Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Fisioterapia

O Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade São Francisco (USF) garante uma formação ética, atualizada e prepara o estudante para integrar uma equipe multiprofissional de maneira a contribuir com a saúde da população em suas várias áreas de atuação.
Avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o curso garante ao estudante vivências profissionais que ocorrem desde os primeiros anos do curso, por meio de visitas à Clínica Escola de Fisioterapia e outras instituições conveniadas, participação de projetos de extensão e demais ações junto à comunidade.
O estudante ainda terá acesso ao Complexo de Ensino em Saúde, formado pelo Centro de Estudos de Anatomia e Centro de Simulação Realística.

Mercado de trabalho

O estudante formado encontrará oportunidade profissionais em áreas como Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia em Gerontologia, Fisioterapia em Oncologia e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

Com o crescimento do interesse pelos esportes e o aumento do número de academias, a Fisioterapia passou a viver um grande momento de ampliação de mercado de trabalho. É extensa a lista de oportunidades, que inclui hospitais, programas de saúde da família, academias esportivas, clubes, escolas, clínicas especializadas, particulares e públicas. O profissional pode, ainda, atuar em diversas especialidades médicas, como a cardiologia, geriatria, medicina desportiva, neurologia, ortopedia e medicina do trabalho. Nas universidades, terá a opção de se dedicar à carreira acadêmica, desenvolvendo programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Clínica de Fisioterapia

A clínica-escola de Fisioterapia oferece serviço gratuito à comunidade e serve de cenário para as aulas práticas das disciplinas do curso, bem como, para atividades de pesquisa de Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica e projetos de extensão comunitários.


Com 15 anos de atividade, reconhecida estrutura física e equipamento de última geração, a clínica é referência na prestação de serviços à comunidade. Desde sua fundação, já foram realizados mais de 9 mil atendimentos por semestre por meio de estágios curriculares, projetos de extensão e outras atividades acadêmicas. 

Por meio da Clínica, os alunos desenvolvem as seguintes especialidades no estágio curricular supervisionado:
 
  • Fisioterapia Aplicada à Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia: assistência ambulatorial ao adolescente e ao adulto com disfunções musculoesqueléticas adquiridas e disfunções reumatológicas;
  • Fisioterapia Aplicada à Neurologia: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções decorrentes de lesão no Sistema Nervoso Central e Periférico;
  • Fisioterapia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente: assistência ambulatorial à criança e ao adolescente com disfunções neurológicas congênitas e adquiridas, disfunções musculoesqueléticas congênitas e adquiridas, e assistência a lactentes com potencial risco de alterações no desenvolvimento motor;
  • Fisioterapia Aplicada à Cardiologia e Pneumologia: assistência ambulatorial ao neonato, criança e adulto com disfunções cardiorrespiratórias;
  • Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher e Urologia: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções nas áreas de ginecologia, obstetrícia, oncologia e urologia;
  • Fisioterapia Aplicada à Prótese e Órtese: assistência ambulatorial ao paciente portador de sequela ósteo-neuromuscular e/ou amputações de membros com indicação de uso de próteses e/ou órteses;
  • Fisioterapia Aplicada à Dermatofuncional: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções dermatológicas e afecções de ordem estética;
  • Fisioterapia Aplicada à Desportiva: assistência ambulatorial ao adulto com disfunções musculoesqueléticas decorrentes da prática de atividades desportivas.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 111 de 04/02/2021. DOU nº 25, Seção 1, pág. 136, de 05/02/2021.

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e demográfica. Tipos de estudos epidemiológicos. Amostragem. Estatística descritiva. Estatística analítica. Medidas de associações.
OBJETIVO: 1. Conhecer as características dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Conhecer os indicadores de saúde e as medidas de estatísticas descritivas. 3. Compreender os métodos amostrais e as ferramentas de coleta de dados. 4. Compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 5. Calcular os dados por meio de programas de análise estatística. 6. Analisar os dados de pesquisas científicas. 7. Interpretar os resultados de pesquisas científicas. 8. Avaliar a qualidade de pesquisas cientificas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Características estruturais e funcionais dos nutrientes. Bioquímica celular e molecular. Integração das reações metabólicas das biomoléculas e o funcionamento da célula humana. Influência hormonal na integração metabólica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula. 2. Compreender a funcionalidade das biomoléculas. 3. Associar o metabolismo das biomoléculas com as condições fisiológicas. 4. Interpretar as situações associadas ao metabolismo e ação hormonal. 5. Criar informativos sobre alteração metabólica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Processo histórico da Fisioterapia. Áreas de atuação fisioterapêutica. Panorama da Fisioterapia no Brasil e no mundo. Autonomia profissional. O fisioterapeuta como agente transformador da sociedade. Atuação do fisioterapeuta nos níveis de atenção à saúde.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer o processo histórico da Fisioterapia. 4. Refletir de forma crítica a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea. 5. Analisar a atuação do fisioterapeuta nos níveis de atenção à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOMECÂNICA E BIOFÍSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CINESIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

AVALIAÇÃO FUNCIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA AQUÁTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ELETROTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA E CONTROLE NEURAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA E SAÚDE DA MULHER | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERAPIA MANUAL E POSTURAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA III | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA IV | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e demográfica. Tipos de estudos epidemiológicos. Amostragem. Estatística descritiva. Estatística analítica. Medidas de associações.
OBJETIVO: 1. Conhecer as características dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Conhecer os indicadores de saúde e as medidas de estatísticas descritivas. 3. Compreender os métodos amostrais e as ferramentas de coleta de dados. 4. Compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 5. Calcular os dados por meio de programas de análise estatística. 6. Analisar os dados de pesquisas científicas. 7. Interpretar os resultados de pesquisas científicas. 8. Avaliar a qualidade de pesquisas cientificas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Características estruturais e funcionais dos nutrientes. Bioquímica celular e molecular. Integração das reações metabólicas das biomoléculas e o funcionamento da célula humana. Influência hormonal na integração metabólica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula. 2. Compreender a funcionalidade das biomoléculas. 3. Associar o metabolismo das biomoléculas com as condições fisiológicas. 4. Interpretar as situações associadas ao metabolismo e ação hormonal. 5. Criar informativos sobre alteração metabólica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Processo histórico da Fisioterapia. Áreas de atuação fisioterapêutica. Panorama da Fisioterapia no Brasil e no mundo. Autonomia profissional. O fisioterapeuta como agente transformador da sociedade. Atuação do fisioterapeuta nos níveis de atenção à saúde.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer o processo histórico da Fisioterapia. 4. Refletir de forma crítica a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea. 5. Analisar a atuação do fisioterapeuta nos níveis de atenção à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOMECÂNICA E BIOFÍSICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CINESIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

AVALIAÇÃO FUNCIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA AQUÁTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ELETROTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA E CONTROLE NEURAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA E SAÚDE DA MULHER | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERAPIA MANUAL E POSTURAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA I | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA II | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA III | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA IV | 214.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

EMENTA: Integração entre os conceitos de biologia celular e genética. Estrutura, ultraestrutura e fisiologia de biomembranas, organelas e estruturas citoplasmáticas, núcleo e ácidos nucleicos. Mecanismo de síntese. Divisão celular. Herança genética. Variantes genéticas patogênicas e não patogênicas. Citogenética. Câncer. Aconselhamento genético.
OBJETIVO: 1. Compreender e analisar, de forma integrada os conceitos relacionados à biologia celular e à genética básica, reconhecendo sua importância na organização e funcionamento dos sistemas biológicos. 2. Aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira reflexiva na interpretação de situações-problema. 3. Atuar de forma colaborativa e ética, aprimorando o desenvolvimento individual e coletivo. 4. Analisar novos conhecimentos da biologia celular e da genética, visando constante atualização profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIAS DA FISIOTERAPIA | 144.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Áreas de atuação fisioterapêutica e recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade. Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Campo de trabalho. Vivências práticas.
OBJETIVO: 1. Conhecer a história e os fundamentos da fisioterapia, a regulamentação da profissão, seus objetivos e atos privativos. 2. Refletir de forma crítica a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea. 3. Identificar a atuação do fisioterapeuta em seus diferentes campos de trabalho, ferramentas e recursos. 4. Vivenciar a rotina do profissional fisioterapeuta em cada nível de atenção à saúde e especialidades fisioterapêuticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Planos e eixos anatômicos da construção corpórea e dos movimentos; e aspectos anatômicos específicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor
OBJETIVO: 1.Descrever e aplicar conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do aparelho locomotor. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas esquelético, articular e muscular, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 4.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o aparelho locomotor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

BIOMECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos e aplicações da biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos. Áreas de estudo e métodos de investigação da biomecânica. Fundamentos para a análise do movimento humano, marcha e gesto esportivo. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Efeitos das forças internas e externas, sobrecarga e fadiga.
OBJETIVO: 1.Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. 2.Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. 3.Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano. 4. Reconhecer as repercussoes do movimento e da falta de mobilidade de segmentos sobre a função. 5. Conhecer os efeitos das forças exercidas por cargas, a sobrecarga imposta e a resposta das estruturas a estes estímulos, correlacionando os conceitos da biomecânica `as condicoes clínicas de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal.
OBJETIVO: 1.Promover o conhecimento do movimento do corpo humano. 2. Promover o conhecimento das bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. 3. Capacitar para a relação entre o conhecimento cinesiológico e as demandas teórico-práticas pertinentes à avaliação clínica. 4. Correlacionar os conceitos cinesiológicos as condições clínicas dos pacientes e a reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos e fisiológicos dos componentes das partes central e periférica do sistema nervoso. Fisiologia da contração muscular, do sistema límbico e da aprendizagem e memória.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos neuroanatomofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as inter-relações entre estruturas macro e microscópicas dos órgãos do sistema nervoso e seu funcionamento normal, no processo de saúde. 3. Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente para somar diferentes talentos e habilidades. 4. Inter-relacionar causa e efeito nos processos neuroanatomofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

AVALIAÇÃO FUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Técnicas e métodos de avaliação em Fisioterapia. Avaliação da funcionalidade. Avaliação da dor.
OBJETIVO: 1. Capacitar para a avaliação das disfunções em Fisioterapia. 2. Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico. 3. Capacitar a identificação de estruturas normais e disfuncionais através da anatomia palpatória. 4. Habilitar para o diagnóstico cinesiológico funcional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento Resistido. Avaliação da força muscular.Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: 1. Compreender os princípios dos exercícios terapêuticos. 2. Ser capaz de aplicar as técnicas básicas dos exercícios terapêuticos. 3. Compreender a finalidade do exercício terapêutico afim de restaurar e melhorar o movimento. 4. Elaborar programas de reabilitação apropriados e fundamentados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Fisiopatologia do processo inflamatório e reparo tecidual. Fisiologia da dor. Eletrofisiologia da contração muscular. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra indicações.
OBJETIVO: 1. Indicar as diversas modalidades de correntes eletro terapêuticas, de acordo com o quadro clínico apresentado. 2. Contraindicar o uso da eletroterapia. 3. Utilizar os equipamentos de eletroterapia. 4. Ajustar os parâmetros necessários para a aplicação da eletroterapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contraindicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas.
OBJETIVO: 1. Avaliar e escolher técnicas de Massoterapia baseadas em conceitos de anatomia e fisiologia. 2. Decidir de forma terapêutica acerca de posicionamento, utensílios e preparação adequada à prática de massoterapia. 3. Conhecer as principais condições que possam ser aliviadas ou minimizadas por recursos manuais de massoterapia e identificar situações que impossibilitem sua aplicação. 4. Ser capaz de identificar, selecionar e aplicar técnicas de massagem terapêutica, desportiva e estética nos diferentes níveis de atenção e locais de intervenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERAPIA MANUAL E POSTURAL | 72.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Planos Posturais. Técnicas de reestruturação postural e estabilização segmentar. Avaliação e tratamento pela terapia manual. Hipomobilidade e hipermobilidade. Fáscias e trilhos anatômicos. O sistema simpático e parassimpático, vísceras e crânio como originários das disfunções.
OBJETIVO: 1. Proporcionar noções de técnicas manuais e posturais e sua correlação com a prática clínica. 2. Desenvolver o conhecimento técnico e científico para as terapias manuais e posturais. 3. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais. 4. Discutir formas de avaliação e tratamento atraves da terapia manual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termoterapia e Fototerapia. Fisiopatologia do processo inflamatório e reparo tecidual. Fisiologia da dor. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra indicações.
OBJETIVO: 1. Indicar as diversas modalidades de recursos de termoterapia e fototerapia, de acordo com o quadro clínico apresentado. 2. Contraindicar o uso da termoterapia e fototerapia. 3. Utilizar os equipamentos de termoterapia e fototerapia. 4. Ajustar os parâmetros necessários para a aplicação da termoterapia e fototerapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Ajustes e adaptações ao exercício físico. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas ambulatoriais. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos do funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório bem como entender os ajustes e adaptações ao exercício físico. 2. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. 3. Realizar adequada avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. 4. Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico em disfunções cardiorrespiratórias 5.Elaborar programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar no contexto ambulatorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Neuroanatomia e Neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor, aprendizagem motora e plasticidade cerebral. Afecções traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de plasticidade cerebral, controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. 2. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central e estabelecer objetivos e condutas pertinentes a cada disfunção. 3. Realizar a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central e estabelecer o diagnóstico disfuncional. 4. Aplicar as técnicas fisioterapêuticas nas disfunções neurológicas, visando otimizar o desempenho motor e as atividades de vida diária de forma ética, humana e científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Propriedades físicas, químicas e térmicas da água. Efeitos fisiológicos da imersão e da prática de exercícios na água. Exercícios aquáticos terapêuticos. Técnicas, recursos e métodos em Hidroterapia. Reabilitação Aquática
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades da água e seus efeitos fisiológicos. 2. Conhecer e aplicar as técnicas específicas para utilização da água como recurso terapêutico. 3. Conhecer os métodos de tratamento em piscina terapêutica 4. Avaliar e decidir sobre as indicações e contraindicações para utilização de técnicas, recursos e métodos específicos da Hidroterapia 5. Desenvolver conhecimento técnico e científico em Reabilitação Aquática nas diferentes áreas da Fisioterapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções Degenerativas do Sistema Nervoso Central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do Sistema Nervoso Central e Periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: 1. Conhecer as disfunções degenerativas do Sistema Nervoso e associar a semiologia neurológica com a função motora. 2. Realizar a avaliação fisioterapêutica neurofuncional, estabelecer o diagnóstico disfuncional, eleger objetivos de tratamento e executar as técnicas indicadas. 3. Orientar treino das atividades de vida diária e cuidados paliativos em Neurologia. 4. Identificar a necessidade do uso de tecnologias assistivas, órteses e dispositivos auxiliares de locomoção e prescrevê-los de forma adequada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor típico, com atraso e atípico. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação, elaboração e execução do plano fisioterapêutico nas disfunções do neurodesenvolvimento e neurológicas pediátricas.
OBJETIVO: 1. Compreender o desenvolvimento neuropsicomotor típico e suas desordens. 2. Conhecer e identificar as principais disfunções neurológicas em pediatria. 3. Executar avaliação fisioterapêutica em Neuropediatria e estabelecer diagnóstico disfuncional. 4. Elaborar e executar plano fisioterapêutico nas diversas disfunções do neurodesenvolvimento e neurológicas pediátricas, associando técnicas, recursos, abordagens e conceitos apropriados a cada contexto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas. 2. Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. 3. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. 4. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica para o tratamento das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia e Urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais alterações fisiológicas do período gravídico e puerperal, disfunções ginecológicas, urinárias e oncológicas. 2. Conhecer e aplicar os métodos e técnicas fisioterapêuticas, conceitos, princípios e suas indicações práticas para estas populações. 3. Compreender o processo fisioterapêutico em todas as suas etapas: consulta, diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção fisioterapêutica, evolução e alta nos três níveis de atenção na saúde da mulher e do homem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Legislação em saúde do trabalhador. Introdução à ergonomia. Conhecimentos teórico-práticos sobre saúde-trabalho. Biomecânica ocupacional. Análise de riscos ergonômicos e intervenções ergonômicas. Ferramentas ergonômicas. DORT’s e métodos de prevenção. Programa de acessibilidade. Perícia judicial fisioterapêutica.
OBJETIVO: 1. Conhecer a legislação vigente em saúde e segurança do trabalho. 2. Adquirir conhecimentos em ergonomia. 3. Desenvolver visão crítica aos riscos ergonômicos laborais. 4. Habilitar conhecimento prático às ferramentas ergonômicas. 5. Desenvolver habilidades de raciocínio em prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. 6. Desenvolver habilidades e raciocínio de nexo de causalidade entre biomecânica laboral e patomecânica das DORT’s. 7. Adquirir conhecimentos e aplicabilidade da acessibilidade ocupacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de avaliar e elaborar tratamento fisioterapêutico do paciente nas áreas de Dermatologia e Estética. 2. Decidir sobre os recursos terapêuticos a serem utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. 3. Ter análise crítica sobre as constantes mudanças e atualizações com o objetivo de distinguir entre os recursos tecnológicos inovadores. 4. Ser capaz de escolher tipo e forma de aplicação dos dermocosméticos adequados às diferentes alterações estéticas faciais e corporais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 72.0 h

