Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia de Computação

O Curso de Graduação em Engenharia de Computação da Universidade São Francisco (USF) fornece subsídios para o aprendizado continuado das tecnologias de informação em constante evolução, proporcionando aos estudantes uma sólida formação nessas duas áreas, além da formação básica em engenharia.

Desde o início, os estudantes são estimulados para que a definição das configurações, estruturas e funções mais adequadas para um sistema computacional seja feita considerando as aplicações e requisitos ao qual o mesmo se destina.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o engenheiro de computação atua em redes de computadores, automação industrial e comercial, sistemas digitais, sistemas embarcados, robótica, internet das coisas (IoT), big data, aprendizagem de máquina, inteligência artificial, aplicações Web e Móveis.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.892 horas.

PERÍODO: noturno.


Áreas de Atuação

O graduado em Engenharia da Computação pela Universidade São Francisco está capacitado a atuar em áreas tecnológicas que exigem o conhecimento combinado da Computação e da Engenharia Elétrica. Entre elas, é possível destacar: comunicação de dados, redes de computadores, automação industrial e comercial, robótica, sistemas digitais, sistemas embutidos, aplicações para WEB. O profissional poderá, ainda, prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação ou estabelecer-se como profissional liberal.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 111 de 04/02/2021. DOU nº 25, Seção 1, pág. 136, de 05/02/2021.

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de modelagem de Banco de Dados. Modelo Físico. DDL - Linguagem de Definição de Dados. DML - Linguagem de Manipulação de Dados. DQL - Linguagem de Consulta de dados. DTL - Linguagem de Transação de Dados. DCL - Linguagem de Controle de Dados. Bancos de Dados não relacionais.
OBJETIVO: 1. Compreender através dos requisitos de negócio as necessidades para o desenvolvimento do Banco de Dados. 2. Desenvolver o pensamento voltado para a construção da modelagem de base de dados. 3. Implementar a modelagem em um esquema físico através de comandos SQL. 4. Escrever comandos que realizam consultas dos dados no Banco de Dados. 5. Implementar a construção de tipos de objetos que encapsulam comandos SQL. 6. Analisar e discutir soluções de problemas reais e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Modelos de desenvolvimento de software. Metodologias de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e arquitetura de software. Padrões de projeto. Versionamento. Qualidade de software. Gerenciamento de projetos.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos e a evolução da engenharia de software. 2. Reconhecer as metodologias necessárias para o desenvolvimento de projetos. 3. Desenvolver a modelagem considerando ferramentas da UML dentre as quais casos de uso e classes. 4. Desenvolver arquitetura de software em cenários de projeto de software. 5. Utilizar ferramentas para controle de testes e controle de versão. 6. Desenvolver projetos de software auxiliado por ferramentas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de listas encadeadas. Implementação de filas utilizando estrutura sequencial e lista encadeada. Implementação de pilhas de forma sequencial e através de lista encadeada. Conceito de árvore como estrutura de armazenamento de dados. Árvore binária e árvore binária de busca. Árvore balanceada e sua utilização na otimização de busca. Conceitos de árvore B. Tabela Hash como sistema de armazenamento e busca de dados. Algoritmos de ordenação e busca.
OBJETIVO: 1. Utilizar conceitos de ponteiro na implementação de listas encadeadas. 2. Implementar pilhas e listas utilizando estruturas sequenciais e lista encadeada. 3. Utilizar Árvores binárias como estruturas de armazenamento de dados. 4. Comparar tempo de busca em dados armazenados de forma sequencial com dados armazenados em Árvores Balanceadas. 5. Comparar algoritmos de ordenação distintos quanto à eficiência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DOS GRAFOS E MATEMÁTICA DISCRETA | 72.0 h

EMENTA: Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos. Algoritmos em grafos para caminhos e custo mínimo. Modelagem de problemas aplicados utilizando grafos. Indução matemática. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Recursividade. Relações de recorrência. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de grafos e todas as suas propriedades em aplicações computacionais. 2. Aplicar os conceitos de árvores e suas classificações em algoritmos. 3. Utilizar grafos dirigidos, circuitos e conectividade em problemas computacionais. 4 Compreender os conceitos de conjuntos, relações, funções e recorrências em projetos computacionais. 5. Desenvolver projetos onde a lógica preditiva e proposicional e a combinatória sejam ferramenta para a resolução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO E ANÁLISE DE ALGORITMOS | 72.0 h

EMENTA: Linguagens. Estruturas de controle. Estados e propriedades de um programa nos diferentes paradigmas. Paradigma imperativo. Paradigma orientado a objeto. Paradigma funcional. Paradigma lógico. Paradigma concorrente. Notação e Análise assintótica de pior e melhor caso. Algoritmos e complexidade. Avaliação de desempenho.
OBJETIVO: 1. Conhecer o processo de criação de algoritmos bem como os conceitos de eficácia. 2. Aplicar algoritmos para ordenação e busca em problemas computacionais. 3. Desenvolver algoritmos com métodos de divisão e conquista e metodologia de programação dinâmica. 4. Aplicar a visão assintótica de melhor e pior caso para análise de algoritmos. 5. Aplicar os conceitos dos paradigmas de programação, em problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Classes e objetos e do paradigma orientado a objetos. Modelagem de Classes utilizando UML. Implementação de Classes e Objetos usando Linguagem de Programação. Utilização de abstração como pilar do paradigma orientado a objetos. Encapsulamento e proteção de dados. Aplicação do conceito de sobrecarga. Utilização de herança e sua relação com produtividade. Tipos abstratos de dados. Implementação dos conceitos de interface. Conceituação e aplicação de polimorfismo. Tratamento de exceções. Implementação de interface gráfica.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de Orientação a Objetos na modelagem de soluções de problemas reais utilizando UML. 2. Identificar a importância da abstração e do encapsulamento na comparação do paradigma orientado a objetos com o imperativo. 3. Implementar de forma eficiente os conceitos de herança e polimorfismo utilizando linguagem de programação. 4. Aplicar os conceitos de classes e métodos abstratos na utilização de interface como mecanismo de acesso a objetos. 5. Utilizar interface gráfica no desenvolvimento de soluções de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO VISUAL | 72.0 h

