Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Odontologia


O Curso de Graduação em Odontologia da Universidade São Francisco (USF) é destaque na região bragantina, com uma trajetória de mais de 47 anos na formação de cirurgiões-dentistas. Acompanha as tendências de mercado, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais e preparação intensa para a inserção profissional.
O Centro de Especialidades Odontológicas, inserido no Câmpus, recebe os casos odontológicos mais complexos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e proporciona ao acadêmico participar e executar ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população por meio do tratamento odontológico especializado de média complexidade. O estudante ainda terá acesso ao Complexo de Ensino em Saúde, formado pelo Centro de Estudos de Anatomia e Centro de Simulação Realística.

Mercado de trabalho

O cirurgião-dentista conta com um amplo campo de atuação, como Endodontia, Ortodontia, Implantodontia, Saúde coletiva e Odontologia estética.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


Duração: dez semestres.

Carga horária: 4.052 horas.

Período: noturno.

Áreas de Atuação

 O formado em Odontologia poderá exercer atividades profissionais em consultórios particulares, clínicas especializadas, Sistema Único de Saúde (SUS), rede básica de saúde, Programa de Saúde da Família, hospitais, ambulatórios, organizações governamentais e não-governamentais (ONGs) e instituições de ensino e pesquisa.

Banco de Dentes Humanos

Banco de Dentes Humanos do Curso de Odontologia da Universidade São Francisco
RESOLUÇÃO CONSEPE 75/2006


O Banco de Dentes Humanos (BDH) é um núcleo sem fins lucrativos, ligado ao curso de Odontologia da Universidade São Francisco e visa atender à legislação vigente referente à pesquisa e ensino envolvendo seres humanos e a remoção de órgãos, para fins de transplante e tratamento.

A remoção do órgão dental é ainda comum em estabelecimentos de Assistência Odontológica, porém na maioria das vezes não existe um destino apropriado ao elemento extraído. Os odontólogos devem estar cientes das obrigações e dos riscos que a manipulação incorreta poderá acarretar.

O BDH encontra-se fisicamente instalado nas dependências da Clínica Escola de Odontologia, como laboratório destinado à estocagem e manuseio dos órgãos dentais doados. Este complexo disponibiliza os equipamentos exigidos pelas normas da vigilância sanitária.

O núcleo assume importante função ética, auxiliando a eliminar o eventual comércio ilegal de dentes, bem como zelar pela eliminação da infecção cruzada existente quando do manuseio indiscriminado dos dentes extraídos.

O BDH também desempenha um papel social, promovendo campanhas de conscientização, sobre a importância do elemento dental e sua relação com a saúde das pessoas, além de incentivar a população estimulando a doação de órgãos.

Como doar:

  • Proceder à limpeza do dente em água corrente.
  • Armazenar em recipiente com água - não utilizar produtos químicos.
  • Preencher o formulário de doação (link) de acordo com a origem do órgão.
  • Encaminhar ao Banco de Dentes Humanos da Odontologia.
Saiba mais, faça o download dos termos abaixo:

Clínica de Odontologia

A clínica-escola do curso de Odontologia conta com 126 consultórios completos e automatizados e um centro de radiologia - possibilitando 136 atendimentos simultaneamente - além de recursos de alta tecnologia, tais como: aparelho automatizado para tratamento de canal, tomógrafo, panorâmico, fotopolimerizadores LED, ultrassom, e muito mais. 


Recursos que fazem da Clínica de Odontologia da USF única na região e uma das mais estruturadas do país. Tendo em vista essa qualificação, a Clínica também oferece serviços junto a programas governamentais como, por exemplo, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministério da Saúde, além da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal da Saúde, entre outros órgãos. 

Por meio dos estágios supervisionados, alunos participam de atividades nas seguintes especialidades: cirurgia, incluindo bucomaxilofacial e implantodontia; dentística; endodontia; estomatologia; odontopediatria; ortodontia; periodontia; prótese; prática da reabilitação fixa ou móvel; radiologia; clínica infantil; clínica odontológica integrada; diagnóstico bucal; endodontia; odontogeriatria; odontologia restauradora; pacientes com necessidades especiais; reabilitação bucal e saúde coletiva.

De 2012 a 2014, foram registrados mais de 25 mil atendimentos, especialmente nas dependências Clínica, mas também em ações extramuros.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 81, de 06/01/2022. (DOU nº 6, seção 1, pág. 68, de 10/01/2022).

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e demográfica. Tipos de estudos epidemiológicos. Amostragem. Estatística descritiva. Estatística analítica. Medidas de associações.
OBJETIVO: 1. Conhecer as características dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Conhecer os indicadores de saúde e as medidas de estatísticas descritivas. 3. Compreender os métodos amostrais e as ferramentas de coleta de dados. 4. Compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 5. Calcular os dados por meio de programas de análise estatística. 6. Analisar os dados de pesquisas científicas. 7. Interpretar os resultados de pesquisas científicas. 8. Avaliar a qualidade de pesquisas cientificas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Características estruturais e funcionais dos nutrientes. Bioquímica celular e molecular. Integração das reações metabólicas das biomoléculas e o funcionamento da célula humana. Influência hormonal na integração metabólica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula. 2. Compreender a funcionalidade das biomoléculas. 3. Associar o metabolismo das biomoléculas com as condições fisiológicas. 4. Interpretar as situações associadas ao metabolismo e ação hormonal. 5. Criar informativos sobre alteração metabólica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PERSPECTIVAS EM ODONTOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Ética no exercício da Odontologia. Ambiente de trabalho e relacionamento profissional. Áreas de atuação do cirurgião dentista. Promoção da saúde em Odontologia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Compreender a prática profissional em Odontologia. 4. Relacionar as áreas de atuação profissional com as pespectivas do mercado de trabalho. 5. Aplicar a promoção da saúde na vivência clínica odontológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAIS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO DIRETA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

DIAGNÓSTICO BUCAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ENDODONTIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE PERIODONTIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PREVENÇÃO E DENTÍSTICA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ENDODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO BÁSICA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAIS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO INDIRETA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E ODONTOLOGIA LEGAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO BÁSICA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE PRÓTESE FIXA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ODONTOLOGIA HOSPITALAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: REABILITAÇÃO BUCAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

CLÍNICA ODONTOLÓGICA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA III | 216.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e demográfica. Tipos de estudos epidemiológicos. Amostragem. Estatística descritiva. Estatística analítica. Medidas de associações.
OBJETIVO: 1. Conhecer as características dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Conhecer os indicadores de saúde e as medidas de estatísticas descritivas. 3. Compreender os métodos amostrais e as ferramentas de coleta de dados. 4. Compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 5. Calcular os dados por meio de programas de análise estatística. 6. Analisar os dados de pesquisas científicas. 7. Interpretar os resultados de pesquisas científicas. 8. Avaliar a qualidade de pesquisas cientificas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Características estruturais e funcionais dos nutrientes. Bioquímica celular e molecular. Integração das reações metabólicas das biomoléculas e o funcionamento da célula humana. Influência hormonal na integração metabólica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula. 2. Compreender a funcionalidade das biomoléculas. 3. Associar o metabolismo das biomoléculas com as condições fisiológicas. 4. Interpretar as situações associadas ao metabolismo e ação hormonal. 5. Criar informativos sobre alteração metabólica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PERSPECTIVAS EM ODONTOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Ética no exercício da Odontologia. Ambiente de trabalho e relacionamento profissional. Áreas de atuação do cirurgião dentista. Promoção da saúde em Odontologia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Compreender a prática profissional em Odontologia. 4. Relacionar as áreas de atuação profissional com as pespectivas do mercado de trabalho. 5. Aplicar a promoção da saúde na vivência clínica odontológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAIS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO DIRETA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

DIAGNÓSTICO BUCAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ENDODONTIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE PERIODONTIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PREVENÇÃO E DENTÍSTICA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ENDODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO BÁSICA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DA SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAIS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO INDIRETA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E ODONTOLOGIA LEGAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO BÁSICA II | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE PRÓTESE FIXA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ODONTOLOGIA HOSPITALAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: REABILITAÇÃO BUCAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

CLÍNICA ODONTOLÓGICA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA II | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA III | 216.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIA E ODONTOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento em clínica odontológica seguindo conceitos éticos. Análise dos sinais vitais e situações de emergência. Apresentação do ambiente de trabalho e relacionamento profissional. Contribuições da psicologia para a prática do profissional da saúde perante o processo saúde doença e estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: 1. Capacitar para compreender o funcionamento das clínicas odontológicas seguindo conceitos de biossegurança, ergonomia e o Código de Ética Odontológica 2. Capacitar para interagir com o comportamento de pacientes odontológicos de maneira a otimizar o tratamento e desenvolver uma adequada relação profissional/paciente 3. Conscientizar para a importância dos aspectos vinculados à psicologia para a prática do profissional da saúde 4. Conscientizar quanto a importância clínica e legal da documentação e preenchimento do prontuário odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos específicos das estruturas anatômicas dos sistemas constituintes da cabeça e do pescoço, bem como da anatomia dental.
OBJETIVO: 1.Descrever e aplicar conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais da anatomia da cabeça e do pescoço. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas esquelético, articular, muscular, circulatório e nevoso da cabeça e do pescoço, bem como da cavidade oral e da anatomia dental. 3.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 4.Fomentar a contextualização e a integração dos dos sistemas que constroem as regiões da cabeça e pescoço.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ODONTOLÓGICOS DIRETOS | 72.0 h

