Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Enfermagem


O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade São Francisco (USF) avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), visa promover a independência do futuro profissional, com respeito aos princípios éticos e legais da profissão e a valorização do ser humano e do exercício da cidadania.

O Curso permite a formação de profissionais que lançam novo olhar sobre o processo saúde-doença, contribuindo de forma significativa para o exercício do cuidar na perspectiva da prevenção das doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde. Desde o início da graduação, o estudante é provocado a desenvolver suas habilidades, os estudantes são estimulados a realizar atividades extensionistas junto à comunidade e a partir do 6º semestre realizam estágios supervisionados obrigatórios, nos mais diversos níveis de atenção, como Unidades Básicas de Saúde, Programa Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento, Instituições Asilares e de Acolhimento, Escolas Municipais, Ambulatórios e Hospitais.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o enfermeiro atua tanto na saúde pública quanto privada, em hospitais, na atenção básica de saúde, em clínicas ou a domicílio. Além de poder atuar em vários campos na área da pesquisa.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.008 horas.

PERÍODOS: noturno.

Áreas de Atuação

 O profissional de Enfermagem é requisitado nas áreas:

  • Assistencial - hospitais, centros públicos, centros e consultórios de enfermagem, enfermagem do trabalho, empresas e órgãos governamentais e não-governamentais;
  • Educacional - docência, projetos de atuação para saúde
  • Gerencial - administração, consultoria, auditoria, atuação no setor de faturamento de hospitais e representação e comercialização de produtos médico-hospitalares.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 79, de 06/01/2022. (DOU nº 6, seção 1, pág. 68, de 10/01/2022)

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e demográfica. Tipos de estudos epidemiológicos. Amostragem. Estatística descritiva. Estatística analítica. Medidas de associações.
OBJETIVO: 1. Conhecer as características dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Conhecer os indicadores de saúde e as medidas de estatísticas descritivas. 3. Compreender os métodos amostrais e as ferramentas de coleta de dados. 4. Compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 5. Calcular os dados por meio de programas de análise estatística. 6. Analisar os dados de pesquisas científicas. 7. Interpretar os resultados de pesquisas científicas. 8. Avaliar a qualidade de pesquisas cientificas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Características estruturais e funcionais dos nutrientes. Bioquímica celular e molecular. Integração das reações metabólicas das biomoléculas e o funcionamento da célula humana. Influência hormonal na integração metabólica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula. 2. Compreender a funcionalidade das biomoléculas. 3. Associar o metabolismo das biomoléculas com as condições fisiológicas. 4. Interpretar as situações associadas ao metabolismo e ação hormonal. 5. Criar informativos sobre alteração metabólica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PERSPECTIVAS DA ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Práticas do cuidar em Enfermagem e sua evolução. Enfermagem moderna e o legado de Florence Nightingale. Perspectivas da Enfermagem no Brasil e no mundo. Atuação do enfermeiro na prática profissional.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer a prática do cuidar em Enfermagem e sua evolução. 4. Compreender o legado de Florence Nigthingale. 5. Compreender as perspectivas da Enfermagem no Brasil e no mundo. 6. Analisar a prática profissional da Enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA DO PACIENTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE E COMUNIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CONTROLE DE INFECÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA NA ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO ADULTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE ONCOLÓGICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENÇÃO INTEGRAL EM PRONTO SOCORRO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENÇÃO INTEGRAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO MEDICAMENTOSO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM II | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM III | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM IV | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e demográfica. Tipos de estudos epidemiológicos. Amostragem. Estatística descritiva. Estatística analítica. Medidas de associações.
OBJETIVO: 1. Conhecer as características dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Conhecer os indicadores de saúde e as medidas de estatísticas descritivas. 3. Compreender os métodos amostrais e as ferramentas de coleta de dados. 4. Compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 5. Calcular os dados por meio de programas de análise estatística. 6. Analisar os dados de pesquisas científicas. 7. Interpretar os resultados de pesquisas científicas. 8. Avaliar a qualidade de pesquisas cientificas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Características estruturais e funcionais dos nutrientes. Bioquímica celular e molecular. Integração das reações metabólicas das biomoléculas e o funcionamento da célula humana. Influência hormonal na integração metabólica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula. 2. Compreender a funcionalidade das biomoléculas. 3. Associar o metabolismo das biomoléculas com as condições fisiológicas. 4. Interpretar as situações associadas ao metabolismo e ação hormonal. 5. Criar informativos sobre alteração metabólica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PERSPECTIVAS DA ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Práticas do cuidar em Enfermagem e sua evolução. Enfermagem moderna e o legado de Florence Nightingale. Perspectivas da Enfermagem no Brasil e no mundo. Atuação do enfermeiro na prática profissional.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer a prática do cuidar em Enfermagem e sua evolução. 4. Compreender o legado de Florence Nigthingale. 5. Compreender as perspectivas da Enfermagem no Brasil e no mundo. 6. Analisar a prática profissional da Enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA DO PACIENTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE E COMUNIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CONTROLE DE INFECÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA NA ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO ADULTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE ONCOLÓGICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENÇÃO INTEGRAL EM PRONTO SOCORRO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ATENÇÃO INTEGRAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO MEDICAMENTOSO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM II | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM III | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM IV | 220.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

EMENTA: Integração entre os conceitos de biologia celular e genética. Estrutura, ultraestrutura e fisiologia de biomembranas, organelas e estruturas citoplasmáticas, núcleo e ácidos nucleicos. Mecanismo de síntese. Divisão celular. Herança genética. Variantes genéticas patogênicas e não patogênicas. Citogenética. Câncer. Aconselhamento genético.
OBJETIVO: 1. Compreender e analisar, de forma integrada os conceitos relacionados à biologia celular e à genética básica, reconhecendo sua importância na organização e funcionamento dos sistemas biológicos. 2. Aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira reflexiva na interpretação de situações-problema. 3. Atuar de forma colaborativa e ética, aprimorando o desenvolvimento individual e coletivo. 4. Analisar novos conhecimentos da biologia celular e da genética, visando constante atualização profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Parasitologia. Classificação, morfologia, mecanismos de transmissão, ciclo de vida, patogenia, diagnóstico, epidemiologia, profilaxia e tratamento dos principais protozoários e helmintos de importância médica. Principais artrópodes parasitos e transmissores de doença para o homem
OBJETIVO: 1. Conhecer a classificação e morfologia dos principais parasitos de importância médica. 2. Compreender os mecanismos de transmissão, ciclo de vida, patogenia e epidemiologia das principais doenças causadas por protozoários, helmintos e artrópodes de importância médica. 3. Empregar os principais métodos para diagnóstico das doenças parasitárias. 4. Integrar os conhecimentos para atuar de forma preventiva/orientativa no controle das parasitoses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Origem das práticas do cuidar ao longo da história e eventos relacionados à evolução da enfermagem, ao legado de Florence Nightingale para a enfermagem moderna e a perspectiva da atuação do profissional no Brasil e no mundo em seus diferentes espaços de trabalho como autônomo e como integrante da equipe transdisciplinar.
OBJETIVO: 1.Definir a evolução da profissão de Enfermagem e identificar a prática profissional de Enfermagem no Brasil e no mundo. 2.Descrever o legado de Florence Nightingale para a Enfermagem distinguir a finalidade das diferentes organizações representativas dos profissionais. 3.Reconhecer a relevância do desenvolvimento técnico e científico para a interação do enfermeiro no contexto transdisciplinar. 4.Apontar as possibilidades de atuação e desenvolvimento do enfermeiro como autônomo e como integrante da equipe transdisciplinar nos cenários de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de Nutrição e Dietética nos diversos níveis de atenção, com enfoque na recomendação de boas práticas alimentares segundo as necessidades nos diferentes ciclos da vida visando à promoção da saúde e prevenção de doenças, segurança alimentar, noções sobre nutrição em cuidados paliativos, nutrição parenteral e enteral.
OBJETIVO: 1.Conhecer os grupos de alimentos, suas características nutricionais e principais alterações. 2.Conhecer o processo nutricional e suas implicações na assistência de enfermagem nas diversas áreas de assistência, compreender a transição e o processo nutricional nos ciclos de vida e sua relevância nas práticas de promoção de saúde, prevenção de doenças. 3.Conhecer os princípios, indicação, complicações e cuidados no uso da parenteral e enteral 4.Discutir as práticas assistenciais relacionadas ao processo nutricional, com base no pensamento crítico, raciocínio clínico e atuação multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA DO PACIENTE | 72.0 h