EMENTA: Percepção visual humana. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas. Recorte e visibilidade. Transformações projetivas. Definição de objetos e cenas tridimensionais. Iluminação e tonalização. Texturas e mapeamentos. Rasterização e técnicas de antisserrilhado. Amostragem, realce, filtragem e restauração de imagens. Segmentação de imagens. Compressão de imagens. Visão computacional. Processamento de imagens. Filtros no espaço e frequência. Visão sobre jogos digitais. Interação humano-computador.
OBJETIVO: 1. Conhecer as áreas da computação visual e como o sistema visual humano interage com essas áreas. 2. Descrever e conhecer imagens digitais e seus sistemas de cores. 3. Aplicar o processamento de imagens e análise de imagem em projetos computacionais 4. Aplicar transformações 2D e 3D bem como projeções e recortes em projetos aplicados. 5. Desenvolver algoritmos para segmentação, compressão e restauração de imagens em cenários aplicados. 6. Desenvolver jogos digitais e sistema de visão computacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM DE MÁQUINA | 144.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas utilizando agentes inteligentes. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado supervisionado: árvores de decisão; modelos lineares; redes neurais, máquinas de vetor de suporte; lógica Fuzzy; modelos não-paramétricos (Knn), regressão linear. Modelos Probabilísticos: Bayes; algoritmo expectativa-maximização. Aprendizado por reforço. Aprendizado não supervisionado. Deep learning.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de inteligências artificiais e agentes inteligentes considerando a aplicação em projetos. 2. Utilizar métodos de busca considerando os diversos modelos aplicados em cenários profissionais. 3. Implementar forma de conhecimento baseado em linguagens de programação. 4. Aplicar os modelos de aprendizado para projetos computacionais. 5. Desenvolver algoritmos para aprendizado de máquina visando a aplicação em sistemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de computação. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: SISTEMAS AUTÔNOMOS E ROBÓTICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de autonomia e inteligência em sistemas embarcados. Sistemas e robótica autônoma. Robôs móveis autônomos. Mapas, planejamento de trajetórias e de navegação autônoma de sistemas móveis. Aplicação de Inteligência Artificial em navegação autônoma. Detecção de obstáculos estáticos e dinâmicos. Construção e programação de um robô móvel autônomo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de autonomia em sistemas computacionais e robótica. 2. Implementar fundamentos de probabilidade e inteligência artificial para a robótica e sistemas autônomos. 3. Compreender os conceitos de agentes inteligentes em robótica baseando-se em mapas e percepção de ambientes. 4. Aplicar os conceitos de navegação em sistemas autônomos utilizando conceitos para detecção de obstáculos. 5. Desenvolver projeto de sistema robótico autônomo em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

REDES DE COMPUTADORES E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de redes de computadores. Arquitetura de redes e modelos. Camada Física: meios de transmissão guiados e irradiados. Topologia e técnicas de comunicação de dados digitais. Conectividade. Camada de Enlace: modulação, multiplexação, métodos de acesso. Camada de Rede: controle de fluxo, de congestionamento e roteamento. Camada de Transporte: TCP e UDP. Camada de Aplicação. QoS, serviços diferenciados, integrados e segurança. Principais equipamentos de Redes. Projetos em redes de computadores.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de redes de computadores bem como a visão geral de redes computacionais. 2. Utilizar arquiteturas, topologias e modelos de redes de computadores utilizando exemplos de projetos. 3. Compreender as formas de enlace e métodos de acesso aplicados à solução de problemas de rede. 4. Aplicar o modelo de camada de rede para construção de projetos de rede. 5. Desenvolver serviços de rede considerando a escolha da camada de transporte, qualidade de serviço, equipamentos de rede e segurança do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS E DISTRIBUÍDOS | 72.0 h

EMENTA: Histórico dos Sistemas Operacionais e Arquiteturas. Arquiteturas específicas de Sistemas Distribuídos. Processos Computacionais. Comunicação, concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e Deadlocks. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Sistemas de arquivos. Componentes e interconexões de softwares em Sistemas Distribuídos. Comunicação e sincronização em Sistemas Distribuídos.
OBJETIVO: 1. Conhecer a evolução dos sistemas operacionais e sua evolução para os sistemas distribuídos com o estudo das principais arquiteturas computacionais. 2. Compreender os processos computacionais, sua comunicação, o impacto do sincronismo inter-processos em sistemas operacionais e a necessidade de escalonamento. 3. Reconhecer a importância da memória em sistemas computacionais, estudando as principais ferramentas de gerenciamento de memória. 4. Entender I/O e arquivos como gargalos no desempenho dos sistemas e as formas de minimizar tais problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO E COMPILADORES | 72.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing. Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Analisador semântico. Geração e otimização de código. Construção de compiladores.
OBJETIVO: 1. Formular gramática e expressões regulares para reconhecimento de padrões. 2. Demonstrar lógicas computacionais por meio de autómatos e máquina de Turing. 3. Classificar os problemas computacionais com os limites da máquina de Turing. 4. Compreender as análises do compilador com códigos de programação de alto nível. 5. Exemplificar as camadas de construção de um compilador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de modelagem de Banco de Dados. Modelo Físico. DDL - Linguagem de Definição de Dados. DML - Linguagem de Manipulação de Dados. DQL - Linguagem de Consulta de dados. DTL - Linguagem de Transação de Dados. DCL - Linguagem de Controle de Dados. Bancos de Dados não relacionais.
OBJETIVO: 1. Compreender através dos requisitos de negócio as necessidades para o desenvolvimento do Banco de Dados. 2. Desenvolver o pensamento voltado para a construção da modelagem de base de dados. 3. Implementar a modelagem em um esquema físico através de comandos SQL. 4. Escrever comandos que realizam consultas dos dados no Banco de Dados. 5. Implementar a construção de tipos de objetos que encapsulam comandos SQL. 6. Analisar e discutir soluções de problemas reais e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Modelos de desenvolvimento de software. Metodologias de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e arquitetura de software. Padrões de projeto. Versionamento. Qualidade de software. Gerenciamento de projetos.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos e a evolução da engenharia de software. 2. Reconhecer as metodologias necessárias para o desenvolvimento de projetos. 3. Desenvolver a modelagem considerando ferramentas da UML dentre as quais casos de uso e classes. 4. Desenvolver arquitetura de software em cenários de projeto de software. 5. Utilizar ferramentas para controle de testes e controle de versão. 6. Desenvolver projetos de software auxiliado por ferramentas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de listas encadeadas. Implementação de filas utilizando estrutura sequencial e lista encadeada. Implementação de pilhas de forma sequencial e através de lista encadeada. Conceito de árvore como estrutura de armazenamento de dados. Árvore binária e árvore binária de busca. Árvore balanceada e sua utilização na otimização de busca. Conceitos de árvore B. Tabela Hash como sistema de armazenamento e busca de dados. Algoritmos de ordenação e busca.
OBJETIVO: 1. Utilizar conceitos de ponteiro na implementação de listas encadeadas. 2. Implementar pilhas e listas utilizando estruturas sequenciais e lista encadeada. 3. Utilizar Árvores binárias como estruturas de armazenamento de dados. 4. Comparar tempo de busca em dados armazenados de forma sequencial com dados armazenados em Árvores Balanceadas. 5. Comparar algoritmos de ordenação distintos quanto à eficiência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DOS GRAFOS E MATEMÁTICA DISCRETA | 72.0 h

EMENTA: Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos. Algoritmos em grafos para caminhos e custo mínimo. Modelagem de problemas aplicados utilizando grafos. Indução matemática. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Recursividade. Relações de recorrência. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de grafos e todas as suas propriedades em aplicações computacionais. 2. Aplicar os conceitos de árvores e suas classificações em algoritmos. 3. Utilizar grafos dirigidos, circuitos e conectividade em problemas computacionais. 4 Compreender os conceitos de conjuntos, relações, funções e recorrências em projetos computacionais. 5. Desenvolver projetos onde a lógica preditiva e proposicional e a combinatória sejam ferramenta para a resolução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO E ANÁLISE DE ALGORITMOS | 72.0 h