EMENTA: Materiais utilizados na Odontologia. Relação existente entre as propriedades e o desempenho clínico dos materiais. Bases racionais e técnicas para o uso dos materiais odontológicos diretos em sua aplicação clínica.
OBJETIVO: 1. Possibilitar o aluno compreender características dos materiais odontológicos, desenvolvendo análise técnica de escolha, indicação e uso racional dos materiais em procedimentos preventivos e restauradores diretos 2. Desenvolver raciocínio crítico otimizando desempenho dos materiais odontológicos em situações práticas clínicas 3. Desenvolver habilidades manuais específicas para uso dos materiais odontológicos de aplicação direta 4. Possibilitar ao aluno a familiarização com os instrumentais e os equipamentos odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ODONTOLÓGICOS INDIRETOS | 72.0 h

EMENTA: Materiais utilizados em restaurações indiretas e tratamentos reabilitadores. Relação existente entre as propriedades e o desempenho clínico dos materiais. Bases racionais para sua aplicação na Odontologia.
OBJETIVO: 1. Possibilitar ao aluno compreender características dos materiais odontológicos, desenvolvendo análise técnica de escolha, indicação e uso racional dos materiais em procedimentos restauradores indiretos 2. Desenvolver raciocínio crítico otimizando desempenho dos materiais odontológicos em situações práticas clínicas 3. Desenvolver habilidades manuais específicas para uso dos materiais odontológicos de aplicação indireta 4. Possibilitar ao aluno a familiarização com os instrumentais e os equipamentos odontológicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos dos microrganismos. Cultivo e controle microbiano. Mecanismos de ação e resistência à antimicrobianos. Patogenicidade e virulência. Estrutura do sistema imunológico. Respostas imunes inata e adaptativa. Diagnósticos utilizando antígenos e anticorpos. Imunoprofilaxia e imunoterapia. respostas imunes patológicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer as propriedades morfológicas, fisiológicas e de patogenicidade das bactérias, fungos e vírus 2. Compreender os métodos de controle de crescimento microbiano e mecanismos de ação e resistência aos agentes antimicrobianos 3. Reconhecer os componentes do sistema imunológico, suas origens e as respostas montadas contra diferentes tipos de antígenos 4. Conhecer as patologias relacionadas ao funcionamento inadequado do sistema imunológico e aplicar estratégias preventivas e terapêuticas contra patógenos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnicas exodônticas e de sutura em cirurgia bucal.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno a planejar intervenções cirúrgicas baseado nos aspectos anatômicos 2. Desenvolver o conhecimento das técnicas anestésicas e sua aplicabilidade clínica 3. Capacitar o aluno sobre propriedades farmacológicas dos anestésicos de uso odontológico 4. Apresentar os princípios cirúrgicos básicos, instrumental e técnicas mais utilizadas na cirurgia oral menor

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA E OCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Técnicas e recursos para execução de procedimentos reabilitadores diretos. Fundamentos da escultura dental relacionada aos princípios da oclusão, funcionalidade e estética.
OBJETIVO: 1. Proporcionar e desenvolver o conhecimento científico atualizado sobre procedimentos operatórios reabilitadores diretos e princípios de oclusão 2. Capacitar o aluno para o desenvolvimento de habilidade manual e técnica pelo método de simulação em laboratório 3. Apresentar ao aluno inovações tecnológicas de materiais odontológicos reabilitadores estéticos e biomateriais 4. Capacitar o aluno para elaboração do plano de tratamento mediante as situações simuladas, baseado em conhecimento técnico e científico adquirido

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Metodologia do exame clínico e da sequência de elaboração do diagnóstico. Lesões fundamentais e sua descrição. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno à aplicação da semiotécnica para identificar patologias do complexo maxilo mandibular 2. Capacitar o aluno na indicação, realização e interpretação de exames complementares 3. Desenvolver o conhecimento sobre o exame clínico a partir do atendimento a pacientes 4. Preparar o aluno quanto a importância de abordagens clínicas multiprofissionais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Formação dos raios x. Técnicas intrabucais e extrabucais e princípios de interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em Odontologia. Aspecto radiográfico das lesões do órgão dental, periápice e periodonto. Tomografia computadorizada de feixe cônico como recurso complementar para diagnóstico.
OBJETIVO: 1. Capacitar o acadêmico no entendimento dos princípios básicos de formação dos raios X, das radiografias intra e extrabucais e critérios de qualidade 2. Preparar o aluno na indicação, realização e interpretação dos recursos de imagem utilizados pelo clínico geral 3. Capacitar o aluno para diferenciar estruturas anatômicas e patológicas através do exame de imagem 4. Conscientizar o aluno quanto a importância clínica e legal dos exames de imagem para documentar o prontuário odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

DENTÍSTICA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento teórico e prático para o diagnóstico, planejamento, tratamento preventivo, estético, restaurador e reabilitador em pacientes.
OBJETIVO: 1. Proporcionar conhecimento científico e treinamento técnico-clínico para exame clínico, diagnóstico das necessidades funcionais e estéticas do paciente 2. Desenvolver conhecimento do tratamento e prevenção da cárie dental, lesões não cariosas, fraturas dentais, alterações de cor e forma do elemento dental 3. Desenvolver o conhecimento científico atualizado sobre procedimentos operatórios dos preparos e restaurações diretas 4. Desenvolver a prática clínica tratamento preventivo, estético, restaurador e reabilitador em pacientes

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Anatomia dental interna. Isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Determinação do comprimento de trabalho. Instrumental e instrumentação com preparo convencional e automatizado. Conceitos e técnicas. Medicação interna. Obturação do sistema de canais radiculares.
OBJETIVO: 1. Ampliar o conhecimento da anatomia dental interna com ênfase no tratamento endodôntico 2. Conhecer os materiais e instrumentais endodônticos e sua aplicabilidade 3. Conhecer e executar a técnica endodôntica convencional e automatizada 4. Desenvolver conhecimento das particularidades do sistema de canais radiculares, análise de riscos, bem como do arsenal disponível para intervenção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da anatomia e histologia do peridonto. Estudo do processo saúde-doença periodontal. Prevenção, diagnóstico, fatores de risco, planejamento terapêutico e sua execução para a manutenção de saúde periodontal, com abordagem prática laboratorial. Controle químico e mecânico da doença periodontal.
OBJETIVO: 1. Fundamentar os conhecimentos de histofisiologia do periodonto e as relações estabelecidas entre os diversos tecidos periodontais 2. Apresentar os fatores etiológicos das doenças periodontais 3. Apresentar os instrumentais de uso periodontal 4. Elucidar as bases biológicas envolvidas na raspagem e alisamento da superfície radicular alterada pela doença periodontal, tratamento e prevenção das doenças periodontais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E CIRURGIA BUCAL | 144.0 h

EMENTA: Diagnóstico e tratamento das patologias ósseas do complexo maxilo-mandibular. Doenças bucais de origem cística, neoplásica, metabólica, fibro-ósseas e genéticas. Exames complementares e técnicas cirúrgicas associadas. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não alveolar. Cirurgia de tecidos moles.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao complexo maxilo mandibular 2. Preparar o aluno para execução de técnicas cirúrgicas, exames complementares e sua interpretação 3. Desenvolver o conhecimento técnico científico da terapêutica medicamentosa em Odontologia 4. Preparar o aluno para práticas clínicas e execução técnicas cirúrgicas exodônticas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice. Medicação intracanal e sistêmica. Utilização de recursos automatizados no tratamento do sistema de canais radiculares.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno no reconhecimento e realização de diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em todos os grupos dentais 2. Identificar as necessidades e executar o retratamento endodôntico 3. Capacitar o aluno na realização de técnicas convencionais e automatizadas 4. Desenvolver a prática clínica de diagnóstico, planejamento e tratamento endodôntico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA I | 72.0 h

EMENTA: Organização e administração das ações empregadas na saúde bucal comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a Odontologia. Orientação, ações de prevenção e promoção de saúde bucal.
OBJETIVO: 1. Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde e programas educativos e preventivos em saúde coletiva 2. Desenvolver estudos e vivências interprofissionais em cenários de práticas no SUS 3. Capacitar os alunos para conhecimento e análise do território, serviços de saúde, gestão, planejamento, financiamento e controle social 4. Desenvolver o debate sobre a Politica Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente)

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Abordagem e manejo do paciente pediátrico e seus responsáveis. Histologia, fisiologia e patologia orofacial dos pacientes pediátricos. Diagnóstico e tratamento das patologias da cavidade bucal infantil. Orientação nutricional e aspectos preventivos
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento do manejo odontológico infantil 2. Capacitar o aluno nos conhecimentos do crescimento e desenvolvimento da criança 3. Desenvolver técnicas específicas para tratamento odontopediátrico 4. Capacitar o aluno para o diagnóstico e planejamento do tratamento visando prevenção e reabilitação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da terapia periodontal avançada, inter-relação doença periodontal e saúde sistêmica, doenças peri-implantares e relacionamento da periodontia com as demais especialidades na odontologia. Planejamento e execução do plano de tratamento em pacientes com doenças periodontais.
OBJETIVO: 1. Mobilizar os conhecimentos teóricos sobre periodontia para a prática clínica, capacitando o aluno a realizar diagnósticos, prognósticos e tratamentos das diversas doenças periodontais 2. Desenvolver habilidades na execução e interpretação de exames complementares e no tratamento periodontal cirúrgico e não-cirúrgico 3. Capacitar o desenvolvimento de planejamentos interdisciplinares e multiprofissional 4. Aplicação clínica das bases biológicas envolvidas na raspagem e alisamento da superfície radicular alterada pela doença periodontal

