Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Medicina


O Curso de Graduação em Medicina da Universidade São Francisco (USF) tem mais de 40 anos de história na formação de médicos no Brasil. Sendo avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), conceito destinado a um grupo seleto de universidades que aliam a tradição, qualidade e inovação.

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, aliando teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil. Além do uso de tecnologias como facilitadora da rotina de estudos, assim como a disponibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem.

A USF acompanha as novas metodologias de ensino e aprendizagem, com uma matriz curricular inovadora e atualizada com as novas tendências de formação da área médica. O corpo docente passa por constantes processos de formação e atualização através do programa de formação continuada da USF. O Curso de Medicina da USF oferece aos estudantes um Complexo de Ensino em Saúde, com o Centro de Simulação Realística e o Centro de Estudos de Anatomia.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o médico é bastante diversificado podendo atuar nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina do Trabalho, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Pediatria, Psiquiatria, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Medicina Intensiva.

Processo Seletivo


A USF informa que, devido à pandemia do Coronavírus – COVID-19, a Prova Presencial do Vestibular de Verão 2021, para o curso de Medicina, será substituída pelas notas do ENEM de 2015 a 2019. Utilize a sua Melhor Nota do Enem e inscreva-se!

Taxa de inscrição: R$300,00
Inscrições online: até 18 de janeiro
Resultado online: 20 de janeiro
Matrícula online: 20 e 21 de janeiro

 

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: doze semestres.


CARGA HORÁRIA TOTAL: 7.828 horas.

PERÍODO: diurno.

Área de Atuação

O médico, além de poder se dedicar à docência e à pesquisa, pode atuar em consultório particular, convênios, cooperativas médicas e instituições públicas. Uma outra opção é o Programa de Saúde da Família, o PSF, que substitui o modelo tradicional de assistência, em que a cura de doenças era efetuada no hospital, pelo modelo centrado no ambiente físico e social da família.

Atividades Complementares

No curso de Medicina, os alunos devem cumprir 120 horas de atividades acadêmico-científico-culturais ao longo do curso, distribuídas em quatro ou mais tipos de Atividades Complementares reconhecidas por Regulamento.

Além de eventos específicos promovidos pelo curso, os alunos contam com um vasto rol de atividades passíveis de convalidação de horas em Atividades Complementares no Campus de Bragança Paulista e outros Campi da Universidade São Francisco. Atividades externas, desde que obedeçam ao regulamento, também são estimuladas.

Faça download do Regulamento abaixo:

Disciplinas ..

Portaria MEC/SERES nº 274, de 18/09/2020 (D.O.U. nº 183, Seção 1, pág. 52, de 23/09/2020)

Turno: DIURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BASES MOLECULARES E CELULARES | 144.0 h

EMENTA: Estrutura e função das células. Bioquímica celular e molecular. Mecanismos de síntese. Metabolismo e proliferação celular. Funcionalidade e regulação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as bases moleculares, bioquímicas e celulares do funcionamento do corpo humano. 2. Compreender a integração entre os aspectos relacionados à bioquímica básica, metabólica, clínica e celular. 3. Analisar o comportamento celular, molecular e bioquímico no processo de saúde e doença. 4. Construir raciocínio lógico a partir das bases moleculares e celulares para a prática médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS I | 144.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em ciências morfofuncionais. Bases morfológicas e funcionais dos sistemas nervoso, cardiovascular, endócrino e aparelho locomotor.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos morfofisiológicos relacionados aos fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as estruturas macro e microscópicas e o funcionamento normal dos sistemas nervoso, cardiovascular, endócrino e aparelho locomotor. 3. Integrar os aspectos morfofisiológicos dos sistemas do corpo humano. 4. Criar raciocínio lógico para a prática médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA MÉDICA | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Medicina como profissão. A pessoa como centro do cuidado. Gestão do cuidado. Áreas de atuação do médico.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer a medicina enquanto profissão e sua prática profissional. 4. Conhecer o Código de ética do estudante de medicina. 5. Compreender os determinantes sociais do processo saúde doença. 6. Analisar o papel do médico na gestão do cuidado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA MOLECULAR E FUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Integração e inter-relação de componentes curriculares do semestre. Autonomia do aprender com mediação docente. Articulação de conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional médico. Raciocínio clínico.
OBJETIVO: 1. Conhecer as bases moleculares e celulares dos processos normais. 2. Compreender as estruturas e funções dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos. 3. Aplicar o raciocínio clínico na prática médica. 4. Avaliar a necessidade de aprender a aprender de forma autônoma e continuada. 5. Planejar a resolução de problemas da prática médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS II | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA VIDA HUMANA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS: PROCEDIMENTOS BÁSICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA: ANAMNESE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA MORFOLÓGICA E FISIOLÓGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