EMENTA: Linguagens. Estruturas de controle. Estados e propriedades de um programa nos diferentes paradigmas. Paradigma imperativo. Paradigma orientado a objeto. Paradigma funcional. Paradigma lógico. Paradigma concorrente. Notação e Análise assintótica de pior e melhor caso. Algoritmos e complexidade. Avaliação de desempenho.
OBJETIVO: 1. Conhecer o processo de criação de algoritmos bem como os conceitos de eficácia. 2. Aplicar algoritmos para ordenação e busca em problemas computacionais. 3. Desenvolver algoritmos com métodos de divisão e conquista e metodologia de programação dinâmica. 4. Aplicar a visão assintótica de melhor e pior caso para análise de algoritmos. 5. Aplicar os conceitos dos paradigmas de programação, em problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Classes e objetos e do paradigma orientado a objetos. Modelagem de Classes utilizando UML. Implementação de Classes e Objetos usando Linguagem de Programação. Utilização de abstração como pilar do paradigma orientado a objetos. Encapsulamento e proteção de dados. Aplicação do conceito de sobrecarga. Utilização de herança e sua relação com produtividade. Tipos abstratos de dados. Implementação dos conceitos de interface. Conceituação e aplicação de polimorfismo. Tratamento de exceções. Implementação de interface gráfica.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de Orientação a Objetos na modelagem de soluções de problemas reais utilizando UML. 2. Identificar a importância da abstração e do encapsulamento na comparação do paradigma orientado a objetos com o imperativo. 3. Implementar de forma eficiente os conceitos de herança e polimorfismo utilizando linguagem de programação. 4. Aplicar os conceitos de classes e métodos abstratos na utilização de interface como mecanismo de acesso a objetos. 5. Utilizar interface gráfica no desenvolvimento de soluções de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO VISUAL | 72.0 h

EMENTA: Percepção visual humana. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas. Recorte e visibilidade. Transformações projetivas. Definição de objetos e cenas tridimensionais. Iluminação e tonalização. Texturas e mapeamentos. Rasterização e técnicas de antisserrilhado. Amostragem, realce, filtragem e restauração de imagens. Segmentação de imagens. Compressão de imagens. Visão computacional. Processamento de imagens. Filtros no espaço e frequência. Visão sobre jogos digitais. Interação humano-computador.
OBJETIVO: 1. Conhecer as áreas da computação visual e como o sistema visual humano interage com essas áreas. 2. Descrever e conhecer imagens digitais e seus sistemas de cores. 3. Aplicar o processamento de imagens e análise de imagem em projetos computacionais 4. Aplicar transformações 2D e 3D bem como projeções e recortes em projetos aplicados. 5. Desenvolver algoritmos para segmentação, compressão e restauração de imagens em cenários aplicados. 6. Desenvolver jogos digitais e sistema de visão computacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM DE MÁQUINA | 144.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas utilizando agentes inteligentes. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado supervisionado: árvores de decisão; modelos lineares; redes neurais, máquinas de vetor de suporte; lógica Fuzzy; modelos não-paramétricos (Knn), regressão linear. Modelos Probabilísticos: Bayes; algoritmo expectativa-maximização. Aprendizado por reforço. Aprendizado não supervisionado. Deep learning.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de inteligências artificiais e agentes inteligentes considerando a aplicação em projetos. 2. Utilizar métodos de busca considerando os diversos modelos aplicados em cenários profissionais. 3. Implementar forma de conhecimento baseado em linguagens de programação. 4. Aplicar os modelos de aprendizado para projetos computacionais. 5. Desenvolver algoritmos para aprendizado de máquina visando a aplicação em sistemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de computação. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: SISTEMAS AUTÔNOMOS E ROBÓTICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de autonomia e inteligência em sistemas embarcados. Sistemas e robótica autônoma. Robôs móveis autônomos. Mapas, planejamento de trajetórias e de navegação autônoma de sistemas móveis. Aplicação de Inteligência Artificial em navegação autônoma. Detecção de obstáculos estáticos e dinâmicos. Construção e programação de um robô móvel autônomo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de autonomia em sistemas computacionais e robótica. 2. Implementar fundamentos de probabilidade e inteligência artificial para a robótica e sistemas autônomos. 3. Compreender os conceitos de agentes inteligentes em robótica baseando-se em mapas e percepção de ambientes. 4. Aplicar os conceitos de navegação em sistemas autônomos utilizando conceitos para detecção de obstáculos. 5. Desenvolver projeto de sistema robótico autônomo em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

REDES DE COMPUTADORES E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de redes de computadores. Arquitetura de redes e modelos. Camada Física: meios de transmissão guiados e irradiados. Topologia e técnicas de comunicação de dados digitais. Conectividade. Camada de Enlace: modulação, multiplexação, métodos de acesso. Camada de Rede: controle de fluxo, de congestionamento e roteamento. Camada de Transporte: TCP e UDP. Camada de Aplicação. QoS, serviços diferenciados, integrados e segurança. Principais equipamentos de Redes. Projetos em redes de computadores.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de redes de computadores bem como a visão geral de redes computacionais. 2. Utilizar arquiteturas, topologias e modelos de redes de computadores utilizando exemplos de projetos. 3. Compreender as formas de enlace e métodos de acesso aplicados à solução de problemas de rede. 4. Aplicar o modelo de camada de rede para construção de projetos de rede. 5. Desenvolver serviços de rede considerando a escolha da camada de transporte, qualidade de serviço, equipamentos de rede e segurança do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS E DISTRIBUÍDOS | 72.0 h

EMENTA: Histórico dos Sistemas Operacionais e Arquiteturas. Arquiteturas específicas de Sistemas Distribuídos. Processos Computacionais. Comunicação, concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e Deadlocks. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Sistemas de arquivos. Componentes e interconexões de softwares em Sistemas Distribuídos. Comunicação e sincronização em Sistemas Distribuídos.
OBJETIVO: 1. Conhecer a evolução dos sistemas operacionais e sua evolução para os sistemas distribuídos com o estudo das principais arquiteturas computacionais. 2. Compreender os processos computacionais, sua comunicação, o impacto do sincronismo inter-processos em sistemas operacionais e a necessidade de escalonamento. 3. Reconhecer a importância da memória em sistemas computacionais, estudando as principais ferramentas de gerenciamento de memória. 4. Entender I/O e arquivos como gargalos no desempenho dos sistemas e as formas de minimizar tais problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO E COMPILADORES | 72.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing. Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Analisador semântico. Geração e otimização de código. Construção de compiladores.
OBJETIVO: 1. Formular gramática e expressões regulares para reconhecimento de padrões. 2. Demonstrar lógicas computacionais por meio de autómatos e máquina de Turing. 3. Classificar os problemas computacionais com os limites da máquina de Turing. 4. Compreender as análises do compilador com códigos de programação de alto nível. 5. Exemplificar as camadas de construção de um compilador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

