Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Civil


O Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade São Francisco (USF), avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), visa formar profissionais aptos a projetar e gerenciar obras de todos os tamanhos. O engenheiro civil também pode construir prédios, túneis, pontes, barragens, viadutos, ferrovias, aeroportos, entre muitas outras edificações. O profissional planeja essas construções desde a infraestrutura básica até sua finalização.

O Curso é baseado nas disciplinas de Física e Matemática, pois são fundamentais para a base do conhecimento do engenheiro civil e ajudam no raciocínio lógico usado na profissão. Além disso, o estudante passa a estudar conteúdos relacionados com a parte mais profissional, aprendendo segmentos específicos da profissão. O curso também envolve prática, sendo essencial materializar as teorias estudadas por meio de experimentos em laboratórios com infraestrutura adequada, resultando na formação de um profissional completo.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o engenheiro civil atua nos meios mais tradicionais, como a elaboração de projetos de construção e/ou reforma e calcular dimensões e materiais. Também pode prestar consultoria para setores públicos, desenhar e criar fluxos de saneamento básico, podendo ainda serem absorvidos pelos setores industrial, de produção de energia, mineração, agronegócio, etc. O engenheiro é um especialista versátil, o que acaba abrindo ainda mais o leque de oportunidades.
 

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

Como autônomo ou ligado a empresas públicas ou privadas, o engenheiro civil pode atuar em atividades de concepção, execução, supervisão, fiscalização, consultoria e manutenção nos mais diversos tipos de construção, planejando, projetando, construindo, gerenciando e/ou realizando manutenção. É possível, ainda, que ele trabalhe com docência e pesquisa na reprodução do conhecimento e no desenvolvimento de novas técnicas.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 111 de 04/02/2021. DOU nº 25, Seção 1, pág. 136, de 05/02/2021.

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos, normas técnicas e convenções do desenho técnico. Escalas gráficas. Cotagem. Vistas e Cortes. Sistemas de projeções. Recursos computacionais para desenho técnico.
OBJETIVO: 1. Conhecer as ferramentas computacionais de desenho técnico. 2. Identificar os comandos básicos para acesso a desenhos técnicos em ambiente computacional. 3. Ler e interpretar desenhos técnicos no âmbito da construção civil. 4. Interpretar e desenvolver cortes e vistas originados em sistema CAD. 5. Representar graficamente um projeto ou situação usual de uma construção civil além de extrair informações relevantes de um desenho técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e definições. Identificação e classificação dos solos. Compactação dos solos. Tensões totais, efetivas e pressões neutras. Distribuição de tensões no solo. Movimento de água no solo. Teoria do adensamento e evolução de recalques com o tempo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos de formação dos solos. 2. Identificar tátil-visualmente os tipos de solo. 3. Analisar os índices físicos do solo. 4. Interpretar os processos de compactação de solos. 5. Verificar o grau de compactação do solo em campo. 6. Entender o conceito de tensões no solo. 7. Calcular tensões verticais. 8. Interpretar os conceitos de permeabilidade, fluxo e tensões de percolação de água no solo. 9. Conhecer os processos de adensamento do solo. 10. Obter o coeficiente de adensamento a partir de dados do ensaio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOPOGRAFIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e métodos do levantamento topográfico. Planialtimetria. Curvas de nível. Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico. Leitura de cartas e delimitação de bacias, traçados de ruas e estradas.
OBJETIVO: 1. Identificar métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre. 2. Relacionar a topografia com o projeto da cidade e da edificação. 3. Reconhecer a topografia e o desenho regional. 4. Interpretar cartas topográficas, traçados de ruas e estradas. 5. Elaborar e revisar desenhos topográficos nas escalas de projeto urbano e projeto de arquitetura.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E COMPLEMENTARES | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de corrente alternada monofásica e trifásica. Potência elétrica. Luminotécnica. Instalações elétricas residenciais. Instalações complementares de interfonia, telefonia, televisão, sistemas de segurança, rede ethernet, incêndio e som ambiente. Sistemas de proteção de descargas atmosféricas.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de eletricidade básica. 2. Interpretar a norma de instalações elétricas de baixa tensão. 3. Conhecer noções de luminotécnica. 4. Aplicar normas da concessionária local em projetos elétricos. 5. Identificar instalações complementares de interfonia, telefonia e televisão. 6. Elaborar projetos de instalações elétricas e complementares de acordo com as atribuições do engenheiro civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS RODOVIÁRIAS, FERROVIAS E AEROPORTOS | 72.0 h

EMENTA: Projeto e cálculo de curvas. Cálculo de terraplenagem. Diagrama de Bruckner. Drenagem e pavimentação em rodovias. Empreendimento ferroviário, noções de projeto geométrico. Seções transversais; drenagem; trilhos; Introdução ao transporte aéreo: planejamento, localização, comprimento de pista, características físicas e dimensionamento de pavimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer os elementos de superestrutura rodoviária. 2. Analisar projetos de superestrutura rodoviária. 3. Elaborar projetos e elementos de superestrutura rodoviária. 4. Interpretar os princípios de traçado de ferrovias. 5. Identificar os princípios da pavimentação de aeroportos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais de projetos arquitetônicos. Uso de ferramentas computacionais. Conceitos de ergonomia, iluminação, ventilação, insolação e implantação da obra. Projetos de escadas e telhados. Código Sanitário Estadual. Projeto aplicado.
OBJETIVO: 1. Conceber o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes. 2. Produzir o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes. 3. Comunicar o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CIÊNCIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e propriedades dos materiais. Comportamento mecânico dos materiais. Tintas e vernizes. Polímeros. Aglomerantes. Aglomerantes betuminosos. Aglomerantes cal e gesso. Metais e ligas metálicas.
OBJETIVO: 1. Desenvolver atividades científicas relacionadas com o estudo e a compreensão da natureza e a estrutura dos materiais e a influência que tem nas propriedades e seu comportamento. 2. Identificar os materiais, suas estruturas, comportamento e propriedades. 3. Conhecer as tintas e vernizes, seus tipos e aplicações e propriedades. 4. Distinguir os polímeros, aglomerantes e impermeabilizantes utilizados na construção civil. 5. Analisar as propriedades da cal através da realização de ensaios. 6. Investigar as propriedades do gesso através da realização de ensaios. 7. Comparar as propriedades do aço através da realização de ensaios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CONDUTOS FORÇADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito de pressão. Teorema de Bernoulli. Perda de carga e métodos de cálculo. Perdas de carga localizadas. Linha piezométrica e a influência do traçado no funcionamento de tubulações em carga. Dimensionamento de sistema elevatórios.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidráulica em regime forçado. 2. Compreender os fenômenos e aplicações das diversas ferramentas de cálculo e de projeto de sistemas pressurizados de transporte de água. 3. Aplicar ferramentas de análise hidráulicas a situações reais de projeto de engenharia hidráulica. 4. Analisar os sistemas de escoamentos de condutos forçados. 5. Sintetizar os conceitos e aplicações da hidráulica de condutos forçados. 6. Avaliar os desempenhos de sistemas de condutos forçados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS HÍDRICOS | 72.0 h

EMENTA: Ciclo hidrológico. Características físicas de bacias hidrográficas. Tempo de concentração. Precipitação. Ano hidrológico e balanço hídrico. Chuvas de projeto e métodos de estimativa. Previsão de enchentes. Classificação dos solos e infiltração. Vazões de referência (medição, chuva excedente, hidrogramas e regularização). Propagação de cheias.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidrologia. 2. Compreender a importância dos estudos hidrológicos na engenharia. 3. Aplicar ferramentas de análise hidrológica a situações reais de projeto. 4. Analisar métodos de análises utilizados em projetos de drenagem. 5. Sintetizar conceitos e aplicações de sistemas hídricos. 6. Avaliar métodos de determinação e regularização de vazões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