BASES DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES DE PATOLOGIA GERAL I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA: SÍNDROMES CLÍNICAS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA MORFOLÓGICA E PATOLÓGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

BASES DE PATOLOGIA GERAL II | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA MOLECULAR APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE IMUNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA: SEMIOTÉCNICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA SEMIOLÓGICA E PATOLÓGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

BASES DE FARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA NA PRÁTICA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA CIRÚRGICA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA MÉDICA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: PEDIATRIA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RACIOCÍNIO CLÍNICO E MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FUNDAMENTOS DE SAÚDE MENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS: TÉCNICA CIRÚRGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA LEGAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA CIRÚRGICA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA MÉDICA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: PEDIATRIA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CUIDADOS PALIATIVOS EM SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DEONTOLOGIA, BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DO CUIDADO E DA PRÁTICA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS: CORRELAÇÃO ANÁTOMO-RADIOLÓGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA CIRÚRGICA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA MÉDICA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: PEDIATRIA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES E SIMULAÇÃO REALÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE CUIDADOS E PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA CIRÚRGICA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: CLÍNICA MÉDICA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: PEDIATRIA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDIATRIA I | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIRURGIA I | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA MÉDICA I | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 11º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDIATRIA II | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA I | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 12º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIRURGIA II | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA MÉDICA II | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA II | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: DIURNO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BASES MOLECULARES E CELULARES | 144.0 h

EMENTA: Estrutura, bioquímica e funções das células: membranas celulares, organelas citoplasmáticas e núcleo. Mecanismo de síntese, funcionamento e regulação dos principais constituintes celulares, envolvidos no metabolismo e na proliferação celular.
OBJETIVO: 1. Aplicar bases moleculares, bioquímicas, e celulares de funcionamento do corpo e que fundamentam e organizam a formação médica. 2. Aprimorar a compreensão na integração entre os aspectos relacionados à bioquímica básica, metabólica, clínica e celular. 3. Analisar de forma crítica visando ao aperfeiçoamento continuado da prática discente referente à bioquímica e biologia celular. 4. Aprimorar a comunicação, conhecimento, raciocínio clínico, emoções, valores sobre a prática diária para promoção do desenvolvimento do indivíduo e do grupo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS | 144.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em ciências morfofuncionais; bases morfológicas e funcionais dos sistemas nervoso, cardiovascular e endócrino, e do aparelho locomotor.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos morfofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as estruturas macro e microscópicas dos sistemas nervoso, cardiovascular, endócrino e locomotor, bem como, o funcionamento normal dos mesmos. 3. Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 4. Mobilizar informações de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente na tomada de decisões e no desenvolvimento da análise crítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: VIVÊNCIAS EM MEDICINA | 144.0 h

EMENTA: A escolha da profissão. A pessoa como centro do cuidado. O ciclo da vida. Contextualização teórica e prática do médico em seus diferentes espaços de trabalho.
OBJETIVO: 1. Conhecer a medicina enquanto profissão e sua prática profissional 2. Conhecer o Código de ética do estudante de medicina 3. Compreender os determinantes sociais do processo saúde doença 4. Tratar o processo do ciclo da vida sob a perspectiva humanística

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA MOLECULAR E FUNCIONAL | 72.0 h