EMENTA: Fundamentos de Eletricidade e suas Grandezas Físicas. Principais componentes eletrônicos. Fontes de alimentação e instrumentos de medida. Sensores e atuadores. Sistema de numeração binário e hexadecimal. Conversão entre bases. Conceitos de funcionamento de um hardware digital. Plataformas de prototipagem. Projeto prático sociocultural/sustentável.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos da eletricidade como tensão, corrente e resistência. 2. Utilizar os componentes eletrônicos básicos no desenvolvimento de circuitos. 3. Usar sensores e atuadores na construção de circuitos. 4. Comparar sinal digital e analógico. 5. Utilizar plataformas de prototipagem em projetos usando conceitos de eletrônica, programação, física e matemática. 6. Entender a importância das normas de segurança para os projetos de engenharia. 7. Avaliar o impacto social e sustentável do projeto desenvolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de modelagem de Banco de Dados. Modelo Físico. DDL - Linguagem de Definição de Dados. DML - Linguagem de Manipulação de Dados. DQL - Linguagem de Consulta de dados. DTL - Linguagem de Transação de Dados. DCL - Linguagem de Controle de Dados. Bancos de Dados não relacionais.
OBJETIVO: 1. Compreender através dos requisitos de negócio as necessidades para o desenvolvimento do Banco de Dados. 2. Desenvolver o pensamento voltado para a construção da modelagem de base de dados. 3. Implementar a modelagem em um esquema físico através de comandos SQL. 4. Escrever comandos que realizam consultas dos dados no Banco de Dados. 5. Implementar a construção de tipos de objetos que encapsulam comandos SQL. 6. Analisar e discutir soluções de problemas reais e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Modelos de desenvolvimento de software. Metodologias de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e arquitetura de software. Padrões de projeto. Versionamento. Qualidade de software. Gerenciamento de projetos.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos e a evolução da engenharia de software. 2. Reconhecer as metodologias necessárias para o desenvolvimento de projetos. 3. Desenvolver a modelagem considerando ferramentas da UML dentre as quais casos de uso e classes. 4. Desenvolver arquitetura de software em cenários de projeto de software. 5. Utilizar ferramentas para controle de testes e controle de versão. 6. Desenvolver projetos de software auxiliado por ferramentas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de listas encadeadas. Implementação de filas utilizando estrutura sequencial e lista encadeada. Implementação de pilhas de forma sequencial e através de lista encadeada. Conceito de árvore como estrutura de armazenamento de dados. Árvore binária e árvore binária de busca. Árvore balanceada e sua utilização na otimização de busca. Conceitos de árvore B. Tabela Hash como sistema de armazenamento e busca de dados. Algoritmos de ordenação e busca.
OBJETIVO: 1. Utilizar conceitos de ponteiro na implementação de listas encadeadas. 2. Implementar pilhas e listas utilizando estruturas sequenciais e lista encadeada. 3. Utilizar Árvores binárias como estruturas de armazenamento de dados. 4. Comparar tempo de busca em dados armazenados de forma sequencial com dados armazenados em Árvores Balanceadas. 5. Comparar algoritmos de ordenação distintos quanto à eficiência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DOS GRAFOS E MATEMÁTICA DISCRETA | 72.0 h

EMENTA: Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos. Algoritmos em grafos para caminhos e custo mínimo. Modelagem de problemas aplicados utilizando grafos. Indução matemática. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Recursividade. Relações de recorrência. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de grafos e todas as suas propriedades em aplicações computacionais. 2. Aplicar os conceitos de árvores e suas classificações em algoritmos. 3. Utilizar grafos dirigidos, circuitos e conectividade em problemas computacionais. 4 Compreender os conceitos de conjuntos, relações, funções e recorrências em projetos computacionais. 5. Desenvolver projetos onde a lógica preditiva e proposicional e a combinatória sejam ferramenta para a resolução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO E ANÁLISE DE ALGORITMOS | 72.0 h

EMENTA: Linguagens. Estruturas de controle. Estados e propriedades de um programa nos diferentes paradigmas. Paradigma imperativo. Paradigma orientado a objeto. Paradigma funcional. Paradigma lógico. Paradigma concorrente. Notação e Análise assintótica de pior e melhor caso. Algoritmos e complexidade. Avaliação de desempenho.
OBJETIVO: 1. Conhecer o processo de criação de algoritmos bem como os conceitos de eficácia. 2. Aplicar algoritmos para ordenação e busca em problemas computacionais. 3. Desenvolver algoritmos com métodos de divisão e conquista e metodologia de programação dinâmica. 4. Aplicar a visão assintótica de melhor e pior caso para análise de algoritmos. 5. Aplicar os conceitos dos paradigmas de programação, em problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Classes e objetos e do paradigma orientado a objetos. Modelagem de Classes utilizando UML. Implementação de Classes e Objetos usando Linguagem de Programação. Utilização de abstração como pilar do paradigma orientado a objetos. Encapsulamento e proteção de dados. Aplicação do conceito de sobrecarga. Utilização de herança e sua relação com produtividade. Tipos abstratos de dados. Implementação dos conceitos de interface. Conceituação e aplicação de polimorfismo. Tratamento de exceções. Implementação de interface gráfica.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de Orientação a Objetos na modelagem de soluções de problemas reais utilizando UML. 2. Identificar a importância da abstração e do encapsulamento na comparação do paradigma orientado a objetos com o imperativo. 3. Implementar de forma eficiente os conceitos de herança e polimorfismo utilizando linguagem de programação. 4. Aplicar os conceitos de classes e métodos abstratos na utilização de interface como mecanismo de acesso a objetos. 5. Utilizar interface gráfica no desenvolvimento de soluções de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO VISUAL | 72.0 h

EMENTA: Percepção visual humana. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas. Recorte e visibilidade. Transformações projetivas. Definição de objetos e cenas tridimensionais. Iluminação e tonalização. Texturas e mapeamentos. Rasterização e técnicas de antisserrilhado. Amostragem, realce, filtragem e restauração de imagens. Segmentação de imagens. Compressão de imagens. Visão computacional. Processamento de imagens. Filtros no espaço e frequência. Visão sobre jogos digitais. Interação humano-computador.
OBJETIVO: 1. Conhecer as áreas da computação visual e como o sistema visual humano interage com essas áreas. 2. Descrever e conhecer imagens digitais e seus sistemas de cores. 3. Aplicar o processamento de imagens e análise de imagem em projetos computacionais 4. Aplicar transformações 2D e 3D bem como projeções e recortes em projetos aplicados. 5. Desenvolver algoritmos para segmentação, compressão e restauração de imagens em cenários aplicados. 6. Desenvolver jogos digitais e sistema de visão computacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM DE MÁQUINA | 144.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas utilizando agentes inteligentes. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado supervisionado: árvores de decisão; modelos lineares; redes neurais, máquinas de vetor de suporte; lógica Fuzzy; modelos não-paramétricos (Knn), regressão linear. Modelos Probabilísticos: Bayes; algoritmo expectativa-maximização. Aprendizado por reforço. Aprendizado não supervisionado. Deep learning.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de inteligências artificiais e agentes inteligentes considerando a aplicação em projetos. 2. Utilizar métodos de busca considerando os diversos modelos aplicados em cenários profissionais. 3. Implementar forma de conhecimento baseado em linguagens de programação. 4. Aplicar os modelos de aprendizado para projetos computacionais. 5. Desenvolver algoritmos para aprendizado de máquina visando a aplicação em sistemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de computação. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: SISTEMAS AUTÔNOMOS E ROBÓTICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de autonomia e inteligência em sistemas embarcados. Sistemas e robótica autônoma. Robôs móveis autônomos. Mapas, planejamento de trajetórias e de navegação autônoma de sistemas móveis. Aplicação de Inteligência Artificial em navegação autônoma. Detecção de obstáculos estáticos e dinâmicos. Construção e programação de um robô móvel autônomo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de autonomia em sistemas computacionais e robótica. 2. Implementar fundamentos de probabilidade e inteligência artificial para a robótica e sistemas autônomos. 3. Compreender os conceitos de agentes inteligentes em robótica baseando-se em mapas e percepção de ambientes. 4. Aplicar os conceitos de navegação em sistemas autônomos utilizando conceitos para detecção de obstáculos. 5. Desenvolver projeto de sistema robótico autônomo em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