APLICAÇÕES E ANÁLISES ESTRUTURAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Tensão e Deformação. Classificação dos esforços solicitantes. Flexão. Cisalhamento. Estados Limites. Combinação de Esforços. Ação do Vento nas Estruturas.
OBJETIVO: 1. Desenhar diagramas de esforços solicitantes em estruturas isostáticas. 2. Entender os conceitos de flexão simples, flexão normal composta e flexão oblíqua.. 3. Determinar tensões normais e de cisalhamento em elementos. 4. Conhecer os critérios de segurança por estados limites último e de serviço. 5. Interpretar as ações e carregamentos e suas combinações. 6. Compreender o comportamento dos materiais e suas respectivas aplicações no dimensionamento estrutural.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS | 72.0 h

EMENTA: Cálculo da rigidez de peças estruturais. Momentos de Engastamento Perfeito. Processos analíticos para determinação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. Processos computacionais para determinação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. Estudo analítico dos conceitos de tensão-deformação.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de estruturas hiperestáticas. 2. Calcular reações de apoio em estruturas hiperestáticas através de processos analíticos e computacionais. 4. Elaborar diagramas de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. 5. Analisar o comportamento de estruturas hiperestáticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: TECNOLOGIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 144.0 h

EMENTA: Cimento Portland. Agregados. Argamassas e concretos hidráulicos. Pré-fabricados de argamassa e concreto. Tecnologia das madeiras. Tecnologia cerâmica.
OBJETIVO: 1. Investigar as propriedades do cimento Portland. 2. Analisar as propriedades dos agregados através da realização de ensaios. 3. Comparar as propriedades de argamassas e concretos. 4. Associar as propriedades necessárias do concreto para estudos de dosagem. 5. Relacionar as características necessárias para fabricação de pré-moldados. 6. Categorizar as propriedades das madeiras através da realização de ensaios. 7. Diferenciar as propriedades de materiais cerâmicos através de atividades práticas de análise.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTRUTURAS DE MADEIRA | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características da madeira como elemento estrutural da construção civil. Normas técnicas e dimensionamento de estruturas de madeira à tração, à compressão simples e à flexão reta. Dimensionamento de diferentes elementos de ligações. Cimbramentos. Características, materiais e projetos de coberturas de madeira mais frequentes.
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades e características da madeira como material estrutural da construção civil. 2. Interpretar a norma NBR-7190 - Projeto de estruturas de madeira. 3. Analisar conceitos de flambagem, compressão e tração paralela às fibras. 4. Aplicar o conceito de flexão simples em elementos de madeira. 5. Projetar e dimensionar estruturas de madeira de acordo com as normas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOTECNIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos. Determinação dos parâmetros de resistência do solo. Empuxos de terra. Estruturas de arrimo. Estabilidade de taludes finitos e infinitos. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: 1. Conhecer os parâmetros de resistência do solo. 2. Descrever os fatores e parâmetros que influenciam na resistência ao cisalhamento dos solos. 3. Entender o conceito de empuxo de terra. 4. Classificar os tipos de estruturas de arrimo. 5. Calcular forças atuantes em estruturas de arrimo e fatores de segurança. 6. Inferir as forças atuantes em taludes finitos e infinitos. 7. Identificar os métodos de cálculo de fatores de segurança para taludes. 8. Calcular os fatores de segurança para taludes finitos e infinitos. 9. Distinguir os conceitos de barragem de terra e enrocamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo do concreto armado. Características do aço e do concreto. Domínios de dimensionamento. Estudo dos estados limites. Dimensionamento à flexão no estado limite último. Estudo do cisalhamento. Aplicações práticas do cálculo de estruturas de concreto. Cálculo da Armadura de vigas e lajes. Dimensionamento de escadas.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios teóricos para dimensionamento de estruturas de concreto armado. 2. Aplicar combinações de ações e coeficientes de ponderação. 3. Criar disposições e arranjos construtivos dos elementos estruturais. 4. Dimensionar lajes e vigas de concreto armado em estruturas de concreto armado de acordo com as normas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ENGENHARIA HIDRÁULICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de regime livre. Linha d'água. Seção de máxima eficiência. Aplicações em obras de canalização aberta e fechada. Alteração da linha d'água. Estruturas de controle. Estruturas de proteção costeira e portuária. Fetch.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidráulica em regime de escoamento livre. 2. Compreender os fenômenos de escoamentos em condutos livres. 3. Aplicar ferramentas para o dimensionamento de projetos de canais. 4. Analisar situações reais de projetos de engenharia de drenagem. 5. Sintetizar métodos para dimensionamento de canais. 6. Avaliar projetos de canais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Cargas e características de pilares, tipos de pilares, excentricidades nos pilares. Momentos de primeira e segunda ordem. Momento mínimo. Dimensionamento pela curvatura aproximada. Dimensionamento e detalhamento de pilares internos, intermediários e de canto. Dimensionamento de sapatas. Dimensionamento e detalhamento de blocos de estacas.
OBJETIVO: 1. Avaliar cargas em pilares e características dos mesmos. 2. Dimensionar pilares internos, intermediários e de canto, sapatas e blocos de estacas em concreto armado de acordo com as normas vigentes. 3. Efetuar o detalhamento de pilares, sapatas e blocos de estacas em concreto armado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Civil. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Investigação do subsolo. Tipos de fundações e mecanismos de interação com o solo. Capacidade de carga de fundação direta. Recalque de fundações diretas. Dimensionamento de sapatas e radiers. Capacidade de carga de tubulões e estacas. Dimensionamento de tubulões e blocos de estacas. Tipos de estacas. Escolha do tipo de fundação.
OBJETIVO: 1. Conhecer os ensaios geotécnicos de campo. 2. Analisar e definir uma campanha de investigação do subsolo para obras. 3. Distinguir os tipos de fundações. 4. Entender os processos de transferência de cargas ao solo. 5. Determinar os aspectos que envolvem a escolha da fundação adequada a cada obra. 6. Calcular a capacidade de carga de sapatas, tubulões e estacas. 7. Estimar recalques em fundações diretas. 8. Escolher e projetar fundações para diferentes tipos de solo e obras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO | 72.0 h

EMENTA: Redes de abastecimento de água: captação, elevação, tratamento, reservação e distribuição. Redes coletoras de esgoto: coletores, interceptores, emissários, elevatórias e tratamento. Resíduos sólidos: caracterização, coleta, tratamentos e dimensionamentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e resíduos sólidos. 2. Compreender o funcionamento das redes de saneamento urbano. 3. Aplicar conceitos e ferramentas de dimensionamento em projetos reais de sistemas de saneamento. 4. Analisar projetos de redes de distribuição de água e de coleta de esgotos. 5. Sintetizar métodos de projetos e dimensionamentos de sistemas de saneamento urbano. 6. Verificar sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgotos. 7. Validar tratamentos e disposição de resíduos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

COMPLEMENTOS DE CONCRETO ARMADO E PRINCÍPIOS DE PROTENSÃO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e dimensionamento de muros de arrimo, vigas, paredes, reservatórios. Introdução ao conceito de protensão, e materiais, sistemas e equipamentos. Estados limites de serviço. Ações. Combinações. Determinação da força de protensão. Pontes de concreto: definições, nomenclatura e classificação. Ações e noções de cálculo de superestrutura.
OBJETIVO: 1. Conhecer o funcionamento estrutural dos muros de arrimo, vigas parede e reservatórios 2. Projetar estruturas de contenção em concreto armado. 3. Dimensionar estruturas de contenção em concreto armado. 4. Detalhar os elementos que compõem uma estrutura de contenção. 5. Distinguir os sistemas de protensão e seus usos. 6. Aplicar sistemas de protensão. 7. Distinguir pontes de concreto. 8. Dimensionar pontes de concreto e seus componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS METÁLICAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características do aço como material estrutural aplicado à construção civil. Conceitos fundamentais e elementos constituintes de estruturas metálicas. Dimensionamento de elementos à tração, compressão e flexão. Dimensionamento de diferentes tipos de ligações. Projetos de coberturas metálicas e características de seus materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades e características do aço como material estrutural da construção civil. 2. Aplicar conceitos de compressão e flexão em vigas, perfis e ligações metálicas. 3. Projetar e dimensionar estruturas de cobertura. 4. Detalhar estruturas metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Redes prediais de esgotamento pluvial e sanitário. Sistemas prediais de abastecimento de água. Aquecimento de água. Reservação para combate a incêndios.
OBJETIVO: 1. Conhecer os sistemas prediais e elementos hidro-sanitários. 2. Projetar os elementos que compõem as redes de esgotamento pluvial e sanitária, além do sistema de abastecimento de água fria. 3. Comparar boilers e aquecedores de água. 4. Dimensionar volume de reserva para combate a incêndios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE OBRAS | 72.0 h