EMENTA: ntegração das disciplinas das bases curriculares com as disciplinas pré-clínicas. Bases para o raciocínio clínico. Estruturas de casos clínicos. Relação Médico-Paciente.
OBJETIVO: 1. Sistematizar, correlacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas para subsidiar o raciocínio clínico. 2. Construir um profissional humano, centrado na pessoa, capaz de identificar os conhecimentos prévios, desenvolver a curiosidade na busca de respostas cientificamente consolidadas e criar identidade profissional. 3. Aprender com autonomia através da educação continuada por mediação de professores. 4. Somar diferentes talentos e habilidades com respeito a individualidade, bem como no desenvolvimento da análise crítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Prática médica acadêmica através da Atenção Primária a Saúde, com a identificação de seus atributos essenciais e derivados, através da relação ensino-serviço na comunidade.
OBJETIVO: 1. Determinar o perfil de saúde da população adstrita no cenário prático acadêmico e construir intervenções com a participação da equipe de saúde local e da comunidade; 2. Promover na prática clínica os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil; 3. Descrever e aplicar como ferramenta da prática médica o Método Clínico Centrado na Pessoa; 4. Buscar na atuação médica generalista o alinhamento com as políticas de humanização e promoção à saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CICLO DA VIDA HUMANA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas do desenvolvimento humano, com abordagem dos aspectos moleculares, genéticos e embrionários, desde o momento da fecundação até o recém-nascido.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos da genética humana e das bases genéticas do desenvolvimento normal e anômalo; 2. Compreender os fundamentos do desenvolvimento embrionário normal e anômalo dos diferentes sistemas; 3. Compreender e relacionar os distúrbios genéticos com o desenvolvimento embrionário anômalo; 4. Compreender como as mutações gênicas e cromossômicas se relacionam as principais doenças genéticas e seus modos de herança; 5. Compreender como o uso de testes genéticos pode prevenir riscos de doenças, com vistas ao aconselhamento genético.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS I | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos teórico-práticos relacionados à procedimentos básicos utilizados na prática médica, normas de biossegurança e conceitos que integram a segurança do paciente a partir das concepções da Organização Mundial da Saúde.
OBJETIVO: 1. Relacionar conhecimentos, atitudes e habilidades, visando a biossegurança e a segurança do paciente. 2. Analisar estratégias relacionadas às práticas seguras em saúde. 3. Compreender os conhecimentos básicos que envolvem os procedimentos utilizados na prática médica. 4. Desenvolver habilidades relacionadas à procedimentos básicos utilizados na prática médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MORFOFISIOLOGIA HUMANA | 144.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Ciências Morfofuncionais; Bases morfológicas e funcionais dos sistemas: Nervoso; Respiratório; Digestório, Urinário e Reprodutor.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos morfofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano 2. Buscar, organizar, relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 3. Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente e tomada de decisões 4. Somar diferentes talentos e habilidades, de modo a alcançar os resultados esperados na organização e respeito a individualidade e no desenvolvimento da análise crítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA: ANAMNESE | 72.0 h

EMENTA: Habilidades de comunicação e de treinamento da relação médico-paciente e de conhecimento dos elementos que fundamentam a psicologia médica na prática clínica.
OBJETIVO: 1. Entender aspectos da Psicologia Médica, incluindo fundamentos psicológicos da relação médico-paciente e do binômio saúde-doença e reconhecê-los durante a atuação médica. 2. Desenvolver habilidades de comunicação na prática médica, contemplando princípios éticos e humanísticos. 3. Empregar e analisar as atividades práticas de entrevista médica fundamentadas nos elementos componentes de uma anamnese médica. 4. Compreender a importância do SER MÉDICO na prática clínica e na relação médico-paciente.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA MORFOFISIOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Integração das disciplinas das bases curriculares com as disciplinas pré-clínicas. Bases para o raciocínio clínico. Estruturas de casos clínicos. Relação Médico-Paciente.
OBJETIVO: 1. Sistematizar, correlacionar e aplicar conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas para subsidiar o raciocínio clínico. 2. Construir profissional humano, centrado na pessoa, capaz de identificar conhecimentos prévios, desenvolver a curiosidade na busca de respostas cientificamente consolidadas e criar uma identidade profissional. 3. Aprender com autonomia através da educação continuada por mediação de professores médicos. 4. Somar diferentes talentos e habilidades, com respeito à individualidade, bem como desenvolvimento da análise crítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA MÉDICA | 144.0 h

