Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Mecânica

O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade São Francisco (USF) tem como diferencial uma infraestrutura moderna acompanhada de um corpo docente renomado e com experiência média em docência de 15 anos, além de uma matriz curricular atualizada que atende às exigências do mercado de trabalho.

Ao final da graduação, o aluno será capaz de: controlar a qualidade de diferentes produtos, acompanhar a manutenção de equipamentos e planejar e supervisionar a fabricação de máquinas, veículos, motores, sistemas de aquecimento e refrigeração e ferramentas específicas da indústria.

Os engenheiros mecânicos formados pela USF serão capazes de atuar profissionalmente em empresas públicas e privadas dos setores industrial, comercial e de serviços. Também, poderão atuar na área acadêmica (ensino e pesquisa). Dentre os projetos desenvolvidos ao longo da graduação em Engenharia Mecânica, destacam-se o Fórmula BAJA SAE e o Desafio Internacional Acadêmico SAMPE. Por fim, o principal evento do curso é o ENCET (Encontro de Ciências Exatas e Tecnológica), que ocorre no segundo semestre. Este evento conta com a participação dos alunos na organização e na apresentação de trabalhos, tendo como principal objetivo difundir a troca de experiências e conhecimento técnico e acadêmico entre profissionais, estudantes, pesquisadores e alunos, integrando e estreitando assim, a relação entre os alunos do curso.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o engenheiro mecânico pode atuar em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, tais como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás. Tais indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em Engenharia Mecânica.
 

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO:
dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.000 horas.

PERÍODO:
noturno.

Áreas de Atuação

O Engenheiro Mecânico com conhecimentos na área de automação pode atuar em instituições públicas ou privadas, principalmente no setor industrial, ou trabalhar por conta própria, desenvolvendo atividades de projeto, fabricação e manutenção de máquinas e componentes; no estudo, projeto e gerenciamento de sistemas industriais que envolvam as áreas de Mecânica, Eletrônica e Informática, com destaque para as soluções ligadas à automação e à robótica e, também, nas áreas de ensino e pesquisa.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 111 de 04/02/2021. DOU nº 25, Seção 1, pág. 136, de 05/02/2021.

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA MECÂNICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Compreender as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Conhecer as principais propriedades dos materiais. 5. Compreender a relação existente entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Energia. Propriedades das substâncias puras. Calor e trabalho. A 1ª lei da Termodinâmica: A energia interna. Aplicações da 1ª lei para sistemas fechados; Aplicação da 1ª lei para sistemas abertos. Máquinas Térmicas; Sistemas de Refrigeração. A 2ª lei da Termodinâmica. Entropia.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos de propriedades termodinâmicas. 2. Entender o uso de tabelas termodinâmicas para estimativa de propriedades de substâncias puras. 3. Aplicar a primeira lei da termodinâmica para sistemas fechados e abertos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Tratamentos Térmicos e Termoquímicos. Introdução aos Processos Metalúrgicos de Fabricação. Solidificação dos Metais e Ligas Metálicas. Macroestruturas de Solidificação. Fundição. Segregação e Defeitos da Fundição. Processos de Soldagem. Metalurgia da Soldagem. Metalurgia do Pó. Técnicas de Sinterização.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos metalúrgicos de fabricação. 2. Compreender os processos metalúrgicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Interpretar a teoria de nucleação e crescimento de fase. 4. Avaliar as macro e microestruturas de solidificação dos metais e ligas metálicas. 5. Analisar os principais tipos de defeitos e segregação dos produtos siderúrgicos. 6. Criar mapas de processos metalúrgicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor. Mecanismos de transferência de massa. Lei de Fick. Difusão unidimensional, com e sem reação.
OBJETIVO: 1. Relembrar os mecanismos de transferência de calor e massa. 2. Reconhecer, Reproduzir, solucionar, as equações de transferência de calor e transferência de massa. 3. Aplicar as equações de transferência de calor e massa em problemas que envolvam mecanismos combinados. 4. Operar, desenvolver, operacionalizar...as equações de transferência de calor do dimensionamento de superfícies estendidas. 5. Desenvolver projeto térmico de trocador de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
USINAGEM DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Parâmetros de Usinagem. Mecanismos de formação de cavaco. Forças e potência de corte. Materiais de ferramentas. Desgaste, avarias e vida de ferramentas. Análise das condições econômicas de usinagem. Usinabilidade. Estratégias de usinagem e operações. Operação e programação de sistemas CNC. Geração de trajetórias de ferramentas. Integração CAD/CAM.
OBJETIVO: 1. Identificar as características de cada processo de usinagem. 2. Analisar as características de um processo de usinagem e aplicar os parâmetros de corte adequados à estas características. 3. Compreender o princípio de remoção de material nas operações de usinagem e sua relação com a temperatura, a força e a potência de usinagem. 4. Conhecer os materiais de fabricação de ferramenta e as caraterísticas da matérias-primas utilizadas nos processos de usinagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Máquinas e mecanismos. Tipos de movimento no plano. Descrição e classificação de elos e juntas. Grau de liberdade no plano. Cinemática de corpos rígidos no plano. Introdução a cinemática de mecanismos tridimensionais.
OBJETIVO: 1. Identificar os diversos tipos de mecanismos clássicos e seus respectivos movimentos. 2. Classificar os mecanismos de acordo com o grau de liberdade através da análise de elos e juntas. 3. Analisar a cinemática de corpos rígidos dos mecanismos. 4. Elaborar projetos cinemáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: Fluidos e suas propriedades. Viscosidade. A lei de Newton da viscosidade. Estática dos fluidos. Equação de Bernoulli. Análise de escoamentos com Volumes de Controle finitos: a Equação da Continuidade. Equação da Quantidade de Movimento. Equação da Energia. Escoamento viscoso em condutos.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e explicar as propriedades dos fluidos envolvidas no seu escoamento. 2. Compreender e aplicar equações básicas da estática de fluidos. 3. Entender e operar a equação de Bernoulli. 4. Analisar e relacionar os conceitos de regime de escoamento. 5. Estimar as perdas de carga singulares e distribuídas em escoamentos plenamente desenvolvidos. 6. Projetar sistemas para escoamento de fluidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Transformação de tensões. Tensões e planos principais. Tensões e planos de cisalhamento máximo. Análise de deformações. Critérios de resistência. Deflexões em vigas. Flambagem.
OBJETIVO: 1. Conhecer o estado de tensão em um ponto de uma estrutura. 2. Identificar todos os estados de tensão em um ponto em relação a diferentes orientações. 3. Analisar os estados de tensão em um ponto de uma estrutura, detectando as maiores tensões normais e cisalhantes. 4. Reconhecer e aplicar os principais critérios de resistência utilizados em projetos de engenharia. 5. Analisar pontos críticos de estruturas com a finalidade de detectar possíveis situações de falha. 6. Criar projetos elaborados e otimizados utilizando os critérios de resistência adequados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: A segunda lei da termodinâmica. A desigualdade de Clausius. Entropia. Ciclos de potência a vapor. O ciclo de Rankine. Turbinas a gás. O ciclo de potência a gás. Gases ideais. O ciclo de Brayton. Ciclos combinados gás vapor. O Aquecimento Global. Ciclos de refrigeração. Bombas de calor.
OBJETIVO: 1. Identificar os aspectos básicos dos Sistemas de Potência a Vapor, Sistemas de Potência a Gás (Turbinas a Gás), Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor, de forma a poder descrevê-los por meio de textos e ilustrações. 2. Conhecer os Aspectos Básicos de Componentes dos Sistemas estudados: Turbinas a vapor, Geradores de Vapor Aquatubulares, Condensadores, Torres de Resfriamento, Turbinas a Gás. 3. Compreender termodinamicamente os Ciclos de Potência e os Ciclos de Refrigeração, de forma a discutir e identificar as configurações de projeto e de operação que resultem em aumento da eficiência energética. 4. Produzir modelos físico matemáticos de Máquinas Térmicas ou Sistemas de Refrigeração, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos. 5. Compreender o Aquecimento Global da Terra provocado pelo ser humano, de forma a poder explicar este fato para os leigos e com profundidade suficiente para desenvolver procedimentos que promovam reduções de emissões de gases de efeito estufa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 72.0 h