REDES DE COMPUTADORES E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de redes de computadores. Arquitetura de redes e modelos. Camada Física: meios de transmissão guiados e irradiados. Topologia e técnicas de comunicação de dados digitais. Conectividade. Camada de Enlace: modulação, multiplexação, métodos de acesso. Camada de Rede: controle de fluxo, de congestionamento e roteamento. Camada de Transporte: TCP e UDP. Camada de Aplicação. QoS, serviços diferenciados, integrados e segurança. Principais equipamentos de Redes. Projetos em redes de computadores.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de redes de computadores bem como a visão geral de redes computacionais. 2. Utilizar arquiteturas, topologias e modelos de redes de computadores utilizando exemplos de projetos. 3. Compreender as formas de enlace e métodos de acesso aplicados à solução de problemas de rede. 4. Aplicar o modelo de camada de rede para construção de projetos de rede. 5. Desenvolver serviços de rede considerando a escolha da camada de transporte, qualidade de serviço, equipamentos de rede e segurança do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS E DISTRIBUÍDOS | 72.0 h

EMENTA: Histórico dos Sistemas Operacionais e Arquiteturas. Arquiteturas específicas de Sistemas Distribuídos. Processos Computacionais. Comunicação, concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e Deadlocks. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Sistemas de arquivos. Componentes e interconexões de softwares em Sistemas Distribuídos. Comunicação e sincronização em Sistemas Distribuídos.
OBJETIVO: 1. Conhecer a evolução dos sistemas operacionais e sua evolução para os sistemas distribuídos com o estudo das principais arquiteturas computacionais. 2. Compreender os processos computacionais, sua comunicação, o impacto do sincronismo inter-processos em sistemas operacionais e a necessidade de escalonamento. 3. Reconhecer a importância da memória em sistemas computacionais, estudando as principais ferramentas de gerenciamento de memória. 4. Entender I/O e arquivos como gargalos no desempenho dos sistemas e as formas de minimizar tais problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO E COMPILADORES | 72.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing. Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Analisador semântico. Geração e otimização de código. Construção de compiladores.
OBJETIVO: 1. Formular gramática e expressões regulares para reconhecimento de padrões. 2. Demonstrar lógicas computacionais por meio de autómatos e máquina de Turing. 3. Classificar os problemas computacionais com os limites da máquina de Turing. 4. Compreender as análises do compilador com códigos de programação de alto nível. 5. Exemplificar as camadas de construção de um compilador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

EMENTA: Fundamentos de Eletricidade e suas Grandezas Físicas. Principais componentes eletrônicos. Fontes de alimentação e instrumentos de medida. Sensores e atuadores. Sistema de numeração binário e hexadecimal. Conversão entre bases. Conceitos de funcionamento de um hardware digital. Plataformas de prototipagem. Projeto prático sociocultural/sustentável.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos da eletricidade como tensão, corrente e resistência. 2. Utilizar os componentes eletrônicos básicos no desenvolvimento de circuitos. 3. Usar sensores e atuadores na construção de circuitos. 4. Comparar sinal digital e analógico. 5. Utilizar plataformas de prototipagem em projetos usando conceitos de eletrônica, programação, física e matemática. 6. Entender a importância das normas de segurança para os projetos de engenharia. 7. Avaliar o impacto social e sustentável do projeto desenvolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de modelagem de Banco de Dados. Modelo Físico. DDL - Linguagem de Definição de Dados. DML - Linguagem de Manipulação de Dados. DQL - Linguagem de Consulta de dados. DTL - Linguagem de Transação de Dados. DCL - Linguagem de Controle de Dados. Bancos de Dados não relacionais.
OBJETIVO: 1. Compreender através dos requisitos de negócio as necessidades para o desenvolvimento do Banco de Dados. 2. Desenvolver o pensamento voltado para a construção da modelagem de base de dados. 3. Implementar a modelagem em um esquema físico através de comandos SQL. 4. Escrever comandos que realizam consultas dos dados no Banco de Dados. 5. Implementar a construção de tipos de objetos que encapsulam comandos SQL. 6. Analisar e discutir soluções de problemas reais e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Modelos de desenvolvimento de software. Metodologias de desenvolvimento de software. Engenharia de requisitos. Modelagem e arquitetura de software. Padrões de projeto. Versionamento. Qualidade de software. Gerenciamento de projetos.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos e a evolução da engenharia de software. 2. Reconhecer as metodologias necessárias para o desenvolvimento de projetos. 3. Desenvolver a modelagem considerando ferramentas da UML dentre as quais casos de uso e classes. 4. Desenvolver arquitetura de software em cenários de projeto de software. 5. Utilizar ferramentas para controle de testes e controle de versão. 6. Desenvolver projetos de software auxiliado por ferramentas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de listas encadeadas. Implementação de filas utilizando estrutura sequencial e lista encadeada. Implementação de pilhas de forma sequencial e através de lista encadeada. Conceito de árvore como estrutura de armazenamento de dados. Árvore binária e árvore binária de busca. Árvore balanceada e sua utilização na otimização de busca. Conceitos de árvore B. Tabela Hash como sistema de armazenamento e busca de dados. Algoritmos de ordenação e busca.
OBJETIVO: 1. Utilizar conceitos de ponteiro na implementação de listas encadeadas. 2. Implementar pilhas e listas utilizando estruturas sequenciais e lista encadeada. 3. Utilizar Árvores binárias como estruturas de armazenamento de dados. 4. Comparar tempo de busca em dados armazenados de forma sequencial com dados armazenados em Árvores Balanceadas. 5. Comparar algoritmos de ordenação distintos quanto à eficiência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DOS GRAFOS E MATEMÁTICA DISCRETA | 72.0 h

EMENTA: Grafos. Árvores, caminhos, ciclos, circuitos, conectividade. Grafos dirigidos. Algoritmos em grafos para caminhos e custo mínimo. Modelagem de problemas aplicados utilizando grafos. Indução matemática. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Recursividade. Relações de recorrência. Estruturas algébricas. Lógica preditiva e proposicional. Combinatória.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de grafos e todas as suas propriedades em aplicações computacionais. 2. Aplicar os conceitos de árvores e suas classificações em algoritmos. 3. Utilizar grafos dirigidos, circuitos e conectividade em problemas computacionais. 4 Compreender os conceitos de conjuntos, relações, funções e recorrências em projetos computacionais. 5. Desenvolver projetos onde a lógica preditiva e proposicional e a combinatória sejam ferramenta para a resolução de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO E ANÁLISE DE ALGORITMOS | 72.0 h

EMENTA: Linguagens. Estruturas de controle. Estados e propriedades de um programa nos diferentes paradigmas. Paradigma imperativo. Paradigma orientado a objeto. Paradigma funcional. Paradigma lógico. Paradigma concorrente. Notação e Análise assintótica de pior e melhor caso. Algoritmos e complexidade. Avaliação de desempenho.
OBJETIVO: 1. Conhecer o processo de criação de algoritmos bem como os conceitos de eficácia. 2. Aplicar algoritmos para ordenação e busca em problemas computacionais. 3. Desenvolver algoritmos com métodos de divisão e conquista e metodologia de programação dinâmica. 4. Aplicar a visão assintótica de melhor e pior caso para análise de algoritmos. 5. Aplicar os conceitos dos paradigmas de programação, em problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Classes e objetos e do paradigma orientado a objetos. Modelagem de Classes utilizando UML. Implementação de Classes e Objetos usando Linguagem de Programação. Utilização de abstração como pilar do paradigma orientado a objetos. Encapsulamento e proteção de dados. Aplicação do conceito de sobrecarga. Utilização de herança e sua relação com produtividade. Tipos abstratos de dados. Implementação dos conceitos de interface. Conceituação e aplicação de polimorfismo. Tratamento de exceções. Implementação de interface gráfica.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conceitos de Orientação a Objetos na modelagem de soluções de problemas reais utilizando UML. 2. Identificar a importância da abstração e do encapsulamento na comparação do paradigma orientado a objetos com o imperativo. 3. Implementar de forma eficiente os conceitos de herança e polimorfismo utilizando linguagem de programação. 4. Aplicar os conceitos de classes e métodos abstratos na utilização de interface como mecanismo de acesso a objetos. 5. Utilizar interface gráfica no desenvolvimento de soluções de problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
COMPUTAÇÃO VISUAL | 72.0 h

EMENTA: Percepção visual humana. Fundamentos de cor. Imagem digital. Dispositivos gráficos. Transformações geométricas. Recorte e visibilidade. Transformações projetivas. Definição de objetos e cenas tridimensionais. Iluminação e tonalização. Texturas e mapeamentos. Rasterização e técnicas de antisserrilhado. Amostragem, realce, filtragem e restauração de imagens. Segmentação de imagens. Compressão de imagens. Visão computacional. Processamento de imagens. Filtros no espaço e frequência. Visão sobre jogos digitais. Interação humano-computador.
OBJETIVO: 1. Conhecer as áreas da computação visual e como o sistema visual humano interage com essas áreas. 2. Descrever e conhecer imagens digitais e seus sistemas de cores. 3. Aplicar o processamento de imagens e análise de imagem em projetos computacionais 4. Aplicar transformações 2D e 3D bem como projeções e recortes em projetos aplicados. 5. Desenvolver algoritmos para segmentação, compressão e restauração de imagens em cenários aplicados. 6. Desenvolver jogos digitais e sistema de visão computacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM DE MÁQUINA | 144.0 h

EMENTA: Agentes. Resolução de problemas utilizando agentes inteligentes. Métodos de busca. Representação do conhecimento. Incerteza. Aprendizado supervisionado: árvores de decisão; modelos lineares; redes neurais, máquinas de vetor de suporte; lógica Fuzzy; modelos não-paramétricos (Knn), regressão linear. Modelos Probabilísticos: Bayes; algoritmo expectativa-maximização. Aprendizado por reforço. Aprendizado não supervisionado. Deep learning.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de inteligências artificiais e agentes inteligentes considerando a aplicação em projetos. 2. Utilizar métodos de busca considerando os diversos modelos aplicados em cenários profissionais. 3. Implementar forma de conhecimento baseado em linguagens de programação. 4. Aplicar os modelos de aprendizado para projetos computacionais. 5. Desenvolver algoritmos para aprendizado de máquina visando a aplicação em sistemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de computação. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 3. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 4. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 5. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: SISTEMAS AUTÔNOMOS E ROBÓTICA | 144.0 h

EMENTA: Conceito de autonomia e inteligência em sistemas embarcados. Sistemas e robótica autônoma. Robôs móveis autônomos. Mapas, planejamento de trajetórias e de navegação autônoma de sistemas móveis. Aplicação de Inteligência Artificial em navegação autônoma. Detecção de obstáculos estáticos e dinâmicos. Construção e programação de um robô móvel autônomo.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de autonomia em sistemas computacionais e robótica. 2. Implementar fundamentos de probabilidade e inteligência artificial para a robótica e sistemas autônomos. 3. Compreender os conceitos de agentes inteligentes em robótica baseando-se em mapas e percepção de ambientes. 4. Aplicar os conceitos de navegação em sistemas autônomos utilizando conceitos para detecção de obstáculos. 5. Desenvolver projeto de sistema robótico autônomo em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

REDES DE COMPUTADORES E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de redes de computadores. Arquitetura de redes e modelos. Camada Física: meios de transmissão guiados e irradiados. Topologia e técnicas de comunicação de dados digitais. Conectividade. Camada de Enlace: modulação, multiplexação, métodos de acesso. Camada de Rede: controle de fluxo, de congestionamento e roteamento. Camada de Transporte: TCP e UDP. Camada de Aplicação. QoS, serviços diferenciados, integrados e segurança. Principais equipamentos de Redes. Projetos em redes de computadores.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos de redes de computadores bem como a visão geral de redes computacionais. 2. Utilizar arquiteturas, topologias e modelos de redes de computadores utilizando exemplos de projetos. 3. Compreender as formas de enlace e métodos de acesso aplicados à solução de problemas de rede. 4. Aplicar o modelo de camada de rede para construção de projetos de rede. 5. Desenvolver serviços de rede considerando a escolha da camada de transporte, qualidade de serviço, equipamentos de rede e segurança do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS E DISTRIBUÍDOS | 72.0 h

EMENTA: Histórico dos Sistemas Operacionais e Arquiteturas. Arquiteturas específicas de Sistemas Distribuídos. Processos Computacionais. Comunicação, concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e Deadlocks. Gerenciamento de memória. Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída. Sistemas de arquivos. Componentes e interconexões de softwares em Sistemas Distribuídos. Comunicação e sincronização em Sistemas Distribuídos.
OBJETIVO: 1. Conhecer a evolução dos sistemas operacionais e sua evolução para os sistemas distribuídos com o estudo das principais arquiteturas computacionais. 2. Compreender os processos computacionais, sua comunicação, o impacto do sincronismo inter-processos em sistemas operacionais e a necessidade de escalonamento. 3. Reconhecer a importância da memória em sistemas computacionais, estudando as principais ferramentas de gerenciamento de memória. 4. Entender I/O e arquivos como gargalos no desempenho dos sistemas e as formas de minimizar tais problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO E COMPILADORES | 72.0 h

EMENTA: Formalismo para descrição de linguagens: gramáticas e autômatos. Autômatos finitos determinísticos e não-determinísticos. Linguagens regulares. Autômatos de pilha e linguagens livres de contexto. Máquinas de Turing. Tese de Church. Complexidade, NP-completude. Problemas indecidíveis. Organização e estrutura de compiladores. Analisador léxico. Analisador sintático. Analisador semântico. Geração e otimização de código. Construção de compiladores.
OBJETIVO: 1. Formular gramática e expressões regulares para reconhecimento de padrões. 2. Demonstrar lógicas computacionais por meio de autómatos e máquina de Turing. 3. Classificar os problemas computacionais com os limites da máquina de Turing. 4. Compreender as análises do compilador com códigos de programação de alto nível. 5. Exemplificar as camadas de construção de um compilador.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FERRAMENTAS PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Fundamentos matemáticos. Gráficos e Tabelas. Sistemas de Medidas e Unidades. Conversão de Unidades. Análise Dimensional simples. A função dos Modelos, da Simulação e da Otimização em Engenharia. Medidas para prevenção e combate a desastres naturais.
OBJETIVO: Conhecer e aplicar as principais ferramentas da engenharia, que serão utilizadas e necessárias ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes em engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: APLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções orgânicas e inorgânicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Representação de algoritmos: fluxograma e pseudocódigo. Tipos de dados. Operadores e expressões aritméticas e lógicas. Instruções de entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições. Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Funções e procedimentos. Manipulação de Arquivos. Implementação de algoritmos usando linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Identificar as notações básicas da linguagem algorítmica. Interpretar códigos e resolver problemas por meio da implementação de instruções computacionais de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores; análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTRUTURA DE DADOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

BANCO DE DADOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS OPERACIONAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DOS GRAFOS E MATEMÁTICA DISCRETA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ANÁLISE DE ALGORITMOS | 72.0 h

EMENTA: Algoritmos clássicos de ordenação e busca. Processamento paralelo e distribuído. Novos paradigmas de computação. Pesquisa operacional e otimização. Notação e Análise assintótica de pior e melhor caso. Algoritmos e complexidade. Avaliação de desempenho.
OBJETIVO: Estudar algoritmos de ordenação e busca. Apresentar técnicas e modelos de análises da eficiência de algoritmos. Desenvolver programas mais eficientes para solução dos problemas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | 372.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: APRENDIZAGEM DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL: SISTEMAS AUTÔNOMOS E ROBÓTICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIA DA COMPUTAÇÃO E COMPILADORES | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@89d55da4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@54ada0ec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@634225d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9ba1111e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@36ef2f6a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f3ff445d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@130fa3dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3a7bd8c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@646bcdc7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cfcb4359, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9fe8a574, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@599be65a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c5415866, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ef4053eb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b8d784e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bf44880d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@76e7896a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7154700e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c654d3a7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9baa3d78, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e93e74ef, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@647e80b5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7845d6b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@85b2bc5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf8ab7e1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fdcc1317, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38be4842, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@af4a257f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d8807ec9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff67efc2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e70f2e6b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d99b6a84, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28e7e138, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@65628d6a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@753e740c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8165a75, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@10c9ad7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@62a09730, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@66981c97, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a0e6276, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4ef2cc38, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bd34e82e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cc9c9b5e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fbd22904, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c0eee40c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@819612c7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@961141dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2e090763, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7b600d0c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7104b0ed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ac0eb4be, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b59ba29e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c168da37, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dd5295b0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@559479cc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58a51d67, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e950feb2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e79818f7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ff579dbd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4addab4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9b97c708, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@28c17b0e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3c4e8e89, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ad9588b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f0b6b107, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@293b44ee, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f51fb5da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@68d36976, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d0417900, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c23cfaf4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@58a27606, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6c4c7c15, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3440828e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@56a5edd4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7e10e39e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8a615fe6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e5fabfa1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a1e7eab2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@69408089, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cddd5464, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bc863550, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@cf64ceb5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ae8080f3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b1ee6e8b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ec090b3b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a9e7fc04, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@93fa0a8f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a28123, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@13c2a55f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d1fe914e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8dee089, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7c3bdea, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@15d6be60, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18b9a9b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bb2522e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fbd8c562, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@eebe061d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@242799ec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@64428a3d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c594a51f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d905815d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bbb4f03f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1bbbca4a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e39ae891, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bae2ca0d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@33093fa4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7a3f20d4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@200a6f04]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2014/12

ANÁLISE DE SEGURANÇA DOS SISTEMAS CLOUD COMPUTING GOOGLE DRIVE E DROPBOX

2014/12

CONCEITOS DE BUSINESS INTELLIGENCE POR MEIO DE ESTUDOS DE CASO: FERRAMENTAS PENTAHO E QLIKVIEW Itatiba

2014/12

ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DA TELEFONIA IP E SUAS VULNERABILIDADES EM AMBIENTES CORPORATIVOS

2014/12

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE INDEPENDENTE PARA CONTROLE DE ESTOQUE E EXPEDIÇÃO Itatiba

2014/12

PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO CLIMÁTICA EM AMBIENTE FECHADO VOLTADO PARA CULTIVO DE VEGETAIS

2014/12

SISTEMA CRIPTOGRAFADO DE VOTAÇÃO INTERATIVA PARA ANDROID

2014/12

UM ESTUDO DE CASO DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES LOCAL E EM NUVEM NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

2013/12

Análise de bibliotecas para webservices no desenvolvimento em smartphones baseado no sistema operaciona microsoft windows phone.

2013/12

Escalabilidade e resiliência na comunicação dos módulos da arquitetura routeflow

2013/12

Monitoramento de temperatura em sala SMT utilizando arduino

2013/12

Planejamento de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede estruturada.

2013/12

Plano de projeto utilizando a metodologia PMBOK para migração de versão do ERP protheus.

2013/12

Sistema Help Desk utilizando banco de dados multimídia

2013/12

Virtualização de servidores, máquinas clientes e aplicações - Desempenho em redes Windows

2012/12

"ESTUDO DA APLICAÇÃO DE ROOT CAUSE ANALYSIS (RCA) PARA INCIDENTES CRÍTICOS EM AMBIENTES DE TI"

2012/12

ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE SOLID-STATE DRIVES

2012/12

ANÁLISE DE SEGURANÇA NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNICAS DE VIRTULIZAÇÃO EM AMBIENTES CORPORATIVOS

2012/12

AUTOMAÇÃO PARA EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO

2012/12

Avaliação tecnológica para implantação de ERP em grande escala para pequenas empresas

2012/12

Boas Práticas Com a Utilização de Políticas de Segurança da Informação (PSI)

2012/12

ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE REFERÊNCIA CMMI COMO MÉTODO DE MELHORIA DE PROCESSOS.