EMENTA: Gerenciamento de obras. Planejamento Operacional - Estrutura do projeto, análise e interpretação de orçamento. Suprimentos, tecnologia, produção e recursos humanos aplicados à construção civil. Requisitos legais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios de gestão e planejamento de obras. 2. Relacionar as diversas fases do empreendimento. 3. Identificar os aspectos sistêmicos e fatores atuantes na construção civil. 4. Implementar um planejamento de construção 5. Analisar os sistemas e fatores atuantes na construção civil. 6. Avaliar os fatores atuantes na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos, normas técnicas e convenções do desenho técnico. Escalas gráficas. Cotagem. Vistas e Cortes. Sistemas de projeções. Recursos computacionais para desenho técnico.
OBJETIVO: 1. Conhecer as ferramentas computacionais de desenho técnico. 2. Identificar os comandos básicos para acesso a desenhos técnicos em ambiente computacional. 3. Ler e interpretar desenhos técnicos no âmbito da construção civil. 4. Interpretar e desenvolver cortes e vistas originados em sistema CAD. 5. Representar graficamente um projeto ou situação usual de uma construção civil além de extrair informações relevantes de um desenho técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e definições. Identificação e classificação dos solos. Compactação dos solos. Tensões totais, efetivas e pressões neutras. Distribuição de tensões no solo. Movimento de água no solo. Teoria do adensamento e evolução de recalques com o tempo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos de formação dos solos. 2. Identificar tátil-visualmente os tipos de solo. 3. Analisar os índices físicos do solo. 4. Interpretar os processos de compactação de solos. 5. Verificar o grau de compactação do solo em campo. 6. Entender o conceito de tensões no solo. 7. Calcular tensões verticais. 8. Interpretar os conceitos de permeabilidade, fluxo e tensões de percolação de água no solo. 9. Conhecer os processos de adensamento do solo. 10. Obter o coeficiente de adensamento a partir de dados do ensaio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOPOGRAFIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e métodos do levantamento topográfico. Planialtimetria. Curvas de nível. Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico. Leitura de cartas e delimitação de bacias, traçados de ruas e estradas.
OBJETIVO: 1. Identificar métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre. 2. Relacionar a topografia com o projeto da cidade e da edificação. 3. Reconhecer a topografia e o desenho regional. 4. Interpretar cartas topográficas, traçados de ruas e estradas. 5. Elaborar e revisar desenhos topográficos nas escalas de projeto urbano e projeto de arquitetura.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E COMPLEMENTARES | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de corrente alternada monofásica e trifásica. Potência elétrica. Luminotécnica. Instalações elétricas residenciais. Instalações complementares de interfonia, telefonia, televisão, sistemas de segurança, rede ethernet, incêndio e som ambiente. Sistemas de proteção de descargas atmosféricas.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de eletricidade básica. 2. Interpretar a norma de instalações elétricas de baixa tensão. 3. Conhecer noções de luminotécnica. 4. Aplicar normas da concessionária local em projetos elétricos. 5. Identificar instalações complementares de interfonia, telefonia e televisão. 6. Elaborar projetos de instalações elétricas e complementares de acordo com as atribuições do engenheiro civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS RODOVIÁRIAS, FERROVIAS E AEROPORTOS | 72.0 h

EMENTA: Projeto e cálculo de curvas. Cálculo de terraplenagem. Diagrama de Bruckner. Drenagem e pavimentação em rodovias. Empreendimento ferroviário, noções de projeto geométrico. Seções transversais; drenagem; trilhos; Introdução ao transporte aéreo: planejamento, localização, comprimento de pista, características físicas e dimensionamento de pavimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer os elementos de superestrutura rodoviária. 2. Analisar projetos de superestrutura rodoviária. 3. Elaborar projetos e elementos de superestrutura rodoviária. 4. Interpretar os princípios de traçado de ferrovias. 5. Identificar os princípios da pavimentação de aeroportos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais de projetos arquitetônicos. Uso de ferramentas computacionais. Conceitos de ergonomia, iluminação, ventilação, insolação e implantação da obra. Projetos de escadas e telhados. Código Sanitário Estadual. Projeto aplicado.
OBJETIVO: 1. Conceber o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes. 2. Produzir o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes. 3. Comunicar o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CIÊNCIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e propriedades dos materiais. Comportamento mecânico dos materiais. Tintas e vernizes. Polímeros. Aglomerantes. Aglomerantes betuminosos. Aglomerantes cal e gesso. Metais e ligas metálicas.
OBJETIVO: 1. Desenvolver atividades científicas relacionadas com o estudo e a compreensão da natureza e a estrutura dos materiais e a influência que tem nas propriedades e seu comportamento. 2. Identificar os materiais, suas estruturas, comportamento e propriedades. 3. Conhecer as tintas e vernizes, seus tipos e aplicações e propriedades. 4. Distinguir os polímeros, aglomerantes e impermeabilizantes utilizados na construção civil. 5. Analisar as propriedades da cal através da realização de ensaios. 6. Investigar as propriedades do gesso através da realização de ensaios. 7. Comparar as propriedades do aço através da realização de ensaios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CONDUTOS FORÇADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito de pressão. Teorema de Bernoulli. Perda de carga e métodos de cálculo. Perdas de carga localizadas. Linha piezométrica e a influência do traçado no funcionamento de tubulações em carga. Dimensionamento de sistema elevatórios.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidráulica em regime forçado. 2. Compreender os fenômenos e aplicações das diversas ferramentas de cálculo e de projeto de sistemas pressurizados de transporte de água. 3. Aplicar ferramentas de análise hidráulicas a situações reais de projeto de engenharia hidráulica. 4. Analisar os sistemas de escoamentos de condutos forçados. 5. Sintetizar os conceitos e aplicações da hidráulica de condutos forçados. 6. Avaliar os desempenhos de sistemas de condutos forçados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS HÍDRICOS | 72.0 h

EMENTA: Ciclo hidrológico. Características físicas de bacias hidrográficas. Tempo de concentração. Precipitação. Ano hidrológico e balanço hídrico. Chuvas de projeto e métodos de estimativa. Previsão de enchentes. Classificação dos solos e infiltração. Vazões de referência (medição, chuva excedente, hidrogramas e regularização). Propagação de cheias.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidrologia. 2. Compreender a importância dos estudos hidrológicos na engenharia. 3. Aplicar ferramentas de análise hidrológica a situações reais de projeto. 4. Analisar métodos de análises utilizados em projetos de drenagem. 5. Sintetizar conceitos e aplicações de sistemas hídricos. 6. Avaliar métodos de determinação e regularização de vazões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

APLICAÇÕES E ANÁLISES ESTRUTURAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Tensão e Deformação. Classificação dos esforços solicitantes. Flexão. Cisalhamento. Estados Limites. Combinação de Esforços. Ação do Vento nas Estruturas.
OBJETIVO: 1. Desenhar diagramas de esforços solicitantes em estruturas isostáticas. 2. Entender os conceitos de flexão simples, flexão normal composta e flexão oblíqua.. 3. Determinar tensões normais e de cisalhamento em elementos. 4. Conhecer os critérios de segurança por estados limites último e de serviço. 5. Interpretar as ações e carregamentos e suas combinações. 6. Compreender o comportamento dos materiais e suas respectivas aplicações no dimensionamento estrutural.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS | 72.0 h

EMENTA: Cálculo da rigidez de peças estruturais. Momentos de Engastamento Perfeito. Processos analíticos para determinação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. Processos computacionais para determinação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. Estudo analítico dos conceitos de tensão-deformação.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de estruturas hiperestáticas. 2. Calcular reações de apoio em estruturas hiperestáticas através de processos analíticos e computacionais. 4. Elaborar diagramas de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. 5. Analisar o comportamento de estruturas hiperestáticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: TECNOLOGIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 144.0 h