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo e prática clínica na remoção de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas às demais especialidades. Fraturas do complexo bucomaxilofacial. Técnicas de reconstrução óssea e implantodontia.
OBJETIVO: 1. Desenvolver no aluno senso crítico e visão clínica ampla para execução de diagnóstico e plano de tratamento 2. Desenvolver habilidade e destreza para realizar procedimentos em cirurgia oral menor 3. Capacitar o aluno em prática cirúrgica bucal de maior complexidade, traumatologia e implantodontia 4. Conhecer as complicações e o tratamento específico dos procedimentos cirúrgicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA II | 72.0 h

EMENTA: Abordagem da atenção primária e suas implicações na organização dos sistemas de saúde e estratégia da saúde da família. Promoção de saúde bucal à comunidade.
OBJETIVO: 1. Capacitar o acadêmico para trabalho em equipe no campo das práticas em saúde no contexto atual. Realizar ações de prevenção e controle das doenças bucais, métodos de promoção da saúde na atenção primária e estratégia da saúde da família 2. Preparar o profissional para ações de saúde comunitária 3. Desenvolver conceitos de saúde bucal atuando no controle social em saúde 4. Desenvolver o Modelo de Atenção Integral a` saúde

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Prática clínica no atendimento integral do paciente infantil. Diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações buco dentárias em odontopediatria. Manejo da criança no ambiente odontológico baseado no desenvolvimento das relações afetivas.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o atendimento integral do paciente infantil 2.Planejar e executar o diagnóstico, prognóstico e tratamento em clínica odontológica infantil 3. Capacitar o aluno para o tratamento das patologias bucais em crianças com aplicação dos conhecimentos da psicologia em odontopediatria e da promoção de saúde 4. Desenvolver estratégias de prevenção e controle das principais doenças bucais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE ALTA TECNOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Novas técnicas e avanços tecnológicos aplicados nas diferentes áreas da Odontologia. Recursos de alta tecnologia facilitadores do tratamento odontológico. Terapia Fotodinâmica e Nanoparticulada.
OBJETIVO: 1. Proporcionar conhecimento e capacitar o aluno para utilização e aplicação de recursos de alta tecnologia 2. Capacitar o aluno à aplicação de novos materiais nas diversas áreas da Odontologia 3. Correlacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática clínica multidisciplinar e transdisciplinar, desenvolvendo maturidade nas decisões, julgamentos e análise de riscos 4. Desenvolver uma visão crítica e científica frente aos recentes avanços tecnológicos na Odontologia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos biológicos e biomecânicos, técnicas e materiais que possibilitam o planejamento e a reabilitação por meio de próteses totais, parciais removíveis e removíveis sobre implantes
OBJETIVO: 1. Compreender as técnicas utilizadas nos procedimentos em próteses removíveis e desenvolver capacidades motoras para a execução laboratorial 2. Desenvolver no aluno o conhecimento técnico científico dos materiais utilizados em próteses removíveis 3. Apresentar os tipos de próteses removíveis para a total recuperação de sua saúde bucal do paciente 4. Capacitar o aluno para diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento do paciente parcialmente ou totalmente edentado

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E ODONTOLOGIA LEGAL | 72.0 h

EMENTA: Odontologia legal e forense. Deontologia e documentos odontolegais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Princípios básicos da ética profissional, conhecimento científico e responsabilidade social.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno a atuar nas ciências forenses 2. Orientar e habilitar na organização dos documentos odontolegais 3. Aplicar os conceitos do Código de Ética e legislações do Conselho Federal às situações da prática profissional 4. Preparar o aluno para o desempenho ético e legal da profissão

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA I | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e atendimento de pacientes com necessidades generalistas considerando interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Tratamento das situações de urgência. Cuidados nas situações de emergência. Discussão multidisciplinar de casos clínicos.
OBJETIVO: 1. Elaborar planos de tratamento com o foco na integralidade da assistência odontológica 2. Capacitar o aluno na prática integrada interdisciplinar e transdiciplinar com ênfase no diagnóstico, planejamento e tratamento, bem como na utilização racional de medicamentos 3. Habilitar o aluno a identificar e conduzir urgências e emergências odontológicas 4. Desenvolver senso crítico para decisões, julgamentos e análise de riscos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Odontologia Hospitalar e atuação em equipe multiprofissional. Tratamento odontológico preventivo e curativo de pacientes hospitalizados. Atuação do cirurgião dentista em ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva. Fluxo de pacientes internos e externos no ambiente hospitalar. Condutas em centro cirúrgico. Evolução do paciente internado.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno para atuação em equipes interprofissionais e transdisciplinares na promoção da saúde 2. Desenvolver conhecimento para assistência odontológica aos pacientes em regime de internação e ambiente ambulatorial 3. Qualificar o aluno para a aplicação do conhecimento adquirido na clínica propedêutica em cenários de prática 4. Promover conhecimento para a integração em programas de promoção, prevenção e recuperação da saúde em ambiente hospitalar

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Processo de crescimento e desenvolvimento crânio facial associado à erupção dos dentes. Reconhecimento das más oclusões. Métodos para diagnóstico, planejamento e intervenção para promoção de correção das maloclusões
OBJETIVO: 1. Conhecer o crescimento e desenvolvimento crânio facial, etiologias das más oclusões e a movimentação ortodôntica 2. Preparar o aluno com conhecimentos técnicos e científicos para diagnosticar maloclusões e disfunções neuro-musculares 3. Habilitar o aluno para confecção dos aparelhos ortodônticos removíveis indicados para a correção das maloclusões 4. Promover o conhecimento interprofissional necessárias ao tratamento integral do sistema estomatognático e da face

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE FIXA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos biológicos, biomecânicos, técnicas e materiais utilizados em prótese fixa. Planejamento e execução de reabilitação em próteses fixas unitárias, parciais e implantossuportadas em ambiente laboratorial.
OBJETIVO: 1. Compreender as técnicas utilizadas em prótese fixa e desenvolver capacidades motoras para sua execução laboratorial 2. Habilitar o aluno para conhecer os parâmetros e embasamentos para a escolha dos materiais adequados em próteses fixas 3. Capacitar o aluno para o exame clínico, diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento por meio de prótese fixa 4. Compreender e relacionar o ambiente social e valores do paciente com a tomada de decisão em um planejamento em prótese dentária

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA II | 144.0 h

EMENTA: Diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e atendimento de pacientes com necessidades generalistas considerando interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Tratamento das situações de urgência. Cuidados nas situações de emergência. Discussão multidisciplinar de casos clínicos.
OBJETIVO: 1. Apresentar os vários aspectos da saúde bucal 2. Correlacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática clínica generalista multidisciplinar e transdisciplinar, desenvolvendo maturidade nas decisões, julgamentos e análise de riscos 3. Permitir elaboração e execução de planos de tratamento, com foco na integralidade da assistência 4. Possibilitar o conhecimento da importância da relação profissional paciente com a finalidade de otimizar o tratamento odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento do paciente idoso com ênfase no diagnóstico, planejamento, tratamento generalista e manutenção da saúde bucal. Aspectos psicológicos do paciente geriátrico. Abordagem odontológica aos pacientes geriátricos portadores de distúrbios sistêmicos.
OBJETIVO: 1. Desenvolver visão crítica e multidisciplinar no atendimento do paciente geriátrico, conhecendo suas particularidades e especificidades no tratamento odontológico 2. Preparar o aluno para o protagonismo no cuidado integrado ao idoso 3. Habilitar o aluno para mediar atitudes e práticas pertinentes à atenção e gestão do cuidado individual e coletivo de idosos 4. Reforçar o compromisso ético, político e social do cirurgião dentista, tendo como princípios norteadores a defesa da vida e a integralidade da atenção à saúde do idoso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REABILITAÇÃO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico, planejamento e tratamento, contemplando as necessidades funcionais e estéticas. Prática clínica de reabilitação protética bucal aplicada a indivíduos com ausência total ou parcial de elementos dentais.
OBJETIVO: 1. Desenvolver no acadêmico o conhecimento no exame clínico e exames complementares para o diagnóstico e planejamento reabilitador 2. Planejar e executar o atendimento clínico dos pacientes totalmente ou parcialmente edentados no que se refere a sua reabilitação protética 3. Compreender e relacionar o ambiente social e a tomada de decisão mediante as indicações e possibilidades no planejamento em prótese dentária 4. Proporcionar a vivência do aluno no ambiente clínico de todos os atores envolvidos no processo do trabalho

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Apresentação e arguição do trabalho perante à banca avaliadora.
OBJETIVO: 1. Elaborar questionamentos científicos e aplicar os conhecimentos metodológicos na produção do trabalho de conclusão de curso 2. Analisar e discutir os dados obtidos durante o desenvolvimento da pesquisa 3. Desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e produção de conhecimento 4. Possibilitar ao aluno o conhecimento dos meios de apresentação de trabalhos científicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA III | 144.0 h