EMENTA: Características gerais dos principais grupos de microrganismos e parasitos. Bactérias, fungos, vírus, protozoários e helmintos de interesse médico. Sensibilidade e resistência dos microrganismos aos antimicrobianos. Princípios teóricos e práticos aplicados ao diagnóstico microbiológico e parasitológico.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais doenças de importância médica causadas por parasitos, bactérias, fungos e vírus. 2. Compreender as principais características para identificação dos principais microrganismos e parasitos de importância médica. 3. Conhecer os métodos e técnicas para o diagnóstico microbiológico e parasitológico. 4. Analisar e interpretar os resultados dos exames microbiológicos e parasitológicos. 5. Relacionar o diagnóstico microbiológico e parasitológico com os achados clínicos e epidemiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS GERAIS PATOLÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução aos processos patológicos gerais. Etiopatogenia, fisiopatologia, alterações macro e microscópicas relacionadas aos processos patológicos gerais. Diagnóstico baseado na análise morfológica. Raciocínio anatomoclínico.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos básicos da etiopatogenia dos processos patológicos gerais; 2. Identificar e entender os fenômenos moleculares, celulares e teciduais dos processos patológicos gerais, reconhecendo seus substratos morfológicos e correlacionando-os às manifestações clínicas; 3. Desenvolver capacidade de ampliar a investigação diagnóstica e do raciocínio clínico baseado na análise estrutural e morfológica. 4. Construir um processo de elaboração de comunicação científica do processo patológico no contexto de um raciocínio clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA: SÍNDROMES CLÍNICAS | 144.0 h

EMENTA: Técnicas para desenvolver Anamnese Clínica Completa, com seus componentes (Identificação, Queixa e Duração, História da Moléstia Atual, Interrogatório Complementar, Antecedentes Pessoais Fisiológicos e Patológicos, Antecedentes Familiares, História Psico Social) e estudo Fisiopatológico das principais Síndromes Clínicas com seus Sinais e Sintomas.
OBJETIVO: 1 - Capacitar o aluno no desenvolvimento do raciocínio fisiopatológico dos principais sinais e sintomas. 2 - Capacitar o aluno à reflexão ética, psicológica, humanística, na relação médico-paciente em seus cuidados. 3 – Capacitar o aluno no desenvolvimento do raciocínio para a realização de anamnese. 4 – Integrar os conhecimentos obtidos através da anamnese com os achados propedêuticos da fisiopatologia para o desenvolvimento de raciocínio clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: O Sistema Único de Saúde. Organização dos modelos de saúde no Brasil. Reforma Sanitária. Níveis e Redes de atenção à saúde. Organização do raciocínio clínico-epidemiológico para a tomada de decisão no cuidado individual e coletivo. Orientação prática em ações nas redes em saúde.
OBJETIVO: 1. Compreender a evolução dos Modelos de Saúde e sua importância na saúde pública; 2. Analisar e discutir a história da saúde no Brasil e o processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); 3. Compreender o processo de desenvolvimento das políticas públicas de saúde como forma de promoção, prevenção e reabilitação em saúde; 4. Caracterizar nas redes de saúde os elementos doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os objetivos e responsabilidades comuns a profissionais de saúde e usuários.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA MORFOPATOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Integração das disciplinas das bases curriculares com as disciplinas pré-clínicas. Bases para o raciocínio clínico. Estruturas de casos clínicos. Relação Médico-Paciente.
OBJETIVO: 1. Construir um profissional humano, com atenção centrada na pessoa, capaz de identificar os conhecimentos prévios, desenvolvendo a curiosidade na busca de respostas cientificamente consolidadas, criando sua própria identidade profissional. 2. Aprender com autonomia e percepção da educação continuada, a partir da mediação de profissionais da saúde e professores médicos. 3. Somar diferentes habilidades, de modo a alcançar os resultados esperados na organização e respeito a individualidade bem como no desenvolvimento da análise crítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