EMENTA: Cimento Portland. Agregados. Argamassas e concretos hidráulicos. Pré-fabricados de argamassa e concreto. Tecnologia das madeiras. Tecnologia cerâmica.
OBJETIVO: 1. Investigar as propriedades do cimento Portland. 2. Analisar as propriedades dos agregados através da realização de ensaios. 3. Comparar as propriedades de argamassas e concretos. 4. Associar as propriedades necessárias do concreto para estudos de dosagem. 5. Relacionar as características necessárias para fabricação de pré-moldados. 6. Categorizar as propriedades das madeiras através da realização de ensaios. 7. Diferenciar as propriedades de materiais cerâmicos através de atividades práticas de análise.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTRUTURAS DE MADEIRA | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características da madeira como elemento estrutural da construção civil. Normas técnicas e dimensionamento de estruturas de madeira à tração, à compressão simples e à flexão reta. Dimensionamento de diferentes elementos de ligações. Cimbramentos. Características, materiais e projetos de coberturas de madeira mais frequentes.
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades e características da madeira como material estrutural da construção civil. 2. Interpretar a norma NBR-7190 - Projeto de estruturas de madeira. 3. Analisar conceitos de flambagem, compressão e tração paralela às fibras. 4. Aplicar o conceito de flexão simples em elementos de madeira. 5. Projetar e dimensionar estruturas de madeira de acordo com as normas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOTECNIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos. Determinação dos parâmetros de resistência do solo. Empuxos de terra. Estruturas de arrimo. Estabilidade de taludes finitos e infinitos. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: 1. Conhecer os parâmetros de resistência do solo. 2. Descrever os fatores e parâmetros que influenciam na resistência ao cisalhamento dos solos. 3. Entender o conceito de empuxo de terra. 4. Classificar os tipos de estruturas de arrimo. 5. Calcular forças atuantes em estruturas de arrimo e fatores de segurança. 6. Inferir as forças atuantes em taludes finitos e infinitos. 7. Identificar os métodos de cálculo de fatores de segurança para taludes. 8. Calcular os fatores de segurança para taludes finitos e infinitos. 9. Distinguir os conceitos de barragem de terra e enrocamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo do concreto armado. Características do aço e do concreto. Domínios de dimensionamento. Estudo dos estados limites. Dimensionamento à flexão no estado limite último. Estudo do cisalhamento. Aplicações práticas do cálculo de estruturas de concreto. Cálculo da Armadura de vigas e lajes. Dimensionamento de escadas.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios teóricos para dimensionamento de estruturas de concreto armado. 2. Aplicar combinações de ações e coeficientes de ponderação. 3. Criar disposições e arranjos construtivos dos elementos estruturais. 4. Dimensionar lajes e vigas de concreto armado em estruturas de concreto armado de acordo com as normas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ENGENHARIA HIDRÁULICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de regime livre. Linha d'água. Seção de máxima eficiência. Aplicações em obras de canalização aberta e fechada. Alteração da linha d'água. Estruturas de controle. Estruturas de proteção costeira e portuária. Fetch.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidráulica em regime de escoamento livre. 2. Compreender os fenômenos de escoamentos em condutos livres. 3. Aplicar ferramentas para o dimensionamento de projetos de canais. 4. Analisar situações reais de projetos de engenharia de drenagem. 5. Sintetizar métodos para dimensionamento de canais. 6. Avaliar projetos de canais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Cargas e características de pilares, tipos de pilares, excentricidades nos pilares. Momentos de primeira e segunda ordem. Momento mínimo. Dimensionamento pela curvatura aproximada. Dimensionamento e detalhamento de pilares internos, intermediários e de canto. Dimensionamento de sapatas. Dimensionamento e detalhamento de blocos de estacas.
OBJETIVO: 1. Avaliar cargas em pilares e características dos mesmos. 2. Dimensionar pilares internos, intermediários e de canto, sapatas e blocos de estacas em concreto armado de acordo com as normas vigentes. 3. Efetuar o detalhamento de pilares, sapatas e blocos de estacas em concreto armado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Civil. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Investigação do subsolo. Tipos de fundações e mecanismos de interação com o solo. Capacidade de carga de fundação direta. Recalque de fundações diretas. Dimensionamento de sapatas e radiers. Capacidade de carga de tubulões e estacas. Dimensionamento de tubulões e blocos de estacas. Tipos de estacas. Escolha do tipo de fundação.
OBJETIVO: 1. Conhecer os ensaios geotécnicos de campo. 2. Analisar e definir uma campanha de investigação do subsolo para obras. 3. Distinguir os tipos de fundações. 4. Entender os processos de transferência de cargas ao solo. 5. Determinar os aspectos que envolvem a escolha da fundação adequada a cada obra. 6. Calcular a capacidade de carga de sapatas, tubulões e estacas. 7. Estimar recalques em fundações diretas. 8. Escolher e projetar fundações para diferentes tipos de solo e obras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO | 72.0 h

EMENTA: Redes de abastecimento de água: captação, elevação, tratamento, reservação e distribuição. Redes coletoras de esgoto: coletores, interceptores, emissários, elevatórias e tratamento. Resíduos sólidos: caracterização, coleta, tratamentos e dimensionamentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e resíduos sólidos. 2. Compreender o funcionamento das redes de saneamento urbano. 3. Aplicar conceitos e ferramentas de dimensionamento em projetos reais de sistemas de saneamento. 4. Analisar projetos de redes de distribuição de água e de coleta de esgotos. 5. Sintetizar métodos de projetos e dimensionamentos de sistemas de saneamento urbano. 6. Verificar sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgotos. 7. Validar tratamentos e disposição de resíduos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

COMPLEMENTOS DE CONCRETO ARMADO E PRINCÍPIOS DE PROTENSÃO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e dimensionamento de muros de arrimo, vigas, paredes, reservatórios. Introdução ao conceito de protensão, e materiais, sistemas e equipamentos. Estados limites de serviço. Ações. Combinações. Determinação da força de protensão. Pontes de concreto: definições, nomenclatura e classificação. Ações e noções de cálculo de superestrutura.
OBJETIVO: 1. Conhecer o funcionamento estrutural dos muros de arrimo, vigas parede e reservatórios 2. Projetar estruturas de contenção em concreto armado. 3. Dimensionar estruturas de contenção em concreto armado. 4. Detalhar os elementos que compõem uma estrutura de contenção. 5. Distinguir os sistemas de protensão e seus usos. 6. Aplicar sistemas de protensão. 7. Distinguir pontes de concreto. 8. Dimensionar pontes de concreto e seus componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS METÁLICAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características do aço como material estrutural aplicado à construção civil. Conceitos fundamentais e elementos constituintes de estruturas metálicas. Dimensionamento de elementos à tração, compressão e flexão. Dimensionamento de diferentes tipos de ligações. Projetos de coberturas metálicas e características de seus materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades e características do aço como material estrutural da construção civil. 2. Aplicar conceitos de compressão e flexão em vigas, perfis e ligações metálicas. 3. Projetar e dimensionar estruturas de cobertura. 4. Detalhar estruturas metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Redes prediais de esgotamento pluvial e sanitário. Sistemas prediais de abastecimento de água. Aquecimento de água. Reservação para combate a incêndios.
OBJETIVO: 1. Conhecer os sistemas prediais e elementos hidro-sanitários. 2. Projetar os elementos que compõem as redes de esgotamento pluvial e sanitária, além do sistema de abastecimento de água fria. 3. Comparar boilers e aquecedores de água. 4. Dimensionar volume de reserva para combate a incêndios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE OBRAS | 72.0 h

EMENTA: Gerenciamento de obras. Planejamento Operacional - Estrutura do projeto, análise e interpretação de orçamento. Suprimentos, tecnologia, produção e recursos humanos aplicados à construção civil. Requisitos legais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios de gestão e planejamento de obras. 2. Relacionar as diversas fases do empreendimento. 3. Identificar os aspectos sistêmicos e fatores atuantes na construção civil. 4. Implementar um planejamento de construção 5. Analisar os sistemas e fatores atuantes na construção civil. 6. Avaliar os fatores atuantes na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL | 144.0 h