EMENTA: Fisioterapia desportiva nos diversos esportes. Lesões desportivas. Métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica para as disfunções de origem desportiva. Características biológicas dos atletas. Treinamento desportivo. Prevenção e reabilitação de lesões desportivas. Capacidade funcional e fase de transição. Doping e morte súbita.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno para a atuação profissional em Fisioterapia Desportiva. 2. Determinar a compreensão dos processos envolvidos em prevenção, reabilitação e transição da fase de lesão para o retorno ao esporte. 3. Conhecer as características essenciais do treinamento desportivo. 4. Compreender os fatores biológicos e funcionais que influenciam a performance e a recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório e musculoesquelético típico e suas particularidades. Disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. Atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas.
OBJETIVO: 1. Conhecer o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório normal. 2. Conhecer a fisiopatologia e quadro clínico das principais disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. 4. Conhecer a semiologia, realizar avaliacao fisioterapêutica e estabelecer diagnostico disfuncional para as principais afecções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. 5. Desenvolver o raciocínio crítico sobre a atuação na área da Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar.
OBJETIVO: 1. Realizar a avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. 2. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. 3. Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico de indivíduos hospitalizados. 4. Atuar no âmbito hospital e de terapia intensiva, desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os aspectos fisiológicos, patológicos e sociais do envelhecimento. 2.Refletir sobre o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e identificar ações terapêuticas e serviços adequados ao idoso com diferentes perfis funcionais. 3.Realizar avaliação e diagnóstico gerontológico e fisioterapêutico, com ênfase na funcionalidade e CIF. 4. Eleger e executar técnicas fisioterapêuticas em gerontologia. 5. Avaliar, elaborar relatórios técnicos e propor ações de adaptação ambiental ao idoso em seu contexto familiar e/ou institucional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Coleta e análise de dados. Redação e Divulgacao Científica.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo de coleta e análise de dados científicos. 2. Aprimorar habilidades de busca, interpretação e análise crítica de artigos científicos. 3. Construir o texto do TCC e posterior elaboracao de artigo científico de acordo com as normas metodológicas definidas. 4. Aprimorar habilidades de argumentação e comunicacao.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, do Código de Processo Ético-disciplinar da Fisioterapia. Princípios e métodos da Administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em Gestão de Fisioterapia. Gestão de pessoas e liderança. Gestão da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender a legislação e as Resoluções do COFFITO que regem e regulamentam a profissão. 2. Desenvolver correlações com situações profissionais, tendo como base a bioética e a ética profissional. 3. Gerenciar equipes e processos de trabalho. 4. Realizar o controle de processos de trabalho, desenvolvendo parametros adequados de qualidade. 5. Desenvolver ferramentas para liderança de pessoas e equipes de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO TERCIÁRIA À SAÚDE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

EMENTA: Integração entre os conceitos de biologia celular e genética. Estrutura, ultraestrutura e fisiologia de biomembranas, organelas e estruturas citoplasmáticas, núcleo e ácidos nucleicos. Mecanismo de síntese. Divisão celular. Herança genética. Variantes genéticas patogênicas e não patogênicas. Citogenética. Câncer. Aconselhamento genético.
OBJETIVO: 1. Compreender e analisar, de forma integrada os conceitos relacionados à biologia celular e à genética básica, reconhecendo sua importância na organização e funcionamento dos sistemas biológicos. 2. Aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira reflexiva na interpretação de situações-problema. 3. Atuar de forma colaborativa e ética, aprimorando o desenvolvimento individual e coletivo. 4. Analisar novos conhecimentos da biologia celular e da genética, visando constante atualização profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIAS DA FISIOTERAPIA | 144.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Áreas de atuação fisioterapêutica e recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade. Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Campo de trabalho. Vivências práticas.
OBJETIVO: 1. Conhecer a história e os fundamentos da fisioterapia, a regulamentação da profissão, seus objetivos e atos privativos. 2. Refletir de forma crítica a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea. 3. Identificar a atuação do fisioterapeuta em seus diferentes campos de trabalho, ferramentas e recursos. 4. Vivenciar a rotina do profissional fisioterapeuta em cada nível de atenção à saúde e especialidades fisioterapêuticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Planos e eixos anatômicos da construção corpórea e dos movimentos; e aspectos anatômicos específicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor
OBJETIVO: 1.Descrever e aplicar conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do aparelho locomotor. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas esquelético, articular e muscular, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 4.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o aparelho locomotor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

BIOMECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos e aplicações da biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos. Áreas de estudo e métodos de investigação da biomecânica. Fundamentos para a análise do movimento humano, marcha e gesto esportivo. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Efeitos das forças internas e externas, sobrecarga e fadiga.
OBJETIVO: 1.Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. 2.Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. 3.Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano. 4. Reconhecer as repercussoes do movimento e da falta de mobilidade de segmentos sobre a função. 5. Conhecer os efeitos das forças exercidas por cargas, a sobrecarga imposta e a resposta das estruturas a estes estímulos, correlacionando os conceitos da biomecânica `as condicoes clínicas de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal.
OBJETIVO: 1.Promover o conhecimento do movimento do corpo humano. 2. Promover o conhecimento das bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. 3. Capacitar para a relação entre o conhecimento cinesiológico e as demandas teórico-práticas pertinentes à avaliação clínica. 4. Correlacionar os conceitos cinesiológicos as condições clínicas dos pacientes e a reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos e fisiológicos dos componentes das partes central e periférica do sistema nervoso. Fisiologia da contração muscular, do sistema límbico e da aprendizagem e memória.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos neuroanatomofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as inter-relações entre estruturas macro e microscópicas dos órgãos do sistema nervoso e seu funcionamento normal, no processo de saúde. 3. Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente para somar diferentes talentos e habilidades. 4. Inter-relacionar causa e efeito nos processos neuroanatomofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