EMENTA: Falha por fadiga. Eixos, chavetas e acoplamentos. Mancais de rolamentos e escorregamento. Engrenagens. Polias e correias. Uniões soldadas. Molas. Embreagens e freios
OBJETIVO: 1. Identificar os fenômenos que geram a falha por fadiga. 2. Compreender as características e utilização dos principais elementos de máquinas. 3. Avaliar elementos de máquinas isoladamente para averiguar se seu projeto é coerente ou para fins de análise de falha. 4. Projetar, através de dimensionamento correto, elementos de máquinas não padronizados. 5. Especificar elementos de máquinas padronizados. 6. Avaliar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos. 7. Projetar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: A Função Manutenção. Técnicas Administrativas para Manutenção. Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Manutenção Produtiva Total (TPM). Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Manutenção Classe Mundial. Ferramentas para Análises de Falhas: FTA, FMEA, FMECA e ET. Técnicas Preditivas de Manutenção. Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
OBJETIVO: 1. Identificar, distinguir as diferenças entre as manutenções corretivas, preventivas e preditivas. 2. Definir, distinguir, reconhecer estratégias de planejamento de manutenção. 3. Reconhecer, prever, definir os métodos de controle de manutenção. 4. Aplicar as ferramentas para análise de falhas (FTA, FMEA, FMECA e ET). 5. Conhecer as técnicas preditivas de manutenção e os ensaios não destrutivos, bem como suas respectivas aplicações. 6. Analisar os indicadores de manutenção e os impactos causados na produtividade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS DE FLUXO | 72.0 h

EMENTA: Classificação das máquinas de fluxo. Curvas características de bombas e de instalações. Seleção de bombas. Similaridade de bombas. Influência da viscosidade. Velocidade específica. Cavitação. Associação de bombas. Turbinas hidráulicas e eólicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer e diferenciar os tipos de bombas e turbinas de forma a descrever e explicar estes equipamentos. 2. Reconhecer as curvas características de instalação e de bombas e compreender a sua utilização para a determinação do ponto de operação dos sistemas de bombeamento. 3. Compreender e identificar os efeitos provocados por modificações nas instalações de bombeamento. 4. Aplicar os conhecimentos relacionados à bombas e instalações para escolher um modelo adequado de bomba hidráulica a partir das curvas de uma família de bombas fornecidas pelo fabricante. 5. Identificar o fenômeno da cavitação. 6. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de Refrigeração a Vapor, ciclo de refrigeração de Carnot, desempenho de Sistemas de Compressão de Vapor Reais diagramas p-h. Compressor, evaporador, condensador, funcionamento de válvula termostática e pressostática. Princípios de psicometria, umidade e umidade relativa, ponto de orvalho, temperatura de saturação e resfriamento evaporativo.
OBJETIVO: 1. Conhecer e identificar o ciclo de refrigeração de Carnot suas reversibilidades e avaliar seu desempenho comparando-o com ciclos irreversíveis. 2. Descrever e aplicar conceitos de psicrometria, ar úmido e mistura de vapor e ar seco em problemas envolvendo climatização de ambientes. 3. Diferenciar o funcionamento de dispositivos de estrangulamento presentes em sistemas de refrigeração, avaliando e comparando seu desempenho e efeitos sobre parâmetros de um ciclo de refrigeração. 4. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de conformação. Principais processos de conformação plástica dos metais. Aspectos metalúrgicos da conformação plástica. Aspectos mecânicos da conformação plástica. Conformabilidade plástica.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos mecânicos de fabricação. 2. Compreender os processos mecânicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Identificar os aspectos metalúrgicos da conformação plástica. 4. Reconhecer os aspectos mecânicos da conformação plástica. 5. Aplicar o conceito de conformabilidade plástica para a escolha adequada do material a ser processado. 6. Criar mapas de processos mecânicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