EMENTA: Introdução à Engenharia Civil. As áreas de atuação do Engenheiro Civil. Normas de Segurança, descrição, prevenção e combate aos desastres Naturais. Sistemas construtivos. Introdução ao estudo dos materiais. Comportamento mecânico dos materiais e suas propriedades. Aglomerantes e agregados. Resíduos da construção civil. Reaproveitamento de resíduos. Concreto (laboratório): Dosagem empírica. Moldagem de corpos de prova cilíndricos e prismáticos. Resistência à compressão simples. Projeto prático com impacto social. Sustentabilidade.
OBJETIVO: 1. Entender as áreas da engenharia civil e as formas de atuação do engenheiro. 2. Entender a importância das normas de segurança para os projetos de engenharia. 3. Conhecer os sistemas construtivos mais utilizados. 4. Entender a estrutura, composição e propriedades de alguns materiais de construção civil. 5. Conhecer os fundamentos do comportamento mecânico dos materiais de construção civil. 6. Conhecer o cenário dos resíduos de construção civil no Brasil e formas de reaproveitamento. 7. Entender os problemas relacionados ao reaproveitamento dos resíduos de construção. 8. Entender a importância da preocupação com a sustentabilidade na engenharia. 9. Conhecer métodos de dosagem de concretos e argamassas. 10. Utilizar equipamentos para dosagem e moldagem de elementos. 11. Aplicar métodos de dosagem em concreto e argamassas. 12. Utilizar prensas para determinação de resistência à compressão axial de corpos de prova. 13. Desenvolver um projeto, utilizando conceitos de materiais de construção civil, física, matemática e programação. 14. Avaliar o impacto social e/ou sustentável do projeto desenvolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos, normas técnicas e convenções do desenho técnico. Escalas gráficas. Cotagem. Vistas e Cortes. Sistemas de projeções. Recursos computacionais para desenho técnico.
OBJETIVO: 1. Conhecer as ferramentas computacionais de desenho técnico. 2. Identificar os comandos básicos para acesso a desenhos técnicos em ambiente computacional. 3. Ler e interpretar desenhos técnicos no âmbito da construção civil. 4. Interpretar e desenvolver cortes e vistas originados em sistema CAD. 5. Representar graficamente um projeto ou situação usual de uma construção civil além de extrair informações relevantes de um desenho técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e definições. Identificação e classificação dos solos. Compactação dos solos. Tensões totais, efetivas e pressões neutras. Distribuição de tensões no solo. Movimento de água no solo. Teoria do adensamento e evolução de recalques com o tempo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os processos de formação dos solos. 2. Identificar tátil-visualmente os tipos de solo. 3. Analisar os índices físicos do solo. 4. Interpretar os processos de compactação de solos. 5. Verificar o grau de compactação do solo em campo. 6. Entender o conceito de tensões no solo. 7. Calcular tensões verticais. 8. Interpretar os conceitos de permeabilidade, fluxo e tensões de percolação de água no solo. 9. Conhecer os processos de adensamento do solo. 10. Obter o coeficiente de adensamento a partir de dados do ensaio.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOPOGRAFIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e métodos do levantamento topográfico. Planialtimetria. Curvas de nível. Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico. Leitura de cartas e delimitação de bacias, traçados de ruas e estradas.
OBJETIVO: 1. Identificar métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre. 2. Relacionar a topografia com o projeto da cidade e da edificação. 3. Reconhecer a topografia e o desenho regional. 4. Interpretar cartas topográficas, traçados de ruas e estradas. 5. Elaborar e revisar desenhos topográficos nas escalas de projeto urbano e projeto de arquitetura.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E COMPLEMENTARES | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de corrente alternada monofásica e trifásica. Potência elétrica. Luminotécnica. Instalações elétricas residenciais. Instalações complementares de interfonia, telefonia, televisão, sistemas de segurança, rede ethernet, incêndio e som ambiente. Sistemas de proteção de descargas atmosféricas.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de eletricidade básica. 2. Interpretar a norma de instalações elétricas de baixa tensão. 3. Conhecer noções de luminotécnica. 4. Aplicar normas da concessionária local em projetos elétricos. 5. Identificar instalações complementares de interfonia, telefonia e televisão. 6. Elaborar projetos de instalações elétricas e complementares de acordo com as atribuições do engenheiro civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OBRAS RODOVIÁRIAS, FERROVIAS E AEROPORTOS | 72.0 h

EMENTA: Projeto e cálculo de curvas. Cálculo de terraplenagem. Diagrama de Bruckner. Drenagem e pavimentação em rodovias. Empreendimento ferroviário, noções de projeto geométrico. Seções transversais; drenagem; trilhos; Introdução ao transporte aéreo: planejamento, localização, comprimento de pista, características físicas e dimensionamento de pavimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer os elementos de superestrutura rodoviária. 2. Analisar projetos de superestrutura rodoviária. 3. Elaborar projetos e elementos de superestrutura rodoviária. 4. Interpretar os princípios de traçado de ferrovias. 5. Identificar os princípios da pavimentação de aeroportos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais de projetos arquitetônicos. Uso de ferramentas computacionais. Conceitos de ergonomia, iluminação, ventilação, insolação e implantação da obra. Projetos de escadas e telhados. Código Sanitário Estadual. Projeto aplicado.
OBJETIVO: 1. Conceber o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes. 2. Produzir o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes. 3. Comunicar o projeto arquitetônico de obras civis respeitando as normas e códigos vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CIÊNCIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura e propriedades dos materiais. Comportamento mecânico dos materiais. Tintas e vernizes. Polímeros. Aglomerantes. Aglomerantes betuminosos. Aglomerantes cal e gesso. Metais e ligas metálicas.
OBJETIVO: 1. Desenvolver atividades científicas relacionadas com o estudo e a compreensão da natureza e a estrutura dos materiais e a influência que tem nas propriedades e seu comportamento. 2. Identificar os materiais, suas estruturas, comportamento e propriedades. 3. Conhecer as tintas e vernizes, seus tipos e aplicações e propriedades. 4. Distinguir os polímeros, aglomerantes e impermeabilizantes utilizados na construção civil. 5. Analisar as propriedades da cal através da realização de ensaios. 6. Investigar as propriedades do gesso através da realização de ensaios. 7. Comparar as propriedades do aço através da realização de ensaios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CONDUTOS FORÇADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceito de pressão. Teorema de Bernoulli. Perda de carga e métodos de cálculo. Perdas de carga localizadas. Linha piezométrica e a influência do traçado no funcionamento de tubulações em carga. Dimensionamento de sistema elevatórios.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidráulica em regime forçado. 2. Compreender os fenômenos e aplicações das diversas ferramentas de cálculo e de projeto de sistemas pressurizados de transporte de água. 3. Aplicar ferramentas de análise hidráulicas a situações reais de projeto de engenharia hidráulica. 4. Analisar os sistemas de escoamentos de condutos forçados. 5. Sintetizar os conceitos e aplicações da hidráulica de condutos forçados. 6. Avaliar os desempenhos de sistemas de condutos forçados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS HÍDRICOS | 72.0 h

EMENTA: Ciclo hidrológico. Características físicas de bacias hidrográficas. Tempo de concentração. Precipitação. Ano hidrológico e balanço hídrico. Chuvas de projeto e métodos de estimativa. Previsão de enchentes. Classificação dos solos e infiltração. Vazões de referência (medição, chuva excedente, hidrogramas e regularização). Propagação de cheias.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidrologia. 2. Compreender a importância dos estudos hidrológicos na engenharia. 3. Aplicar ferramentas de análise hidrológica a situações reais de projeto. 4. Analisar métodos de análises utilizados em projetos de drenagem. 5. Sintetizar conceitos e aplicações de sistemas hídricos. 6. Avaliar métodos de determinação e regularização de vazões.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