AVALIAÇÃO FUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Técnicas e métodos de avaliação em Fisioterapia. Avaliação da funcionalidade. Avaliação da dor.
OBJETIVO: 1. Capacitar para a avaliação das disfunções em Fisioterapia. 2. Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico. 3. Capacitar a identificação de estruturas normais e disfuncionais através da anatomia palpatória. 4. Habilitar para o diagnóstico cinesiológico funcional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento Resistido. Avaliação da força muscular.Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: 1. Compreender os princípios dos exercícios terapêuticos. 2. Ser capaz de aplicar as técnicas básicas dos exercícios terapêuticos. 3. Compreender a finalidade do exercício terapêutico afim de restaurar e melhorar o movimento. 4. Elaborar programas de reabilitação apropriados e fundamentados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Fisiopatologia do processo inflamatório e reparo tecidual. Fisiologia da dor. Eletrofisiologia da contração muscular. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra indicações.
OBJETIVO: 1. Indicar as diversas modalidades de correntes eletro terapêuticas, de acordo com o quadro clínico apresentado. 2. Contraindicar o uso da eletroterapia. 3. Utilizar os equipamentos de eletroterapia. 4. Ajustar os parâmetros necessários para a aplicação da eletroterapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contraindicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas.
OBJETIVO: 1. Avaliar e escolher técnicas de Massoterapia baseadas em conceitos de anatomia e fisiologia. 2. Decidir de forma terapêutica acerca de posicionamento, utensílios e preparação adequada à prática de massoterapia. 3. Conhecer as principais condições que possam ser aliviadas ou minimizadas por recursos manuais de massoterapia e identificar situações que impossibilitem sua aplicação. 4. Ser capaz de identificar, selecionar e aplicar técnicas de massagem terapêutica, desportiva e estética nos diferentes níveis de atenção e locais de intervenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERAPIA MANUAL E POSTURAL | 72.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Planos Posturais. Técnicas de reestruturação postural e estabilização segmentar. Avaliação e tratamento pela terapia manual. Hipomobilidade e hipermobilidade. Fáscias e trilhos anatômicos. O sistema simpático e parassimpático, vísceras e crânio como originários das disfunções.
OBJETIVO: 1. Proporcionar noções de técnicas manuais e posturais e sua correlação com a prática clínica. 2. Desenvolver o conhecimento técnico e científico para as terapias manuais e posturais. 3. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais. 4. Discutir formas de avaliação e tratamento atraves da terapia manual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termoterapia e Fototerapia. Fisiopatologia do processo inflamatório e reparo tecidual. Fisiologia da dor. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra indicações.
OBJETIVO: 1. Indicar as diversas modalidades de recursos de termoterapia e fototerapia, de acordo com o quadro clínico apresentado. 2. Contraindicar o uso da termoterapia e fototerapia. 3. Utilizar os equipamentos de termoterapia e fototerapia. 4. Ajustar os parâmetros necessários para a aplicação da termoterapia e fototerapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Ajustes e adaptações ao exercício físico. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas ambulatoriais. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos do funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório bem como entender os ajustes e adaptações ao exercício físico. 2. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. 3. Realizar adequada avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. 4. Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico em disfunções cardiorrespiratórias 5.Elaborar programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar no contexto ambulatorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Neuroanatomia e Neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor, aprendizagem motora e plasticidade cerebral. Afecções traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de plasticidade cerebral, controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. 2. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central e estabelecer objetivos e condutas pertinentes a cada disfunção. 3. Realizar a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central e estabelecer o diagnóstico disfuncional. 4. Aplicar as técnicas fisioterapêuticas nas disfunções neurológicas, visando otimizar o desempenho motor e as atividades de vida diária de forma ética, humana e científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Propriedades físicas, químicas e térmicas da água. Efeitos fisiológicos da imersão e da prática de exercícios na água. Exercícios aquáticos terapêuticos. Técnicas, recursos e métodos em Hidroterapia. Reabilitação Aquática
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades da água e seus efeitos fisiológicos. 2. Conhecer e aplicar as técnicas específicas para utilização da água como recurso terapêutico. 3. Conhecer os métodos de tratamento em piscina terapêutica 4. Avaliar e decidir sobre as indicações e contraindicações para utilização de técnicas, recursos e métodos específicos da Hidroterapia 5. Desenvolver conhecimento técnico e científico em Reabilitação Aquática nas diferentes áreas da Fisioterapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções Degenerativas do Sistema Nervoso Central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do Sistema Nervoso Central e Periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: 1. Conhecer as disfunções degenerativas do Sistema Nervoso e associar a semiologia neurológica com a função motora. 2. Realizar a avaliação fisioterapêutica neurofuncional, estabelecer o diagnóstico disfuncional, eleger objetivos de tratamento e executar as técnicas indicadas. 3. Orientar treino das atividades de vida diária e cuidados paliativos em Neurologia. 4. Identificar a necessidade do uso de tecnologias assistivas, órteses e dispositivos auxiliares de locomoção e prescrevê-los de forma adequada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor típico, com atraso e atípico. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação, elaboração e execução do plano fisioterapêutico nas disfunções do neurodesenvolvimento e neurológicas pediátricas.
OBJETIVO: 1. Compreender o desenvolvimento neuropsicomotor típico e suas desordens. 2. Conhecer e identificar as principais disfunções neurológicas em pediatria. 3. Executar avaliação fisioterapêutica em Neuropediatria e estabelecer diagnóstico disfuncional. 4. Elaborar e executar plano fisioterapêutico nas diversas disfunções do neurodesenvolvimento e neurológicas pediátricas, associando técnicas, recursos, abordagens e conceitos apropriados a cada contexto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas. 2. Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. 3. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. 4. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica para o tratamento das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia e Urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais alterações fisiológicas do período gravídico e puerperal, disfunções ginecológicas, urinárias e oncológicas. 2. Conhecer e aplicar os métodos e técnicas fisioterapêuticas, conceitos, princípios e suas indicações práticas para estas populações. 3. Compreender o processo fisioterapêutico em todas as suas etapas: consulta, diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção fisioterapêutica, evolução e alta nos três níveis de atenção na saúde da mulher e do homem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Legislação em saúde do trabalhador. Introdução à ergonomia. Conhecimentos teórico-práticos sobre saúde-trabalho. Biomecânica ocupacional. Análise de riscos ergonômicos e intervenções ergonômicas. Ferramentas ergonômicas. DORT’s e métodos de prevenção. Programa de acessibilidade. Perícia judicial fisioterapêutica.
OBJETIVO: 1. Conhecer a legislação vigente em saúde e segurança do trabalho. 2. Adquirir conhecimentos em ergonomia. 3. Desenvolver visão crítica aos riscos ergonômicos laborais. 4. Habilitar conhecimento prático às ferramentas ergonômicas. 5. Desenvolver habilidades de raciocínio em prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. 6. Desenvolver habilidades e raciocínio de nexo de causalidade entre biomecânica laboral e patomecânica das DORT’s. 7. Adquirir conhecimentos e aplicabilidade da acessibilidade ocupacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de avaliar e elaborar tratamento fisioterapêutico do paciente nas áreas de Dermatologia e Estética. 2. Decidir sobre os recursos terapêuticos a serem utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. 3. Ter análise crítica sobre as constantes mudanças e atualizações com o objetivo de distinguir entre os recursos tecnológicos inovadores. 4. Ser capaz de escolher tipo e forma de aplicação dos dermocosméticos adequados às diferentes alterações estéticas faciais e corporais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 72.0 h

EMENTA: Fisioterapia desportiva nos diversos esportes. Lesões desportivas. Métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica para as disfunções de origem desportiva. Características biológicas dos atletas. Treinamento desportivo. Prevenção e reabilitação de lesões desportivas. Capacidade funcional e fase de transição. Doping e morte súbita.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno para a atuação profissional em Fisioterapia Desportiva. 2. Determinar a compreensão dos processos envolvidos em prevenção, reabilitação e transição da fase de lesão para o retorno ao esporte. 3. Conhecer as características essenciais do treinamento desportivo. 4. Compreender os fatores biológicos e funcionais que influenciam a performance e a recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório e musculoesquelético típico e suas particularidades. Disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. Atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas.
OBJETIVO: 1. Conhecer o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório normal. 2. Conhecer a fisiopatologia e quadro clínico das principais disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. 4. Conhecer a semiologia, realizar avaliacao fisioterapêutica e estabelecer diagnostico disfuncional para as principais afecções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. 5. Desenvolver o raciocínio crítico sobre a atuação na área da Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar.
OBJETIVO: 1. Realizar a avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. 2. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. 3. Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico de indivíduos hospitalizados. 4. Atuar no âmbito hospital e de terapia intensiva, desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os aspectos fisiológicos, patológicos e sociais do envelhecimento. 2.Refletir sobre o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e identificar ações terapêuticas e serviços adequados ao idoso com diferentes perfis funcionais. 3.Realizar avaliação e diagnóstico gerontológico e fisioterapêutico, com ênfase na funcionalidade e CIF. 4. Eleger e executar técnicas fisioterapêuticas em gerontologia. 5. Avaliar, elaborar relatórios técnicos e propor ações de adaptação ambiental ao idoso em seu contexto familiar e/ou institucional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Coleta e análise de dados. Redação e Divulgacao Científica.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo de coleta e análise de dados científicos. 2. Aprimorar habilidades de busca, interpretação e análise crítica de artigos científicos. 3. Construir o texto do TCC e posterior elaboracao de artigo científico de acordo com as normas metodológicas definidas. 4. Aprimorar habilidades de argumentação e comunicacao.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, do Código de Processo Ético-disciplinar da Fisioterapia. Princípios e métodos da Administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em Gestão de Fisioterapia. Gestão de pessoas e liderança. Gestão da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender a legislação e as Resoluções do COFFITO que regem e regulamentam a profissão. 2. Desenvolver correlações com situações profissionais, tendo como base a bioética e a ética profissional. 3. Gerenciar equipes e processos de trabalho. 4. Realizar o controle de processos de trabalho, desenvolvendo parametros adequados de qualidade. 5. Desenvolver ferramentas para liderança de pessoas e equipes de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO TERCIÁRIA À SAÚDE | 205.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: VESPERTINO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA | 72.0 h

EMENTA: Integração entre os conceitos de biologia celular e genética. Estrutura, ultraestrutura e fisiologia de biomembranas, organelas e estruturas citoplasmáticas, núcleo e ácidos nucleicos. Mecanismo de síntese. Divisão celular. Herança genética. Variantes genéticas patogênicas e não patogênicas. Citogenética. Câncer. Aconselhamento genético.
OBJETIVO: 1. Compreender e analisar, de forma integrada os conceitos relacionados à biologia celular e à genética básica, reconhecendo sua importância na organização e funcionamento dos sistemas biológicos. 2. Aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira reflexiva na interpretação de situações-problema. 3. Atuar de forma colaborativa e ética, aprimorando o desenvolvimento individual e coletivo. 4. Analisar novos conhecimentos da biologia celular e da genética, visando constante atualização profissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIAS DA FISIOTERAPIA | 144.0 h

EMENTA: Processo histórico da Fisioterapia enquanto profissão. Áreas de atuação fisioterapêutica e recursos fisioterapêuticos. Panorama da fisioterapia no contexto mundial. Autonomia profissional. Fisioterapeuta como agente transformador da sociedade. Atuação do fisioterapeuta em diferentes níveis de atenção à saúde. Campo de trabalho. Vivências práticas.
OBJETIVO: 1. Conhecer a história e os fundamentos da fisioterapia, a regulamentação da profissão, seus objetivos e atos privativos. 2. Refletir de forma crítica a autonomia profissional e o papel do fisioterapeuta na sociedade contemporânea. 3. Identificar a atuação do fisioterapeuta em seus diferentes campos de trabalho, ferramentas e recursos. 4. Vivenciar a rotina do profissional fisioterapeuta em cada nível de atenção à saúde e especialidades fisioterapêuticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR | 72.0 h

EMENTA: Planos e eixos anatômicos da construção corpórea e dos movimentos; e aspectos anatômicos específicos dos componentes esqueléticos, articulares e musculares do aparelho locomotor
OBJETIVO: 1.Descrever e aplicar conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do aparelho locomotor. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas esquelético, articular e muscular, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 4.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o aparelho locomotor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

BIOMECÂNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos e aplicações da biomecânica. Propriedades mecânicas dos tecidos. Áreas de estudo e métodos de investigação da biomecânica. Fundamentos para a análise do movimento humano, marcha e gesto esportivo. Cinética e Cinemática. Alavancas mecânicas. Centro de gravidade. Efeitos das forças internas e externas, sobrecarga e fadiga.
OBJETIVO: 1.Compreender a natureza multidisciplinar da biomecânica do movimento. 2.Conhecer os fatores fundamentais para a interpretação da mecânica do movimento. 3.Conhecer métodos de investigação biomecânica para análise do movimento humano. 4. Reconhecer as repercussoes do movimento e da falta de mobilidade de segmentos sobre a função. 5. Conhecer os efeitos das forças exercidas por cargas, a sobrecarga imposta e a resposta das estruturas a estes estímulos, correlacionando os conceitos da biomecânica `as condicoes clínicas de pacientes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos do movimento humano. Estudo cinesiológico dos complexos articulares do esqueleto axial e apendicular. Funções musculares. Marcha normal.
OBJETIVO: 1.Promover o conhecimento do movimento do corpo humano. 2. Promover o conhecimento das bases fisiológicas, cinesiológicas e estruturais dos complexos articulares. 3. Capacitar para a relação entre o conhecimento cinesiológico e as demandas teórico-práticas pertinentes à avaliação clínica. 4. Correlacionar os conceitos cinesiológicos as condições clínicas dos pacientes e a reabilitação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos e fisiológicos dos componentes das partes central e periférica do sistema nervoso. Fisiologia da contração muscular, do sistema límbico e da aprendizagem e memória.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos neuroanatomofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as inter-relações entre estruturas macro e microscópicas dos órgãos do sistema nervoso e seu funcionamento normal, no processo de saúde. 3. Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente para somar diferentes talentos e habilidades. 4. Inter-relacionar causa e efeito nos processos neuroanatomofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

AVALIAÇÃO FUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Formas de entrevista e abordagem semiológica. Registro de fichas de avaliação fisioterapêutica. Técnicas e métodos de avaliação em Fisioterapia. Avaliação da funcionalidade. Avaliação da dor.
OBJETIVO: 1. Capacitar para a avaliação das disfunções em Fisioterapia. 2. Vivenciar processos de entrevista diagnóstica e exame físico. 3. Capacitar a identificação de estruturas normais e disfuncionais através da anatomia palpatória. 4. Habilitar para o diagnóstico cinesiológico funcional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CINESIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Cinesioterapia. Exercícios Terapêuticos. Alongamentos. Treinamento Resistido. Avaliação da força muscular.Adaptações morfofuncionais induzidas pelo exercício.
OBJETIVO: 1. Compreender os princípios dos exercícios terapêuticos. 2. Ser capaz de aplicar as técnicas básicas dos exercícios terapêuticos. 3. Compreender a finalidade do exercício terapêutico afim de restaurar e melhorar o movimento. 4. Elaborar programas de reabilitação apropriados e fundamentados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Eletroterapia. Fisiopatologia do processo inflamatório e reparo tecidual. Fisiologia da dor. Eletrofisiologia da contração muscular. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra indicações.
OBJETIVO: 1. Indicar as diversas modalidades de correntes eletro terapêuticas, de acordo com o quadro clínico apresentado. 2. Contraindicar o uso da eletroterapia. 3. Utilizar os equipamentos de eletroterapia. 4. Ajustar os parâmetros necessários para a aplicação da eletroterapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MASSOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Massagem como recurso terapêutico. Efeitos fisiológicos. Indicações e contraindicações. Cuidados especiais. Preparo dos materiais e do paciente. Modalidades de massagem. Técnicas de massagem em populações específicas.
OBJETIVO: 1. Avaliar e escolher técnicas de Massoterapia baseadas em conceitos de anatomia e fisiologia. 2. Decidir de forma terapêutica acerca de posicionamento, utensílios e preparação adequada à prática de massoterapia. 3. Conhecer as principais condições que possam ser aliviadas ou minimizadas por recursos manuais de massoterapia e identificar situações que impossibilitem sua aplicação. 4. Ser capaz de identificar, selecionar e aplicar técnicas de massagem terapêutica, desportiva e estética nos diferentes níveis de atenção e locais de intervenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERAPIA MANUAL E POSTURAL | 72.0 h

EMENTA: Avaliação e tratamento das disfunções posturais. Cadeias musculares. Planos Posturais. Técnicas de reestruturação postural e estabilização segmentar. Avaliação e tratamento pela terapia manual. Hipomobilidade e hipermobilidade. Fáscias e trilhos anatômicos. O sistema simpático e parassimpático, vísceras e crânio como originários das disfunções.
OBJETIVO: 1. Proporcionar noções de técnicas manuais e posturais e sua correlação com a prática clínica. 2. Desenvolver o conhecimento técnico e científico para as terapias manuais e posturais. 3. Discutir formas de avaliação e tratamento das disfunções posturais. 4. Discutir formas de avaliação e tratamento atraves da terapia manual.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Princípios físicos da Termoterapia e Fototerapia. Fisiopatologia do processo inflamatório e reparo tecidual. Fisiologia da dor. Conhecimento e manuseio dos equipamentos. Técnicas de aplicação. Indicações. Contra indicações.
OBJETIVO: 1. Indicar as diversas modalidades de recursos de termoterapia e fototerapia, de acordo com o quadro clínico apresentado. 2. Contraindicar o uso da termoterapia e fototerapia. 3. Utilizar os equipamentos de termoterapia e fototerapia. 4. Ajustar os parâmetros necessários para a aplicação da termoterapia e fototerapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA E PNEUMOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório. Ajustes e adaptações ao exercício físico. Fisiopatologia das disfunções cardiológicas e pneumológicas ambulatoriais. Avaliação fisioterapêutica do paciente ambulatorial. Recursos fisioterapêuticos ambulatoriais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos do funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório bem como entender os ajustes e adaptações ao exercício físico. 2. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios ambulatoriais. 3. Realizar adequada avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias ambulatoriais. 4. Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico em disfunções cardiorrespiratórias 5.Elaborar programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar no contexto ambulatorial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Neuroanatomia e Neurofisiologia. Anormalidades do movimento humano. Controle motor, aprendizagem motora e plasticidade cerebral. Afecções traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de plasticidade cerebral, controle motor e aprendizagem motora na prática clínica. 2. Conhecer as principais disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central e estabelecer objetivos e condutas pertinentes a cada disfunção. 3. Realizar a avaliação fisioterapêutica das disfunções neurológicas traumáticas e vasculares do Sistema Nervoso Central e estabelecer o diagnóstico disfuncional. 4. Aplicar as técnicas fisioterapêuticas nas disfunções neurológicas, visando otimizar o desempenho motor e as atividades de vida diária de forma ética, humana e científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDROTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Propriedades físicas, químicas e térmicas da água. Efeitos fisiológicos da imersão e da prática de exercícios na água. Exercícios aquáticos terapêuticos. Técnicas, recursos e métodos em Hidroterapia. Reabilitação Aquática
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades da água e seus efeitos fisiológicos. 2. Conhecer e aplicar as técnicas específicas para utilização da água como recurso terapêutico. 3. Conhecer os métodos de tratamento em piscina terapêutica 4. Avaliar e decidir sobre as indicações e contraindicações para utilização de técnicas, recursos e métodos específicos da Hidroterapia 5. Desenvolver conhecimento técnico e científico em Reabilitação Aquática nas diferentes áreas da Fisioterapia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Afecções Degenerativas do Sistema Nervoso Central. Lesões nervosas periféricas. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções neurológicas do Sistema Nervoso Central e Periférico. Contextualização do ambiente de reabilitação. Inserção do paciente neurológico na sociedade.
OBJETIVO: 1. Conhecer as disfunções degenerativas do Sistema Nervoso e associar a semiologia neurológica com a função motora. 2. Realizar a avaliação fisioterapêutica neurofuncional, estabelecer o diagnóstico disfuncional, eleger objetivos de tratamento e executar as técnicas indicadas. 3. Orientar treino das atividades de vida diária e cuidados paliativos em Neurologia. 4. Identificar a necessidade do uso de tecnologias assistivas, órteses e dispositivos auxiliares de locomoção e prescrevê-los de forma adequada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM NEUROPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento neuropsicomotor típico, com atraso e atípico. Disfunções neurológicas pediátricas. Avaliação, elaboração e execução do plano fisioterapêutico nas disfunções do neurodesenvolvimento e neurológicas pediátricas.
OBJETIVO: 1. Compreender o desenvolvimento neuropsicomotor típico e suas desordens. 2. Conhecer e identificar as principais disfunções neurológicas em pediatria. 3. Executar avaliação fisioterapêutica em Neuropediatria e estabelecer diagnóstico disfuncional. 4. Elaborar e executar plano fisioterapêutico nas diversas disfunções do neurodesenvolvimento e neurológicas pediátricas, associando técnicas, recursos, abordagens e conceitos apropriados a cada contexto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Disfunções ortopédicas e reumatológicas. Disfunções craniomandibulares. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais disfunções ortopédicas e reumatológicas. 2. Conhecer as principais disfunções craniomandibulares. 3. Capacitar para a avaliação das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares. 4. Promover o conhecimento da atuação fisioterapêutica para o tratamento das disfunções ortopédicas, reumatológicas e craniomandibulares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia e Urologia. Fisiopatologia das disfunções ginecológicas, urológicas e oncológicas. Alterações obstétricas. Oncologia mamária e do trato genital. Sexualidade feminina. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções ginecológicas, urológicas, oncológicas e obstétricas.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais alterações fisiológicas do período gravídico e puerperal, disfunções ginecológicas, urinárias e oncológicas. 2. Conhecer e aplicar os métodos e técnicas fisioterapêuticas, conceitos, princípios e suas indicações práticas para estas populações. 3. Compreender o processo fisioterapêutico em todas as suas etapas: consulta, diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção fisioterapêutica, evolução e alta nos três níveis de atenção na saúde da mulher e do homem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE OCUPACIONAL E ERGONOMIA | 72.0 h