DINÂMICA E VIBRAÇÕES MECÂNICAS | 72.0 h

EMENTA: Cinemática e dinâmica do ponto material e de sistemas de partículas. Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento. Impacto. Cinemática e dinâmica do corpo rígido. Introdução às vibrações em sistemas mecânicos. Vibrações livres, forçadas e amortecidas em um e dois graus de liberdade. Balanceamento estático e dinâmico de mecanismos.
OBJETIVO: 1. Empregar os conceitos de cinemática em problemas de engenharia. 2. Transferir os conceitos de dinâmica em problemas de engenharia. 3. Identificar os diversos tipos de vibrações e seus respectivos efeitos. 4.Classificar as vibrações mecânicas de acordo com o tipo e grau de liberdade. 5. Solucionar problemas em engenharia envolvendo vibrações mecânicas. 6. Compreender, classificar e aplicar o balanceamento dinâmico e estático em mecanismos mecânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia mecânica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de automação de processos contínuos e discretos. Instrumentação: conceitos e terminologia. Sensores, transmissores e atuadores. Simbologia. Controladores Lógico Programáveis: conceitos e características de hardware e de software. Programação de CLP. Redes e protocolos de comunicação industrial. Sistemas supervisórios.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e classificar os tipos de processos para propor sistemas de automação. 2. Avaliar sistemas de instrumentação em processos industriais. 3. Selecionar e especificar sensores e atuadores para automação. 4.Avaliar as características de hardware e de software de CLPs. 5. Projetar e implementar sistemas completos de automação de processos industriais. 6. Selecionar o tipo e protocolo de comunicação de redes de comunicação industrial, com base em análise anterior. 7. Elaborar e implementar sistemas supervisórios para sistemas automatizados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO MECÂNICO ASSISTIDO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao método dos elementos finitos: equações de equilíbrio, constitutivas e cinemáticas. Condições de contorno. Elementos de viga. Elementos sólidos. Elementos de placa. Análise de convergência de malha. Simetria. Problemas de otimização. Dimensionamento estático e dinâmico. Análise modal.
OBJETIVO: 1. Compreender o método dos elementos finitos e desenvolver soluções aplicadas à engenharia. 2. Analisar os carregamentos cíclicos em componentes estruturais e determinar as condições adequadas a solicitação proposta. 3. Otimizar elementos estruturais através das análises de elementos finitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS EM GESTÃO DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade, considerando o gerenciamento por processos, a abordagem para tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o conjunto de atividades operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Avaliar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Demonstrar atitude preventiva e corretiva, utilizando-se das ferramentas da qualidade, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ANÁLISE E SELEÇÃO DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Aspectos gerais e critérios de seleção de materiais estruturais. Análises de falhas em componentes estruturais. Seleção de materiais e análise para diferentes modos de carregamento. Seleção de materiais sob diferentes condições de temperatura. Materiais resistentes à corrosão e oxidação. Tribologia: atrito e desgaste. Tratamentos superficiais.
OBJETIVO: 1. Conhecer, identificar, distinguir, reconhecer os critérios de seleção de materiais. 2. Compreender, interpretar, apontar, distinguir os índices de mérito e os mapas de Ashby. 3. Aplicar os critérios de seleção de materiais de acordo com a resistência mecânica, fadiga, temperatura e processos de fabricação. 4. Analisar comparar, determinar, selecionar, os mecanismos de corrosão e de desgaste em materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA MECÂNICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Compreender as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Conhecer as principais propriedades dos materiais. 5. Compreender a relação existente entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Energia. Propriedades das substâncias puras. Calor e trabalho. A 1ª lei da Termodinâmica: A energia interna. Aplicações da 1ª lei para sistemas fechados; Aplicação da 1ª lei para sistemas abertos. Máquinas Térmicas; Sistemas de Refrigeração. A 2ª lei da Termodinâmica. Entropia.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos de propriedades termodinâmicas. 2. Entender o uso de tabelas termodinâmicas para estimativa de propriedades de substâncias puras. 3. Aplicar a primeira lei da termodinâmica para sistemas fechados e abertos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Tratamentos Térmicos e Termoquímicos. Introdução aos Processos Metalúrgicos de Fabricação. Solidificação dos Metais e Ligas Metálicas. Macroestruturas de Solidificação. Fundição. Segregação e Defeitos da Fundição. Processos de Soldagem. Metalurgia da Soldagem. Metalurgia do Pó. Técnicas de Sinterização.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos metalúrgicos de fabricação. 2. Compreender os processos metalúrgicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Interpretar a teoria de nucleação e crescimento de fase. 4. Avaliar as macro e microestruturas de solidificação dos metais e ligas metálicas. 5. Analisar os principais tipos de defeitos e segregação dos produtos siderúrgicos. 6. Criar mapas de processos metalúrgicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor. Mecanismos de transferência de massa. Lei de Fick. Difusão unidimensional, com e sem reação.
OBJETIVO: 1. Relembrar os mecanismos de transferência de calor e massa. 2. Reconhecer, Reproduzir, solucionar, as equações de transferência de calor e transferência de massa. 3. Aplicar as equações de transferência de calor e massa em problemas que envolvam mecanismos combinados. 4. Operar, desenvolver, operacionalizar...as equações de transferência de calor do dimensionamento de superfícies estendidas. 5. Desenvolver projeto térmico de trocador de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
USINAGEM DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Parâmetros de Usinagem. Mecanismos de formação de cavaco. Forças e potência de corte. Materiais de ferramentas. Desgaste, avarias e vida de ferramentas. Análise das condições econômicas de usinagem. Usinabilidade. Estratégias de usinagem e operações. Operação e programação de sistemas CNC. Geração de trajetórias de ferramentas. Integração CAD/CAM.
OBJETIVO: 1. Identificar as características de cada processo de usinagem. 2. Analisar as características de um processo de usinagem e aplicar os parâmetros de corte adequados à estas características. 3. Compreender o princípio de remoção de material nas operações de usinagem e sua relação com a temperatura, a força e a potência de usinagem. 4. Conhecer os materiais de fabricação de ferramenta e as caraterísticas da matérias-primas utilizadas nos processos de usinagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Máquinas e mecanismos. Tipos de movimento no plano. Descrição e classificação de elos e juntas. Grau de liberdade no plano. Cinemática de corpos rígidos no plano. Introdução a cinemática de mecanismos tridimensionais.
OBJETIVO: 1. Identificar os diversos tipos de mecanismos clássicos e seus respectivos movimentos. 2. Classificar os mecanismos de acordo com o grau de liberdade através da análise de elos e juntas. 3. Analisar a cinemática de corpos rígidos dos mecanismos. 4. Elaborar projetos cinemáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: Fluidos e suas propriedades. Viscosidade. A lei de Newton da viscosidade. Estática dos fluidos. Equação de Bernoulli. Análise de escoamentos com Volumes de Controle finitos: a Equação da Continuidade. Equação da Quantidade de Movimento. Equação da Energia. Escoamento viscoso em condutos.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e explicar as propriedades dos fluidos envolvidas no seu escoamento. 2. Compreender e aplicar equações básicas da estática de fluidos. 3. Entender e operar a equação de Bernoulli. 4. Analisar e relacionar os conceitos de regime de escoamento. 5. Estimar as perdas de carga singulares e distribuídas em escoamentos plenamente desenvolvidos. 6. Projetar sistemas para escoamento de fluidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Transformação de tensões. Tensões e planos principais. Tensões e planos de cisalhamento máximo. Análise de deformações. Critérios de resistência. Deflexões em vigas. Flambagem.
OBJETIVO: 1. Conhecer o estado de tensão em um ponto de uma estrutura. 2. Identificar todos os estados de tensão em um ponto em relação a diferentes orientações. 3. Analisar os estados de tensão em um ponto de uma estrutura, detectando as maiores tensões normais e cisalhantes. 4. Reconhecer e aplicar os principais critérios de resistência utilizados em projetos de engenharia. 5. Analisar pontos críticos de estruturas com a finalidade de detectar possíveis situações de falha. 6. Criar projetos elaborados e otimizados utilizando os critérios de resistência adequados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: A segunda lei da termodinâmica. A desigualdade de Clausius. Entropia. Ciclos de potência a vapor. O ciclo de Rankine. Turbinas a gás. O ciclo de potência a gás. Gases ideais. O ciclo de Brayton. Ciclos combinados gás vapor. O Aquecimento Global. Ciclos de refrigeração. Bombas de calor.
OBJETIVO: 1. Identificar os aspectos básicos dos Sistemas de Potência a Vapor, Sistemas de Potência a Gás (Turbinas a Gás), Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor, de forma a poder descrevê-los por meio de textos e ilustrações. 2. Conhecer os Aspectos Básicos de Componentes dos Sistemas estudados: Turbinas a vapor, Geradores de Vapor Aquatubulares, Condensadores, Torres de Resfriamento, Turbinas a Gás. 3. Compreender termodinamicamente os Ciclos de Potência e os Ciclos de Refrigeração, de forma a discutir e identificar as configurações de projeto e de operação que resultem em aumento da eficiência energética. 4. Produzir modelos físico matemáticos de Máquinas Térmicas ou Sistemas de Refrigeração, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos. 5. Compreender o Aquecimento Global da Terra provocado pelo ser humano, de forma a poder explicar este fato para os leigos e com profundidade suficiente para desenvolver procedimentos que promovam reduções de emissões de gases de efeito estufa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 72.0 h