BASES DA IMUNOLOGIA MÉDICA | 72.0 h

EMENTA: Organização do sistema imunológico. Respostas imunes do organismo humano aos agentes agressores. Aspectos clínicos da imunologia aplicados à prática médica.
OBJETIVO: 1. Compreender os mecanismos imunológicos desencadeados por agentes agressores. 2. Descrever e relacionar os componentes moleculares e celulares nas respostas imunológicas. 3. Conhecer as técnicas sorológicas para o diagnóstico de doenças infecciosas e autoimunes. 4. Analisar e interpretar os resultados dos exames sorológicos 5. Relacionar e aplicar os conhecimentos da imunologia para subsidiar o raciocínio clínico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BASES DA PATOLOGIA GERAL | 144.0 h

EMENTA: Aspectos etiopatogênicos e morfológicos dos processos patológicos gerais. Etiopatogenia e anatomia patológica de distúrbios circulatórios, inflamação, reparo de lesões, alterações do interstício, mecanismos de lesão imunomediados e neoplasias. Diagnóstico baseado na análise patogenética e morfológica. Raciocínio anatomoclínico.
OBJETIVO: 1. Aprofundar o conhecimento da etiopatogênese dos processos patológicos gerais. 2. Identificar e entender os fenômenos estruturais, celulares e teciduais da patologia geral, reconhecendo seus substratos morfológicos macro e microscópicos. 3. Desenvolver capacidade de ampliar a investigação diagnóstica e de raciocínio clínico baseado na análise estrutural e morfológica. 4. Construir o arcabouço conceitual fundamental relativo às bases da patologia geral, adquirindo um suporte científico essencial à prática médica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA MOLECULAR HUMANA INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Inter-relações bioquímicas e fisiológicas e seus mecanismos de controle referentes aos aspectos cardiorrespiratórios; metabólicos-renais; metabólicos-nutricionais, neuroendócrinas.
OBJETIVO: 1. Entender e aplicar conceitos: de controle de apetite e saciedade, da relação entre hormônios e metabolismo energético e suas inter-relações tecidual e desregulações. 2. Buscar e Aplicar conhecimentos da função dos nutrientes essenciais e relacioná-los com a hemostasia, neuropatias, e o controle hidroeletrolítico. 3. Relacionar e aplicar conhecimentos de lipoproteínas, estresse, controle de pressão arterial com disfunções orgânicas 4. Entender os mecanismos de equilíbrio ácido-base para: avaliar; interpretar e aplicar na prática clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROPEDÊUTICA MÉDICA: SEMIOTÉCNICA | 144.0 h

EMENTA: Principais sinais e sintomas da clínica médica, sua integração com história clínica (anamnese) e com a semiotécnica para realização de exame físico dos diversos órgãos, sistemas e aparelhos. Capacidade de realizar raciocínio clínico e integrar conhecimentos com enfoque ético e direcionamento para a prática clínica.
OBJETIVO: 1 - Compreender propedêutica médica de forma integrada: história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas. 2- Capacitação reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado. 3 - Desenvolver as habilidades necessárias para realização de um exame clínico completo . 4 - Incentivar o aluno a aprender com autonomia, desenvolvendo a curiosidade e formulando questões para a busca de respostas cientificamente consolidadas e avaliar as informações obtidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
UNIDADE INTEGRADORA: PRÁTICA MÉDICA E SOCIEDADE | 72.0 h

EMENTA: Integração das bases curriculares com as disciplinas clínicas. Raciocínio clínico. Relação Médico-Paciente. O indivíduo, seu meio e o adoecer.
OBJETIVO: 1. Identificar através da relação ensino-serviço-comunidade o processo do adoecer ao ser humano e das patologias mais prevalentes; 2. Compreender os principais sinais e sintomas relacionados ao adoecer; 3. Correlacionar as manifestações clínicas com alterações morfológicas, moleculares, imunológicas e funcionais dos diversos tecidos, órgãos e sistemas; 4. Criar estratégias de intervenção social e coletiva, pautadas no método propedêutico e nas evidências científicas, segundo as necessidades em saúde de uma comunidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPIDEMIOLOGIA NA PRÁTICA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA GERAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA CRIANÇA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA MULHER I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA CIRÚRGICA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA MÉDICA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

