENTO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DO CUSTO DE MANUTENÇÃO

2010/12

COMO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5'S PODE AFETAR DIRETAMENTE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES?

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE MARKETING PROMOCIONAL VOLTADO PARA AS VENDAS

2010/12

ESTUDO DE MERCADO E DA CONCORRÊNCIA PARA FORMULAÇÃO DO PLANO DE MARKETING DE UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE AUTO PEÇAS

2010/12

LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A EMPRESA TQA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

2010/12

MARKETING EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA CONQUISTAR E MANTER ALUNOS

2010/12

O ACOMPANHAMENTO HUMANO NO AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO: ESTUDO DE CASO DA AGÊNCIA ATIBAIA DO BANCO DO BRASIL

2010/12

PROPOSTA DE UM NOVO LAYOUT Grammer do Brasil LTDA

2010/12

SUSTENTABILIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NA GESTÃO HOTELEIRA

2009/12

ALTERNATIVAS MERCADOLÓGICAS PARA AMPLIAÇÃO DOS RESULTADOS DE VENDAS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAI

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAIA



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.