EMENTA: Diagnóstico, plano de tratamento, tratamento avançado, prevenção e atendimento de pacientes com necessidades generalistas. Tratamento das situações de urgência e cuidados nas situações de emergência. Discussão multidisciplinar de casos clínicos.
OBJETIVO: 1. Elaborar planos de tratamento visando a integralidade da assistência 2. Capacitar o aluno na prática clínica odontológica generalizada avançada, considerando os aspectos multidisciplinares e transdisciplinares 3. Evoluir na maturidade das decisões, julgamentos e análise de riscos 4. Possibilitar a compreensão e a correta elaboração do plano de tratamento de casos complexos, tendo como parâmetros evidências científicas, clínicas, comportamentais, sociais e éticas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE ALTA COMPLEXIDADE | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico e plano de tratamento para casos complexos. Tratamentos com envolvimento multidisciplinar e transdisciplinar. Atuação na odontologia digital.
OBJETIVO: 1.Praticar uma odontologia moderna baseada em evidências científicas 2. Promover a formação de um cirurgião dentista generalista, capaz de compreender e praticar uma odontologia integral e integrada 3. Aprimorar a prática nos métodos de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos voltados às necessidades e serviços odontológicos, considerando os aspectos biopsicossociais 4. Desenvolver uma visão crítica e científica frente aos recentes avanços na Odontologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Terapêutica aplicada a pacientes com necessidades especiais. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Abordagem odontológica frente ao paciente portador de alterações sistêmicas. Diagnóstico e tratamento odontológico interprofissional.
OBJETIVO: 1. Proporcionar conhecimento para atuar com promoção de saúde bucal em indivíduos portadores de necessidades especiais 2. Conhecer as condições sistêmicas e repercussões bucais, solicitar exames complementares para diagnóstico, planejamento e tratamento 3. Habilitar o aluno a reconhecer e atuar no tratamento odontológico de pacientes com necessidades especiais 4. Desenvolver julgamento, análise de riscos e previsibilidade comportamental do paciente com necessidade especial durante a intervenção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Noções básicas de Embriologia: formação dos gametas, fecundação e desenvolvimento embrionário e fetal. Aspectos celulares e estruturais dos tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, e dos aspectos histológicos dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino.
OBJETIVO: 1. Compreender a constituição biológica do ser humano e sua gênese para exercer plenamente as atividades profissionais. 2. Integrar os aspectos embrionários e teciduais aos anátomo-fisiológico, e aos processos fisiopatológicos. 3. Analisar as informações com base em conhecimentos científicos confiáveis para aplicar em situações-problema, e desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. 4. Avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana com ética e responsabilidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIA E ODONTOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Instrumentalização do aluno para o atendimento em clínica odontológica seguindo conceitos éticos. Análise dos sinais vitais e situações de emergência. Apresentação do ambiente de trabalho e relacionamento profissional. Contribuições da psicologia para a prática do profissional da saúde perante o processo saúde doença e estudos sobre tanatologia.
OBJETIVO: 1. Capacitar para compreender o funcionamento das clínicas odontológicas seguindo conceitos de biossegurança, ergonomia e o Código de Ética Odontológica 2. Capacitar para interagir com o comportamento de pacientes odontológicos de maneira a otimizar o tratamento e desenvolver uma adequada relação profissional/paciente 3. Conscientizar para a importância dos aspectos vinculados à psicologia para a prática do profissional da saúde 4. Conscientizar quanto a importância clínica e legal da documentação e preenchimento do prontuário odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e topográficos específicos das estruturas anatômicas dos sistemas constituintes da cabeça e do pescoço, bem como da anatomia dental.
OBJETIVO: 1.Descrever e aplicar conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais da anatomia da cabeça e do pescoço. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas esquelético, articular, muscular, circulatório e nevoso da cabeça e do pescoço, bem como da cavidade oral e da anatomia dental. 3.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar o raciocínio clínico. 4.Fomentar a contextualização e a integração dos dos sistemas que constroem as regiões da cabeça e pescoço.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
BIOQUÍMICA | 72.0 h

EMENTA: Elementos e reações que compõe a célula humana. Mecanismo de ação hormonal. Estrutura, função e metabolismo dos macronutrientes. Natureza, tipos e papel dos micronutrientes. Integração e regulação hormonal do metabolismo.
OBJETIVO: 1. Compreender, analisar e aprimorar os conhecimentos químicos básicos que compõe o funcionamento da célula humana, fundamentando a formação profissional para atuar na área da saúde. 2. Articular os conhecimentos adquiridos na bioquímica com demais componentes. 3. Contextualizar os conhecimentos adquiridos às situações práticas do cotidiano profissional. 4. Utilizar e aprimorar de forma habitual, crítica, colaborativa e ética os conhecimentos adquiridos a favor do desenvolvimento individual e do grupo ao qual pertence.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ODONTOLÓGICOS DIRETOS | 72.0 h

EMENTA: Materiais utilizados na Odontologia. Relação existente entre as propriedades e o desempenho clínico dos materiais. Bases racionais e técnicas para o uso dos materiais odontológicos diretos em sua aplicação clínica.
OBJETIVO: 1. Possibilitar o aluno compreender características dos materiais odontológicos, desenvolvendo análise técnica de escolha, indicação e uso racional dos materiais em procedimentos preventivos e restauradores diretos 2. Desenvolver raciocínio crítico otimizando desempenho dos materiais odontológicos em situações práticas clínicas 3. Desenvolver habilidades manuais específicas para uso dos materiais odontológicos de aplicação direta 4. Possibilitar ao aluno a familiarização com os instrumentais e os equipamentos odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e princípios gerais em Farmacologia. Formas farmacêuticas e vias de administração. Farmacocinética, Farmacodinâmica. Perfil farmacológico de classes terapêuticas.
OBJETIVO: 1. Possuir domínio dos conceitos básicos que caracterizam o conhecimento farmacológico. 2. Possuir conhecimento que permita observar e interpretar, com uma visão integradora e crítica dos processos farmacocinéticos que ocorrem no organismo humano decorrente ao emprego de fármacos. 3. Conhecer as ações e efeitos dos fármacos nos sistemas orgânicos. 4. Compreender a importância dos riscos inerentes à terapêutica através da avaliação da toxicidade, reações adversas e contra-indicações potenciais dos principais agentes farmacológicos estudados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ODONTOLÓGICOS INDIRETOS | 72.0 h

EMENTA: Materiais utilizados em restaurações indiretas e tratamentos reabilitadores. Relação existente entre as propriedades e o desempenho clínico dos materiais. Bases racionais para sua aplicação na Odontologia.
OBJETIVO: 1. Possibilitar ao aluno compreender características dos materiais odontológicos, desenvolvendo análise técnica de escolha, indicação e uso racional dos materiais em procedimentos restauradores indiretos 2. Desenvolver raciocínio crítico otimizando desempenho dos materiais odontológicos em situações práticas clínicas 3. Desenvolver habilidades manuais específicas para uso dos materiais odontológicos de aplicação indireta 4. Possibilitar ao aluno a familiarização com os instrumentais e os equipamentos odontológicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos morfológicos e fisiológicos dos microrganismos. Cultivo e controle microbiano. Mecanismos de ação e resistência à antimicrobianos. Patogenicidade e virulência. Estrutura do sistema imunológico. Respostas imunes inata e adaptativa. Diagnósticos utilizando antígenos e anticorpos. Imunoprofilaxia e imunoterapia. respostas imunes patológicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer as propriedades morfológicas, fisiológicas e de patogenicidade das bactérias, fungos e vírus 2. Compreender os métodos de controle de crescimento microbiano e mecanismos de ação e resistência aos agentes antimicrobianos 3. Reconhecer os componentes do sistema imunológico, suas origens e as respostas montadas contra diferentes tipos de antígenos 4. Conhecer as patologias relacionadas ao funcionamento inadequado do sistema imunológico e aplicar estratégias preventivas e terapêuticas contra patógenos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Alterações regressivas celulares. Distúrbios circulatórios. Mecanismos de defesa inatos e adaptativos. Inflamações agudas, crônicas, crônicas granulomatosas, cura e reparo. Distúrbios do crescimento e da diferenciação. Neoplasias.
OBJETIVO: 1. Conhecer os diferentes métodos de diagnóstico laboratorial. 2. Associar os achados laboratoriais com as alterações clínicas. 3. Correlacionar com as demais áreas de sua formação acadêmica. 4. Desenvolver sempre uma postura técnica científica frente as enfermidades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANESTESIOLOGIA E CIRURGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos farmacológicos dos anestésicos locais. Técnicas anestésicas intra e extrabucais utilizadas em Odontologia. Acidentes e complicações. Princípios fundamentais e instrumental em cirurgia bucal. Técnicas exodônticas e de sutura em cirurgia bucal.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno a planejar intervenções cirúrgicas baseado nos aspectos anatômicos 2. Desenvolver o conhecimento das técnicas anestésicas e sua aplicabilidade clínica 3. Capacitar o aluno sobre propriedades farmacológicas dos anestésicos de uso odontológico 4. Apresentar os princípios cirúrgicos básicos, instrumental e técnicas mais utilizadas na cirurgia oral menor

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA E OCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Técnicas e recursos para execução de procedimentos reabilitadores diretos. Fundamentos da escultura dental relacionada aos princípios da oclusão, funcionalidade e estética.
OBJETIVO: 1. Proporcionar e desenvolver o conhecimento científico atualizado sobre procedimentos operatórios reabilitadores diretos e princípios de oclusão 2. Capacitar o aluno para o desenvolvimento de habilidade manual e técnica pelo método de simulação em laboratório 3. Apresentar ao aluno inovações tecnológicas de materiais odontológicos reabilitadores estéticos e biomateriais 4. Capacitar o aluno para elaboração do plano de tratamento mediante as situações simuladas, baseado em conhecimento técnico e científico adquirido

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTOMATOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Metodologia do exame clínico e da sequência de elaboração do diagnóstico. Lesões fundamentais e sua descrição. Exames complementares. Diagnóstico e tratamento das patologias de tecido mole.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno à aplicação da semiotécnica para identificar patologias do complexo maxilo mandibular 2. Capacitar o aluno na indicação, realização e interpretação de exames complementares 3. Desenvolver o conhecimento sobre o exame clínico a partir do atendimento a pacientes 4. Preparar o aluno quanto a importância de abordagens clínicas multiprofissionais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Formação dos raios x. Técnicas intrabucais e extrabucais e princípios de interpretação da imagem radiográfica. Efeitos biológicos e normas de proteção em Odontologia. Aspecto radiográfico das lesões do órgão dental, periápice e periodonto. Tomografia computadorizada de feixe cônico como recurso complementar para diagnóstico.
OBJETIVO: 1. Capacitar o acadêmico no entendimento dos princípios básicos de formação dos raios X, das radiografias intra e extrabucais e critérios de qualidade 2. Preparar o aluno na indicação, realização e interpretação dos recursos de imagem utilizados pelo clínico geral 3. Capacitar o aluno para diferenciar estruturas anatômicas e patológicas através do exame de imagem 4. Conscientizar o aluno quanto a importância clínica e legal dos exames de imagem para documentar o prontuário odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

DENTÍSTICA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento teórico e prático para o diagnóstico, planejamento, tratamento preventivo, estético, restaurador e reabilitador em pacientes.
OBJETIVO: 1. Proporcionar conhecimento científico e treinamento técnico-clínico para exame clínico, diagnóstico das necessidades funcionais e estéticas do paciente 2. Desenvolver conhecimento do tratamento e prevenção da cárie dental, lesões não cariosas, fraturas dentais, alterações de cor e forma do elemento dental 3. Desenvolver o conhecimento científico atualizado sobre procedimentos operatórios dos preparos e restaurações diretas 4. Desenvolver a prática clínica tratamento preventivo, estético, restaurador e reabilitador em pacientes

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Anatomia dental interna. Isolamento do campo operatório e cirurgia de acesso. Determinação do comprimento de trabalho. Instrumental e instrumentação com preparo convencional e automatizado. Conceitos e técnicas. Medicação interna. Obturação do sistema de canais radiculares.
OBJETIVO: 1. Ampliar o conhecimento da anatomia dental interna com ênfase no tratamento endodôntico 2. Conhecer os materiais e instrumentais endodônticos e sua aplicabilidade 3. Conhecer e executar a técnica endodôntica convencional e automatizada 4. Desenvolver conhecimento das particularidades do sistema de canais radiculares, análise de riscos, bem como do arsenal disponível para intervenção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da anatomia e histologia do peridonto. Estudo do processo saúde-doença periodontal. Prevenção, diagnóstico, fatores de risco, planejamento terapêutico e sua execução para a manutenção de saúde periodontal, com abordagem prática laboratorial. Controle químico e mecânico da doença periodontal.
OBJETIVO: 1. Fundamentar os conhecimentos de histofisiologia do periodonto e as relações estabelecidas entre os diversos tecidos periodontais 2. Apresentar os fatores etiológicos das doenças periodontais 3. Apresentar os instrumentais de uso periodontal 4. Elucidar as bases biológicas envolvidas na raspagem e alisamento da superfície radicular alterada pela doença periodontal, tratamento e prevenção das doenças periodontais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E CIRURGIA BUCAL | 144.0 h

EMENTA: Diagnóstico e tratamento das patologias ósseas do complexo maxilo-mandibular. Doenças bucais de origem cística, neoplásica, metabólica, fibro-ósseas e genéticas. Exames complementares e técnicas cirúrgicas associadas. Terapêutica aplicada. Exodontias via alveolar e não alveolar. Cirurgia de tecidos moles.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno à aplicação de técnicas ou métodos de obtenção de sinais e sintomas que permitam identificar patologias relacionadas ao complexo maxilo mandibular 2. Preparar o aluno para execução de técnicas cirúrgicas, exames complementares e sua interpretação 3. Desenvolver o conhecimento técnico científico da terapêutica medicamentosa em Odontologia 4. Preparar o aluno para práticas clínicas e execução técnicas cirúrgicas exodônticas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e aplicações de Bioestatística e Epidemiologia na área da saúde e pesquisas científicas: indicadores de saúde, transição epidemiológica e demográfica, tipos de estudos epidemiológicos, amostragem, estatística descritiva, estatística analítica, medidas de associações
OBJETIVO: 1. Conhecer as características, vantagens e desvantagens dos desenhos de estudos epidemiológicos. 2. Realizar análise dos dados em pesquisas científicas e indicadores de saúde por meio de cálculos e uso de softwares. 3. Interpretar os resultados presentes em pesquisas científicas, artigos e indicadores de saúde a fim de compreender a situação epidemiológica e demográfica da população. 4. Avaliar a qualidade da pesquisa cientifica a partir do reconhecimento de vieses.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENDODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Etiopatogenia, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice. Medicação intracanal e sistêmica. Utilização de recursos automatizados no tratamento do sistema de canais radiculares.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno no reconhecimento e realização de diagnóstico e tratamento das doenças da polpa e periápice em todos os grupos dentais 2. Identificar as necessidades e executar o retratamento endodôntico 3. Capacitar o aluno na realização de técnicas convencionais e automatizadas 4. Desenvolver a prática clínica de diagnóstico, planejamento e tratamento endodôntico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA I | 72.0 h

EMENTA: Organização e administração das ações empregadas na saúde bucal comunitária segundo estratégias epidemiológicas voltadas para a Odontologia. Orientação, ações de prevenção e promoção de saúde bucal.
OBJETIVO: 1. Desenvolver e planejar modelos de atenção em saúde e programas educativos e preventivos em saúde coletiva 2. Desenvolver estudos e vivências interprofissionais em cenários de práticas no SUS 3. Capacitar os alunos para conhecimento e análise do território, serviços de saúde, gestão, planejamento, financiamento e controle social 4. Desenvolver o debate sobre a Politica Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente)

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ODONTOPEDIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Abordagem e manejo do paciente pediátrico e seus responsáveis. Histologia, fisiologia e patologia orofacial dos pacientes pediátricos. Diagnóstico e tratamento das patologias da cavidade bucal infantil. Orientação nutricional e aspectos preventivos
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento do manejo odontológico infantil 2. Capacitar o aluno nos conhecimentos do crescimento e desenvolvimento da criança 3. Desenvolver técnicas específicas para tratamento odontopediátrico 4. Capacitar o aluno para o diagnóstico e planejamento do tratamento visando prevenção e reabilitação

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PERIODONTIA CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Estudo da terapia periodontal avançada, inter-relação doença periodontal e saúde sistêmica, doenças peri-implantares e relacionamento da periodontia com as demais especialidades na odontologia. Planejamento e execução do plano de tratamento em pacientes com doenças periodontais.
OBJETIVO: 1. Mobilizar os conhecimentos teóricos sobre periodontia para a prática clínica, capacitando o aluno a realizar diagnósticos, prognósticos e tratamentos das diversas doenças periodontais 2. Desenvolver habilidades na execução e interpretação de exames complementares e no tratamento periodontal cirúrgico e não-cirúrgico 3. Capacitar o desenvolvimento de planejamentos interdisciplinares e multiprofissional 4. Aplicação clínica das bases biológicas envolvidas na raspagem e alisamento da superfície radicular alterada pela doença periodontal

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL E IMPLANTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Estudo e prática clínica na remoção de dentes retidos e impactados, lesões da cavidade bucal, cirurgias pré-protéticas e relacionadas às demais especialidades. Fraturas do complexo bucomaxilofacial. Técnicas de reconstrução óssea e implantodontia.
OBJETIVO: 1. Desenvolver no aluno senso crítico e visão clínica ampla para execução de diagnóstico e plano de tratamento 2. Desenvolver habilidade e destreza para realizar procedimentos em cirurgia oral menor 3. Capacitar o aluno em prática cirúrgica bucal de maior complexidade, traumatologia e implantodontia 4. Conhecer as complicações e o tratamento específico dos procedimentos cirúrgicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA II | 72.0 h

EMENTA: Abordagem da atenção primária e suas implicações na organização dos sistemas de saúde e estratégia da saúde da família. Promoção de saúde bucal à comunidade.
OBJETIVO: 1. Capacitar o acadêmico para trabalho em equipe no campo das práticas em saúde no contexto atual. Realizar ações de prevenção e controle das doenças bucais, métodos de promoção da saúde na atenção primária e estratégia da saúde da família 2. Preparar o profissional para ações de saúde comunitária 3. Desenvolver conceitos de saúde bucal atuando no controle social em saúde 4. Desenvolver o Modelo de Atenção Integral a` saúde

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Prática clínica no atendimento integral do paciente infantil. Diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento das alterações buco dentárias em odontopediatria. Manejo da criança no ambiente odontológico baseado no desenvolvimento das relações afetivas.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno a realizar com destreza, confiança e eficiência o atendimento integral do paciente infantil 2.Planejar e executar o diagnóstico, prognóstico e tratamento em clínica odontológica infantil 3. Capacitar o aluno para o tratamento das patologias bucais em crianças com aplicação dos conhecimentos da psicologia em odontopediatria e da promoção de saúde 4. Desenvolver estratégias de prevenção e controle das principais doenças bucais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE ALTA TECNOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Novas técnicas e avanços tecnológicos aplicados nas diferentes áreas da Odontologia. Recursos de alta tecnologia facilitadores do tratamento odontológico. Terapia Fotodinâmica e Nanoparticulada.
OBJETIVO: 1. Proporcionar conhecimento e capacitar o aluno para utilização e aplicação de recursos de alta tecnologia 2. Capacitar o aluno à aplicação de novos materiais nas diversas áreas da Odontologia 3. Correlacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática clínica multidisciplinar e transdisciplinar, desenvolvendo maturidade nas decisões, julgamentos e análise de riscos 4. Desenvolver uma visão crítica e científica frente aos recentes avanços tecnológicos na Odontologia

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE REMOVÍVEL PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos biológicos e biomecânicos, técnicas e materiais que possibilitam o planejamento e a reabilitação por meio de próteses totais, parciais removíveis e removíveis sobre implantes
OBJETIVO: 1. Compreender as técnicas utilizadas nos procedimentos em próteses removíveis e desenvolver capacidades motoras para a execução laboratorial 2. Desenvolver no aluno o conhecimento técnico científico dos materiais utilizados em próteses removíveis 3. Apresentar os tipos de próteses removíveis para a total recuperação de sua saúde bucal do paciente 4. Capacitar o aluno para diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento do paciente parcialmente ou totalmente edentado

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

DEONTOLOGIA E ODONTOLOGIA LEGAL | 72.0 h

EMENTA: Odontologia legal e forense. Deontologia e documentos odontolegais. Conceitos básicos de identificação e perícias odontológicas. Estudo do Código de Ética e legislações do Conselho Federal. Princípios básicos da ética profissional, conhecimento científico e responsabilidade social.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno a atuar nas ciências forenses 2. Orientar e habilitar na organização dos documentos odontolegais 3. Aplicar os conceitos do Código de Ética e legislações do Conselho Federal às situações da prática profissional 4. Preparar o aluno para o desempenho ético e legal da profissão

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA I | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e atendimento de pacientes com necessidades generalistas considerando interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Tratamento das situações de urgência. Cuidados nas situações de emergência. Discussão multidisciplinar de casos clínicos.
OBJETIVO: 1. Elaborar planos de tratamento com o foco na integralidade da assistência odontológica 2. Capacitar o aluno na prática integrada interdisciplinar e transdiciplinar com ênfase no diagnóstico, planejamento e tratamento, bem como na utilização racional de medicamentos 3. Habilitar o aluno a identificar e conduzir urgências e emergências odontológicas 4. Desenvolver senso crítico para decisões, julgamentos e análise de riscos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR | 72.0 h

EMENTA: Odontologia Hospitalar e atuação em equipe multiprofissional. Tratamento odontológico preventivo e curativo de pacientes hospitalizados. Atuação do cirurgião dentista em ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva. Fluxo de pacientes internos e externos no ambiente hospitalar. Condutas em centro cirúrgico. Evolução do paciente internado.
OBJETIVO: 1. Capacitar o aluno para atuação em equipes interprofissionais e transdisciplinares na promoção da saúde 2. Desenvolver conhecimento para assistência odontológica aos pacientes em regime de internação e ambiente ambulatorial 3. Qualificar o aluno para a aplicação do conhecimento adquirido na clínica propedêutica em cenários de prática 4. Promover conhecimento para a integração em programas de promoção, prevenção e recuperação da saúde em ambiente hospitalar

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ORTODONTIA | 72.0 h

EMENTA: Processo de crescimento e desenvolvimento crânio facial associado à erupção dos dentes. Reconhecimento das más oclusões. Métodos para diagnóstico, planejamento e intervenção para promoção de correção das maloclusões
OBJETIVO: 1. Conhecer o crescimento e desenvolvimento crânio facial, etiologias das más oclusões e a movimentação ortodôntica 2. Preparar o aluno com conhecimentos técnicos e científicos para diagnosticar maloclusões e disfunções neuro-musculares 3. Habilitar o aluno para confecção dos aparelhos ortodônticos removíveis indicados para a correção das maloclusões 4. Promover o conhecimento interprofissional necessárias ao tratamento integral do sistema estomatognático e da face

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÓTESE FIXA PRÉ-CLÍNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos biológicos, biomecânicos, técnicas e materiais utilizados em prótese fixa. Planejamento e execução de reabilitação em próteses fixas unitárias, parciais e implantossuportadas em ambiente laboratorial.
OBJETIVO: 1. Compreender as técnicas utilizadas em prótese fixa e desenvolver capacidades motoras para sua execução laboratorial 2. Habilitar o aluno para conhecer os parâmetros e embasamentos para a escolha dos materiais adequados em próteses fixas 3. Capacitar o aluno para o exame clínico, diagnóstico, planejamento, prognóstico e tratamento por meio de prótese fixa 4. Compreender e relacionar o ambiente social e valores do paciente com a tomada de decisão em um planejamento em prótese dentária

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA II | 144.0 h

EMENTA: Diagnóstico, planejamento, tratamento, prevenção e atendimento de pacientes com necessidades generalistas considerando interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Tratamento das situações de urgência. Cuidados nas situações de emergência. Discussão multidisciplinar de casos clínicos.
OBJETIVO: 1. Apresentar os vários aspectos da saúde bucal 2. Correlacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática clínica generalista multidisciplinar e transdisciplinar, desenvolvendo maturidade nas decisões, julgamentos e análise de riscos 3. Permitir elaboração e execução de planos de tratamento, com foco na integralidade da assistência 4. Possibilitar o conhecimento da importância da relação profissional paciente com a finalidade de otimizar o tratamento odontológico

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOGERIATRIA | 72.0 h

EMENTA: Atendimento do paciente idoso com ênfase no diagnóstico, planejamento, tratamento generalista e manutenção da saúde bucal. Aspectos psicológicos do paciente geriátrico. Abordagem odontológica aos pacientes geriátricos portadores de distúrbios sistêmicos.
OBJETIVO: 1. Desenvolver visão crítica e multidisciplinar no atendimento do paciente geriátrico, conhecendo suas particularidades e especificidades no tratamento odontológico 2. Preparar o aluno para o protagonismo no cuidado integrado ao idoso 3. Habilitar o aluno para mediar atitudes e práticas pertinentes à atenção e gestão do cuidado individual e coletivo de idosos 4. Reforçar o compromisso ético, político e social do cirurgião dentista, tendo como princípios norteadores a defesa da vida e a integralidade da atenção à saúde do idoso

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REABILITAÇÃO BUCAL | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico, planejamento e tratamento, contemplando as necessidades funcionais e estéticas. Prática clínica de reabilitação protética bucal aplicada a indivíduos com ausência total ou parcial de elementos dentais.
OBJETIVO: 1. Desenvolver no acadêmico o conhecimento no exame clínico e exames complementares para o diagnóstico e planejamento reabilitador 2. Planejar e executar o atendimento clínico dos pacientes totalmente ou parcialmente edentados no que se refere a sua reabilitação protética 3. Compreender e relacionar o ambiente social e a tomada de decisão mediante as indicações e possibilidades no planejamento em prótese dentária 4. Proporcionar a vivência do aluno no ambiente clínico de todos os atores envolvidos no processo do trabalho

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso, obedecendo às normas e regulamentos metodológicos. Apresentação e arguição do trabalho perante à banca avaliadora.
OBJETIVO: 1. Elaborar questionamentos científicos e aplicar os conhecimentos metodológicos na produção do trabalho de conclusão de curso 2. Analisar e discutir os dados obtidos durante o desenvolvimento da pesquisa 3. Desenvolver a capacidade investigativa e científica na direção da construção e produção de conhecimento 4. Possibilitar ao aluno o conhecimento dos meios de apresentação de trabalhos científicos

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA INTEGRADA III | 144.0 h

EMENTA: Diagnóstico, plano de tratamento, tratamento avançado, prevenção e atendimento de pacientes com necessidades generalistas. Tratamento das situações de urgência e cuidados nas situações de emergência. Discussão multidisciplinar de casos clínicos.
OBJETIVO: 1. Elaborar planos de tratamento visando a integralidade da assistência 2. Capacitar o aluno na prática clínica odontológica generalizada avançada, considerando os aspectos multidisciplinares e transdisciplinares 3. Evoluir na maturidade das decisões, julgamentos e análise de riscos 4. Possibilitar a compreensão e a correta elaboração do plano de tratamento de casos complexos, tendo como parâmetros evidências científicas, clínicas, comportamentais, sociais e éticas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE ALTA COMPLEXIDADE | 72.0 h

EMENTA: Diagnóstico e plano de tratamento para casos complexos. Tratamentos com envolvimento multidisciplinar e transdisciplinar. Atuação na odontologia digital.
OBJETIVO: 1.Praticar uma odontologia moderna baseada em evidências científicas 2. Promover a formação de um cirurgião dentista generalista, capaz de compreender e praticar uma odontologia integral e integrada 3. Aprimorar a prática nos métodos de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos voltados às necessidades e serviços odontológicos, considerando os aspectos biopsicossociais 4. Desenvolver uma visão crítica e científica frente aos recentes avanços na Odontologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e classificação de pacientes especiais. Odontologia psicossomática e considerações psicológicas. Terapêutica aplicada a pacientes com necessidades especiais. Deficiências mentais, físicas e sensoriais. Abordagem odontológica frente ao paciente portador de alterações sistêmicas. Diagnóstico e tratamento odontológico interprofissional.
OBJETIVO: 1. Proporcionar conhecimento para atuar com promoção de saúde bucal em indivíduos portadores de necessidades especiais 2. Conhecer as condições sistêmicas e repercussões bucais, solicitar exames complementares para diagnóstico, planejamento e tratamento 3. Habilitar o aluno a reconhecer e atuar no tratamento odontológico de pacientes com necessidades especiais 4. Desenvolver julgamento, análise de riscos e previsibilidade comportamental do paciente com necessidade especial durante a intervenção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@75872372, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b90d209c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c33b1157, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@97ab6468, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2f6eac82, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f5ffcfa8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@52683df4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@457eef64, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf6b3624, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8771aa8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@655f5dc6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9c19f5f8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b2e5e08c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b6dfab4f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c4c7aff4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ad447e4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38d5df61, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25a13cce, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29e37635, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@47d8f0fd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b75be36, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e2d68372, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cb863d07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6cf9320a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25b32c49, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bb74b9b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ef65c50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@33815b1e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dea8a641, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@42350907, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@53fbe72, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@37670248, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@42ac2d84, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ed98ebe7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6671840a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af0fc23f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5a5e7c67, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@96f7c8e2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bab02367, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b054f0b4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5c9d1f4b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@699397a7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c8a1bcc0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6290953b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3df2cd6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7dc3e8bc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74a14264, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@abc4eaf9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdb6d770, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c98751fe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9700d281, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6a4ebc50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f6cb5c00, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b3c9742d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d9afe63f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@12b9ee0e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5a3b5af, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7c7bee4f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8521fe91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d9c09125, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec372a27, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b3b83ca4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d464f4b0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2fcb3485, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@861b8b18, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f945a01, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ef14d0f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b0787d4f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64d039a8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64fd587, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7de51587, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5f39eb5f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@36075191, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7ff8bf79, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3f2a6dfc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7ffde27a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@848e4990, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5877d1f4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdccb074, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d64abaf0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e4f31ba1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f86ad14a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@293a84dd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6108fb9e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@63f11410, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b70d1df6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7efc567, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b92f40e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6b357e93, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@adeb8978, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cc38616e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64254ec3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8b7eeca4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@261088d9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f90b828f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@81a5b4d2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3d1cbe02, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a559a3f1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff2dcabc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6fe599c3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d168e0e4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aa0d4578, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a963e881, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@42acbc2f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@daf2df85, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2d81e52f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5c796441, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@238a853d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5bb3c058, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af859c9b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7966c6b6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cc14121, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdb163b4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@616d0d77, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ea1caae2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d42dae02, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@587bb901, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@24eaee3d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bfb2d843, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1eaa2356, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc141ac0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e65255dd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3dc30902, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@27fbaec0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c88ecd50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eaaa6235, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@81d1612a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b0058f26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a115fe80, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8fbb4085, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@651c1f26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a6be1878, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d8ad04d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@982d1208, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@176b3f89, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@611c7a00, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bb150c16]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2022/12

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

2022/12

ALTERAÇÃO DE MORFOLOGIA DENTÁRIA DEVIDO A DOENÇA CONGÊNITA

2022/12

ANÁLISE DA LONGEVIDADE E RESISTÊNCIA DOS LAMINADOS CERÂMICOS TIPO LENTE DE CONTATO DENTAL

2022/12

ANTIBIOTERAPIA PARA TERCEIROS MOLARES: qual é a conduta dos cirurgiões dentistas?

2022/12

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE FACETAS DIRETAS E INDIRETAS: Revisão de Literatura

2022/12

DEFEITOS DE DESENVOLVIMENTO DE ESMALTE: A PREVALÊNCIA EM CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANSCISCO

2022/12

INFLUÊNCIA DA RESTAURAÇÃO CORONÁRIA EM DENTES COM TRATAMENTO ENDODÔNTICO

2022/12

O IMPACTO DO TRATAMENTO PERIODONTAL NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E INTERFERÊNCIAS NA SAÚDE SISTÊMICA

2022/12

O TRATAMENTO ENDODÔNTICO COMO AUXILIAR NO RECONHECIMENTO HUMANO: ESTADO ATUAL E PERSPECTIVAS

2022/12

REPOSICIONAMENTO LABIAL CIRÚRGICO EM PACIENTES COM AUMENTO VERTICAL DE MAXILA: RELATO DE CASO

2021/12

ERUPÇÃO ECTÓPICA DO PRIMEIRO MOLAR PERMANENTE SUPERIOR

2021/12

SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA

2021/12

USO DE FONTES DE LUZ NO CLAREAMENTO DENTAL

2020/12

ABORDAGEM E MANEJO DAS LESÕES NÃO CARIOSAS

2020/12

ABORDAGEM E MANEJO DAS LESÕES NÃO CARIOSAS

2020/12

ABORDAGENS ATUAIS DA UTILIZAÇÃO DA FIBRINA RICA EM PLAQUETAS (PRF) PARA PERIODONTIA

2020/12

ABORDAGENS ATUAIS DA UTILIZAÇÃO DA FIBRINA RICA EM PLAQUETAS (PRF) PARA PERIODONTIA

2020/12

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE DORES OROFACIAIS: REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE DORES OROFACIAIS: REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

ANESTÉSICOS LOCAIS DE ESCOLHA PARA CIRURGIA ORAL MENOR

2020/12

AVALIAÇÃO DE SISTEMAS ADESIVOS UNIVERSAIS NA SENSIBILIDADE PÓS-OPERATÓRIA EM DENTES COM CAVIDADES CLASSE V

2020/12

COMPARAÇÃO ENTRE O FLUXO DIGITAL E O CONVENCIONAL DE TRABALHO PARA A CONFECÇÃO DE PRÓTESES DE DISSILICATO DE LÍTIO

2020/12

CORONECTOMIA: TÉCNICA PARA EVITAR A PARESTESIA DO NERVO ALVEOLAR INFERIOR EM CASOS DE ÍNTIMO CONTATO COM TERCEIRO MOLAR

2020/12

CORONECTOMIA: TÉCNICA PARA EVITAR A PARESTESIA DO NERVO ALVEOLAR INFERIOR EM CASOS DE ÍNTIMO CONTATO COM TERCEIRO MOLAR

2020/12

DENTIFRÍCIOS COM DIFERENTES PRINCÍPIOS BIOATIVOS NA REDUÇÃO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA CERVICAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

DENTIFRÍCIOS COM DIFERENTES PRINCÍPIOS BIOATIVOS NA REDUÇÃO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA CERVICAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

EFEITOS DA TERAPIA COM A EXPANSÃO RÁPIDA MAXILAR NA SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

2020/12

EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CORTICOTOMIA E SEU PAPEL ATUAL NA ODONTOLOGIA

2020/12

EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CORTICOTOMIA E SEU PAPEL ATUAL NA ODONTOLOGIA

2020/12

EXPANSÃO RÁPIDA MAXILAR UTILIZANDO MARPE

2020/12

EXTRAÇÃO DE MOLARES NA ORTODONTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE CASOS ATÍPICOS

2020/12

EXTRAÇÃO DE MOLARES NA ORTODONTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE CASOS ATÍPICOS

2020/12

HARMONIZAÇÃO DO DENTE INCISIVO LATERAL SUPERIOR CONOIDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

HARMONIZAÇÃO DO SORRISO

2020/12

HARMONIZAÇÃO DO SORRISO

2020/12

HIGIENE BUCAL NAS ESCOLAS: A DOENÇA CÁRIE EM IDADE ESCOLAR

2020/12

IMPACTO DA EXPOSIÇÃO GENGIVAL NA ESTÉTICA DO SORRISO

2020/12

INCIDÊNCIA DE CÁRIE E DE OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES BRAGANTINOS EM 1 ANO DE ACOMPANHAMENTO

2020/12

INCIDÊNCIA DE CÁRIE E DE OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES BRAGANTINOS EM 1 ANO DE ACOMPANHAMENTO

2020/12

MARSUPIALIZAÇÃO DE CISTOS ODONTOGÊNICOS DE GRANDE EXTENÇÃO

2020/12

MÉTODOS DE DESOBTURAÇÃO DO CANAL RADICULAR: REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

PARTO PREMATURO E SUA RELAÇÃO COM A DOENÇA PERIODONTAL

2020/12

PARTO PREMATURO E SUA RELAÇÃO COM A DOENÇA PERIODONTAL

2020/12

PREVALÊNCIA DE HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR INCISIVO EM CRIANÇAS BRAGANTINAS DE 6 A 8 ANOS

2020/12

RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA ODONTOLOGIA NA UBS-ESCOLA SÃO FRANCISCO ATRAVÉS DA INTERPROFISSIONALIDADE - RELATO DE CASO

2020/12

RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA ODONTOLOGIA NA UBS-ESCOLA SÃO FRANCISCO ATRAVÉS DA INTERPROFISSIONALIDADE - RELATO DE CASO

2020/12

TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA: TRATAMENTO DE BRUXISMO. REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA: TRATAMENTO DE BRUXISMO. REVISÃO DE LITERATURA

2020/12

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE ABSCESSO APICAL AGUDO

2020/12

UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO OPERATÓRIO NA ENDODONTIA

2019/12

A INTERPROFISSIONALIDADE NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM PARKINSON: UMA ANÁLISE ODONTOLÓGICA

2019/12

A INTERPROFISSIONALIDADE NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM PARKINSON: UMA ANÁLISE ODONTOLÓGICA

2019/12

A LASERTERAPIA EM HIPERSENSIBILIDADE DENTINARIA CERVICAL

2019/12

ALINHADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DE SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS SOB A PERSPECTIVA DA ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE

2019/12

ALINHADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA A RESPEITO DE SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS SOB A PERSPECTIVA DA ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE

2019/12

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS SISTEMAS DE BRAQUETES CONVENCIONAIS E AUTOLIGADOS: REVISÃO DE LITERATURA

2019/12

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS SISTEMAS DE BRAQUETES CONVENCIONAIS E AUTOLIGADOS: REVISÃO DE LITERATURA

2019/12

ANÁLISE E COMPARAÇÃO ENTRE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS MANUAIS LEGÍTIMOS E FALSFICADOS

2019/12

AVALIAÇÃO DE ANSIEDADE NO PRÉ-OPERATÓRIO DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO

2019/12

CÉLULAS-TRONCO EM DENTES DECÍDUOS E SEUS BENEFÍCIOS

2019/12

CORREÇÃO DA MORDIDA CRUZADA POSTERIOR UNILATERAL NAS DENTIÇÕES DECÍDUA E MISTA

2019/12

HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA EM LESÕES CERVICAIS NÃO - CARIOSAS: ETIOLOGIA E TRATAMENTO

2019/12

HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA EM LESÕES CERVICAIS NÃO - CARIOSAS: ETIOLOGIA E TRATAMENTO

2019/12

PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS - CONCENTRAÇÃO NAS CONDIÇÕES MÉDICAS QUE NECESSITAM ANESTESIA GERAL

2019/12

PREVALÊNCIA DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO E PERDA DENTÁRIA EM PACIENTES TABAGISTAS

2019/12

PREVALÊNCIA DE TRATAMENTO ENDODÔNTICO E PERDA DENTÁRIA EM PACIENTES TABAGISTAS

2019/12

REANATOMIZAÇÃO ESTÉTICA - RELATO DE CASO CLÍNICO

2019/12

REANATOMIZAÇÃO ESTÉTICA- RELATO DE CASO CLÍNICO

2019/12

RESISTÊNCIA À FADIGA DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS AUTOMATIZADOS COM DIFERENTES TRATAMENTOS DE LIGA

2019/12

VANTAGENS DO MOVIMENTO RECIPROCANTE EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO ROTATÓRIO CONVENCIONAL PARA PREPAROS DE CANAIS RADICULARES

2019/12

VANTAGENS DO MOVIMENTO RECIPROCANTE EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO ROTATÓRIO CONVENCIONAL PARA PREPAROS DE CANAIS RADICULARES

2019/12

VARIAÇÕES BUCAIS EM PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN

2019/12

VARIAÇÕES BUCAIS EM PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN

2018/12

ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS EM CRIANÇAS COM RESPIRAÇÃO BUCO-NASAL: REVISÃO DE LITERATURA

2018/12

ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS EM CRIANÇAS COM RESPIRAÇÃO BUCO-NASAL: REVISÃO DE LITERATURA

2018/12

CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA

2018/12

CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA

2018/12

CRIMES SOLUCIONADOS ATRAVÉS DE MARCAS DE MORDIDAS: REVISÃO DE LITERATURA

2018/12

EFEITOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA SAÚDE PERIODONTAL: REVISÃO DE LITERATURA

2018/12

EFEITOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA SAÚDE PERIODONTAL: REVISÃO DE LITERATURA

2018/12

FECHAMENTO DE COMUNICAÇÃO BUCOSINUSAL UTILIZANDO BOLA DE BICHAT

2018/12

FECHAMENTO DE COMUNICAÇÃO BUCOSINUSAL UTILIZANDO BOLA DE BICHAT

2018/12

INCIDÊNCIA DE FISSURAS LABIOPALATAIS EM PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA

2018/12

INCIDÊNCIA DE FISSURAS LABIOPALATAIS EM PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA

2018/12

O CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA SOBRE TRANSTORNOS ALIMENTARES

2018/12

O SINERGISMO ENTRE DIABETES MELLITUS E A DOENÇA PERIODONTAL

2018/12

O SINERGISMO ENTRE DIABETES MELLITUS E A DOENÇA PERIODONTAL

2018/12

ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS E PROCEDIMENTOS CLÍNICOS RELACIONADOS A SAÚDE BUCAL INFANTIL E DE GESTANTES INDICADAS POR CIRURGIÕES DENTISTAS DE BRAGANÇA PAULISTA E REGIÃO

2018/12

ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS E PROCEDIMENTOS CLÍNICOS RELACIONADOS A SAÚDE BUCAL INFANTIL E DE GESTANTES INDICADAS POR CIRURGIÕES DENTISTAS DE BRAGANÇA PAULISTA E REGIÃO

2018/12

PERCEPÇÕES BUCAIS DOS PACIENTES APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA

2018/12

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA PRÉ ESCOLARES QUE FREQUENTAM E. M. MARISA VALERIO PINTO BRAGANÇA PAULISTA - SP

2018/12

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA PRÉ ESCOLARES QUE FREQUENTAM ESCOLA MUNICIPAL MARISA VALERIO PINTO BRAGANÇA PAULISTA - SP

2018/12

PUBLICIDADE E PROPAGANDA ODONTOLÓGICA NA ERA DIGITAL

2018/12

PUBLICIDADE E PROPAGANDA ODONTOLÓGICA NA ERA DIGITAL

2018/12

QUALIDADE SALIVAR EM FUMANTES

2018/12

QUALIDADE SALIVAR EM FUMANTES

2018/12

REFLEXO DO ESTABELECIMENTO PRECOCE DA HIGIENE BUCAL EM BEBÊS EDÊNTULOS SOBRE MICROBIOTA CARIOGÊNICA - ENSAIO CLÍNICO

2018/12

REFLEXO DO ESTABELECIMENTO PRECOCE DA HIGIENE BUCAL EM BEBÊS EDÊNTULOS SOBRE MICROBIOTA CARIOGÊNICA - ENSAIO CLÍNICO

2018/12

RELAÇÃO ENTRE OBESIDADE, CÁRIE E NÍVEIS SALIVARES DE IGA, CITOCINAS INFLAMATÓRIAS E LEPTINA EM PRÉ- ESCOLARES DE 3 A 5 ANOS

2018/12

TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM SESSÃO ÚNICA

2018/12

TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM SESSÃO ÚNICA

2018/12

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR - RELATO DE CASO CLÍNICO

2018/12

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: RELATO DE CASO

2017/12

ANÁLISE COMPARATIVA DA CAPACIDADE DE CORTE E RESISTÊNCIA DOS INSTRUMENTOS WAVE ONE X WAVE ONE GOLD®

2017/12

ANÁLISE COMPARATIVA DA CAPACIDADE DE CORTE E RESISTÊNCIA DOS INSTRUMENTOS WAVE ONE X WAVE ONE GOLD®

2017/12

ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DENTAL APÓS O USO DE CLAREADORES DENTAIS EM DIFERENTES TEMPOS DE APLICAÇÃO

2017/12

ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DENTAL APÓS O USO DE CLAREADORES DENTAIS EM DIFERENTES TEMPOS DE APLICAÇÃO

2017/12

COLETA E CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS TRONCO EM POLPA DE DENTES DECÍDUOS E SUAS IMPLICAÇÕES

2017/12

COLETA E CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS TRONCO EM POLPA DE DENTES DECÍDUOS E SUAS IMPLICAÇÕES

2017/12

OSTEOCONDROMA DE CABEÇA DE MANDIBULA: RELATO DE CASO

2017/12

PROPRIEDADES ÓPTICAS DA RESINA COMPOSTA

2017/12

PROPRIEDADES ÓPTICAS DA RESINA COMPOSTA

2017/12

TRATAMENTO EM PACIENTES COM MÁ OCLUSÃO CLASSE II DE ANGLE COM RETRUSÃO MANDIBULAR

2017/12

TRAUMATISMO NA DENTIÇÃO DECÍDUA: UM ESTUDO DA PREVALÊNCIA E REPERCUSSÃO

2017/11

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTES PORTADORES DE FENDA LABIOPALATAL

2017/11

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTES PORTADORES DE FENDA LABIOPALATAL

2013/12

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS IMAGENS RADIOGRÁFICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO E ANÁLISE DE ERROS

2013/12

AVALIAÇÃO DE SELANTES EM SULCOS DENTAIS SUBMETIDOS A DESAFIO CARIOGÊNICO IN VITRO

2013/12

AVALIAÇÃO DE SELANTES EM SULCOS DENTAIS SUBMETIDOS A DESAFIO CARIOGÊNICO IN VITRO

2013/12

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ENXAGUATÓRIOS BUCAIS CONTENDO OU NÃO FLUORETO EM PACIENTES COM ALTO RISCO À CÁRIE

2013/12

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE ENXAGUATÓRIOS BUCAIS CONTENDO OU NÃO FLUORETO EM PACIENTES COM ALTO RISCO À CÁRIE

2013/12

RELAÇÃO DA MICROBIOTA ORAL EM PACIENTES COM PAV (PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA) NA UTI (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA)

2012/12

AÇÃO ANTIMICROBIANA DA NANOPARTÍCULA DE PRATA

2012/12

AVALIAÇÃO DO USO DE BISFOSFONATOS EM IDOSOS ESTABELECENDO UM PROTOCOLO DE PREVENÇÃO ODONTOLÓGICO Á OSTEONECROSE

2012/12

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2012/12

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE BUCAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

2011/12

ESTUDO DE FREQUÊNCIA DE ODONTOMAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS

2011/12

ESTUDO DE FREQUÊNCIA DE ODONTOMAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS

2008/11

Clareamento Dental Interno e Suas Perspectivas Para O

2007/11

CARACTERÍSTICAS BUCAIS PREDOMINANTES DE PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

2007/11

Efeitos do álcool e do tabaco na cicatrização em pacientes submetidos ao tratamento periodontal.

2006/10

AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE

2006/10

IATROGENIA EM TRATAMENTO ENDODÔNTICO

2006/10

IATROGENIA EM TRATAMENTO ENDODÔNTICO

2006/10

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE NUCLEAÇÃO NO MÉTODO BIOMIMÉTICO SOBRE A MORFOLOGIA DA CAMADA DE HIDROXIAPATITA EM IMPLANTE DENTAL

2006/10

REPARO DO COMPROMETIMENTO ENDODÔNTICO-PERIODONTAL

2006/10

SISTEMA DE RETENÇÃO EM PRÓTESES OVERDENTURE



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.