Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Administração


No campus de Bragança Paulista, o curso de Administração foi autorizado há mais de trinta anos e está devidamente reconhecido pelo MEC. Desde seu início, foi criado para oferecer, através do bacharelado, formação plena nas ciências gerenciais aos interessados, cujas competências e habilidades são gradativamente desenvolvidas a fim de inseri-los efetivamente no mercado de trabalho.

Durante o curso, você aprende a ter autonomia intelectual, atitude investigativa e posicionamento crítico para gerar soluções estratégicas que contribuam para os processos administrativos de diferentes organizações. Além do trabalho em empresas, as atividades de iniciação científica e monitoria também podem ser uma opção, uma vez que você pode iniciar sua formação acadêmica para atuar, futuramente, como professor ou pesquisador. Aliadas a essa estrutura curricular diferenciada, ainda estão palestras ministradas por profissionais já atuantes na área e a Semana Empresarial, durante a qual há cursos, seminários e apresentações dos alunos.

Disciplinas instrumentais, mercadológicas, humanas e outras complementam o curso, que propicia uma sólida formação em administração geral, finanças e operações, articulando, constantemente, a teoria à prática. Por meio de convênios com empresas da região, também são oferecidas oportunidades para estágio e cumprimento de atividades complementares a nossos alunos, que, depois de graduados, poderão dar continuidade a seus estudos através do MBA em Gestão de Negócios.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações gerais

DURAÇÃO: oito semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de atuação

Administrar é a arte de gerir, planejar, dirigir, ministrar os meios de produto e operação a fim de gerar bem-estar econômico e social, seja no meio político, seja no empresarial.

Responsável por direcionar e aplicar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, o profissional da área poderá atuar na Administração em geral, que inclui micro, pequenas, médias e grandes empresas, instituições bancárias, organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, administração de instituições de ensino e saúde, organizações ligadas ao comércio exterior e, também, consultorias e assessorias para as áreas de Administração.

Disciplinas

Portaria Ministerial de Renovação de reconhecimento nº 212, de 25/06/2020 (D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 131, de 07/07/2020).

Turno: MATUTINO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BÁSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças. Educação e a (pós) modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia. Dilemas éticos da contemporaneidade. Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira. Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS MERCADOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do Conhecimento Científico.
OBJETIVO: Capacitar para a produção de conhecimento científico. Possibilitar o planejamento e elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ESCOLAS DE PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CENÁRIOS ECONÔMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUSTOS EMPRESARIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL E DE MARKETING | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MERCADO DE CAPITAIS E ECONOMIA INTERNACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FINANÇAS CORPORATIVAS E ORÇAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA QUALIDADE E NORMAS INTERNACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO DE DEMANDA E OPERAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MARKETING DIGITAL E DE SERVIÇOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica [edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@73dcbadf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@80741e8d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af2c7d8d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2db9991e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8c573ce5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f7ab7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fd676e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ea399275, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53aeb28d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be5f946a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a55be77d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f9280591, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3920d032, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c10ff73, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c519a597, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@48627949, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e0fc24de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d037ef4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b4a573b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@51633661, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2caff541, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cd8858f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4b2ba2dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c7ea1c0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3fb8b9e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b64f0bfa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d1869a9]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2018/7

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO

2018/7

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA NA ORGANIZAÇÃO

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2018/7

RUBIO MATERIAIS ELÉTRICOS

2012/12

ANÁLISE DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DETECTADOS

2012/12

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE PRODUTOS PARA MAIOR VISIBILIDADE DA GYPSOPHILA NO MERCADO

2012/12

FERRAMENTAS DE MARKETING RELIGIOSO PARA ATRAIR NOVOS MEMBROS PARA A IGREJA COMUNIDADE CRISTO RESTAURA

2012/12

SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA

2012/6

ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE USO PARA O MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA PEDRA GRANDE

2012/6

ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO NO USO DE PAPÉIS NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM JOANÓPOLIS

2012/6

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING ADEQUADAS PARA A LOJA DE VARIEDADES DOMÉSTICAS BEM BOLADO, BOM JESUS DOS PERDÕES - SP

2012/6

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-COMMERCE NA EMPRESA PRIME INFORMÁTICA E ELETRÔNICA

2012/6

MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: CONSIDERAÇÕES BASEADAS NA TEORIA DOS DOIS FATORES DE FREDERICK HERZBERG

2011/12

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2010/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE INVESTIMENTO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DO CUSTO DE MANUTENÇÃO

2010/12

COMO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5'S PODE AFETAR DIRETAMENTE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES?

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE MARKETING PROMOCIONAL VOLTADO PARA AS VENDAS

2010/12

ESTUDO DE MERCADO E DA CONCORRÊNCIA PARA FORMULAÇÃO DO PLANO DE MARKETING DE UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE AUTO PEÇAS

2010/12

LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A EMPRESA TQA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

2010/12

MARKETING EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA CONQUISTAR E MANTER ALUNOS

2010/12

O ACOMPANHAMENTO HUMANO NO AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO: ESTUDO DE CASO DA AGÊNCIA ATIBAIA DO BANCO DO BRASIL

2010/12

PROPOSTA DE UM NOVO LAYOUT Grammer do Brasil LTDA

2010/12

SUSTENTABILIDADE COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NA GESTÃO HOTELEIRA

2009/12

ALTERNATIVAS MERCADOLÓGICAS PARA AMPLIAÇÃO DOS RESULTADOS DE VENDAS EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAI

2009/6

PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DE FILAS NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO RESTAURANTE NUTRIN NA UNIDADE CEA ATIBAIA



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.