APLICAÇÕES E ANÁLISES ESTRUTURAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Tensão e Deformação. Classificação dos esforços solicitantes. Flexão. Cisalhamento. Estados Limites. Combinação de Esforços. Ação do Vento nas Estruturas.
OBJETIVO: 1. Desenhar diagramas de esforços solicitantes em estruturas isostáticas. 2. Entender os conceitos de flexão simples, flexão normal composta e flexão oblíqua.. 3. Determinar tensões normais e de cisalhamento em elementos. 4. Conhecer os critérios de segurança por estados limites último e de serviço. 5. Interpretar as ações e carregamentos e suas combinações. 6. Compreender o comportamento dos materiais e suas respectivas aplicações no dimensionamento estrutural.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS | 72.0 h

EMENTA: Cálculo da rigidez de peças estruturais. Momentos de Engastamento Perfeito. Processos analíticos para determinação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. Processos computacionais para determinação de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. Estudo analítico dos conceitos de tensão-deformação.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de estruturas hiperestáticas. 2. Calcular reações de apoio em estruturas hiperestáticas através de processos analíticos e computacionais. 4. Elaborar diagramas de esforços solicitantes em estruturas hiperestáticas. 5. Analisar o comportamento de estruturas hiperestáticas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: TECNOLOGIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 144.0 h

EMENTA: Cimento Portland. Agregados. Argamassas e concretos hidráulicos. Pré-fabricados de argamassa e concreto. Tecnologia das madeiras. Tecnologia cerâmica.
OBJETIVO: 1. Investigar as propriedades do cimento Portland. 2. Analisar as propriedades dos agregados através da realização de ensaios. 3. Comparar as propriedades de argamassas e concretos. 4. Associar as propriedades necessárias do concreto para estudos de dosagem. 5. Relacionar as características necessárias para fabricação de pré-moldados. 6. Categorizar as propriedades das madeiras através da realização de ensaios. 7. Diferenciar as propriedades de materiais cerâmicos através de atividades práticas de análise.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTRUTURAS DE MADEIRA | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características da madeira como elemento estrutural da construção civil. Normas técnicas e dimensionamento de estruturas de madeira à tração, à compressão simples e à flexão reta. Dimensionamento de diferentes elementos de ligações. Cimbramentos. Características, materiais e projetos de coberturas de madeira mais frequentes.
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades e características da madeira como material estrutural da construção civil. 2. Interpretar a norma NBR-7190 - Projeto de estruturas de madeira. 3. Analisar conceitos de flambagem, compressão e tração paralela às fibras. 4. Aplicar o conceito de flexão simples em elementos de madeira. 5. Projetar e dimensionar estruturas de madeira de acordo com as normas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOTECNIA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Resistência ao cisalhamento dos solos. Determinação dos parâmetros de resistência do solo. Empuxos de terra. Estruturas de arrimo. Estabilidade de taludes finitos e infinitos. Barragens de terra e enrocamento.
OBJETIVO: 1. Conhecer os parâmetros de resistência do solo. 2. Descrever os fatores e parâmetros que influenciam na resistência ao cisalhamento dos solos. 3. Entender o conceito de empuxo de terra. 4. Classificar os tipos de estruturas de arrimo. 5. Calcular forças atuantes em estruturas de arrimo e fatores de segurança. 6. Inferir as forças atuantes em taludes finitos e infinitos. 7. Identificar os métodos de cálculo de fatores de segurança para taludes. 8. Calcular os fatores de segurança para taludes finitos e infinitos. 9. Distinguir os conceitos de barragem de terra e enrocamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo do concreto armado. Características do aço e do concreto. Domínios de dimensionamento. Estudo dos estados limites. Dimensionamento à flexão no estado limite último. Estudo do cisalhamento. Aplicações práticas do cálculo de estruturas de concreto. Cálculo da Armadura de vigas e lajes. Dimensionamento de escadas.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios teóricos para dimensionamento de estruturas de concreto armado. 2. Aplicar combinações de ações e coeficientes de ponderação. 3. Criar disposições e arranjos construtivos dos elementos estruturais. 4. Dimensionar lajes e vigas de concreto armado em estruturas de concreto armado de acordo com as normas vigentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ENGENHARIA HIDRÁULICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de regime livre. Linha d'água. Seção de máxima eficiência. Aplicações em obras de canalização aberta e fechada. Alteração da linha d'água. Estruturas de controle. Estruturas de proteção costeira e portuária. Fetch.
OBJETIVO: 1. Conhecer as diversas aplicações da hidráulica em regime de escoamento livre. 2. Compreender os fenômenos de escoamentos em condutos livres. 3. Aplicar ferramentas para o dimensionamento de projetos de canais. 4. Analisar situações reais de projetos de engenharia de drenagem. 5. Sintetizar métodos para dimensionamento de canais. 6. Avaliar projetos de canais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONCRETO ARMADO | 72.0 h

EMENTA: Cargas e características de pilares, tipos de pilares, excentricidades nos pilares. Momentos de primeira e segunda ordem. Momento mínimo. Dimensionamento pela curvatura aproximada. Dimensionamento e detalhamento de pilares internos, intermediários e de canto. Dimensionamento de sapatas. Dimensionamento e detalhamento de blocos de estacas.
OBJETIVO: 1. Avaliar cargas em pilares e características dos mesmos. 2. Dimensionar pilares internos, intermediários e de canto, sapatas e blocos de estacas em concreto armado de acordo com as normas vigentes. 3. Efetuar o detalhamento de pilares, sapatas e blocos de estacas em concreto armado.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Civil. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAÇÕES | 72.0 h

EMENTA: Investigação do subsolo. Tipos de fundações e mecanismos de interação com o solo. Capacidade de carga de fundação direta. Recalque de fundações diretas. Dimensionamento de sapatas e radiers. Capacidade de carga de tubulões e estacas. Dimensionamento de tubulões e blocos de estacas. Tipos de estacas. Escolha do tipo de fundação.
OBJETIVO: 1. Conhecer os ensaios geotécnicos de campo. 2. Analisar e definir uma campanha de investigação do subsolo para obras. 3. Distinguir os tipos de fundações. 4. Entender os processos de transferência de cargas ao solo. 5. Determinar os aspectos que envolvem a escolha da fundação adequada a cada obra. 6. Calcular a capacidade de carga de sapatas, tubulões e estacas. 7. Estimar recalques em fundações diretas. 8. Escolher e projetar fundações para diferentes tipos de solo e obras.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SANEAMENTO | 72.0 h

EMENTA: Redes de abastecimento de água: captação, elevação, tratamento, reservação e distribuição. Redes coletoras de esgoto: coletores, interceptores, emissários, elevatórias e tratamento. Resíduos sólidos: caracterização, coleta, tratamentos e dimensionamentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e resíduos sólidos. 2. Compreender o funcionamento das redes de saneamento urbano. 3. Aplicar conceitos e ferramentas de dimensionamento em projetos reais de sistemas de saneamento. 4. Analisar projetos de redes de distribuição de água e de coleta de esgotos. 5. Sintetizar métodos de projetos e dimensionamentos de sistemas de saneamento urbano. 6. Verificar sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgotos. 7. Validar tratamentos e disposição de resíduos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

COMPLEMENTOS DE CONCRETO ARMADO E PRINCÍPIOS DE PROTENSÃO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e dimensionamento de muros de arrimo, vigas, paredes, reservatórios. Introdução ao conceito de protensão, e materiais, sistemas e equipamentos. Estados limites de serviço. Ações. Combinações. Determinação da força de protensão. Pontes de concreto: definições, nomenclatura e classificação. Ações e noções de cálculo de superestrutura.
OBJETIVO: 1. Conhecer o funcionamento estrutural dos muros de arrimo, vigas parede e reservatórios 2. Projetar estruturas de contenção em concreto armado. 3. Dimensionar estruturas de contenção em concreto armado. 4. Detalhar os elementos que compõem uma estrutura de contenção. 5. Distinguir os sistemas de protensão e seus usos. 6. Aplicar sistemas de protensão. 7. Distinguir pontes de concreto. 8. Dimensionar pontes de concreto e seus componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS METÁLICAS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades e características do aço como material estrutural aplicado à construção civil. Conceitos fundamentais e elementos constituintes de estruturas metálicas. Dimensionamento de elementos à tração, compressão e flexão. Dimensionamento de diferentes tipos de ligações. Projetos de coberturas metálicas e características de seus materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender as propriedades e características do aço como material estrutural da construção civil. 2. Aplicar conceitos de compressão e flexão em vigas, perfis e ligações metálicas. 3. Projetar e dimensionar estruturas de cobertura. 4. Detalhar estruturas metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS | 72.0 h