2012/12

ESTUDO DE APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DO PMBOK EM PROJETOS DE SOFTWARE BASEADOS EM SCRUM

2012/12

ESTUDO DE PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO COM VISTAS À ENGENHARIA SOCIAL EM AMBIENTES CORPORATIVOS

2012/12

ESTUDO DE SOLUÇÕES LIVRES PARA NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS E AVALIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

2012/12

FUNCIONALIDADES E TECNOLOGIAS DA IMPRESSORA 3D

2012/12

Projeto e Implementação de um robô do tipo pêndulo invertido móvel

2012/12

PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSO DE GESTÃO DE PRODUÇÃO

2012/12

Proposta de Unificação das metodologias RUP e Scrum através de sua releitura

2012/12

QUALIDADE DE SOFTWARE COM FLEXIBILIDADE E REUTILIZAÇÃO DE CODIGO-FONTE UTILIZANDO DESIGN PATTERNS NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM A LINGUAGEM JAVA

2012/12

SEGURANÇA NO ERP SAP - METODOLOGIAS, GERENCIAMENTO E CASOS DE SUCESSO

2012/12

TÉCNICAS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DATA CENTER SEGURO

2012/12

TI VERDE, A SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DE COMPUTADORES

2012/12

UM ESTUDO SOBRE TÉCNICAS DE MIGRAÇÃO DE AMBIENTES REDES IPV4 PARA IPV6

2012/12

VIRTUALIZAÇÃO OPEN SOURCE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

2011/12

ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE SERVIDORES BLADE E CONSUMO EFICIENTE DE ENERGIA

2011/12

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SEGMENTADO VOLTADO PARA COMPRA COLETIVA

2011/12

Desenvolvimento de aplicação para configurações de serviços computing baseadas em virtualização

2011/12

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DISTRIBUÍDO EM REDE UTILIZANDO UNREAL DEVELOPMENT KIT

2011/12

DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

2011/12

DETECTOR DE CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS DE FREQUÊNCIAS ULTRA BAIXAS UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO DUEMILANOVE

2011/12

Estudo e Prototipação de um Sistema Web Voltado para Criação de Árvores Genealógicas

2011/12

Estudo Sobre Implementação da Prática de Gerenciamento de Serviços Utilizando ITIL v3

2011/12

Modelagem do processo de Service Desk baseado em ITIL em uma indústria automotiva

2011/12

Proposta de implementação de políticas seguras de disponibilidade da informação em ambientes corporativos via redes de comunicação

2011/12

Redes Neurais e o Reconhecimento de Padrões de Texto

2011/12

Soluções Alternativas à Segurança de Redes

2011/12

UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE WORKFLOW INTEGRADO A SISTEMAS ERP

2011/12

Usabilidade e Ergonomia em interfaces humano computador

2011/12

Uso de tecnologia sem fio para comunicação de nós móveis

2010/12

Aplicação de Business Intelligence na Classificação de Segurados de Automóveis

2010/12

Bluetooth Como Estrutura de Comunicação Aplicada a Campanhas Publicitárias

2010/12

CONCEITOS DE REDE VIRTUAL PRIVADA PARA STREAMING SEGURO DE VÍDEO

2010/12

Controle Automatizado para Ambientes Protegidos

2010/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AUTOMATIZAR AS COMANDAS DE PEDIDOS EM RESTAURANTES

2010/12

Educação Corporativa a Distância

2010/12

Ethernet Industrial

2010/12

Fundamentos de gerenciamento de redes corporativas e proposta de implementação utilizando SNMP

2010/12

Hardware Micro-Controlado para automação residencial com controle remoto via web

2010/12

Implementação de Ambiente de Testes Automatizados para Avaliação de Parâmetros de QoS em Redes de Comunicação de Dados Baseado em Software Livre

2010/12

Lixo Eletrônico: Componentes Envolvidos, Programas de Sustentabilidade e Legislação

2010/12

Modelagem de um Sistema de Planejamento de Marketing e Vendas Usando a UML

2010/12

Otimização de consultas em SGBD relacional - Um Estudo de caso

2010/12

Sistema Supervisor Ruby on Rails para Domótica

2010/12

Um estudo da aplicabilidade da ferramenta ITIL em ambientes corporativos

2010/12

VEÍCULO AUTÔNOMO COM VISÃO ROBÓTICA

2009/12

Automação de rotinas de vendas com a utilização do conceito E-business

2009/12

Comparação entre Banco de Dados Relacionais e Banco de Dados Orientado a Objetos: Características e Implementação de um Protótipo

2009/12

Desenvolvimento de uma distribuição Linux voltada à educação infantil

2009/12

Diferenças entre otimizadores de consulta do banco de dados Oracle baseado em regras e baseado em custo

2009/12

Honeypot: conceitos gerais e implantação com software livre de baixa interatividade

2009/12

Implantação de um ambiente de Business Intelligence como apoio a decisões empresariais

2009/12

Processo para planejamento e gerenciamento de projetos de infraestrutura de TI

2009/12

Sistema automático para controle de temperatura em lençol térmico

2009/12

Sistemas de arquivos: análise de desempenho

2009/6

NOVAS PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DE DADOS: BICLUSTERIZAÇÃO.

2009/6

Rich Internet Applications com clientes offline utilizando Gears

2009/6

UM ROBÔ PARA COMBATE A INCÊNDIOS

2008/12

Alimentador automático para cachorros

2008/12

Apresentação de Objetivos e Práticas em Segurança de Informação e Identificação de Aplicabilidade

2008/12

Aquisição de Sinais Biológicos por Rádio Frequência

2008/12

Automação de técnica de cultivos hidropônicos

2008/12

Conceitos, Características e Proposta de Implementação de Laboratórios Virtuais Usando Protocolos HTTP e SNMP

2008/12

Modelagem e implementação de um sistema de arquivos distribuído baseado em DHT

2008/12

Processo de teste de software: um estudo de caso

2008/12

TESTES DE DESEMPENHO REALIZADOS NA ATUALIZAÇÃO DE VERSÕES DOS SOFTWARES DE BANCO DE DADOS ORACLE 9I PARA VERSÃO 10G

2008/12

Virtualização de servidores utilizando o Xen

2007/12

GERENCIAMENTO EM REDES UTILIZANDO A FERRAMENTA NAGIOS

2007/12

Processo de Gerência de Configuração de Software

2007/12

Processos de Teste de Software

2006/12

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UTILIZANDO JAVA DESIGN PATTERNS: STRUTS, HIBERNATE, DAO E JSTL.

2006/12

Desenvolvimento de Um processador RISC em VHDL

2006/12

Desenvolvimento de um software para controle de produção de resinas

2006/12

Firewalls Camada Sete: uma implementação com Linux utilizando L7Filter

2006/12

Grade Computacional - Desenvolvimento de uma aplicação para a solução de um problema computacional intenso.

2006/12

Honeypot: Conceitos gerais e implementação de um Honeytoken.

2006/12

IPv6 - Conceitos de Migração

2006/12

Sistema de aquisição de dados microcontrolado com comunicação USB

2004/11

A evolução da Telefonia Móvel com o uso das Tecnologias WXAN's

2004/11

AGV - VEÍCULO AUTO GUIADO

2004/11

CMM e Procecsso de Teste de Software

2004/11

COMUNICAÇÃO WIRELESS: ESTUDO DE CASO DE UM COLETOR DE DADOS

2004/11

CONTROLADOR PID DIGITAL DE VELOCIDADE DE UM MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

2004/11

Desenvolvimento de Aplicação para Gerenciamento Remoto

2004/11

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE UM SITE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

2004/11

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO COMPUTACIONAL DE COMUNICAÇÃO COM GPS E ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS INFORMAÇÕES

2004/11

FERRAMENTAS CASE: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA MANUTENÇÃO DE BANCO DE DADOS

2004/11

Telefonia IP: Conceitos e um Projeto de Implementação

2004/11

UM ESTUDO DA TECNOLOGIA BOUNDARY-SCAN



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.