EMENTA: Compreensão e identificação de risco biológico e de medidas de precauções básicas para a segurança individual e coletiva na assistência à saúde, da promoção de segurança e do programa nacional de segurança do paciente bem como a identificação e gerenciamento de riscos e indicadores de segurança.
OBJETIVO: 1.Entender os conceitos e os objetivos que integram a segurança do paciente a partir das concepções da Organização Mundial de Saúde. 2.Compreender a importância da atuação dos Núcleos de Segurança do Paciente. 3. Discutir o gerenciamento de riscos e a biossegurança. 4. Compreender a importância da implementação dos protocolos básicos de segurança do paciente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos dos microrganismos. Cultivo e controle microbiano. Mecanismos de ação e resistência à antimicrobianos. Patogenicidade e virulência. Estrutura do sistema imunológico. Respostas imunes inata e adaptativa. Diagnósticos utilizando antígenos e anticorpos. Imunoprofilaxia e imunoterapia. respostas imunes patológicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer as propriedades morfológicas, fisiológicas e de patogenicidade das bactérias, fungos e vírus 2. Compreender os métodos de controle de crescimento microbiano e mecanismos de ação e resistência aos agentes antimicrobianos 3. Reconhecer os componentes do sistema imunológico, suas origens e as respostas montadas contra diferentes tipos de antígenos 4. Conhecer as patologias relacionadas ao funcionamento inadequado do sistema imunológico e aplicar estratégias preventivas e terapêuticas contra patógenos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CONTROLE DE INFECÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais referentes as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, assim como a trajetória das Infecções Hospitalares no Brasil e a atual portaria do Ministério da Saúde que normatiza condutas referentes à prevenção e controle das infecções Hospitalares. Compreende ainda aspectos preventivos, fatores de risco e o papel da CCIH.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais leis e regulamentações que envolvem a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) no Brasil. 2. Descrever a Epidemiologia aplicada à prevenção e controle de infecções. 3. Compreender as atividades das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar. 4. Identificar os fatores de risco das principais síndromes infecciosas, as medidas e os processos envolvidos na prevenção, e discutir sobre uso de antimicrobianos e controle de surtos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE E COMUNIDADE | 72.0 h

EMENTA: Discutir conceitos de comunidade e sociedade, sua importância no processo educativo e de planejamento em saúde, através de conceitos atuais e emergentes de Promoção em Saúde, Prevenção de Doença, Educação em Saúde e Educação Popular. Apresentar os agravos e doenças de maior relevância coletiva, assim como o Programa Nacional de Imunização.
OBJETIVO: 1.Conhecer conceitos e estratégias nacionais para a promoção de saúde (PS) e prevenção de doenças (PD). 2.Conhecer os agravos e doenças de maior relevância coletiva, determinância e risco para o adoecimento. 3.Reconhecer oportunidades para participação em projetos de PS de caráter intersetorial com ações voltadas a grupos específicos. 4.Reconhecer a importância da participação da comunidade no processo educativo. 5. Conhecer o Programa Nacional de Imunização como estratégia para o controle de doenças evitáveis por vacinação. 6. Desenvolver pensamento crítico e clínico como base na tomada de decisão no processo de educar e cuidar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ASPECTOS ESSENCIAIS DO PROCESSO DO CUIDAR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação teórica dos procedimentos de Enfermagem amparados em bases metodológicas, científicas, éticas e legais e a prestação da assistência de Enfermagem ao indivíduo adulto mediante avaliação das necessidades humanas básicas.
OBJETIVO: 1.Relacionar as normas de biossegurança durante o processo de cuidar. 2.Desenvolver os procedimentos básicos do cuidado de enfermagem com fundamentação técnica e científica 3.Construir pensamento crítico e o pensamento clínico como base na tomada de decisão no processo de cuidar. 4.Preparar subsídios para a atuação do enfermeiro como educador em saúde junto ao paciente, família e comunidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento dos procedimentos de Enfermagem para a coordenação, destreza e habilidade manual e a prestação da assistência de Enfermagem integral ao indivíduo adulto em todos os níveis de atenção mediante avaliação das necessidades humanas básicas.
OBJETIVO: 1.Descrever sobre a segurança dos profissionais e pacientes. 2.Apontar os riscos inerentes ao processo do cuidar. 3.Demonstrar as habilidades motoras para a execução de procedimentos de Enfermagem, respeitando os princípios éticos e bioéticos que envolvem o exercício da Enfermagem. 4. Compreender sobre a importância do planejamento da assistência de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Teorias de Enfermagem no contexto histórico e no cenário nacional; aspectos teóricos e metodológicos do processo de Enfermagem; elementos da prática e as classificações de Enfermagem; aspectos éticos e legais; o pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica.
OBJETIVO: 1.Conhecer as fundamentações teóricas, metodológicas, éticas e legais do processo de Enfermagem. 2.Compreender as diretrizes metodológicas do processo de enfermagem assim como suas classificações, conforme o contexto da assistência. 3. Construir o pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica na execução do processo de Enfermagem. 4. Distinguir as fases do Processo de Enfermagem e as suas Classificações e planejar o cuidado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA | 72.0 h

EMENTA: Levantamento de dados através da anamnese e exame clínico, permitindo fornecer conhecimentos básicos da metodologia do exame físico geral e dos diferentes aparelhos e sistemas, visando desenvolver habilidades para a aplicação na prática assistencial, utilizando o pensamento crítico no processo de cuidar do adulto.
OBJETIVO: 1. Construir o conhecimento e promover a integração teórico-prática para a realização da anamnese e do exame físico de forma sistematizada. 2. Relacionar o conhecimento científico e as habilidades técnicas para a realização da anamnese e do exame físico, considerando a segurança nas intervenções. 3. Compreender a importância da anamnese para a prestação de um cuidado individualizado, holístico, humanizado. 4. Discutir sobre a importância da anamnese e do exame físico como partes da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Planejamento, desenvolvimento e avaliação do Processo de Enfermagem e sua prática clínica em pacientes adultos e idosos internados em unidades clínicas e cirúrgicas, bem como observação, análise e reflexão sobre a prática profissional de Enfermagem.
OBJETIVO: 1. Aplicar o contexto da prática de enfermagem com enfoque no Processo de Enfermagem. 2. Interpretar e analisar a anamnese e o exame físico, utilizando o pensamento crítico para o julgamento clínico e a tomada de decisão no processo de cuidar. 3. Identificar a importância sobre o processo de comunicação efetiva entre os profissionais, pacientes e familiares. 4. Analisar, categorizar e avaliar o contexto da prática profissional, com enfoque no planejamento da assistência, visando uma assistência qualificada e segura.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 72.0 h