EMENTA: Legislação em saúde do trabalhador. Introdução à ergonomia. Conhecimentos teórico-práticos sobre saúde-trabalho. Biomecânica ocupacional. Análise de riscos ergonômicos e intervenções ergonômicas. Ferramentas ergonômicas. DORT’s e métodos de prevenção. Programa de acessibilidade. Perícia judicial fisioterapêutica.
OBJETIVO: 1. Conhecer a legislação vigente em saúde e segurança do trabalho. 2. Adquirir conhecimentos em ergonomia. 3. Desenvolver visão crítica aos riscos ergonômicos laborais. 4. Habilitar conhecimento prático às ferramentas ergonômicas. 5. Desenvolver habilidades de raciocínio em prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. 6. Desenvolver habilidades e raciocínio de nexo de causalidade entre biomecânica laboral e patomecânica das DORT’s. 7. Adquirir conhecimentos e aplicabilidade da acessibilidade ocupacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Dermatologia. Alterações dermatológicas e do tecido conjuntivo. Cosmetologia. Cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Noções de atenção a queimados. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para as disfunções em Dermatofuncional.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de avaliar e elaborar tratamento fisioterapêutico do paciente nas áreas de Dermatologia e Estética. 2. Decidir sobre os recursos terapêuticos a serem utilizados nas disfunções dermatológicas e do tecido conjuntivo. 3. Ter análise crítica sobre as constantes mudanças e atualizações com o objetivo de distinguir entre os recursos tecnológicos inovadores. 4. Ser capaz de escolher tipo e forma de aplicação dos dermocosméticos adequados às diferentes alterações estéticas faciais e corporais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA DESPORTIVA | 72.0 h

EMENTA: Fisioterapia desportiva nos diversos esportes. Lesões desportivas. Métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica para as disfunções de origem desportiva. Características biológicas dos atletas. Treinamento desportivo. Prevenção e reabilitação de lesões desportivas. Capacidade funcional e fase de transição. Doping e morte súbita.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno para a atuação profissional em Fisioterapia Desportiva. 2. Determinar a compreensão dos processos envolvidos em prevenção, reabilitação e transição da fase de lesão para o retorno ao esporte. 3. Conhecer as características essenciais do treinamento desportivo. 4. Compreender os fatores biológicos e funcionais que influenciam a performance e a recuperação do atleta.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento cardiorrespiratório e musculoesquelético típico e suas particularidades. Disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. Atuação fisioterapêutica nas disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas.
OBJETIVO: 1. Conhecer o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório normal. 2. Conhecer a fisiopatologia e quadro clínico das principais disfunções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. 4. Conhecer a semiologia, realizar avaliacao fisioterapêutica e estabelecer diagnostico disfuncional para as principais afecções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas neonatais e pediátricas. 5. Desenvolver o raciocínio crítico sobre a atuação na área da Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA | 72.0 h

EMENTA: Dinâmica hospitalar. Avaliação fisioterapêutica do paciente hospitalizado. Recursos fisioterapêuticos hospitalares. Ventilação mecânica. Humanização hospitalar.
OBJETIVO: 1. Realizar a avaliação e tratamento fisioterapêutico do paciente com disfunções cardiorrespiratórias hospitalares. 2. Conhecer os recursos terapêuticos cardiorrespiratórios hospitalares. 3. Elaborar o diagnóstico fisioterapêutico de indivíduos hospitalizados. 4. Atuar no âmbito hospital e de terapia intensiva, desde o manuseio de pacientes críticos até a interação com a equipe multidisciplinar.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

EMENTA: Envelhecimento. Políticas públicas de atenção ao idoso. Funcionalidade no envelhecimento. Conceitos básicos de Geriatria e Gerontologia. Modalidades de atenção ao idoso. Bioética e envelhecimento. Planejamento ambiental. Avaliação e tratamento fisioterapêutico para o idoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os aspectos fisiológicos, patológicos e sociais do envelhecimento. 2.Refletir sobre o impacto do envelhecimento nas políticas públicas e identificar ações terapêuticas e serviços adequados ao idoso com diferentes perfis funcionais. 3.Realizar avaliação e diagnóstico gerontológico e fisioterapêutico, com ênfase na funcionalidade e CIF. 4. Eleger e executar técnicas fisioterapêuticas em gerontologia. 5. Avaliar, elaborar relatórios técnicos e propor ações de adaptação ambiental ao idoso em seu contexto familiar e/ou institucional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM, CRIANÇA E ADOLESCENTE | 200.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada à saúde das seguintes populações no âmbito da atenção secundária: criança, adolescente, mulher e aspectos da saúde masculina. Abordagem fisioterapêutica dos aspectos ortopédicos, reumatológicos, cardiológicos, pneumológicos, dermatólogicos, oncológicos, neurológicos, ginecológicos, urológicos e obstétricos.
OBJETIVO: 1. Identificar e vivenciar a atuação fisioterapêutica na atenção secundária à saúde, nas especialidades da saúde da criança, da mulher e do homem. 2. Realizar avaliação fisioterapêutica, estabelecer diagnóstico cinético funcional, eleger e aplicar condutas fisioterapeuticas em média complexidade. 3. Utilizar recursos e executar técnicas fisioterapeuticas pertinentes a cada especialidade fisioterapêutica. 4. Discutir casos clínicos e prestar atendimento seguro, humanizado e baseado em evidências científicas em atenção secundária à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO | 200.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada à saúde do adulto e idoso no âmbito da atenção secundária. Abordagem dos aspectos ortopédicos, reumatológicos, neurológicos, cardiológicos, pneumológicos, gerontológicos e oncológicos.
OBJETIVO: 1. Identificar e vivenciar a atuação fisioterapêutica na atenção secundária à saúde, em relação as especialidades da saúde do adulto e do idoso. 2. Realizar avaliação fisioterapêutica, estabelecer diagnóstico cinético funcional, eleger e aplicar condutas fisioterapeuticas em média complexidade. 3. Utilizar recursos e executar técnicas fisioterapeuticas pertinentes a cada especialidade fisioterapêutica. 4. Discutir casos clínicos e prestar atendimento seguro, humanizado e baseado em evidências científicas em atençao secundária à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Coleta e análise de dados. Redação e Divulgacao Científica.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo de coleta e análise de dados científicos. 2. Aprimorar habilidades de busca, interpretação e análise crítica de artigos científicos. 3. Construir o texto do TCC e posterior elaboracao de artigo científico de acordo com as normas metodológicas definidas. 4. Aprimorar habilidades de argumentação e comunicacao.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E GESTÃO EM FISIOTERAPIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, do Código de Processo Ético-disciplinar da Fisioterapia. Princípios e métodos da Administração. Modelos de gestão aplicados à Fisioterapia. Programas informatizados em Gestão de Fisioterapia. Gestão de pessoas e liderança. Gestão da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender a legislação e as Resoluções do COFFITO que regem e regulamentam a profissão. 2. Desenvolver correlações com situações profissionais, tendo como base a bioética e a ética profissional. 3. Gerenciar equipes e processos de trabalho. 4. Realizar o controle de processos de trabalho, desenvolvendo parametros adequados de qualidade. 5. Desenvolver ferramentas para liderança de pessoas e equipes de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 200.0 h