EMENTA: Falha por fadiga. Eixos, chavetas e acoplamentos. Mancais de rolamentos e escorregamento. Engrenagens. Polias e correias. Uniões soldadas. Molas. Embreagens e freios
OBJETIVO: 1. Identificar os fenômenos que geram a falha por fadiga. 2. Compreender as características e utilização dos principais elementos de máquinas. 3. Avaliar elementos de máquinas isoladamente para averiguar se seu projeto é coerente ou para fins de análise de falha. 4. Projetar, através de dimensionamento correto, elementos de máquinas não padronizados. 5. Especificar elementos de máquinas padronizados. 6. Avaliar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos. 7. Projetar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: A Função Manutenção. Técnicas Administrativas para Manutenção. Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Manutenção Produtiva Total (TPM). Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Manutenção Classe Mundial. Ferramentas para Análises de Falhas: FTA, FMEA, FMECA e ET. Técnicas Preditivas de Manutenção. Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
OBJETIVO: 1. Identificar, distinguir as diferenças entre as manutenções corretivas, preventivas e preditivas. 2. Definir, distinguir, reconhecer estratégias de planejamento de manutenção. 3. Reconhecer, prever, definir os métodos de controle de manutenção. 4. Aplicar as ferramentas para análise de falhas (FTA, FMEA, FMECA e ET). 5. Conhecer as técnicas preditivas de manutenção e os ensaios não destrutivos, bem como suas respectivas aplicações. 6. Analisar os indicadores de manutenção e os impactos causados na produtividade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS DE FLUXO | 72.0 h

EMENTA: Classificação das máquinas de fluxo. Curvas características de bombas e de instalações. Seleção de bombas. Similaridade de bombas. Influência da viscosidade. Velocidade específica. Cavitação. Associação de bombas. Turbinas hidráulicas e eólicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer e diferenciar os tipos de bombas e turbinas de forma a descrever e explicar estes equipamentos. 2. Reconhecer as curvas características de instalação e de bombas e compreender a sua utilização para a determinação do ponto de operação dos sistemas de bombeamento. 3. Compreender e identificar os efeitos provocados por modificações nas instalações de bombeamento. 4. Aplicar os conhecimentos relacionados à bombas e instalações para escolher um modelo adequado de bomba hidráulica a partir das curvas de uma família de bombas fornecidas pelo fabricante. 5. Identificar o fenômeno da cavitação. 6. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de Refrigeração a Vapor, ciclo de refrigeração de Carnot, desempenho de Sistemas de Compressão de Vapor Reais diagramas p-h. Compressor, evaporador, condensador, funcionamento de válvula termostática e pressostática. Princípios de psicometria, umidade e umidade relativa, ponto de orvalho, temperatura de saturação e resfriamento evaporativo.
OBJETIVO: 1. Conhecer e identificar o ciclo de refrigeração de Carnot suas reversibilidades e avaliar seu desempenho comparando-o com ciclos irreversíveis. 2. Descrever e aplicar conceitos de psicrometria, ar úmido e mistura de vapor e ar seco em problemas envolvendo climatização de ambientes. 3. Diferenciar o funcionamento de dispositivos de estrangulamento presentes em sistemas de refrigeração, avaliando e comparando seu desempenho e efeitos sobre parâmetros de um ciclo de refrigeração. 4. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de conformação. Principais processos de conformação plástica dos metais. Aspectos metalúrgicos da conformação plástica. Aspectos mecânicos da conformação plástica. Conformabilidade plástica.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos mecânicos de fabricação. 2. Compreender os processos mecânicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Identificar os aspectos metalúrgicos da conformação plástica. 4. Reconhecer os aspectos mecânicos da conformação plástica. 5. Aplicar o conceito de conformabilidade plástica para a escolha adequada do material a ser processado. 6. Criar mapas de processos mecânicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

DINÂMICA E VIBRAÇÕES MECÂNICAS | 72.0 h

EMENTA: Cinemática e dinâmica do ponto material e de sistemas de partículas. Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento. Impacto. Cinemática e dinâmica do corpo rígido. Introdução às vibrações em sistemas mecânicos. Vibrações livres, forçadas e amortecidas em um e dois graus de liberdade. Balanceamento estático e dinâmico de mecanismos.
OBJETIVO: 1. Empregar os conceitos de cinemática em problemas de engenharia. 2. Transferir os conceitos de dinâmica em problemas de engenharia. 3. Identificar os diversos tipos de vibrações e seus respectivos efeitos. 4.Classificar as vibrações mecânicas de acordo com o tipo e grau de liberdade. 5. Solucionar problemas em engenharia envolvendo vibrações mecânicas. 6. Compreender, classificar e aplicar o balanceamento dinâmico e estático em mecanismos mecânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia mecânica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de automação de processos contínuos e discretos. Instrumentação: conceitos e terminologia. Sensores, transmissores e atuadores. Simbologia. Controladores Lógico Programáveis: conceitos e características de hardware e de software. Programação de CLP. Redes e protocolos de comunicação industrial. Sistemas supervisórios.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e classificar os tipos de processos para propor sistemas de automação. 2. Avaliar sistemas de instrumentação em processos industriais. 3. Selecionar e especificar sensores e atuadores para automação. 4.Avaliar as características de hardware e de software de CLPs. 5. Projetar e implementar sistemas completos de automação de processos industriais. 6. Selecionar o tipo e protocolo de comunicação de redes de comunicação industrial, com base em análise anterior. 7. Elaborar e implementar sistemas supervisórios para sistemas automatizados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO MECÂNICO ASSISTIDO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao método dos elementos finitos: equações de equilíbrio, constitutivas e cinemáticas. Condições de contorno. Elementos de viga. Elementos sólidos. Elementos de placa. Análise de convergência de malha. Simetria. Problemas de otimização. Dimensionamento estático e dinâmico. Análise modal.
OBJETIVO: 1. Compreender o método dos elementos finitos e desenvolver soluções aplicadas à engenharia. 2. Analisar os carregamentos cíclicos em componentes estruturais e determinar as condições adequadas a solicitação proposta. 3. Otimizar elementos estruturais através das análises de elementos finitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS EM GESTÃO DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade, considerando o gerenciamento por processos, a abordagem para tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o conjunto de atividades operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Avaliar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Demonstrar atitude preventiva e corretiva, utilizando-se das ferramentas da qualidade, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ANÁLISE E SELEÇÃO DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Aspectos gerais e critérios de seleção de materiais estruturais. Análises de falhas em componentes estruturais. Seleção de materiais e análise para diferentes modos de carregamento. Seleção de materiais sob diferentes condições de temperatura. Materiais resistentes à corrosão e oxidação. Tribologia: atrito e desgaste. Tratamentos superficiais.
OBJETIVO: 1. Conhecer, identificar, distinguir, reconhecer os critérios de seleção de materiais. 2. Compreender, interpretar, apontar, distinguir os índices de mérito e os mapas de Ashby. 3. Aplicar os critérios de seleção de materiais de acordo com a resistência mecânica, fadiga, temperatura e processos de fabricação. 4. Analisar comparar, determinar, selecionar, os mecanismos de corrosão e de desgaste em materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA MECÂNICA | 144.0 h