EMENTA: Aspectos teórico-práticos e sistematização da assistência de enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente nos diversos níveis de atuação e relacionados às afecções de maior incidência.
OBJETIVO: 1. Compreender a assistência de Enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. 2. Compreender as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação como proposta para assistência integral ao público alvo. 3. Usar as práticas seguras, legais e éticas do processo do cuidar na saúde da criança e do adolescente. 4. Analisar as práticas assistenciais na saúde da criança e do adolescente, com base no pensamento crítico e raciocínio clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO | 72.0 h

EMENTA: Definir a assistência à saúde da mulher e do recém-nascido segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Explicar os conceitos de obstetrícia normal e patológica no ciclo gravídico-puerperal e a assistência ao binômio. Relacionar as afecções ginecologia de maior incidência. Explicar o planejamento familiar.
OBJETIVO: 1.Interpretar os cuidados da Assistência de Enfermagem integral à saúde da mulher e do recém-nascido nos diversos níveis de atenção. 2.Distinguir as práticas seguras, legais e éticas do processo do cuidar na saúde da mulher e do recém-nascido. 3.Analisar as práticas assistenciais na saúde da mulher e do recém-nascido, com base no pensamento crítico e raciocínio clínico. 4.Planejar ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para assistência integral ao público específico. 5. Avaliar o conhecimento científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Conhecer a participação da enfermagem nos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), sua estrutura técnica administrativa, no planejamento de suas ações e na assistência de enfermagem. Compreender o modelo da APS como porta de entrada no Sistema Único de Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família, e discutir suas bases normativas.
OBJETIVO: 1.Reconhecer a participação da enfermagem na Atenção Primária Saúde (APS). 2.Compreender a assistência de enfermagem na APS. 3.Compreender a Estratégia de Saúde da Família como proposta governamental para a operacionalização da APS no país. 4.Compreender a importância da APS como ordenadora do cuidado integral em saúde. 5.Identificar o trabalho interprofissional como necessidade para oferta do cuidado integral. 6.Compreender os subsídios para a atuação do enfermeiro como educador em saúde junto ao indivíduo, família e comunidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO | 72.0 h

EMENTA: Processo de cuidar do paciente cirúrgico, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) e das práticas de segurança em cirurgia recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, bem como aspectos referentes ao ambiente de centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica e centro de materiais e esterilização.
OBJETIVO: 1. Compreender a importância da assistência sistematizada de enfermagem ao cliente cirúrgico nas Unidades de Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica. 2 Discutir as principais afecções cirúrgicas, enfatizando os procedimentos cirúrgicos especializados, assim como os cuidados de enfermagem, visando o planejamento da assistência. 3. Conhecer o processo de trabalho e os métodos de processamento de materiais no Centro de Materiais e Esterilização. 4. Discutir sobre estratégias para a segurança do paciente cirúrgico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO ADULTO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do processo de cuidar em Enfermagem a adultos portadores de afecções agudas e crônicas em seguimento ambulatorial e internados em unidades clínicas de média complexidade e instituições de longa permanência para idosos, além da assistência à família e cuidadores e aspectos éticos na assistência.
OBJETIVO: 1.Identificar subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao adulto portador de afecções agudas e crônicas de média complexidade. 2.Descrever as principais afecções clínicas e suas formas de tratamento. 3.Reconhecer a importância dos conceitos sobre o processo saúde-doença e o papel da equipe ao atuar neste processo. 4.Construir as práticas assistenciais assegurando uma atenção integral à saúde do adulto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Compreensão do envelhecimento da população através de conceitos fundamentais em geriatria e gerontologia, da legislação brasileira e das modalidades de atenção ao idoso, do gerenciamento do cuidado de enfermagem considerando síndromes geriátricas e cuidados paliativos, da avaliação geriátrica abrangente e atenção à família e cuidadores.
OBJETIVO: 1.Identificar as especificidades do processo de envelhecimento sob os aspectos sociais, psicológicos e fisiológicos para promoção da atenção à saúde integral do idoso. 2.Reconhecer o processo de envelhecimento humano, prevenindo doenças, promovendo e mantendo a saúde do idoso. 3. Construir a assistência integral ao idoso no atendimento de suas necessidades básicas. 4. Descrever a necessidade de identificação e intervenção nas síndromes geriátricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Diferentes concepções de loucura, evolução histórica da Psiquiatria e da Enfermagem Psiquiátrica, Reforma Psiquiátrica e a Política Nacional de Saúde Mental, doença mental e possíveis abordagens terapêuticas e interdisciplinar, papel terapêutico do enfermeiro junto ao paciente com transtorno mental e processo de Enfermagem em saúde mental.
OBJETIVO: 1.Conhecer o contexto histórico, social e político da assistência psiquiátrica, as transformações propostas pela Reforma Psiquiátrica e as principais psicopatologias/ transtornos mentais. 2.Conhecer conceitos da psicofarmacologia, abordagens psicoterapêuticas e psicossociais. 3.Compreender as políticas de saúde mental e os modelos assistenciais existentes com vistas a desenvolver o processo de enfermagem 4.Discutir as práticas assistenciais em saúde mental, com base no pensamento crítico, raciocínio clínico e atuação interdisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICAMENTOS EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos relacionados à administração de medicamentos e aquisição de conhecimento e habilidades necessárias para o preparo e administração de medicamentos; protocolos da atenção básica e papel do enfermeiro frente às responsabilidades ético-legais na administração de medicamentos.
OBJETIVO: 1.Descrever as vias de administração de medicamentos. 2.Descrever os procedimentos no preparo e administração de medicamentos, voltada para a fundamentação teórico-prática diária do enfermeiro. 3.Identificar as preparações farmacêuticas e conhecer os riscos de interação medicamentosa. 4. Identificar os medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e por meio de protocolos publicados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas e conceituais da administração para a aplicação da Administração à Prática da Enfermagem em serviços de saúde. Missão, visão e estrutura organizacional. Planejamento e organização. Recursos humanos, físicos, ambientais e materiais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios e teorias da Administração. 2. Compreender os processos administrativos para o planejamento, organização, direção e controle. 3. Conhecer os princípios e funções da Administração Pública. 4. Conhecer os princípios do Planejamento Estratégico Situacional. 5. Compreender a Administração aplicada à Enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE ONCOLÓGICO | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas sobre carcinogênese e controle do câncer, assim como métodos de tratamento, intervenções de enfermagem ao paciente oncológico, princípios dos cuidados paliativos aplicados à oncologia, terapias de suporte e aspectos conceituais da abordagem transdisciplinar em oncologia.
OBJETIVO: 1. Compreender os princípios da fisiopatologia do câncer. 2. Discutir as intervenções em enfermagem oncológica relacionadas à prevenção e detecção precoce do câncer, assim como a assistência de enfermagem nas diversas fases do tratamento, visando à uma assistência humanizada. 3. Conhecer a atuação do enfermeiro frente aos cuidados paliativos e abordagem na dor oncológica, assim como as terapias de suporte. 4. Construir uma visão integral de atenção e assistência ao paciente oncológico, valorizando o trabalho em equipe transdisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas e metodológicas do cuidado ao adulto e idoso com enfermidades agudas e graves, em tratamento clínico e cirúrgico na terapia intensiva analisando as respostas humanas aos processos de vida e os resultados das intervenções de enfermagem.
OBJETIVO: 1.Relacionar conhecimentos, atitudes e habilidades visando à assistência integral aos clientes adultos e idosos hospitalizados na unidade de terapia intensiva, com alterações orgânicas, funcionais e emocionais. 2.Descrever as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação como proposta para assistência integral ao público alvo. 3.Operar as práticas seguras, legais e éticas do processo do cuidar na Unidade de Terapia Intensiva. 4.Debater educação em saúde no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NO PRONTO SOCORRO | 72.0 h