EMENTA: Redes prediais de esgotamento pluvial e sanitário. Sistemas prediais de abastecimento de água. Aquecimento de água. Reservação para combate a incêndios.
OBJETIVO: 1. Conhecer os sistemas prediais e elementos hidro-sanitários. 2. Projetar os elementos que compõem as redes de esgotamento pluvial e sanitária, além do sistema de abastecimento de água fria. 3. Comparar boilers e aquecedores de água. 4. Dimensionar volume de reserva para combate a incêndios.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE OBRAS | 72.0 h

EMENTA: Gerenciamento de obras. Planejamento Operacional - Estrutura do projeto, análise e interpretação de orçamento. Suprimentos, tecnologia, produção e recursos humanos aplicados à construção civil. Requisitos legais.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios de gestão e planejamento de obras. 2. Relacionar as diversas fases do empreendimento. 3. Identificar os aspectos sistêmicos e fatores atuantes na construção civil. 4. Implementar um planejamento de construção 5. Analisar os sistemas e fatores atuantes na construção civil. 6. Avaliar os fatores atuantes na construção civil.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FERRAMENTAS PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Fundamentos matemáticos. Gráficos e Tabelas. Sistemas de Medidas e Unidades. Conversão de Unidades. Análise Dimensional simples. A função dos Modelos, da Simulação e da Otimização em Engenharia. Medidas para prevenção e combate a desastres naturais.
OBJETIVO: Conhecer e aplicar as principais ferramentas da engenharia, que serão utilizadas e necessárias ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes em engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS INOVADORAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções orgânicas e inorgânicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Representação de algoritmos: fluxograma e pseudocódigo. Tipos de dados. Operadores e expressões aritméticas e lógicas. Instruções de entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições. Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Funções e procedimentos. Manipulação de Arquivos. Implementação de algoritmos usando linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Identificar as notações básicas da linguagem algorítmica. Interpretar códigos e resolver problemas por meio da implementação de instruções computacionais de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO | 72.0 h

EMENTA: A representação gráfica do projeto arquitetônico através do Desenho Técnico. Compreensão dos fundamentos, e uso normas técnicas e convenções do desenho técnico, Escalas gráficas, Cotagem e Sistemas de projeções. Aplicação de recursos computacionais para desenho técnico bidimensional.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios do desenho técnico no âmbito da construção civil. 2. Interpretar os documentos técnicos produzidos por um projeto e seus componentes. 3. Representar graficamente um projeto ou situação usual de uma construção civil através do uso adequado de ferramentas computacionais para desenho técnico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores; análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO ARQUITETÔNICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TOPOGRAFIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e métodos do levantamento topográfico. Planialtimetria, altimetria e curvas de nível. Maquetes topográficas físicas. Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico. Aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto para a elaboração de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, planejamento urbano e regional. Leitura de cartas.
OBJETIVO: 1. Identificar o desenho topográfico, cartas, mapas e outros planos. 2. Relacionar a topografia com a leitura urbana e da arquitetura. 3. Aplicar as técnicas de representação gráfica, adequadas ao desenho topográficos. 4. Elaborar modelos tridimensionais topográficos. 5. Interpretar o projeto de obra.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CIÊNCIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS HÍDRICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSPORTES E OBRAS RODOVIÁRIAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
HIDRÁULICA DE CONDUTOS FORÇADOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: TECNOLOGIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DAS ESTRUTURAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

MECÂNICA DOS SOLOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ENGENHARIA HIDRÁULICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOTECNIA APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONCRETO ARMADO ESTRUTURAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAÇÕES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO DE ESTRUTURAS DE AÇO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA CIVIL | 372.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURAS COMPLEMENTARES DE CONCRETO ARMADO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E COMPLEMENTARES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DE OBRAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@11d484a6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c9845706, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7367ba65, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ef5aa684, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70a6904a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28bc4546, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f45c1c36, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a8c37ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e7fa3b55, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f1012ea4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22d01996, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fcecd335, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cb39d27e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8bf9d6e1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3bc57ab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c3eb463a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d8b7a74a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fe82813d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83c27623, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83cfd8d2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a0e59e6c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6efa0365, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bfecae07, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7726aac2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@25851464, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3fc5d77b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc244414, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d67dae5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4825454, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6450e2f9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@21291c3c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a75228b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a8954a13, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@95b7aa19, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83ea99c6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@369c760f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e9761bff, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d296a2c8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a51f6c5d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4d50f866, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22df64f7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ebe6f4d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d2e80e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@780ca8c3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f8eebf33, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9dac26b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@586d9d9d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff4ede50, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f41da032, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3106a306, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2c1dd87f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c436e07d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@447259af, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@994f218b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@df78bcc9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b01adb68, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff423596, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@46c0cbfc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3871c25b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@911a2d91, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2ad1521a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@149381d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@70e4755c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ddd8ae26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@88ea6028, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e171324, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cdb8afe, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3e64cce5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ca9178d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@924c67b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cb01bf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c2b24538, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@398bc573, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e682ca45, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9a713b2a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7b1d297, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6d7389b9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@752cfd6d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1756bf99, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@db4482b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e8a18e53, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ef52cec3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@68c17689, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@99f7109f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3032fe8a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b21617b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@29a5253f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@41bc817c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cfe84966, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@204064bf, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1520f440, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@954f7647, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@990f2f95, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@88b442f7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4c5d56d2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6a48bd3e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@aeb866b3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec22bd52, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a75f2119, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e49f3cc0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b803852b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58dccc4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee8ccf99]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2012/12

ANÁLISE DE DESAPRUMO DE UM RESERVATÓRIO APOIADO EM SOLO TROPICAL NÃO SATURADO

2012/11

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DAS NORMAS DE SONDAGEM

2012/11

ANÁLISE DE DESAPRUMO DE UM RESERVATÓRIO APOIADO EM SOLO TROPICAL NÃO SATURADO

2011/12

A IMPORTÂNCIA DO DETALHAMENTO DO PROJETO ESTRUTURAL NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA RESIDENCIAL - ESTUDO DE CASO

2011/12

Blocos de Pavimentação, com formato inovador, manufaturado com agregado reciclado de pó de pastilhas de freio no traço do concreto

2011/12

CONDUÇÃO DO ESGOTO POR CAVIDADE PROGRESSIVA

2011/12

DIMENSIONAMENTO E PROCESSO EXECUTIVO DE SOLO REFORÇADO COM GEOTIRAS E PARAMENTO FRONTAL RÍGIDO COM PLACAS DE CONCRETO

2011/11

Blocos de Pavimentação, com formato inovador, manufaturado com agregado reciclado de pó de pastilhas de freio no traço do concreto

2011/11

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇAMENTO DO VÃO MÁXIMO DE APOIO ENTRE AS ESCORAS PARA PRÉ-LAJE TRELIÇADA DE CONCRETO

2011/11

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇAMENTO DO VÃO MÁXIMO DE APOIO ENTRE AS ESCORAS PARA PRÉ-LAJE TRELIÇADA DE CONCRETO

2011/11

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇAMENTO DO VÃO MÁXIMO DE APOIO ENTRE AS ESCORAS PARA PRÉ-LAJE TRELIÇADA DE CONCRETO