EMENTA: Fisioterapia na atenção primária. Interdisciplinaridade. Educação em saúde. Participação na saúde coletiva e programas nacionais de saúde. Saúde Ocupacional e Ergonomia. Saúde do Escolar.
OBJETIVO: 1. Identificar a atuação fisioterapêutica na atenção primária à saúde. 2. Atuar em equipe interprofissional e incorporar as diretrizes que regem o SUS através de participação em clínica ampliada, atendimento compartilhado, apoio matricial e projeto terapêutico singular. 3. Realizar avaliação fisioterapêutica, estabelecer diagnóstico cinético funcional, eleger e aplicar condutas fisioterapeuticas em baixa complexidade. 4. Prestar atendimento seguro e baseado em evidência científica na Saúde Coletiva, escolar, ocupacional e ergonomia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO TERCIÁRIA À SAÚDE | 200.0 h

EMENTA: Fisioterapia aplicada à saúde da criança, adulto e idoso no âmbito da atenção terciária. Abordagem dos aspectos cardiológicos, pneumológicos, ortopédicos, traumáticos, reumatológicos, neurológicos, pediátricos, oncológicos, ginecobstétricos e cirúrgicos. Atendimentos fisioterapêutico em terapia intensiva, enfermaria e pronto atendimento.
OBJETIVO: 1. Identificar e vivenciar a atuação fisioterapêutica na atenção terciária à saúde, nos ambientes de pronto socorro, enfermarias e unidades de terapia intensiva. 2. Realizar avaliação fisioterapêutica, estabelecer diagnóstico cinético funcional, eleger e aplicar condutas e técnicas fisioterapêuticas em alta complexidade. 3. Atuar em equipes multiprofissionais em ambiente hospitalar. 4. Discutir casos clínicos e prestar atendimento seguro, humanizado e baseado em evidências científicas em atenção terciária em saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9e5e44cf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@450369c8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c69af75f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@565fe671, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8fd69a25, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9d9ee984, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a1a7c92, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d850a0fd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@334e5efd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@32d5d8a1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aa5fb0e7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9745b3f6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6e21e186, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c5c135dd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d85d8988, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7349f216, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@739ca8d7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87b86d66, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@264e037d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7e983e26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a1d010ba, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@df00d2d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b2a68ce, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@533554d8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a53fb3b2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9e33a08d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3e7bea83, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8beeedf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5f66b695, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a8955398, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d12f5af, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f2f358c0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@77b9d8d3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ac3fe93, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@96ef4211, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2636a6e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7d0668f1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af2488d1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@51f2bdeb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91180a9f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c8b0cc8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2e96223b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5e051518, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@132e6747, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b92ebe27, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b961c042, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c184e8f2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d10969cf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d1af8bb1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f7fc12e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@62260c6e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@50a3c5b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2473bd9d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a6da1618, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1db064fa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87bbf6a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aa34bbe6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@49e4bd25, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4d85e8e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d12b3140, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9870d40, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@57499352, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6e9e0201, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4f92a85c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d24aeaf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@19991c61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91331c8b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ae474a14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@211e0f85, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87a239e6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6139356e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e03f499e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ed69518, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4354ac24, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6cb6534a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3d601df, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14fdd4ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d2e69df2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d599692, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1b87bad9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fc901a2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@635cb05b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38709222, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf1f2d09, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5ac8f699, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8a037b63, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ff9f7f8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5076b81e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@520c9754, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14810112, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11af61a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@775df4cb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dd90a393, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c5704447, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e287ac2f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3ae1d129, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25249451, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@66e72ac8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4f52eeec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@32c87821, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8f82140, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f6630a56, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e4e2a40b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@93311a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11d34aed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c1b43f4d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c097552e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@409369f8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f1734560, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@23f6972d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eeba9da2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1afdce94, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@73ee6cc5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11a18833, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d5d8e65b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@438fd4c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af4c9b5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2b8ced03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d0e1ab5b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fcc6ca00, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8302d324, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@394b8984, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ce25ef3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d10af231, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1555af16, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@24a0bbb1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b9bde18c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5a2f5982, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@75056a5e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f89e898, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@43c69a03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@47172e6c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@319a581e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cd77e85a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5128bcbd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29e7025d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ce79212c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@81b98ff6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29171ba2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ae67df, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@87fa5670, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18904c5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f91cec5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c182e44, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1f52ba47, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7211d5d3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a9977d4f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8435c7ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@72428d51, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53f37450, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdc0d3e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc91c468, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c50c6ad6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@79006561, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4bfaaf6e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c9a00f1f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@570fe127, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b3c9b900, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3f7f2aea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cc5f37f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3007d4ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d7250cb5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6484b13b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9f09f99, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6db1bc06, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f3d9ff4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@90c816e7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b1b40bcc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5f739131, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cea847fd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@117816a1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5dbaf722, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@45b1032f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f3bbcf14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e2e7ce36, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9c113fc0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf634425, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@da31c175, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a653e7ce, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf10c823, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7784f954, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af1b3235, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@586feddf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f4c99f4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b860a8bb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6dc301a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7a0c3467, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a149d3da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@caa0708f]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2018/6

A INFLUÊNCIA DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO DESEMPENHO MUSCULAR DOS FLEXORES PALMARES EM VOLUNTÁRIOS SADIOS.

2018/6

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA MARCHA, INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DISTROFIA MUSCULAR DO TIPO DE CINTURAS- RELATO DE DOIS CASOS.

2018/6

ANÁLISE DO PERFIL FÍSICO FUNCIONAL DE IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTRO DIA, SEGUNDO CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS

2018/6

ANÁLISE DOS EFEITOS DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NO PUERPERIO

2018/6

AVALIAÇÃO DO CONTROLE SENSÓRIO-MOTOR COM TESTE Y-BALANCE EM MULHERES PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA

2018/6

AVALIAÇÃO DO DÉFICIT DE ROTAÇÃO INTERNA DA GLENOUMERAL EM ATLETAS ARREMESSADORES

2018/6

AVALIAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA E FUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

2018/6

EFEITO DA MASSAGEM CLÁSSICA PARA O ALÍVIO DA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL NO PUERPÉRIO

2018/6

FUNÇÃO MUSCULAR DO ASSOALHO PÉLVICO EM MULHERES SEDENTÁRIAS E PRATICANTES DE HATHA-YOGA - ESTUDO COMPARATIVO

2018/6

IDENTIFICAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE QUEDAS EM IDOSOS QUE NECESSITAM DE SOCORRO MÉDICO PELO SAMU - REGIONAL DE BRAGANÇA PAULISTA

2018/6

IMPACTO DAS DISFUNÇÕES MOTORAS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

2018/6

INCAPACIDADE, DISTÚRBIOS DE EQUILÍBRIO E MEDO DE CAIR EM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

2018/6

PREVALÊNCIA DE QUEIXAS MUSCULOESQUELÉTICAS EM ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE DO BRASÍLIS FUTEBOL CLUBE

2018/6

TREINAMENTO DE FUNCIONALIDADE E EQUILÍBRIO PARA PACIENTES COM AVC CRÔNICO ATRAVÉS DE NINTENDO WII: ESTUDO DE TRÊS CASOS

2017/12

ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NA GESTAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE LESÃO PERINEAL DURANTE O PARTO

2017/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON EM BRAGANÇA PAULISTA

2017/12

COMPARAÇÃO ENTRE O ULTRASSOM DE 1MHz E 3MHz EM TECIDO ADIPOSO COM PREGA CUTÂNEA IGUAL OU SUPERIOR A 4CM PARA O TRATAMENTO DO FIBROEDEMA GELÓIDE (FEG)

2017/12

EFEITO DA FONOFORESE COM ACETONIDO DE TRIANCINOLONA A 0.5% EM CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

2017/12

EFETIVIDADE DO PROTOCOLO OTAGO NO EQUILÍBRIO DE IDOSOS EM UM CENTRO DIA

2017/12

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DISTROFIA MUSCULAR

2017/12

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA CUIDADORES DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITARIO SÃO FRANCISCO

2017/12

ULTRASSOM ASSOCIADO A CASEARIA SYLVESTRIS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS BRANCAS.