EMENTA: Cuidado de Enfermagem sistematizado ao adulto e idoso internado referenciando a Política Nacional de urgência e emergência, abrangendo a rede de atenção à saúde, linhas de cuidado, referência e contra referência, regulação e regionalização, considerando aspectos éticos no processo de cuidar do paciente e família.
OBJETIVO: 1.Identificar a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências e suas diretrizes para o atendimento hospitalar. 2.Praticar a abordagem inicial intra-hospitalar em pacientes classificados como urgência e emergência , por meio de medidas de suporte avançado de vida. 3.Aplicar assistência qualificada durante o primeiro atendimento intra-hospitalar, relacionando o conhecimento técnico-científico e humano. 4.Reconhecer AS DIRETRIZES INTERNACIONAIS DE URGÊNCIA a fim de vivenciar os fluxos de atendimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Discutir conceitos e ferramentas essenciais ao trabalho gerencial do enfermeiro em serviços de saúde
OBJETIVO: 1. Conhecer o Gerenciamento de Enfermagem com ênfase na gerência estratégica do Enfermeiro em serviços de saúde públicos e privados. 2. Conhecer ferramentas e aplicações para o gerenciamento do cuidado, de equipes e de serviços de saúde. 3. Compreender a importância dos registros, manuais e normas, estratégias de controle e processos avaliativos para a gerência de enfermagem. 4. Compreender o papel e identidade do Enfermeiro Gestor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

DEONTOLOGIA EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: O exercício profissional pautado nas Resoluções e Portarias do COFEN, do Ministério da Saúde, do poder público e judiciário, das entidades de classe e sociedades profissionais além dos fundamentos da bioética.
OBJETIVO: 1.Identificar as legislações pertinentes ao exercício profissional. 2.Relacionar os subsídios teóricos para atuar de acordo com as diretrizes nacionais legais estabelecidas pela Constituição Federal e pelo Conselho Federal de Enfermagem. 3.Interpretar a filosofia da Deontologia e fatores que influenciam em tomada de decisão. 4.Reconhecer a importância do conhecimento das legislações pertinentes ao exercício profissional, visando a segurança do profissional, pacientes e familiares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM NASCIDO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE CRÍTICO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pautado no regulamento vigente, abordando metodologia científica, tipos de pesquisa, aspectos éticos, etapas e normas para a elaboração do projeto de pesquisa, do artigo científico e da apresentação do TCC.
OBJETIVO: 1. Conhecer as etapas e normas para a elaboração de projetos de pesquisa. 2. Construir conteúdos em áreas específicas, embasados em metodologia científica. 3. Compreender a importância dos aspectos éticos na elaboração dos projetos de pesquisa. 4. Reconhecer a importância da produção de conhecimento visando a qualificação da prática profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

EMENTA: Integração entre os conceitos de biologia celular e genética. Estrutura, ultraestrutura e fisiologia de biomembranas, organelas e estruturas citoplasmáticas, núcleo e ácidos nucleicos. Mecanismo de síntese. Divisão celular. Herança genética. Variantes genéticas patogênicas e não patogênicas. Citogenética. Câncer. Aconselhamento genético.
OBJETIVO: 1. Compreender e analisar, de forma integrada os conceitos relacionados à biologia celular e à genética básica, reconhecendo sua importância na organização e funcionamento dos sistemas biológicos. 2. Aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira reflexiva na interpretação de situações-problema. 3. Atuar de forma colaborativa e ética, aprimorando o desenvolvimento individual e coletivo. 4. Analisar novos conhecimentos da biologia celular e da genética, visando constante atualização profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARASITOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Parasitologia. Classificação, morfologia, mecanismos de transmissão, ciclo de vida, patogenia, diagnóstico, epidemiologia, profilaxia e tratamento dos principais protozoários e helmintos de importância médica. Principais artrópodes parasitos e transmissores de doença para o homem
OBJETIVO: 1. Conhecer a classificação e morfologia dos principais parasitos de importância médica. 2. Compreender os mecanismos de transmissão, ciclo de vida, patogenia e epidemiologia das principais doenças causadas por protozoários, helmintos e artrópodes de importância médica. 3. Empregar os principais métodos para diagnóstico das doenças parasitárias. 4. Integrar os conhecimentos para atuar de forma preventiva/orientativa no controle das parasitoses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM | 144.0 h

EMENTA: Origem das práticas do cuidar ao longo da história e eventos relacionados à evolução da enfermagem, ao legado de Florence Nightingale para a enfermagem moderna e a perspectiva da atuação do profissional no Brasil e no mundo em seus diferentes espaços de trabalho como autônomo e como integrante da equipe transdisciplinar.
OBJETIVO: 1.Definir a evolução da profissão de Enfermagem e identificar a prática profissional de Enfermagem no Brasil e no mundo. 2.Descrever o legado de Florence Nightingale para a Enfermagem distinguir a finalidade das diferentes organizações representativas dos profissionais. 3.Reconhecer a relevância do desenvolvimento técnico e científico para a interação do enfermeiro no contexto transdisciplinar. 4.Apontar as possibilidades de atuação e desenvolvimento do enfermeiro como autônomo e como integrante da equipe transdisciplinar nos cenários de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO NUTRICIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de Nutrição e Dietética nos diversos níveis de atenção, com enfoque na recomendação de boas práticas alimentares segundo as necessidades nos diferentes ciclos da vida visando à promoção da saúde e prevenção de doenças, segurança alimentar, noções sobre nutrição em cuidados paliativos, nutrição parenteral e enteral.
OBJETIVO: 1.Conhecer os grupos de alimentos, suas características nutricionais e principais alterações. 2.Conhecer o processo nutricional e suas implicações na assistência de enfermagem nas diversas áreas de assistência, compreender a transição e o processo nutricional nos ciclos de vida e sua relevância nas práticas de promoção de saúde, prevenção de doenças. 3.Conhecer os princípios, indicação, complicações e cuidados no uso da parenteral e enteral 4.Discutir as práticas assistenciais relacionadas ao processo nutricional, com base no pensamento crítico, raciocínio clínico e atuação multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA DO PACIENTE | 72.0 h

EMENTA: Compreensão e identificação de risco biológico e de medidas de precauções básicas para a segurança individual e coletiva na assistência à saúde, da promoção de segurança e do programa nacional de segurança do paciente bem como a identificação e gerenciamento de riscos e indicadores de segurança.
OBJETIVO: 1.Entender os conceitos e os objetivos que integram a segurança do paciente a partir das concepções da Organização Mundial de Saúde. 2.Compreender a importância da atuação dos Núcleos de Segurança do Paciente. 3. Discutir o gerenciamento de riscos e a biossegurança. 4. Compreender a importância da implementação dos protocolos básicos de segurança do paciente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos dos microrganismos. Cultivo e controle microbiano. Mecanismos de ação e resistência à antimicrobianos. Patogenicidade e virulência. Estrutura do sistema imunológico. Respostas imunes inata e adaptativa. Diagnósticos utilizando antígenos e anticorpos. Imunoprofilaxia e imunoterapia. respostas imunes patológicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer as propriedades morfológicas, fisiológicas e de patogenicidade das bactérias, fungos e vírus 2. Compreender os métodos de controle de crescimento microbiano e mecanismos de ação e resistência aos agentes antimicrobianos 3. Reconhecer os componentes do sistema imunológico, suas origens e as respostas montadas contra diferentes tipos de antígenos 4. Conhecer as patologias relacionadas ao funcionamento inadequado do sistema imunológico e aplicar estratégias preventivas e terapêuticas contra patógenos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CONTROLE DE INFECÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais referentes as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, assim como a trajetória das Infecções Hospitalares no Brasil e a atual portaria do Ministério da Saúde que normatiza condutas referentes à prevenção e controle das infecções Hospitalares. Compreende ainda aspectos preventivos, fatores de risco e o papel da CCIH.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais leis e regulamentações que envolvem a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) no Brasil. 2. Descrever a Epidemiologia aplicada à prevenção e controle de infecções. 3. Compreender as atividades das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar. 4. Identificar os fatores de risco das principais síndromes infecciosas, as medidas e os processos envolvidos na prevenção, e discutir sobre uso de antimicrobianos e controle de surtos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE E COMUNIDADE | 72.0 h

EMENTA: Discutir conceitos de comunidade e sociedade, sua importância no processo educativo e de planejamento em saúde, através de conceitos atuais e emergentes de Promoção em Saúde, Prevenção de Doença, Educação em Saúde e Educação Popular. Apresentar os agravos e doenças de maior relevância coletiva, assim como o Programa Nacional de Imunização.
OBJETIVO: 1.Conhecer conceitos e estratégias nacionais para a promoção de saúde (PS) e prevenção de doenças (PD). 2.Conhecer os agravos e doenças de maior relevância coletiva, determinância e risco para o adoecimento. 3.Reconhecer oportunidades para participação em projetos de PS de caráter intersetorial com ações voltadas a grupos específicos. 4.Reconhecer a importância da participação da comunidade no processo educativo. 5. Conhecer o Programa Nacional de Imunização como estratégia para o controle de doenças evitáveis por vacinação. 6. Desenvolver pensamento crítico e clínico como base na tomada de decisão no processo de educar e cuidar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ASPECTOS ESSENCIAIS DO PROCESSO DO CUIDAR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação teórica dos procedimentos de Enfermagem amparados em bases metodológicas, científicas, éticas e legais e a prestação da assistência de Enfermagem ao indivíduo adulto mediante avaliação das necessidades humanas básicas.
OBJETIVO: 1.Relacionar as normas de biossegurança durante o processo de cuidar. 2.Desenvolver os procedimentos básicos do cuidado de enfermagem com fundamentação técnica e científica 3.Construir pensamento crítico e o pensamento clínico como base na tomada de decisão no processo de cuidar. 4.Preparar subsídios para a atuação do enfermeiro como educador em saúde junto ao paciente, família e comunidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento dos procedimentos de Enfermagem para a coordenação, destreza e habilidade manual e a prestação da assistência de Enfermagem integral ao indivíduo adulto em todos os níveis de atenção mediante avaliação das necessidades humanas básicas.
OBJETIVO: 1.Descrever sobre a segurança dos profissionais e pacientes. 2.Apontar os riscos inerentes ao processo do cuidar. 3.Demonstrar as habilidades motoras para a execução de procedimentos de Enfermagem, respeitando os princípios éticos e bioéticos que envolvem o exercício da Enfermagem. 4. Compreender sobre a importância do planejamento da assistência de enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSO DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Teorias de Enfermagem no contexto histórico e no cenário nacional; aspectos teóricos e metodológicos do processo de Enfermagem; elementos da prática e as classificações de Enfermagem; aspectos éticos e legais; o pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica.
OBJETIVO: 1.Conhecer as fundamentações teóricas, metodológicas, éticas e legais do processo de Enfermagem. 2.Compreender as diretrizes metodológicas do processo de enfermagem assim como suas classificações, conforme o contexto da assistência. 3. Construir o pensamento crítico, raciocínio clínico e habilidade diagnóstica na execução do processo de Enfermagem. 4. Distinguir as fases do Processo de Enfermagem e as suas Classificações e planejar o cuidado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA | 72.0 h

EMENTA: Levantamento de dados através da anamnese e exame clínico, permitindo fornecer conhecimentos básicos da metodologia do exame físico geral e dos diferentes aparelhos e sistemas, visando desenvolver habilidades para a aplicação na prática assistencial, utilizando o pensamento crítico no processo de cuidar do adulto.
OBJETIVO: 1. Construir o conhecimento e promover a integração teórico-prática para a realização da anamnese e do exame físico de forma sistematizada. 2. Relacionar o conhecimento científico e as habilidades técnicas para a realização da anamnese e do exame físico, considerando a segurança nas intervenções. 3. Compreender a importância da anamnese para a prestação de um cuidado individualizado, holístico, humanizado. 4. Discutir sobre a importância da anamnese e do exame físico como partes da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Planejamento, desenvolvimento e avaliação do Processo de Enfermagem e sua prática clínica em pacientes adultos e idosos internados em unidades clínicas e cirúrgicas, bem como observação, análise e reflexão sobre a prática profissional de Enfermagem.
OBJETIVO: 1. Aplicar o contexto da prática de enfermagem com enfoque no Processo de Enfermagem. 2. Interpretar e analisar a anamnese e o exame físico, utilizando o pensamento crítico para o julgamento clínico e a tomada de decisão no processo de cuidar. 3. Identificar a importância sobre o processo de comunicação efetiva entre os profissionais, pacientes e familiares. 4. Analisar, categorizar e avaliar o contexto da prática profissional, com enfoque no planejamento da assistência, visando uma assistência qualificada e segura.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 72.0 h

EMENTA: Aspectos teórico-práticos e sistematização da assistência de enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente nos diversos níveis de atuação e relacionados às afecções de maior incidência.
OBJETIVO: 1. Compreender a assistência de Enfermagem integral à saúde da criança e do adolescente, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. 2. Compreender as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação como proposta para assistência integral ao público alvo. 3. Usar as práticas seguras, legais e éticas do processo do cuidar na saúde da criança e do adolescente. 4. Analisar as práticas assistenciais na saúde da criança e do adolescente, com base no pensamento crítico e raciocínio clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO | 72.0 h

EMENTA: Definir a assistência à saúde da mulher e do recém-nascido segundo as diretrizes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Explicar os conceitos de obstetrícia normal e patológica no ciclo gravídico-puerperal e a assistência ao binômio. Relacionar as afecções ginecologia de maior incidência. Explicar o planejamento familiar.
OBJETIVO: 1.Interpretar os cuidados da Assistência de Enfermagem integral à saúde da mulher e do recém-nascido nos diversos níveis de atenção. 2.Distinguir as práticas seguras, legais e éticas do processo do cuidar na saúde da mulher e do recém-nascido. 3.Analisar as práticas assistenciais na saúde da mulher e do recém-nascido, com base no pensamento crítico e raciocínio clínico. 4.Planejar ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para assistência integral ao público específico. 5. Avaliar o conhecimento científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENFERMAGEM EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Conhecer a participação da enfermagem nos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), sua estrutura técnica administrativa, no planejamento de suas ações e na assistência de enfermagem. Compreender o modelo da APS como porta de entrada no Sistema Único de Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família, e discutir suas bases normativas.
OBJETIVO: 1.Reconhecer a participação da enfermagem na Atenção Primária Saúde (APS). 2.Compreender a assistência de enfermagem na APS. 3.Compreender a Estratégia de Saúde da Família como proposta governamental para a operacionalização da APS no país. 4.Compreender a importância da APS como ordenadora do cuidado integral em saúde. 5.Identificar o trabalho interprofissional como necessidade para oferta do cuidado integral. 6.Compreender os subsídios para a atuação do enfermeiro como educador em saúde junto ao indivíduo, família e comunidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE CIRÚRGICO | 72.0 h

EMENTA: Processo de cuidar do paciente cirúrgico, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) e das práticas de segurança em cirurgia recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, bem como aspectos referentes ao ambiente de centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica e centro de materiais e esterilização.
OBJETIVO: 1. Compreender a importância da assistência sistematizada de enfermagem ao cliente cirúrgico nas Unidades de Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-anestésica. 2 Discutir as principais afecções cirúrgicas, enfatizando os procedimentos cirúrgicos especializados, assim como os cuidados de enfermagem, visando o planejamento da assistência. 3. Conhecer o processo de trabalho e os métodos de processamento de materiais no Centro de Materiais e Esterilização. 4. Discutir sobre estratégias para a segurança do paciente cirúrgico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO ADULTO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do processo de cuidar em Enfermagem a adultos portadores de afecções agudas e crônicas em seguimento ambulatorial e internados em unidades clínicas de média complexidade e instituições de longa permanência para idosos, além da assistência à família e cuidadores e aspectos éticos na assistência.
OBJETIVO: 1.Identificar subsídios teóricos para atuação e aplicação de assistência sistematizada de Enfermagem ao adulto portador de afecções agudas e crônicas de média complexidade. 2.Descrever as principais afecções clínicas e suas formas de tratamento. 3.Reconhecer a importância dos conceitos sobre o processo saúde-doença e o papel da equipe ao atuar neste processo. 4.Construir as práticas assistenciais assegurando uma atenção integral à saúde do adulto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Compreensão do envelhecimento da população através de conceitos fundamentais em geriatria e gerontologia, da legislação brasileira e das modalidades de atenção ao idoso, do gerenciamento do cuidado de enfermagem considerando síndromes geriátricas e cuidados paliativos, da avaliação geriátrica abrangente e atenção à família e cuidadores.
OBJETIVO: 1.Identificar as especificidades do processo de envelhecimento sob os aspectos sociais, psicológicos e fisiológicos para promoção da atenção à saúde integral do idoso. 2.Reconhecer o processo de envelhecimento humano, prevenindo doenças, promovendo e mantendo a saúde do idoso. 3. Construir a assistência integral ao idoso no atendimento de suas necessidades básicas. 4. Descrever a necessidade de identificação e intervenção nas síndromes geriátricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Diferentes concepções de loucura, evolução histórica da Psiquiatria e da Enfermagem Psiquiátrica, Reforma Psiquiátrica e a Política Nacional de Saúde Mental, doença mental e possíveis abordagens terapêuticas e interdisciplinar, papel terapêutico do enfermeiro junto ao paciente com transtorno mental e processo de Enfermagem em saúde mental.
OBJETIVO: 1.Conhecer o contexto histórico, social e político da assistência psiquiátrica, as transformações propostas pela Reforma Psiquiátrica e as principais psicopatologias/ transtornos mentais. 2.Conhecer conceitos da psicofarmacologia, abordagens psicoterapêuticas e psicossociais. 3.Compreender as políticas de saúde mental e os modelos assistenciais existentes com vistas a desenvolver o processo de enfermagem 4.Discutir as práticas assistenciais em saúde mental, com base no pensamento crítico, raciocínio clínico e atuação interdisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICAMENTOS EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos relacionados à administração de medicamentos e aquisição de conhecimento e habilidades necessárias para o preparo e administração de medicamentos; protocolos da atenção básica e papel do enfermeiro frente às responsabilidades ético-legais na administração de medicamentos.
OBJETIVO: 1.Descrever as vias de administração de medicamentos. 2.Descrever os procedimentos no preparo e administração de medicamentos, voltada para a fundamentação teórico-prática diária do enfermeiro. 3.Identificar as preparações farmacêuticas e conhecer os riscos de interação medicamentosa. 4. Identificar os medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e por meio de protocolos publicados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas e conceituais da administração para a aplicação da Administração à Prática da Enfermagem em serviços de saúde. Missão, visão e estrutura organizacional. Planejamento e organização. Recursos humanos, físicos, ambientais e materiais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios e teorias da Administração. 2. Compreender os processos administrativos para o planejamento, organização, direção e controle. 3. Conhecer os princípios e funções da Administração Pública. 4. Conhecer os princípios do Planejamento Estratégico Situacional. 5. Compreender a Administração aplicada à Enfermagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE ONCOLÓGICO | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas sobre carcinogênese e controle do câncer, assim como métodos de tratamento, intervenções de enfermagem ao paciente oncológico, princípios dos cuidados paliativos aplicados à oncologia, terapias de suporte e aspectos conceituais da abordagem transdisciplinar em oncologia.
OBJETIVO: 1. Compreender os princípios da fisiopatologia do câncer. 2. Discutir as intervenções em enfermagem oncológica relacionadas à prevenção e detecção precoce do câncer, assim como a assistência de enfermagem nas diversas fases do tratamento, visando à uma assistência humanizada. 3. Conhecer a atuação do enfermeiro frente aos cuidados paliativos e abordagem na dor oncológica, assim como as terapias de suporte. 4. Construir uma visão integral de atenção e assistência ao paciente oncológico, valorizando o trabalho em equipe transdisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Bases teóricas e metodológicas do cuidado ao adulto e idoso com enfermidades agudas e graves, em tratamento clínico e cirúrgico na terapia intensiva analisando as respostas humanas aos processos de vida e os resultados das intervenções de enfermagem.
OBJETIVO: 1.Relacionar conhecimentos, atitudes e habilidades visando à assistência integral aos clientes adultos e idosos hospitalizados na unidade de terapia intensiva, com alterações orgânicas, funcionais e emocionais. 2.Descrever as ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação como proposta para assistência integral ao público alvo. 3.Operar as práticas seguras, legais e éticas do processo do cuidar na Unidade de Terapia Intensiva. 4.Debater educação em saúde no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CUIDADO INTEGRAL NO PRONTO SOCORRO | 72.0 h

EMENTA: Cuidado de Enfermagem sistematizado ao adulto e idoso internado referenciando a Política Nacional de urgência e emergência, abrangendo a rede de atenção à saúde, linhas de cuidado, referência e contra referência, regulação e regionalização, considerando aspectos éticos no processo de cuidar do paciente e família.
OBJETIVO: 1.Identificar a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências e suas diretrizes para o atendimento hospitalar. 2.Praticar a abordagem inicial intra-hospitalar em pacientes classificados como urgência e emergência , por meio de medidas de suporte avançado de vida. 3.Aplicar assistência qualificada durante o primeiro atendimento intra-hospitalar, relacionando o conhecimento técnico-científico e humano. 4.Reconhecer AS DIRETRIZES INTERNACIONAIS DE URGÊNCIA a fim de vivenciar os fluxos de atendimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Discutir conceitos e ferramentas essenciais ao trabalho gerencial do enfermeiro em serviços de saúde
OBJETIVO: 1. Conhecer o Gerenciamento de Enfermagem com ênfase na gerência estratégica do Enfermeiro em serviços de saúde públicos e privados. 2. Conhecer ferramentas e aplicações para o gerenciamento do cuidado, de equipes e de serviços de saúde. 3. Compreender a importância dos registros, manuais e normas, estratégias de controle e processos avaliativos para a gerência de enfermagem. 4. Compreender o papel e identidade do Enfermeiro Gestor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