BIOÉTICA E ÉTICA MÉDICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA CRIANÇA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA MULHER II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA CIRÚRGICA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA MÉDICA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CUIDADOS PALIATIVOS EM SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DO CUIDADO E DA PRÁTICA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES MÉDICAS IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À PSIQUIATRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA CRIANÇA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA MULHER III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA CIRÚRGICA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA MÉDICA III | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HABILIDADES E SIMULAÇÃO REALÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE CUIDADOS E PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MEDICINA LEGAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA CRIANÇA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DA MULHER IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA CIRÚRGICA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA MÉDICA: SAÚDE DO ADULTO - CLÍNICA MÉDICA IV | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

SAÚDE COLETIVA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA CRIANÇA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DA MULHER | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

SAÚDE DO ADULTO: ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE DO ADULTO: ESPECIALIDADES CLÍNICAS | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE MENTAL | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 11º SEMESTRE

CLÍNICA CIRÚRGICA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CLÍNICA MÉDICA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PRÉ- HOSPITALAR | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 12º SEMESTRE

CLÍNICA PEDIÁTRICA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | 260.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 260.0 h

EMENTA: Atividades práticas e teóricas em atendimento de pacientes na área de urgência e emergência, a qual engloba atendimentos pré-hospitalares, em prontos-socorros e salas de urgência e emergência, tendo ênfase nas patologias mais prevalentes em nossa realidade e aquelas com maior morbimortalidade.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e tratar as doenças prevalentes e de maior morbimortalidade na área de atendimento pré-hospitalar, pronto-socorro e sala de urgência e emergência. 2. Realizar hipóteses diagnósticas baseadas no primeiro atendimento do paciente. 3. Registrar de forma clara e adequada o atendimento ao paciente. 4. Desenvolver o pensamento médico precoce com o intuito de antecipar complicações perante a patologia e tomada de condutas para a resolução da doença. 5. Exercer a prática médica de forma ética, crítica, segura, profissional e humanizada.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d6037c92, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@deb8dc97, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53b80379, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1101e253, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18bec0be, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9bb94925, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7779f731, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a3919148, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@19a9fb91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8f214730]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2011/8

Optimized Enzymatic Synthesis of Hesperidin Fatty Acid Esters in a Two-Phase System Containing Ionic Liquid

2011/5

INFLUÊNCIA DO GÁS SULFÍDRICO E DAS ENZIMAS ANTIOXIDANTES NA INFLAMAÇÃO ALÉRGICA PULMONAR

2011/5

O GÁS SULFÍDRICO MODULA A ATIVIDADADE DAS ENZIMAS ANTIOXIDANTES NA ASMA

2011/5

ROTINAS DE ATENDIMENTO DAS EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS DO HUSF: PROTOCOLO PARA EDEMA AGUDO DE PULMÃO

2010/9

ANÁLISE DAS MOLÉCULAS DE ADESÃO SERIA CAPAZ DE MODIFICAR A INDICAÇÃO DA TERAPIA ADJUVANTE NO CÂNCER COLORRETAL?

2010/5

RESPOSTA ALÉRGICA PULMONAR MODULADA PELO ÓXIDO NÍTRICO: INFLUÊNCIA DO LINFÓCITO TH2

2009/5

MORTALIDADE POR FAIXAS ETÁRIAS E CAUSAS NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA DE 2004 A 2008

2008/5

ÓXIDO NÍTRICO: INFLUÊNCIA NA RESPOSTA ALÉRGICA EM MODELOS ANIMAIS

2008/5

PÊNFIGO, PENFIGÓIDE E EPIDERMÓLISE BOLHOSA

2008/5

RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL: ASSOCIAÇÃO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES NOS PACIENTES DA ENFERMARIA DE CLÍNICA MÉDICA DO HUSF



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.