EMENTA: Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro mecânico. Principais ferramentas de gestão de projetos. Tópicos em engenharia mecânica. Normas técnicas e ambientais. Normas de segurança, descrição, prevenção e combate aos desastres naturais. Projeto prático sociocultural/sustentável.
OBJETIVO: 1. Conhecer as responsabilidades éticas e profissionais regidas pelos órgãos responsáveis. 2. Identificar e diferenciar as Normas Técnicas e Ambientais. 3. Reconhecer os tipos de projetos pertinentes à área de engenharia mecânica. 4. Entender os conceitos de manufatura aditiva para aplicar em projetos mecânicos. 5. Compreender as ferramentas básicas de gerenciamento de projetos e aplicar para o desenvolvimento do projeto. 6. Elaborar um projeto de manufatura na área de engenharia mecânica. 7. Avaliar o impacto sociocultural/sustentável do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Compreender as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Conhecer as principais propriedades dos materiais. 5. Compreender a relação existente entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Energia. Propriedades das substâncias puras. Calor e trabalho. A 1ª lei da Termodinâmica: A energia interna. Aplicações da 1ª lei para sistemas fechados; Aplicação da 1ª lei para sistemas abertos. Máquinas Térmicas; Sistemas de Refrigeração. A 2ª lei da Termodinâmica. Entropia.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos de propriedades termodinâmicas. 2. Entender o uso de tabelas termodinâmicas para estimativa de propriedades de substâncias puras. 3. Aplicar a primeira lei da termodinâmica para sistemas fechados e abertos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Tratamentos Térmicos e Termoquímicos. Introdução aos Processos Metalúrgicos de Fabricação. Solidificação dos Metais e Ligas Metálicas. Macroestruturas de Solidificação. Fundição. Segregação e Defeitos da Fundição. Processos de Soldagem. Metalurgia da Soldagem. Metalurgia do Pó. Técnicas de Sinterização.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos metalúrgicos de fabricação. 2. Compreender os processos metalúrgicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Interpretar a teoria de nucleação e crescimento de fase. 4. Avaliar as macro e microestruturas de solidificação dos metais e ligas metálicas. 5. Analisar os principais tipos de defeitos e segregação dos produtos siderúrgicos. 6. Criar mapas de processos metalúrgicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor. Mecanismos de transferência de massa. Lei de Fick. Difusão unidimensional, com e sem reação.
OBJETIVO: 1. Relembrar os mecanismos de transferência de calor e massa. 2. Reconhecer, Reproduzir, solucionar, as equações de transferência de calor e transferência de massa. 3. Aplicar as equações de transferência de calor e massa em problemas que envolvam mecanismos combinados. 4. Operar, desenvolver, operacionalizar...as equações de transferência de calor do dimensionamento de superfícies estendidas. 5. Desenvolver projeto térmico de trocador de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
USINAGEM DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Parâmetros de Usinagem. Mecanismos de formação de cavaco. Forças e potência de corte. Materiais de ferramentas. Desgaste, avarias e vida de ferramentas. Análise das condições econômicas de usinagem. Usinabilidade. Estratégias de usinagem e operações. Operação e programação de sistemas CNC. Geração de trajetórias de ferramentas. Integração CAD/CAM.
OBJETIVO: 1. Identificar as características de cada processo de usinagem. 2. Analisar as características de um processo de usinagem e aplicar os parâmetros de corte adequados à estas características. 3. Compreender o princípio de remoção de material nas operações de usinagem e sua relação com a temperatura, a força e a potência de usinagem. 4. Conhecer os materiais de fabricação de ferramenta e as caraterísticas da matérias-primas utilizadas nos processos de usinagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Máquinas e mecanismos. Tipos de movimento no plano. Descrição e classificação de elos e juntas. Grau de liberdade no plano. Cinemática de corpos rígidos no plano. Introdução a cinemática de mecanismos tridimensionais.
OBJETIVO: 1. Identificar os diversos tipos de mecanismos clássicos e seus respectivos movimentos. 2. Classificar os mecanismos de acordo com o grau de liberdade através da análise de elos e juntas. 3. Analisar a cinemática de corpos rígidos dos mecanismos. 4. Elaborar projetos cinemáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: Fluidos e suas propriedades. Viscosidade. A lei de Newton da viscosidade. Estática dos fluidos. Equação de Bernoulli. Análise de escoamentos com Volumes de Controle finitos: a Equação da Continuidade. Equação da Quantidade de Movimento. Equação da Energia. Escoamento viscoso em condutos.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e explicar as propriedades dos fluidos envolvidas no seu escoamento. 2. Compreender e aplicar equações básicas da estática de fluidos. 3. Entender e operar a equação de Bernoulli. 4. Analisar e relacionar os conceitos de regime de escoamento. 5. Estimar as perdas de carga singulares e distribuídas em escoamentos plenamente desenvolvidos. 6. Projetar sistemas para escoamento de fluidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Transformação de tensões. Tensões e planos principais. Tensões e planos de cisalhamento máximo. Análise de deformações. Critérios de resistência. Deflexões em vigas. Flambagem.
OBJETIVO: 1. Conhecer o estado de tensão em um ponto de uma estrutura. 2. Identificar todos os estados de tensão em um ponto em relação a diferentes orientações. 3. Analisar os estados de tensão em um ponto de uma estrutura, detectando as maiores tensões normais e cisalhantes. 4. Reconhecer e aplicar os principais critérios de resistência utilizados em projetos de engenharia. 5. Analisar pontos críticos de estruturas com a finalidade de detectar possíveis situações de falha. 6. Criar projetos elaborados e otimizados utilizando os critérios de resistência adequados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: A segunda lei da termodinâmica. A desigualdade de Clausius. Entropia. Ciclos de potência a vapor. O ciclo de Rankine. Turbinas a gás. O ciclo de potência a gás. Gases ideais. O ciclo de Brayton. Ciclos combinados gás vapor. O Aquecimento Global. Ciclos de refrigeração. Bombas de calor.
OBJETIVO: 1. Identificar os aspectos básicos dos Sistemas de Potência a Vapor, Sistemas de Potência a Gás (Turbinas a Gás), Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor, de forma a poder descrevê-los por meio de textos e ilustrações. 2. Conhecer os Aspectos Básicos de Componentes dos Sistemas estudados: Turbinas a vapor, Geradores de Vapor Aquatubulares, Condensadores, Torres de Resfriamento, Turbinas a Gás. 3. Compreender termodinamicamente os Ciclos de Potência e os Ciclos de Refrigeração, de forma a discutir e identificar as configurações de projeto e de operação que resultem em aumento da eficiência energética. 4. Produzir modelos físico matemáticos de Máquinas Térmicas ou Sistemas de Refrigeração, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos. 5. Compreender o Aquecimento Global da Terra provocado pelo ser humano, de forma a poder explicar este fato para os leigos e com profundidade suficiente para desenvolver procedimentos que promovam reduções de emissões de gases de efeito estufa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 72.0 h

EMENTA: Falha por fadiga. Eixos, chavetas e acoplamentos. Mancais de rolamentos e escorregamento. Engrenagens. Polias e correias. Uniões soldadas. Molas. Embreagens e freios
OBJETIVO: 1. Identificar os fenômenos que geram a falha por fadiga. 2. Compreender as características e utilização dos principais elementos de máquinas. 3. Avaliar elementos de máquinas isoladamente para averiguar se seu projeto é coerente ou para fins de análise de falha. 4. Projetar, através de dimensionamento correto, elementos de máquinas não padronizados. 5. Especificar elementos de máquinas padronizados. 6. Avaliar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos. 7. Projetar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: A Função Manutenção. Técnicas Administrativas para Manutenção. Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Manutenção Produtiva Total (TPM). Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Manutenção Classe Mundial. Ferramentas para Análises de Falhas: FTA, FMEA, FMECA e ET. Técnicas Preditivas de Manutenção. Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
OBJETIVO: 1. Identificar, distinguir as diferenças entre as manutenções corretivas, preventivas e preditivas. 2. Definir, distinguir, reconhecer estratégias de planejamento de manutenção. 3. Reconhecer, prever, definir os métodos de controle de manutenção. 4. Aplicar as ferramentas para análise de falhas (FTA, FMEA, FMECA e ET). 5. Conhecer as técnicas preditivas de manutenção e os ensaios não destrutivos, bem como suas respectivas aplicações. 6. Analisar os indicadores de manutenção e os impactos causados na produtividade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS DE FLUXO | 72.0 h

EMENTA: Classificação das máquinas de fluxo. Curvas características de bombas e de instalações. Seleção de bombas. Similaridade de bombas. Influência da viscosidade. Velocidade específica. Cavitação. Associação de bombas. Turbinas hidráulicas e eólicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer e diferenciar os tipos de bombas e turbinas de forma a descrever e explicar estes equipamentos. 2. Reconhecer as curvas características de instalação e de bombas e compreender a sua utilização para a determinação do ponto de operação dos sistemas de bombeamento. 3. Compreender e identificar os efeitos provocados por modificações nas instalações de bombeamento. 4. Aplicar os conhecimentos relacionados à bombas e instalações para escolher um modelo adequado de bomba hidráulica a partir das curvas de uma família de bombas fornecidas pelo fabricante. 5. Identificar o fenômeno da cavitação. 6. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de Refrigeração a Vapor, ciclo de refrigeração de Carnot, desempenho de Sistemas de Compressão de Vapor Reais diagramas p-h. Compressor, evaporador, condensador, funcionamento de válvula termostática e pressostática. Princípios de psicometria, umidade e umidade relativa, ponto de orvalho, temperatura de saturação e resfriamento evaporativo.
OBJETIVO: 1. Conhecer e identificar o ciclo de refrigeração de Carnot suas reversibilidades e avaliar seu desempenho comparando-o com ciclos irreversíveis. 2. Descrever e aplicar conceitos de psicrometria, ar úmido e mistura de vapor e ar seco em problemas envolvendo climatização de ambientes. 3. Diferenciar o funcionamento de dispositivos de estrangulamento presentes em sistemas de refrigeração, avaliando e comparando seu desempenho e efeitos sobre parâmetros de um ciclo de refrigeração. 4. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de conformação. Principais processos de conformação plástica dos metais. Aspectos metalúrgicos da conformação plástica. Aspectos mecânicos da conformação plástica. Conformabilidade plástica.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos mecânicos de fabricação. 2. Compreender os processos mecânicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Identificar os aspectos metalúrgicos da conformação plástica. 4. Reconhecer os aspectos mecânicos da conformação plástica. 5. Aplicar o conceito de conformabilidade plástica para a escolha adequada do material a ser processado. 6. Criar mapas de processos mecânicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

DINÂMICA E VIBRAÇÕES MECÂNICAS | 72.0 h

EMENTA: Cinemática e dinâmica do ponto material e de sistemas de partículas. Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento. Impacto. Cinemática e dinâmica do corpo rígido. Introdução às vibrações em sistemas mecânicos. Vibrações livres, forçadas e amortecidas em um e dois graus de liberdade. Balanceamento estático e dinâmico de mecanismos.
OBJETIVO: 1. Empregar os conceitos de cinemática em problemas de engenharia. 2. Transferir os conceitos de dinâmica em problemas de engenharia. 3. Identificar os diversos tipos de vibrações e seus respectivos efeitos. 4.Classificar as vibrações mecânicas de acordo com o tipo e grau de liberdade. 5. Solucionar problemas em engenharia envolvendo vibrações mecânicas. 6. Compreender, classificar e aplicar o balanceamento dinâmico e estático em mecanismos mecânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia mecânica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de automação de processos contínuos e discretos. Instrumentação: conceitos e terminologia. Sensores, transmissores e atuadores. Simbologia. Controladores Lógico Programáveis: conceitos e características de hardware e de software. Programação de CLP. Redes e protocolos de comunicação industrial. Sistemas supervisórios.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e classificar os tipos de processos para propor sistemas de automação. 2. Avaliar sistemas de instrumentação em processos industriais. 3. Selecionar e especificar sensores e atuadores para automação. 4.Avaliar as características de hardware e de software de CLPs. 5. Projetar e implementar sistemas completos de automação de processos industriais. 6. Selecionar o tipo e protocolo de comunicação de redes de comunicação industrial, com base em análise anterior. 7. Elaborar e implementar sistemas supervisórios para sistemas automatizados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO MECÂNICO ASSISTIDO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao método dos elementos finitos: equações de equilíbrio, constitutivas e cinemáticas. Condições de contorno. Elementos de viga. Elementos sólidos. Elementos de placa. Análise de convergência de malha. Simetria. Problemas de otimização. Dimensionamento estático e dinâmico. Análise modal.
OBJETIVO: 1. Compreender o método dos elementos finitos e desenvolver soluções aplicadas à engenharia. 2. Analisar os carregamentos cíclicos em componentes estruturais e determinar as condições adequadas a solicitação proposta. 3. Otimizar elementos estruturais através das análises de elementos finitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS EM GESTÃO DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade, considerando o gerenciamento por processos, a abordagem para tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o conjunto de atividades operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Avaliar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Demonstrar atitude preventiva e corretiva, utilizando-se das ferramentas da qualidade, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ANÁLISE E SELEÇÃO DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Aspectos gerais e critérios de seleção de materiais estruturais. Análises de falhas em componentes estruturais. Seleção de materiais e análise para diferentes modos de carregamento. Seleção de materiais sob diferentes condições de temperatura. Materiais resistentes à corrosão e oxidação. Tribologia: atrito e desgaste. Tratamentos superficiais.
OBJETIVO: 1. Conhecer, identificar, distinguir, reconhecer os critérios de seleção de materiais. 2. Compreender, interpretar, apontar, distinguir os índices de mérito e os mapas de Ashby. 3. Aplicar os critérios de seleção de materiais de acordo com a resistência mecânica, fadiga, temperatura e processos de fabricação. 4. Analisar comparar, determinar, selecionar, os mecanismos de corrosão e de desgaste em materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA MECÂNICA | 144.0 h