DEONTOLOGIA EM ENFERMAGEM | 72.0 h

EMENTA: O exercício profissional pautado nas Resoluções e Portarias do COFEN, do Ministério da Saúde, do poder público e judiciário, das entidades de classe e sociedades profissionais além dos fundamentos da bioética.
OBJETIVO: 1.Identificar as legislações pertinentes ao exercício profissional. 2.Relacionar os subsídios teóricos para atuar de acordo com as diretrizes nacionais legais estabelecidas pela Constituição Federal e pelo Conselho Federal de Enfermagem. 3.Interpretar a filosofia da Deontologia e fatores que influenciam em tomada de decisão. 4.Reconhecer a importância do conhecimento das legislações pertinentes ao exercício profissional, visando a segurança do profissional, pacientes e familiares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM NASCIDO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE CRÍTICO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pautado no regulamento vigente, abordando metodologia científica, tipos de pesquisa, aspectos éticos, etapas e normas para a elaboração do projeto de pesquisa, do artigo científico e da apresentação do TCC.
OBJETIVO: 1. Conhecer as etapas e normas para a elaboração de projetos de pesquisa. 2. Construir conteúdos em áreas específicas, embasados em metodologia científica. 3. Compreender a importância dos aspectos éticos na elaboração dos projetos de pesquisa. 4. Reconhecer a importância da produção de conhecimento visando a qualificação da prática profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83346ea2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c8b2c0fb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a81875ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2eb105c8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d322a254, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@450456f1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a23d3d08, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a544839f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ea8595b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2e6ecec1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b45132af, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bd3bca87, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4bc3892f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9890591f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3edf0d5c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ce3f4c5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4107892, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bcec38f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29632404, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1031b003, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f599f2fa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a24cdcb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@de595d8f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c0f93312, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7dc5f850, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f2115c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f1ac2161, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@55e5d8cf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@448f7d61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d7ff6fed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e6a863f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@47e4898e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc6390f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@321b09e9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ed66f9e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@657604dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d2649c38, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@30fffb91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1755a031, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@acdc40c5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a40520af, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f12a2c0b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83252fe1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64b90ef6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b494e2d5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4be8d458, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@569f81d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9c05b4ee, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@42c57058, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cbdb2e58, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a8a6cc04, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@faa5738c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@109f7bbb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2e57b630, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@97b246, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a260b7e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c8bcfc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3fb6a47, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@21d0e62a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@be7f2d3a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eecbac90, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@416c1c4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b321b6e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@26a7fbac, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@435cee95, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8e2938d7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ce1afad3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4837905a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c8e9924d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@30fc5b07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@de213dd3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@129cafd1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2aec9a37, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d23c328, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d2f9a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f0dbc391, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5cf4855c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@725a9bf9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e6c453fa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@370ee2a8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ab7a6d04, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4159df61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1745b380, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@16d38cfe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@61cab3c4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ad1aca0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@80c486fc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f8d0d46d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@78f0fa96, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b4117f0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cb52f6cc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f03d9dea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bd90df06, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fc16bf07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9266447f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff7df30a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ba9c3290, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c617d161, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@586a82de, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e80347c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@67a6970d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d9fe8e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bee177d7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91e7317a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7397d266, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fe3f9614, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b753597a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ed52042, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fc5775b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d86e52f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c97ce48, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@32de5e67, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2feacd3a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6b8704f2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@febd9c37]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2020/12

A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO AUXÍLIO ÀS FAMÍLIAS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

2020/12

AÇÃO DA VASOIBINA COMO MARCADOR DE CARCINOGÊNESE NO ADENOCARCINOMA COLORRETAL

2020/12

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DA CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO: REVISÃO INTEGRATIVA.

2020/12

DESAFIOS DA ENFERMAGEM UTI NEONATAL PARA INCLUSÃO DOS PAIS NOS CUIDADOS.

2020/12

SOFRIMENTO PSÍQUICO NA EQUIPE DE ENFERMGEM DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU

2020/12

SUPERLOTAÇÃO DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO - UM DESAFIO DA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2019/12

ADESÃO DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NO IDOSO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

2019/12

CAPACITAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS DOS EDUCADORES NO ÂMBITO ESCOLAR INFANTIL - REVISÃO INTEGRATIVA

2019/12

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL AOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

2019/12

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL AOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

2019/12

CONHECIMENTO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE OS SINAIS E SINTOMAS DO AVE AVALIADOS ATRAVÉS DA ESCALA DE CINCINNATI: ACHADOS FÍSICOS

2019/12

FATORES CONTRIBUINTES PARA A NÃO ADESÃO DO CALENDÁRIO VACINAL PARA CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO

2019/12

FATORES DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

2019/12

GERENCIAMENTO DE CONFLITOS NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: VISÃO DOS ENFERMEIROS

2019/12

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO CARRINHO DE EMERGÊNCIA DA UNIDADE DA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL DO INTERIOR PAULISTA

2019/12

PERCEPÇÃO DAS PUERPÉRAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO NO MUNICIPIO DE BRAGANÇA PAULISTA

2019/12

PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM QUANTO À PRIMEIRA MAMADA

2019/12

PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DAS ATITUDES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E GESTANTES COM RELAÇÃO AO PARTO SEGURO

2019/12

PRINCIPAIS CAUSAS DO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA A POPULAÇÃO IDOSA, REALIZADO PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU), NA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA - SP

2019/12

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE LESÕES DECORRENTES POSICIONAMENTO CIRÚRGICO (ELPO) - RELATO DE EXPERIÊNCIA

2019/12

RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E DEPRESSÃO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

2019/12

RISCOS PSICOSSOCIAIS DE TRABALHADORES EM SAÚDE MENTAL - UM ESTUDO DE CASO NO CAPS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

2018/12

A ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA MANUTENÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA

2018/12

A HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

2018/12

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA AOS PAIS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

2018/12

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SALA DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GRANDE PORTE

2018/12

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS INSCRITOS NO PROGRAMA HIPERDIA DA ESF CEREJEIRAS-ATIBAIA FRENTE À CONSULTA DE ENFERMAGEM

2018/12

APLICAÇÃO DA ESCALA DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

2018/12

CONHECIMENTO E CONDUTA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AOS SINAIS E SINTOMAS QUE PRECEDEM A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NA CLÍNICA MÉDICO CIRÚRGICA

2018/12

DESAFIOS NA MANUTENÇÃO DO PICC NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REFLEXÃO DA ASSISTÊNCIA

2018/12

DIFICULDADES DOS FAMILIARES DE PACIENTES COM CÂNCER E A ATUAÇÃO HUMANIZADA DO ENFERMEIRO.