2011/11

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA

2011/11

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA

2011/11

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA

2011/11

PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE ÓXIDO ALUMÍNIO - SÍNTER

2011/11

PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE ÓXIDO ALUMÍNIO - SÍNTER

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: Uma opção racional

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: Uma opção racional

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: uma opção racional

2010/12

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL:Uma opção racional

2010/12

RECICLAGEM NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

2010/12

RECICLAGEM NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

2010/12

RECICLAGEM NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

2010/12

REGULARIZAÇÃO DE LOTEAMENTOS URBANOS E CLANDESTINO NO MUNICÍPIO DE EXTREMA - MG

2010/6

ANALISE DE ESTABILIDADE DE ATERRO REFORÇADO SOBRE SOLO MOLE COM GEOGRELHAS

2008/12

A Importância da Estrutura Metálica na Construção Civil

2008/12

A TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES EM PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO

2008/12

A UTILIZAÇÃO DO MICROSOFT EXCEL PARA QUANTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS DE DRENAGEM SUPERFICIAL EM RODOVIAS

2008/12

ALVENARIA ESTRUTURAL: FUNDAMENTOS DE CÁLCULO PARA BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

2008/12

AVALIAÇÃO BATIMÉTRICA DA LAGOA DE DECANTAÇÃO ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO MUNICÍPIO ITAPIRA

2008/12

CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS TROPICAIS LATERÍTICOS PARA REFORÇO DE PAVIMENTOS

2008/12

COMPACTAÇÃO DO SOLO

2008/12

EMPREGO DA MISTURA SOLO-CIMENTO EM BASES E SUB-BASES DE PAVIMENTOS

2008/12

ERROS COMUNS EM CONSTRUÇÕES CONVENCIONAIS

2008/12

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO GESSO RECICLADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2008/12

IMPERMEABILIZAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO COM GEOMEMBRANA

2008/12

IMPERMEABILIZAÇÃO FLEXÍVEL

2008/12

Integração das Instalações Hidráulicas e Elétricas no Sistema Construtivo de Alvenaria Estrutural

2008/12

LAJES PROTENDIDAS: APLICAÇÕES EM GERAL

2008/12

MARCOS VALDECI GUARIZO

2008/12

PONTES RODOVIÁRIAS: Levantamento das principais patologias estruturais

2008/12

REFORÇO E MELHORAMENTO DE SOLOS MOLES COM USO DE GEOMALHAS BIAXIAIS

2008/12

UTILIZAÇÃO DE PNEU MOÍDO E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO NA FABRICAÇÃO DE TELHAS DE CONCRETO

2007/12

ALVENARIA ESTRUTURAL SISTEMA CONSTRUTIVO

2007/12

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO

2007/12

ANÁLISE DO DESEMPENHO DE INIBIDOR DE CORROSÃO NA ARMADURA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

2007/12

AUTOMATIZAÇÃO DO CÁLCULO DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS POR HIDRANTES VIA PLANILHA ELETRÔNICA

2007/12

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE GRAUTES PRÉ-DOSADOS

2007/12

CASAS PRÉ-FABRICADAS DE MADEIRA MACIÇA

2007/12

CAUSAS E RECUPERAÇÃO DE FISSURAS EM ALVENARIA

2007/12

COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURAS DE AÇO E CONCRETO ARMADO

2007/12

COMPOSIÇÃO DO BDI (BENEFÍCIOS E DESPESAS INDIRETAS) PARA ORÇAMENTO DE OBRA CIVIL

2007/12

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE MODIFICADO POR ASFALTO BORRACHA

2007/12

CONCRETO PRÉ - MOLDADO EXECUÇÃO DE VIGAS E PILARES

2007/12

Deformações em estruturas de concreto

2007/12

ESTUDO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA CHUVEIROS DOMÉSTICOS

2007/12

ESTUDO DA VARIAÇÃO DE PRESSÕES DE SERVIÇO EM PONTOS DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE ITATIBA

2007/12

Estudo da viabilidade de consórcios de fossa séptica para grupos de moradias

2007/12

ESTUDO DE CASO DE RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL EM COBERTURA DE MADEIRA

2007/12

ESTUDO DO CONTROLE DE QUALIDADE EM MADEIREIRAS

2007/12

EVOLUÇÃO DO USO DO VIDRO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL

2007/12

FÔRMAS E ESCORAMENTOS

2007/12

IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA

2007/12

LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO: SOLUÇÃO PARA O TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMICILIARES

2007/12

MANUTENÇÃO PREDIAL

2007/12

RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DO GESSO DESCARTADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2007/12

TECNOLOGIA DA ARGAMASSA

2007/12

UTILIZAÇÃO DE CHAPAS DE GESSO ACARTONADO COMO VEDAÇÃO VERTICAL INTERNA DE EDIFICAÇÕES

2007/12

VARIAÇÃO DA INCLINAÇÃO DE TESOURAS METÁLICAS E A ECONOMIA DE MATERIAL

2006/12

Alguns erros de execução em Fundações

2006/12

ALVENARIA: Controle dos Processos Produtivos

2006/12

COMPARATIVO ENTRE TESOURAS SIMPLES E DUPLAS

2006/12

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM CURVAS DE TRANSPOSIÇÃO EM PVC RÍGIDO

2006/12

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURA METÁLICA NO ESTÁDIO URBANO CALDEIRA - SANTOS F. C.

2006/12

ESTRUTURAS METÁLICAS: Do projeto a montagem

2006/12

ESTUDO ANALÍTICO DA REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA VIA TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE

2006/12

INVESTIGAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DE PEÇAS ESTRUTURAIS DE MADEIRA COMERCIALIZADAS NA REGIÃO DE MOGI GUAÇU SP

2006/12

LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES VERTICAIS EM INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS

2006/12

O POLÍMERO COMO ELEMENTO ESTRUTURAL: Comparativo entre a eficiência mecânica do material e os materiais convencionais de construção civil

2006/12

PONTES RODOVIÁRIAS: Levantamento das principais patologias geotécnicas em encontros e fundações

2006/12

REUSO DAS ÁGUAS

2006/12

Revestimento Externo em Edifícios de Múltiplos Pavimentos

2006/12

SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS

2006/12

UTILIZAÇÃO DE GPS DE NAVEGAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE ESTRADAS RURAIS

2005/12

CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

2005/12

DETERMINAÇÃO DO VOLUME DE CISTERNAS: Estudo do volume útil de cisternas em função de distribuições pluviográficas regionais

2005/12

ESTUDO DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM BUCHAS DE REDUÇÃO EM PVC

2005/12

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE MUROS SRW OU MUROS DE SEGMENTADO DE CONCRETO: Aspectos Construtivos

2005/12

ESTUDO DE ELEMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO EM LAJES UNIDIRECIONAIS FORMADAS POR VIGOTAS TRELIÇADAS PRÉ-MOLDADAS

2005/12

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES NO BRASIL: Levantamento das ocorrências de patologias das construções brasileiras

2005/12

REDUÇÃO DE PERDAS FÍSICAS DE ÁGUA COM A INSTALAÇÃO DE VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO (VRP)

2004/12

ANÁLISE COMPARATIVA DE UM PERFIL GEOTÉCNICO DE SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO COM AS CLASSIFICAÇÕES OBTIDAS EM ENSAIOS DE LIMITES DE ATTERBERG E GRANULOMETRIA DE UM SOLO DE ITATIBA-SP

2004/12

APLICAÇÃO DO GEOTÊXTIL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2004/12

Caracterização de dois tipos de concretos refratários utilizados em fornos reformadores

2004/12

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA DIMENSIONAMENTO DE VIGAS METÁLICAS ISOSTATICAS DE ACORDO COM A NBR 8800/86

2004/12

DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PERDAS DE ÁGUA NO ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA

2004/12

Estrutura Metálica em Habitações Populares

2004/12

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EM SOLO GRAMPEADO

2004/12

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO EM SOLO REFORÇADO COM GEOGRELHA

2004/12

GERAÇÃO DE MAPAS COM ISOLINHAS DE INTENSIDADE DE PRECIPITAÇÃO PARA O BRASIL

2004/12

Influência da variação das dimensões comerciais no dimensionamento de peças de madeira fletidas

2004/12

Sondagem a percussão com medidas de SPT e torque, sua metodologia de campo e aplicações em obras de engenharia.

2004/12

Suas Propriedades Mecânicas, Características Geométricas e Suas Aplicações



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.