EMENTA: Ética, responsabilidade civil e exercício profissional do engenheiro mecânico. Principais ferramentas de gestão de projetos. Tópicos em engenharia mecânica. Normas técnicas e ambientais. Normas de segurança, descrição, prevenção e combate aos desastres naturais. Projeto prático sociocultural/sustentável.
OBJETIVO: 1. Conhecer as responsabilidades éticas e profissionais regidas pelos órgãos responsáveis. 2. Identificar e diferenciar as Normas Técnicas e Ambientais. 3. Reconhecer os tipos de projetos pertinentes à área de engenharia mecânica. 4. Entender os conceitos de manufatura aditiva para aplicar em projetos mecânicos. 5. Compreender as ferramentas básicas de gerenciamento de projetos e aplicar para o desenvolvimento do projeto. 6. Elaborar um projeto de manufatura na área de engenharia mecânica. 7. Avaliar o impacto sociocultural/sustentável do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Compreender as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Conhecer as principais propriedades dos materiais. 5. Compreender a relação existente entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Sistemas equivalentes. Equilíbrio de corpo rígido. Análise de estruturas e treliças. Propriedades de figuras planas. Tipos de carregamentos. Forças internas em elementos.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Usar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Utilizar os conceitos de centroide e momento de inércia para cálculo de propriedade de figuras planas. 6. Operar os conceitos de força, centroide e momento de inércia para solucionar problemas de cargas distribuídas. 7. Criar projetos de estruturas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos. Energia. Propriedades das substâncias puras. Calor e trabalho. A 1ª lei da Termodinâmica: A energia interna. Aplicações da 1ª lei para sistemas fechados; Aplicação da 1ª lei para sistemas abertos. Máquinas Térmicas; Sistemas de Refrigeração. A 2ª lei da Termodinâmica. Entropia.
OBJETIVO: 1. Conhecer conceitos de propriedades termodinâmicas. 2. Entender o uso de tabelas termodinâmicas para estimativa de propriedades de substâncias puras. 3. Aplicar a primeira lei da termodinâmica para sistemas fechados e abertos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de tensão e de deformação. Carregamento axial. Coeficiente de Poisson. Lei de Hooke generalizada. Torção. Flexão. Concentração de tensões. Carregamento combinado.
OBJETIVO: 1. Compreender os principais carregamentos simples. 2. Aplicar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade. 3. Analisar estruturas de pequena complexidade. 4. Compreender os conceitos de sobreposição de efeitos que geram os carregamentos combinados. 5. Analisar estruturas complexas nas quais existe a combinação de carregamentos simples. 6. Avaliar criticamente projetos. 7. Criar projetos de estruturas e sistemas complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Tratamentos Térmicos e Termoquímicos. Introdução aos Processos Metalúrgicos de Fabricação. Solidificação dos Metais e Ligas Metálicas. Macroestruturas de Solidificação. Fundição. Segregação e Defeitos da Fundição. Processos de Soldagem. Metalurgia da Soldagem. Metalurgia do Pó. Técnicas de Sinterização.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos metalúrgicos de fabricação. 2. Compreender os processos metalúrgicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Interpretar a teoria de nucleação e crescimento de fase. 4. Avaliar as macro e microestruturas de solidificação dos metais e ligas metálicas. 5. Analisar os principais tipos de defeitos e segregação dos produtos siderúrgicos. 6. Criar mapas de processos metalúrgicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA | 72.0 h

EMENTA: Os três mecanismos de transferência de calor. Resistências térmicas e analogia elétrica. Superfícies estendidas. Convecção em escoamentos externos. A obtenção de correlações para o número de Nusselt. Convecção em escoamentos internos. Trocadores de calor. Mecanismos de transferência de massa. Lei de Fick. Difusão unidimensional, com e sem reação.
OBJETIVO: 1. Relembrar os mecanismos de transferência de calor e massa. 2. Reconhecer, Reproduzir, solucionar, as equações de transferência de calor e transferência de massa. 3. Aplicar as equações de transferência de calor e massa em problemas que envolvam mecanismos combinados. 4. Operar, desenvolver, operacionalizar...as equações de transferência de calor do dimensionamento de superfícies estendidas. 5. Desenvolver projeto térmico de trocador de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
USINAGEM DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Parâmetros de Usinagem. Mecanismos de formação de cavaco. Forças e potência de corte. Materiais de ferramentas. Desgaste, avarias e vida de ferramentas. Análise das condições econômicas de usinagem. Usinabilidade. Estratégias de usinagem e operações. Operação e programação de sistemas CNC. Geração de trajetórias de ferramentas. Integração CAD/CAM.
OBJETIVO: 1. Identificar as características de cada processo de usinagem. 2. Analisar as características de um processo de usinagem e aplicar os parâmetros de corte adequados à estas características. 3. Compreender o princípio de remoção de material nas operações de usinagem e sua relação com a temperatura, a força e a potência de usinagem. 4. Conhecer os materiais de fabricação de ferramenta e as caraterísticas da matérias-primas utilizadas nos processos de usinagem.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

EMENTA: Máquinas e mecanismos. Tipos de movimento no plano. Descrição e classificação de elos e juntas. Grau de liberdade no plano. Cinemática de corpos rígidos no plano. Introdução a cinemática de mecanismos tridimensionais.
OBJETIVO: 1. Identificar os diversos tipos de mecanismos clássicos e seus respectivos movimentos. 2. Classificar os mecanismos de acordo com o grau de liberdade através da análise de elos e juntas. 3. Analisar a cinemática de corpos rígidos dos mecanismos. 4. Elaborar projetos cinemáticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

EMENTA: Fluidos e suas propriedades. Viscosidade. A lei de Newton da viscosidade. Estática dos fluidos. Equação de Bernoulli. Análise de escoamentos com Volumes de Controle finitos: a Equação da Continuidade. Equação da Quantidade de Movimento. Equação da Energia. Escoamento viscoso em condutos.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e explicar as propriedades dos fluidos envolvidas no seu escoamento. 2. Compreender e aplicar equações básicas da estática de fluidos. 3. Entender e operar a equação de Bernoulli. 4. Analisar e relacionar os conceitos de regime de escoamento. 5. Estimar as perdas de carga singulares e distribuídas em escoamentos plenamente desenvolvidos. 6. Projetar sistemas para escoamento de fluidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Transformação de tensões. Tensões e planos principais. Tensões e planos de cisalhamento máximo. Análise de deformações. Critérios de resistência. Deflexões em vigas. Flambagem.
OBJETIVO: 1. Conhecer o estado de tensão em um ponto de uma estrutura. 2. Identificar todos os estados de tensão em um ponto em relação a diferentes orientações. 3. Analisar os estados de tensão em um ponto de uma estrutura, detectando as maiores tensões normais e cisalhantes. 4. Reconhecer e aplicar os principais critérios de resistência utilizados em projetos de engenharia. 5. Analisar pontos críticos de estruturas com a finalidade de detectar possíveis situações de falha. 6. Criar projetos elaborados e otimizados utilizando os critérios de resistência adequados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

EMENTA: A segunda lei da termodinâmica. A desigualdade de Clausius. Entropia. Ciclos de potência a vapor. O ciclo de Rankine. Turbinas a gás. O ciclo de potência a gás. Gases ideais. O ciclo de Brayton. Ciclos combinados gás vapor. O Aquecimento Global. Ciclos de refrigeração. Bombas de calor.
OBJETIVO: 1. Identificar os aspectos básicos dos Sistemas de Potência a Vapor, Sistemas de Potência a Gás (Turbinas a Gás), Sistemas de Refrigeração e Bombas de Calor, de forma a poder descrevê-los por meio de textos e ilustrações. 2. Conhecer os Aspectos Básicos de Componentes dos Sistemas estudados: Turbinas a vapor, Geradores de Vapor Aquatubulares, Condensadores, Torres de Resfriamento, Turbinas a Gás. 3. Compreender termodinamicamente os Ciclos de Potência e os Ciclos de Refrigeração, de forma a discutir e identificar as configurações de projeto e de operação que resultem em aumento da eficiência energética. 4. Produzir modelos físico matemáticos de Máquinas Térmicas ou Sistemas de Refrigeração, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos. 5. Compreender o Aquecimento Global da Terra provocado pelo ser humano, de forma a poder explicar este fato para os leigos e com profundidade suficiente para desenvolver procedimentos que promovam reduções de emissões de gases de efeito estufa.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 72.0 h