2018/12

MUSICOTERAPIA PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS E/OU EM CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

2018/12

O processo de trabalho no Centro de Material e Esterilização: percepção da equipe de enfermagem

2018/12

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUANTO A DEAMBULAÇÃO PRECOCE NO PUERPÉRIO NA PREVENÇÃO DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

2018/12

PLANO DE ALTA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS CARDÍACAS

2017/12

001201301633

2017/12

ANÁLISE DE PARÂMETROS CLÍNICOS DA RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA - RPA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE CIRÚRGICO

2017/12

AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

2017/12

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO AO CHECKLIST DE PARTO SEGURO NO CENTRO OBSTÉTRICO NO PUERPÉRIO

2017/12

CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PERANTE OS SINAIS DE HIPERBILIRRUBINEMIA NEONATAL E OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

2017/12

CONTRIBUIÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM CÂNCER DE TIREOIDE SUBMETIDO À RADIOIODOTERAPIA: REVISÃO DE LITERATURA

2017/12

FATORES QUE LEVAM À FAMÍLIA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO: ESTUDO DE CASO DE UMA CLÍNICA GERIÁTRICA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA

2017/12

O USO DA ATENÇÃO INTERMEDIÁRIA COMO PORTA DE ENTRADA PREFERENCIAL AO SUS: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS CLASSIFICADOS COMO NÃO URGENTES NA UPA 24 HORAS DR. VALDIR DE CAMARGO, BRAGANÇA PAULISTA, SP

2017/12

PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCEDIMENTO DA HIPODERMÓCLISE

2017/12

PERCEPÇÃO DE VIDA DOS IDOSOS PORTADORES DO HIV/AIDS ATENDIDOS EM CENTRO DE REFERÊNCIA MUNICIPAL

2017/12

PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE O ATENDIMENTO AO PACIENTE COM SUSPEITA DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

2017/12

PLANO DE ALTA PARA OS CLIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: REVISÃO DE LITERATURA

2017/12

POPULAÇÃO DO QUILOMBO DE PILÕES: DIFICULDADE E DESIGUALDADE DE ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE PARA MULHERES

2017/12

RISCOS ERGONÔMICOS A QUE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ESTÃO EXPOSTOS EM SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2016/12

A DOR NO RN INTERNADO EM UTI NEONATAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

2016/12

ADESÃO AO TRATAMENTO DE HIV/AIDS

2016/12

ANÁLISE DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DOS PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2016/12

ASSISTÊNCIA À CRIANÇA EM CUIDADOS PALIATIVOS ONCOLÓGICOS: uma revisão de literatura

2016/12

HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DE OFICINAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NÃO PORTADORES DE DEMÊNCIA- REVISÃO DE LITERATURA

2016/12

HUMANIZAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS PACIENTES PÓS ALTA DA UTI ADULTO

2016/12

IMPORTÂNCIA DO PRÉ NATAL NA PREVENÇÃO DA SIFILIS CONGÊNITA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2016/12

O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR QUANTO A ASSISTÊNCIA NA AMAMENTAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA

2016/12

PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO

2016/12

QUALIDADE DA ASSISTENCIA HUMANIZADA DE ENFERMAGEM NO PARTO NORMAL

2015/12

PERCEPÇÃO DAS PUÉRPERAS SOBRE A AMAMENTAÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA

2015/6

A HUMANIZAÇÃO DO RECÉM- NASCIDO PREMATURO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO HUMANIZADO

2015/6

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACEITAÇÃO AO PARTO NORMAL: UMA REVISÃO DE BIBLIOGRÁFICA

2015/6

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E REMOÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATOS

2015/6

AUDITORIA EM ENFERMAGEM E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2015/6

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA A NUTRIZ E O LACTENTE

2015/6

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CLINICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

2015/6

GESTÃO EM ENFERMAGEM: Dimensionamento de Pessoal na Clínica Cirúrgica de um Hospital Universitário

2015/6

PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM ACERCA DOS FATORES ASSOCIADOS À INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO

2015/6

PERCEPÇÕES E PREPARO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE EM FASE TERMINAL DE VIDA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2015/6

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE BRAGANÇA PAULISTA-SP

2012/12

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS CUIDADORES

2012/12

CAUSAS DA DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2012/12

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2012/12

O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE O PODER DA SUA ORIENTAÇÃO À GESTANTE NA DECISÃO SOBRE O TIPO DE PARTO DURANTE O PRÉNATAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

2012/12

O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO SOBRE PRECAUÇÕES E ISOLAMENTOS

2012/12

O PAPEL DO ENFERMEIRO JUNTO À FAMÍLIA DO IDOSO ACAMADO

2011/12

A PERCEPÇÃO DO HOMEM EM RELAÇÃO AO EXAME DA PRÓSTATA

2011/12

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR Bragança Paulista 2011

2011/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM DIABETES MELLITUS ACOMPANHADAS PELA USF VILA BIANCHI EM BRAGANÇA PAULISTA

2011/12

ESTRESSE: FATORES DE RISCO NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

2011/12

Importância da contracepção para o planejamento familiar e prevenção da DST entre graduandos de enfermagem

2011/12

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO ATENDIMENTO REALIZADO

2011/12

PERCEPÇÃO DOS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS EM QUIMIOTERAPIA AMBULATORIAL SOBRE A BRINQUEDOTERAPIA

2011/12

PERCEPÇÃO DOS ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS EM QUIMIOTERAPIA AMBULATORIAL SOBRE A BRINQUEDOTERAPIA

2011/12

Qualidade de vida em pacientes diabéticos insulino dependentes.

2011/12

SAÚDE DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2011/12

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Bragança Paulista 2011

2010/12

A percepção das mulheres quanto a realização do exame Papanicolaou numa Unidade de Estratégia de Agente Comunitário de Saúde

2010/12

A relação interpessoal entre o profissional de Enfermagem e o paciente

2010/12

Liderança e comunicação do enfermeiro frente à equipe de enfermagem

2010/12

O trabalho e a saúde dos profissionais que atuam na produção de radiadores de uma empresa multinacional e a contribuição do enfermeiro

2010/12

PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO NUMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA - USF NO MUNICIPIO DE ITAPEVA- MG

2010/6

Importância da consulta de enfermagem no tratamento do paciente com Hanseníase: a percepção dos portadores

2009/12

O trabalho e a saúde dos professores de ensino superior

2008/5

Aspectos Físicos e Operacionais das Salas de Vacina no Município de Bragança Paulista.

2008/5

Avaliação do fator de virulência caga do Helicobacter Pylori em pacientes com gastrite e câncer gástrico.

2008/5

MOTIVOS QUE LEVAM AS MULHERES A NÃO ADESÃO AO EXAME DE CITOLOGIA ONCÓTICA.

2008/5

Relato de caso: Repitelização de lesão profunda em dedo mediano a través de curativo

2007/12

AVALIAÇÃO DA PUÉRPERAS E PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SOBRE O SITEMA DE ALOJAMENTO CONJUNTO EM UM HOSPITAL DE BRAGANÇA PAULISTA

2007/12

Equipe de enfermagem e qualidade de vida no trabalho noturno

2007/12

O banho de ôfuro em recém-nascidos de maternidade

2007/12

O processo do aleitamento materno em recé-nascidos de baixo peso

2007/12

OCORRÊCIA DE DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO

2006/12

IDENTIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA MATERNO-NEONATAL PRESTADA POR UMA MATERNIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE ATIBAIA -SP

2006/12

O PAPEL DA ENFERMEIRA OBSTÉTRA

2006/12

PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DO MOTIVO PELOS QUAIS AS MULHERES NÃO REALIZAM O EXAME DE PAPANICOLAU

2006/12

SHANTALA UM PROCESSO EDUCACIONAL

2006/12

SHANTALA UM PROCESSO EDUCACIONAL (TRABALHO NA ÍNTEGRA)

2006/6

Diagnóstico situacional usando as ferramentas do planejmento estratégico

2006/3

A percepção da morte sobre a equipe multiprofissional da unidade de terapia intensiva neonatal e pediatrica do hospital Universitário São Francisco

2006/3

Diagnóstico situacional da saúde através das ferramentas do planejamento estratégico

2005/12

ADOLESCENTES GRÁVIDAS RAZÕES CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

2005/12

AVALIAÇÃO DO PESO E DA IDADE GESTACIONAL DE RECÉM-NASCIDOS ENTRE GESTANTES QUE FUMAM DURANTE A GESTAÇÃO

2005/12

Concepção saúde- doença na hemodiálise

2005/12

PERCEPÇÃO DE PARTURIENTES EM REALÇÃO A HUMANIZAÇÃO DO PARTO



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.