2017/12

USO DO NINTENDO WII NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON

2017/6

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO MUSCULAR ABDOMINAL E SINTOMAS URINÁRIOS NO PUERPÉRIO

2017/6

COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO TEMPO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA EM PACIENTES COM AVC INTERNADOS NA UTI DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2017/6

EFEITO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL EM PUÉRPERA COM DIÁSTASE ABDOMINAL

2017/6

EFEITOS DA MASSOTERAPIA NA QUALIDADE DO SONO E DESEMPENHO ESCOLAR: ESTUDO DE DOIS CASOS

2017/6

EFEITOS DA MÚSICA INSTRUMENTAL DURANTE SESSÕES DE FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA INFANTIL

2017/6

FISIOTERAPIA NA ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO NA FASE AMBULATORIAL 3 Bragança Paulista 2017

2017/6

FISIOTERAPIA PÓS-OPERATÓRIA AMBULATORIAL NA FASE 2 NA ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

2017/6

FISIOTERAPIA PRÉ-OPERATÓRIA NA ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO

2017/6

O EFEITO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL NA DOR LOMBAR EM GESTANTES

2017/6

ORIENTAÇÃO DOMICILIAR PARA ATIVIDADES FUNCIONAIS EM CRIANÇAS HEMIPLÉGICAS

2017/6

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE FISIOTERAPIA DO CENTRO DE ATENDIMENTO SECUNDÁRIO DA PREFEITURA DE BRAGANÇA PAULISTA

2017/6

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - ANÁLISE RETROSPECTIVA

2017/6

PRESSÃO ARTERIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA - USF

2017/6

USO DO LED PARA O TRATAMENTO DA ACNE

2016/12

EFEITO DA CINESIOTERAPIA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PROSTATECTOMIA - ESTUDO DE DOIS CASOS

2016/6

A EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA NO 1° E 2° PÓS OPERATORIO DE ARTROPLASTIA PRIMÁRIA TOTAL DE JOELHO Bragança Paulista 2017

2016/6

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PRECOCE NA RECUPERAÇÃO DO CONTROLE MOTOR APÓS AVC

2016/6

A UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO ADAPTADO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: BARREIRAS E FACILITADOES

2016/6

ANÁLISE COMPARATIVA DA FORÇA MUSCULAR, INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS NEUROMUSCULARES

2016/6

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA, NO TRATAMENTO DAS LOMBALGIAS E LOMBOCIATALGIAS: UMA REVISÃO

2016/6

AVALIAÇÃO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES: INFLUÊNCIA DO QUESTIONAMENTO SOBRE A PREVALÊNCIA

2016/6

AVALIAÇÃO DO RESULTADO TARDIO DA CRIOLIPÓLISE NA LIPODISTROFIA LOCALIZADA

2016/6

COMPARAÇÃO DA OBSTRUÇÃO AÉREA, TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO, MOBILIDADE TORÁCICA E QUALIDADE DE VIDA NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

2016/6

COMPLICAÇÕES PÓS CIRURGICAS EM MULHERES SUBMETIDAS À MASTECTOMIA

2016/6

COMPORTAMENTO METABÓLICO E CARDIORRESPIRATÓRIO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO UTILIZANDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA ALVO E SEM A UTILIZAÇÃO DA MESMA

2016/6

IDENTIFICAÇÃO DO JOELHO VALGO DINÂMICO ATRAVÉS DO TESTE DE DESCIDA DE DEGRAU (STEP DOWN) EM VOLUNTÁRIAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2016/6

IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL FUNCIONAL E DE INCAPACIDADE DE IDOSOS DA COMUNIDADE SOB A PERSPECTIVA DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE (CIF/OMS)

2016/6

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS PARA MELHORA DA MARCHA HEMIPARÉTICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2016/6

PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DOS PACIENTES INTERNADOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2016/6

PERFIL DOS PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON ATENDIDOS NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2016/6

TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA EM PACIENTE COM AVC INFANTIL: ESTUDO DE CASO

2016/6

TRAUMATOLÓGICAS DOS PACIENTES DE UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA - SP

2016/6

USO DA FONOFORESE COM TRANSCUTOL, CAFEÍNA, CARNITINA L BASE E GEL DE CARBOPOL NO TRATAMENTO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA

2015/6

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO

2015/6

ALTERAÇÕES POSTURAIS E PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA

2015/6

AVALIAÇÃO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA PELO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM DOIS GRUPOS DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

2015/6

BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL PARA TRATAMENTO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2015/6

COMPORTAMENTO METABÓLICO DURANTE A ESTIMULAÇÃO MOTORA POR MEIO DE DIFERENTES CORRENTES ALTERNADAS DE MÉDIA FREQUÊNCIA

2015/6

CURA E REPARO INDUZIDA POR LASERTERAPIA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2015/6

DEFICIÊNCIA COGNITIVA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS DISTÚRBIOS DE EQUILÍBRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

2015/6

EFEITO DE LASER DE DIFERENTES POTÊNCIAS NA CICATRIZ HIPERTRÓFICA E QUELOIDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

2015/6

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA: ESTUDO DE DOIS CASOS

2015/6

ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM LACTENTES DE RISCO: RELATO DE TRÊS CASOS

2015/6

INCIDÊNCIA DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO USO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS NA UTI NEONATAL DO HUSF

2015/6

O EFEITO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL EM LINFEDEMA PÓS-MASTECTOMIA: RELATO DE DOIS CASOS

2015/6

O EFEITO DA BANDAGEM ELASTICA FUNCIONAL NA DOR LOMBAR EM GESTANTES

2015/6

O USO DA BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL PARA ALÍVIO DA DISMENORREIA PRIMÁRIA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

2015/6

PERFIL CLÍNICO DAS CRIANÇAS ATENDIDAS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - BRAGANÇA PAULISTA

2015/6

PERFIL DOS FATORES CAUSAIS DAS FRATURAS DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO NA PROVIDÊNCIA DE DEUS - HUSF

2015/6

PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM MÉDICOS DE DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO

2012/12

ANÁLISE DA FUNÇÃO PULMONAR DE CRIANÇAS ASMÁTICAS

2012/12

ANÁLISE DO PERFIL DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO E NO CENTRO DE FISIOTERAPIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA PAULISTA

2012/12

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR DE PACIENTES

2012/12

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO GÊNERO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE PARA O TRABALHO

2012/12

AVALIAÇÃO DA SIMETRIA NA DESCARGA DE PESO EM MEMBROS INFERIORES EM PACIENTES COM HEMIPARESIA

2012/12

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA

2012/12

INFLUÊNCIA DA CINESIOTERAPIA NO ALÍVIO DOS SINTOMAS DA DOR PÉLVICA CRÔNICA: Relato de Casos

2012/12

METODOLOGIA DE ANÁLISE ERGONÔMICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

2012/12

PARÂMETROS FUNCIONAIS E ARTROCINEMÁTICOS

2012/12

TRATAMENTO CLÍNICO E CONSERVADOR NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA:

2012/12

TREINO DE EQUILÍBRIO NOS PACIENTES COM

2012/12

USO DA RADIOFREQUÊNCIA EM ESTÉTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2007 - 2012

2011/12

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO

2011/12

Aplicabilidade da Escala de Avaliação Funcional em Equoterapia - Estudo Piloto

2011/12

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA MUDANÇA POSTURAL NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM PACIENTES COM DOENÇA DE ARTÉRIA CORONÁRIA SUBMETIDOS À ANGIOPLASTIA

2011/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES

2011/12

AVALIAÇÃO DA SOBRECARGA E DA QUALIDADE DE VIDA EM CUIDADORES DE PESSOAS QUE NECESSITAM DE CUIDADOS PALIATIVOS

2011/12

AVALIAÇÃO DAS INCAPACIDADES FÍSICAS EM PACIENTES COM HANSENÍASE EM TRATAMENTO COM POLIQUIMIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE EXTREMA - MG

2011/12

AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDÊNCIA NICOTÍNICA DOS COLABORADORES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2011/12

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE DOIS GRUPOS PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

2011/12

EFEITO DA WII-REABILITAÇÃO NA FUNÇÃO MOTORA, HABILIDADE E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DE ESCOLAR COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA NA INFÂNCIA - RELATO DE CASO

2011/12

EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR (EENM) ASSOCIADA AO MÉTODO KLAPP PARA A REDUÇÃO DO ÂNGULO DA CURVATURA ESCOLIÓTICA - RELATO DE CASO

2011/12

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM

2011/12

ISOSTRETCHING NA REABILITAÇÃO DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA EM ADOLESCENTES

2011/12

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ

2011/12

TREINO DE EQUILIBRIO EM PACIENTES COM ACIDENTE

2010/12

A RELAÇÃO ENTRE VARIANTES ANTROPOMÉTRICAS NA

2010/12

ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DO MOBILIÁRIO

2010/12

ANÁLISE DESCRITIVA DE POSTURA E MOVIMENTOS CORPORAIS DURANTE A ATIVIDADE DE CARREGAMENTO DE CAIXA EM SUPERMERCADO

2010/12

ANÁLISE DO PERFIL FUNCIONAL DOS IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS PARTICIPANTES DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SAZONAL NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA-SP

2010/12

ANÁLISE DOS PADRÕES DE MOVIMENTO EM ADULTOS JOVENS DURANTE O ROLAR E A PASSAGEM DE SUPINO PARA SENTADO

2010/12

Análise dos Recursos de Fisioterapia Respiratória

2010/12

AVALIAÇÃO DA DIÁSTASE DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL EM MULHERES PÓS- PARTO IMEDIATO, NO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE BRAGANÇA PAULISTA

2010/12

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR DE PACIENTES

2010/12

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR DE PACIENTES

2010/12

Avaliação da Qualidade de Vida de Crianças Asmáticas

2010/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES DE

2010/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DA FUNCIONALIDADE NAS ATIVIDADES DE VIDA DIARIA NO PACIENTE COM SEQUELAS DE AVE

2010/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES

2010/12

AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA