Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Tecnologia em Processos Gerenciais - Presencial

O Curso de Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais a distância da Universidade São Francisco (USF) forma profissionais aptos a atuar com competência, ética e responsabilidade social, elaborando e implementando planos de negócios, fomentando o empreendedorismo pela utilização de técnicas e métodos de gestão, promovendo o crescimento efetivo das organizações. A sua caracterização está na formação tecnológica ágil e flexível de profissionais capazes de pesquisar, desenvolver e aplicar novas tecnologias consideradas estratégicas na realidade mercadológica atual.

Mercado de trabalho

Atuam na administração de pequenas e médias empresas, empreendimentos próprios e de terceiros, nas empresas de serviços em geral, em instituições de ensino e saúde, em consultorias e assessorias administrativas.
 

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: cinco semestres.


CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.800 horas.

PERÍODO: noturno.

Área de Atuação

O profissional da área de Tecnologia em Processos Gerenciais poderá atuar nas mais diversas organizações, elaborando e implementando planos de negócios; fomentando o empreendedorismo pela utilização de técnicas e métodos de gestão; promovendo o crescimento efetivo das organizações, etc.

Disciplinas ..

Portaria Ministerial de Renovação de reconhecimento nº 212, de 25/06/2020 (D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 131, de 07/07/2020).

Turno: MATUTINO Currículo: 0010-T Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estrutura Organizacional. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Compreender os conceitos de organizações e identificar o conceito de Administração; Definir os conceitos de Planejamento, Organização, Direção e Controle; Reconhecer e situar a estruturação organizacional, as decisões de hierarquização, às distribuição de tarefas e responsabilidades. Criar sistemas de monitoramento e acompanhamento do desempenho organizacional;Planejar o processo de tomada de decisões;Identificar e ordenar os conceitos da Comunicação Corporativa e todas as suas funções internas e externas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Comportamento e Cultura Organizacional. Gestão de Mudanças. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Relacionamento Interpessoal. Comunicação, Criatividade, Aprendizagem Organizacional, Inteligência Emocional. Administração de Conflitos. Formação e desenvolvimento de Equipes. Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas.
OBJETIVO: Compreender os principais elementos do comportamento humano dentro das organizações; Conhecer e entender os fatores determinantes na formação da cultura organizacional; Identificar a importância do relacionamento interpessoal e dos fatores causadores de conflitos; Compreender e apropriar-se dos conceitos de inteligência emocional e de sua relevância. Conhecer e aplicar as técnicas de comunicação e criatividade. Compreender o processo de aprendizagem organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Objetivo e fundamentos da ciência econômica. Fatores de produção. Curva de possibilidade de produção. Custo de oportunidade. Mercado e seus determinantes. Equilíbrio de mercado. Estrutura de mercado. Objetivos da macroeconomia. Instrumentos macroeconômicos. Fundamentos de balanço de pagamentos, moeda e inflação.
OBJETIVO: Identificar, Analisar e Aplicar conceitos de oferta e de demanda na tomada de decisão de preços e quantidades da empresa; Compreender e aplicar modelos econômicos como ferramentas de apoio para o planejamento organizacional. Compreender e avaliar a corporação em seu ambiente econômico, dado uma conjuntura econômica e corporativa. Compreender e interpretar s índices do mercado econômico. Analisar e interpretar eventos macroeconômicos e seus possíveis desdobramentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: GESTÃO ESTRATÉGICA DE EQUIPES E PESSOAL | 144.0 h

EMENTA: Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas; Decisões estratégicas de departamentalização e processos de RH; Indicadores da Gestão de RH; Carreira, perfil e gestão por competências; Trabalho virtual e equipes autogerenciadas; Equipes de alta performance; Gestão da integração trabalho/sociedade.
OBJETIVO: Elaborar políticas e ações estratégicas de Gestão de Pessoas e liderança de equipes no contexto corporativo; Conhecer os conceitos de Gestão de Pessoas e seus subsistemas; Identificar, avaliar e criar indicadores de Gestão de Recursos Humanos; Aplicar metodologias de integração entre trabalho e sociedade;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Apropriar noções básicas de inferência estatística para resolução de problemas; Identificar as diferentes ferramentas estatísticas, seus conceitos e aplicações, para auxílio da tomada de decisões, bem como para auxílio nos processos de ganho de produtividade e competitividade; Descrever conjunto de dados, informações quantitativas e qualitativas, compreendendo suas propriedades, formas de exposição e aplicabilidade estatística; Relacionar causa-efeito de variáveis qualitativas e quantitativas através do ferramental estatístico;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE CUSTOS E DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Terminologia de custos. Diferentes classificações de Custos. Métodos de Cálculo de Custos. Custos como base para cálculo do resultado empresarial. Modelo das demonstrações Financeiras. Noções de Demonstração de Resultados e Balanço Patrimonial. Integração entre custos e Demonstrações.
OBJETIVO: Reconhecer os conceitos básicos de custos e orçamentos no processo de avaliação empresarial, das políticas e diretrizes empresariais; Interpretar as ferramentas e técnicas de atribuição de custos aos produtos e serviços, bem como as ferramentas e técnicas para elaboração de orçamento empresarial e tomada de decisões envolvendo custos. Desenvolver a capacidade de reconhecimento e análise dos problemas econômico-financeiros básicos de uma organização e administrar corretamente os planos de custeio minimizando os riscos para o capital investido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

EMENTA: Avaliar as posturas, as atitudes e as mentalidades dos gestores dado uma conjuntura corporativa; Compreender os desafios de percepção das oportunidades, riscos e ameaças em relação às mudanças estratégicas e os obstáculos culturais das organizações; Identificar as principais estratégias sobre o ciclo de vida dos produtos e serviços; Interpretar o gerenciamento de processos interfuncionais em negócios, visando difusão de práticas de negócios mais sólidas e eficazes;
OBJETIVO: Avaliar as posturas, as atitudes e as mentalidades dos gestores dado uma conjuntura corporativa; Compreender os desafios de percepção das oportunidades, riscos e ameaças em relação às mudanças estratégicas e os obstáculos culturais das organizações; Identificar as principais estratégias sobre o ciclo de vida dos produtos e serviços; Interpretar o gerenciamento de processos interfuncionais em negócios, visando difusão de práticas de negócios mais sólidas e eficazes;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ANÁLISE E REDESENHO DE PROCESSOS | 144.0 h

EMENTA: Fundamentos dos processos de negócios. Coleta de dados e análise de processos. Mapa de processos e redesenho. Metodologias de análise e redesenho de processos. Simulação de processos e ferramentas de modelagem. Notação de processo. Implantação de processo. Sistemas de avaliação de processos.
OBJETIVO: Identificar, avaliar e desenvolver o fluxo de processos dentro das organizações; Aplicar as metodologias para análise e redesenho de processos; Compreender e elaborar as fases de implantação de processos, e a consequente, criação de sistemas de aferição e acompanhamento da implantação e da eficácia dos processos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ADMINSTRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Compras e a evolução do papel de suprimentos nas organizações. A Globalização e seus desdobramentos;Principais atividades do setor de compras. Outsourcing - Pesquisa e Planejamento de Compras; Modalidades de Compras; Seleção e avaliação de fornecedores. Classificação de estoques (ABC). Gestão da cadeia de suprimentos (MRP, MRP II e ERP), em sistemas de produção puxada (Just in Time e Kanban) e em sistemas híbridos; Dimensionamento de estoques; Gestão Estratégica de Compras; Custo dos estoques.
OBJETIVO: Conhecer os fundamentos da área de Compras; Compreender a cadeia logística e o seu funcionamento; Identificar a interface entre os operadores logísticos e as empresas contratantes no conceito de Suply-Chain Management; Aplicar os princípios da gestão de transportes e Logística Reversa; identificar e aplicar os conceitos básicos dos processos de importação e exportação de materiais; Reconhecer o conceito de Nível de Serviço Logístico, além de conhecer os principais indicadores de desempenho logístico adotados pelas empresas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
OBJETIVO: Conhecer os princípios do marketing; aplicar os conceitos e ferramentas de gestão de marketing; Analisar e identificar as ameaças e oportunidades das ações mercadológicas; Compreender a importância das informações e análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico na tomada de decisão em marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização de empréstimos. Análise VPL, TIR e Payback.
OBJETIVO: Compreender os conceitos fundamentais de matemática financeira, sua relevância e aplicabilidade no cotidiano das organizações. Aplicar a noção de valor do dinheiro no tempo, compreendendo seus desdobramentos e aplicações. Conhecer e utilizar recursos eletrônicos e digitais (planilhas, calculadora excel) como apoio a realização cálculos, análises, relatórios e análises comparativas por meio de gráficos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 144.0 h

EMENTA: Conhecer aspectos fundamentais da gestão de projetos; Identificar, mapear e mitigar os riscos de um projeto; Aplicar ferramentas e metodologias de controle de qualidade e execução de um projeto; Estimar os custos de um projeto, bem como mensurar e avaliar sua viabilidade econômica e financeira.
OBJETIVO: Conhecer aspectos fundamentais da gestão de projetos; Identificar, mapear e mitigar os riscos de um projeto; Aplicar ferramentas e metodologias de controle de qualidade e execução de um projeto; Estimar os custos de um projeto, bem como mensurar e avaliar sua viabilidade econômica e financeira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: EEE Conceito do Direito. Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário.
OBJETIVO: Conhecer as implicações do Direito Empresarial e da Ciência Jurídica e seus desdobramentos nas atividades empresariais; Compreender a estrutura do Sistema Jurídico e Político; Reconhecer os direitos fundamentais, bem como principais noções e conceitos acerca da Responsabilidade Civil; Interpretar e avaliar contratos empresariais a luz do sistema jurídico vigente;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e dos negócios organizacionais. Implantação de Sistema de Gestão Integrada. Ferramentas de apoio aos negócios e operações eletrônicas.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito fundamentais de logística; atividades primárias e secundárias;logística de suprimentos;Formação da Cadeia de Suprimentos; Fluxo de Produtos Serviços e Informações;Logistica de Produção: Classificação dos Sistemas Produtivas (MTS / ATO / MTO / ETO);Classificação e Especificação de Materiais; Introdução a Gestão de Fornecedores, Compras, Estoque, bem como ao Regime de Compras do Setor Público; Introdução as principais ferramentas logísticas e ERP - Enterprise Resorce Planning
OBJETIVO: Compreender conceitos e fundamentos de logística, bem como reconhecer as atividades primárias e secundárias da Logística; Conhecer as particularidades e características da Cadeia de Suuprimentos; Classificar os materiais de acordo com suas características e especificidades; Reconhecer e aplicar os aspectos fundamentais de Gestão de Fornecedores, Compras e Estoques; Interpretar e aplicar as principais ferramentas logísticas;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CONSULTORIA E ELABORAÇÃO DE PARECERES | 144.0 h

EMENTA: Consultoria: conceito, tipos, definição de produto de consultoria e carreira. Projeto de consultoria. Gestão de projetos de consultoria. Elaboração e Avaliação de indicadores de desempenho. Gestão da mudança. Definição, elaboração e análise de laudos, pareceres e relatórios técnicos.
OBJETIVO: Compreender o conceito de consultoria em termos de função e possibilidade de carreira. Apurar a capacidade de leitura da realidade organizacional a ponto de permitir a identificação das necessidades organizacionais, das possibilidades de atendimento por meio da consultoria e consequente elaboração de projeto de consultoria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0010-T Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Conceito Fundamental de Administração. Conceito de Organizações. Estudo de cada etapa da Administração e sua aplicação na realidade corporativa: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Estrutura Organizacional. Processo Decisório e Comunicação Corporativa.
OBJETIVO: Compreender os conceitos de organizações e identificar o conceito de Administração; Definir os conceitos de Planejamento, Organização, Direção e Controle; Reconhecer e situar a estruturação organizacional, as decisões de hierarquização, às distribuição de tarefas e responsabilidades. Criar sistemas de monitoramento e acompanhamento do desempenho organizacional;Planejar o processo de tomada de decisões;Identificar e ordenar os conceitos da Comunicação Corporativa e todas as suas funções internas e externas

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Comportamento e Cultura Organizacional. Gestão de Mudanças. Estratégias de Liderança: principais tipos e estilos de líderes. Relacionamento Interpessoal. Comunicação, Criatividade, Aprendizagem Organizacional, Inteligência Emocional. Administração de Conflitos. Formação e desenvolvimento de Equipes. Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas.
OBJETIVO: Compreender os principais elementos do comportamento humano dentro das organizações; Conhecer e entender os fatores determinantes na formação da cultura organizacional; Identificar a importância do relacionamento interpessoal e dos fatores causadores de conflitos; Compreender e apropriar-se dos conceitos de inteligência emocional e de sua relevância. Conhecer e aplicar as técnicas de comunicação e criatividade. Compreender o processo de aprendizagem organizacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MICROECONOMIA E CONJUNTURA NACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Objetivo e fundamentos da ciência econômica. Fatores de produção. Curva de possibilidade de produção. Custo de oportunidade. Mercado e seus determinantes. Equilíbrio de mercado. Estrutura de mercado. Objetivos da macroeconomia. Instrumentos macroeconômicos. Fundamentos de balanço de pagamentos, moeda e inflação.
OBJETIVO: Identificar, Analisar e Aplicar conceitos de oferta e de demanda na tomada de decisão de preços e quantidades da empresa; Compreender e aplicar modelos econômicos como ferramentas de apoio para o planejamento organizacional. Compreender e avaliar a corporação em seu ambiente econômico, dado uma conjuntura econômica e corporativa. Compreender e interpretar s índices do mercado econômico. Analisar e interpretar eventos macroeconômicos e seus possíveis desdobramentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: GESTÃO ESTRATÉGICA DE EQUIPES E PESSOAL | 144.0 h

EMENTA: Introdução à Gestão de Pessoas e seus subsistemas; Decisões estratégicas de departamentalização e processos de RH; Indicadores da Gestão de RH; Carreira, perfil e gestão por competências; Trabalho virtual e equipes autogerenciadas; Equipes de alta performance; Gestão da integração trabalho/sociedade.
OBJETIVO: Elaborar políticas e ações estratégicas de Gestão de Pessoas e liderança de equipes no contexto corporativo; Conhecer os conceitos de Gestão de Pessoas e seus subsistemas; Identificar, avaliar e criar indicadores de Gestão de Recursos Humanos; Aplicar metodologias de integração entre trabalho e sociedade;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ESTATÍSTICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferência estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: Apropriar noções básicas de inferência estatística para resolução de problemas; Identificar as diferentes ferramentas estatísticas, seus conceitos e aplicações, para auxílio da tomada de decisões, bem como para auxílio nos processos de ganho de produtividade e competitividade; Descrever conjunto de dados, informações quantitativas e qualitativas, compreendendo suas propriedades, formas de exposição e aplicabilidade estatística; Relacionar causa-efeito de variáveis qualitativas e quantitativas através do ferramental estatístico;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE CUSTOS E DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS | 72.0 h

EMENTA: Terminologia de custos. Diferentes classificações de Custos. Métodos de Cálculo de Custos. Custos como base para cálculo do resultado empresarial. Modelo das demonstrações Financeiras. Noções de Demonstração de Resultados e Balanço Patrimonial. Integração entre custos e Demonstrações.
OBJETIVO: Reconhecer os conceitos básicos de custos e orçamentos no processo de avaliação empresarial, das políticas e diretrizes empresariais; Interpretar as ferramentas e técnicas de atribuição de custos aos produtos e serviços, bem como as ferramentas e técnicas para elaboração de orçamento empresarial e tomada de decisões envolvendo custos. Desenvolver a capacidade de reconhecimento e análise dos problemas econômico-financeiros básicos de uma organização e administrar corretamente os planos de custeio minimizando os riscos para o capital investido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PROCESSOS | 72.0 h

EMENTA: Avaliar as posturas, as atitudes e as mentalidades dos gestores dado uma conjuntura corporativa; Compreender os desafios de percepção das oportunidades, riscos e ameaças em relação às mudanças estratégicas e os obstáculos culturais das organizações; Identificar as principais estratégias sobre o ciclo de vida dos produtos e serviços; Interpretar o gerenciamento de processos interfuncionais em negócios, visando difusão de práticas de negócios mais sólidas e eficazes;
OBJETIVO: Avaliar as posturas, as atitudes e as mentalidades dos gestores dado uma conjuntura corporativa; Compreender os desafios de percepção das oportunidades, riscos e ameaças em relação às mudanças estratégicas e os obstáculos culturais das organizações; Identificar as principais estratégias sobre o ciclo de vida dos produtos e serviços; Interpretar o gerenciamento de processos interfuncionais em negócios, visando difusão de práticas de negócios mais sólidas e eficazes;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ANÁLISE E REDESENHO DE PROCESSOS | 144.0 h

EMENTA: Fundamentos dos processos de negócios. Coleta de dados e análise de processos. Mapa de processos e redesenho. Metodologias de análise e redesenho de processos. Simulação de processos e ferramentas de modelagem. Notação de processo. Implantação de processo. Sistemas de avaliação de processos.
OBJETIVO: Identificar, avaliar e desenvolver o fluxo de processos dentro das organizações; Aplicar as metodologias para análise e redesenho de processos; Compreender e elaborar as fases de implantação de processos, e a consequente, criação de sistemas de aferição e acompanhamento da implantação e da eficácia dos processos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ADMINSTRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Compras e a evolução do papel de suprimentos nas organizações. A Globalização e seus desdobramentos;Principais atividades do setor de compras. Outsourcing - Pesquisa e Planejamento de Compras; Modalidades de Compras; Seleção e avaliação de fornecedores. Classificação de estoques (ABC). Gestão da cadeia de suprimentos (MRP, MRP II e ERP), em sistemas de produção puxada (Just in Time e Kanban) e em sistemas híbridos; Dimensionamento de estoques; Gestão Estratégica de Compras; Custo dos estoques.
OBJETIVO: Conhecer os fundamentos da área de Compras; Compreender a cadeia logística e o seu funcionamento; Identificar a interface entre os operadores logísticos e as empresas contratantes no conceito de Suply-Chain Management; Aplicar os princípios da gestão de transportes e Logística Reversa; identificar e aplicar os conceitos básicos dos processos de importação e exportação de materiais; Reconhecer o conceito de Nível de Serviço Logístico, além de conhecer os principais indicadores de desempenho logístico adotados pelas empresas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE MARKETING | 72.0 h

EMENTA: A evolução e conceitos do Marketing. O sistema de Marketing. Tipos de pesquisa. Comportamento do consumidor. O processo de compra e decisão. Conceito e classificação de mercado. Oportunidades do mercado de consumo e do mercado B2B. Segmentação e Posicionamento de Mercado. Potencial e previsão da demanda de mercado.
OBJETIVO: Conhecer os princípios do marketing; aplicar os conceitos e ferramentas de gestão de marketing; Analisar e identificar as ameaças e oportunidades das ações mercadológicas; Compreender a importância das informações e análise dos aspectos internos e externos influenciadores do processo mercadológico na tomada de decisão em marketing.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | 72.0 h

EMENTA: Princípios da Matemática Financeira. Regimes de capitalização. Operações de descontos. Taxas de juros. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização de empréstimos. Análise VPL, TIR e Payback.
OBJETIVO: Compreender os conceitos fundamentais de matemática financeira, sua relevância e aplicabilidade no cotidiano das organizações. Aplicar a noção de valor do dinheiro no tempo, compreendendo seus desdobramentos e aplicações. Conhecer e utilizar recursos eletrônicos e digitais (planilhas, calculadora excel) como apoio a realização cálculos, análises, relatórios e análises comparativas por meio de gráficos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ANÁLISE E VIABILIDADE DE PROJETOS | 144.0 h

EMENTA: Conhecer aspectos fundamentais da gestão de projetos; Identificar, mapear e mitigar os riscos de um projeto; Aplicar ferramentas e metodologias de controle de qualidade e execução de um projeto; Estimar os custos de um projeto, bem como mensurar e avaliar sua viabilidade econômica e financeira.
OBJETIVO: Conhecer aspectos fundamentais da gestão de projetos; Identificar, mapear e mitigar os riscos de um projeto; Aplicar ferramentas e metodologias de controle de qualidade e execução de um projeto; Estimar os custos de um projeto, bem como mensurar e avaliar sua viabilidade econômica e financeira.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL | 72.0 h

EMENTA: EEE Conceito do Direito. Estrutura do Sistema Jurídico e dos Poderes da República. Direitos Fundamentais. Pessoas e bens. Responsabilidade civil. Empresário individual. Sociedades. Desconsideração da personalidade jurídica. Títulos de crédito. Marcas e Patentes. Contratos empresariais. Direito Financeiro. Estrutura do Poder Judiciário.
OBJETIVO: Conhecer as implicações do Direito Empresarial e da Ciência Jurídica e seus desdobramentos nas atividades empresariais; Compreender a estrutura do Sistema Jurídico e Político; Reconhecer os direitos fundamentais, bem como principais noções e conceitos acerca da Responsabilidade Civil; Interpretar e avaliar contratos empresariais a luz do sistema jurídico vigente;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Transformação de dados em informações. Uso estratégico das informações organizacionais. Conceito de Sistemas Corporativos. Tipos de Sistemas. Análise de aderência da tecnologia da informação e dos negócios organizacionais. Implantação de Sistema de Gestão Integrada. Ferramentas de apoio aos negócios e operações eletrônicas.
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA INTEGRADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito fundamentais de logística; atividades primárias e secundárias;logística de suprimentos;Formação da Cadeia de Suprimentos; Fluxo de Produtos Serviços e Informações;Logistica de Produção: Classificação dos Sistemas Produtivas (MTS / ATO / MTO / ETO);Classificação e Especificação de Materiais; Introdução a Gestão de Fornecedores, Compras, Estoque, bem como ao Regime de Compras do Setor Público; Introdução as principais ferramentas logísticas e ERP - Enterprise Resorce Planning
OBJETIVO: Compreender conceitos e fundamentos de logística, bem como reconhecer as atividades primárias e secundárias da Logística; Conhecer as particularidades e características da Cadeia de Suuprimentos; Classificar os materiais de acordo com suas características e especificidades; Reconhecer e aplicar os aspectos fundamentais de Gestão de Fornecedores, Compras e Estoques; Interpretar e aplicar as principais ferramentas logísticas;

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CONSULTORIA E ELABORAÇÃO DE PARECERES | 144.0 h

EMENTA: Consultoria: conceito, tipos, definição de produto de consultoria e carreira. Projeto de consultoria. Gestão de projetos de consultoria. Elaboração e Avaliação de indicadores de desempenho. Gestão da mudança. Definição, elaboração e análise de laudos, pareceres e relatórios técnicos.
OBJETIVO: Compreender o conceito de consultoria em termos de função e possibilidade de carreira. Apurar a capacidade de leitura da realidade organizacional a ponto de permitir a identificação das necessidades organizacionais, das possibilidades de atendimento por meio da consultoria e consequente elaboração de projeto de consultoria.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@54bee321, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@da31c1bb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@33df45ea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6e4e12d6]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2016/6

ABERTURA DE EMPRESA DE ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

2016/6

Assessoria Contábil

2009/6

A Contabilidade nas Fundações: A Experiência da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista

2009/6

DINAMÔMETROS Sistema de Medição de Força dos Terminais



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.