EMENTA: Falha por fadiga. Eixos, chavetas e acoplamentos. Mancais de rolamentos e escorregamento. Engrenagens. Polias e correias. Uniões soldadas. Molas. Embreagens e freios
OBJETIVO: 1. Identificar os fenômenos que geram a falha por fadiga. 2. Compreender as características e utilização dos principais elementos de máquinas. 3. Avaliar elementos de máquinas isoladamente para averiguar se seu projeto é coerente ou para fins de análise de falha. 4. Projetar, através de dimensionamento correto, elementos de máquinas não padronizados. 5. Especificar elementos de máquinas padronizados. 6. Avaliar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos. 7. Projetar sistemas mecânicos complexos formados por vários elementos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: A Função Manutenção. Técnicas Administrativas para Manutenção. Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Manutenção Produtiva Total (TPM). Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC). Manutenção Classe Mundial. Ferramentas para Análises de Falhas: FTA, FMEA, FMECA e ET. Técnicas Preditivas de Manutenção. Ensaios Não Destrutivos e Inspeção.
OBJETIVO: 1. Identificar, distinguir as diferenças entre as manutenções corretivas, preventivas e preditivas. 2. Definir, distinguir, reconhecer estratégias de planejamento de manutenção. 3. Reconhecer, prever, definir os métodos de controle de manutenção. 4. Aplicar as ferramentas para análise de falhas (FTA, FMEA, FMECA e ET). 5. Conhecer as técnicas preditivas de manutenção e os ensaios não destrutivos, bem como suas respectivas aplicações. 6. Analisar os indicadores de manutenção e os impactos causados na produtividade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS DE FLUXO | 72.0 h

EMENTA: Classificação das máquinas de fluxo. Curvas características de bombas e de instalações. Seleção de bombas. Similaridade de bombas. Influência da viscosidade. Velocidade específica. Cavitação. Associação de bombas. Turbinas hidráulicas e eólicas.
OBJETIVO: 1. Conhecer e diferenciar os tipos de bombas e turbinas de forma a descrever e explicar estes equipamentos. 2. Reconhecer as curvas características de instalação e de bombas e compreender a sua utilização para a determinação do ponto de operação dos sistemas de bombeamento. 3. Compreender e identificar os efeitos provocados por modificações nas instalações de bombeamento. 4. Aplicar os conhecimentos relacionados à bombas e instalações para escolher um modelo adequado de bomba hidráulica a partir das curvas de uma família de bombas fornecidas pelo fabricante. 5. Identificar o fenômeno da cavitação. 6. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de Refrigeração a Vapor, ciclo de refrigeração de Carnot, desempenho de Sistemas de Compressão de Vapor Reais diagramas p-h. Compressor, evaporador, condensador, funcionamento de válvula termostática e pressostática. Princípios de psicometria, umidade e umidade relativa, ponto de orvalho, temperatura de saturação e resfriamento evaporativo.
OBJETIVO: 1. Conhecer e identificar o ciclo de refrigeração de Carnot suas reversibilidades e avaliar seu desempenho comparando-o com ciclos irreversíveis. 2. Descrever e aplicar conceitos de psicrometria, ar úmido e mistura de vapor e ar seco em problemas envolvendo climatização de ambientes. 3. Diferenciar o funcionamento de dispositivos de estrangulamento presentes em sistemas de refrigeração, avaliando e comparando seu desempenho e efeitos sobre parâmetros de um ciclo de refrigeração. 4. Produzir modelos físico matemáticos de instalações de bombeamento, resolver computacionalmente as equações parametrizadas do modelo e avaliar os resultados obtidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Classificação dos processos de conformação. Principais processos de conformação plástica dos metais. Aspectos metalúrgicos da conformação plástica. Aspectos mecânicos da conformação plástica. Conformabilidade plástica.
OBJETIVO: 1. Conhecer as classificações dos processos mecânicos de fabricação. 2. Compreender os processos mecânicos de fabricação e suas respectivas aplicações. 3. Identificar os aspectos metalúrgicos da conformação plástica. 4. Reconhecer os aspectos mecânicos da conformação plástica. 5. Aplicar o conceito de conformabilidade plástica para a escolha adequada do material a ser processado. 6. Criar mapas de processos mecânicos para peças metálicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

DINÂMICA E VIBRAÇÕES MECÂNICAS | 72.0 h

EMENTA: Cinemática e dinâmica do ponto material e de sistemas de partículas. Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento. Impacto. Cinemática e dinâmica do corpo rígido. Introdução às vibrações em sistemas mecânicos. Vibrações livres, forçadas e amortecidas em um e dois graus de liberdade. Balanceamento estático e dinâmico de mecanismos.
OBJETIVO: 1. Empregar os conceitos de cinemática em problemas de engenharia. 2. Transferir os conceitos de dinâmica em problemas de engenharia. 3. Identificar os diversos tipos de vibrações e seus respectivos efeitos. 4.Classificar as vibrações mecânicas de acordo com o tipo e grau de liberdade. 5. Solucionar problemas em engenharia envolvendo vibrações mecânicas. 6. Compreender, classificar e aplicar o balanceamento dinâmico e estático em mecanismos mecânicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia mecânica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 144.0 h

EMENTA: Sistemas de automação de processos contínuos e discretos. Instrumentação: conceitos e terminologia. Sensores, transmissores e atuadores. Simbologia. Controladores Lógico Programáveis: conceitos e características de hardware e de software. Programação de CLP. Redes e protocolos de comunicação industrial. Sistemas supervisórios.
OBJETIVO: 1. Reconhecer e classificar os tipos de processos para propor sistemas de automação. 2. Avaliar sistemas de instrumentação em processos industriais. 3. Selecionar e especificar sensores e atuadores para automação. 4.Avaliar as características de hardware e de software de CLPs. 5. Projetar e implementar sistemas completos de automação de processos industriais. 6. Selecionar o tipo e protocolo de comunicação de redes de comunicação industrial, com base em análise anterior. 7. Elaborar e implementar sistemas supervisórios para sistemas automatizados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROJETO MECÂNICO ASSISTIDO | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao método dos elementos finitos: equações de equilíbrio, constitutivas e cinemáticas. Condições de contorno. Elementos de viga. Elementos sólidos. Elementos de placa. Análise de convergência de malha. Simetria. Problemas de otimização. Dimensionamento estático e dinâmico. Análise modal.
OBJETIVO: 1. Compreender o método dos elementos finitos e desenvolver soluções aplicadas à engenharia. 2. Analisar os carregamentos cíclicos em componentes estruturais e determinar as condições adequadas a solicitação proposta. 3. Otimizar elementos estruturais através das análises de elementos finitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS EM GESTÃO DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade, considerando o gerenciamento por processos, a abordagem para tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o conjunto de atividades operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Avaliar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Demonstrar atitude preventiva e corretiva, utilizando-se das ferramentas da qualidade, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ANÁLISE E SELEÇÃO DE MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Aspectos gerais e critérios de seleção de materiais estruturais. Análises de falhas em componentes estruturais. Seleção de materiais e análise para diferentes modos de carregamento. Seleção de materiais sob diferentes condições de temperatura. Materiais resistentes à corrosão e oxidação. Tribologia: atrito e desgaste. Tratamentos superficiais.
OBJETIVO: 1. Conhecer, identificar, distinguir, reconhecer os critérios de seleção de materiais. 2. Compreender, interpretar, apontar, distinguir os índices de mérito e os mapas de Ashby. 3. Aplicar os critérios de seleção de materiais de acordo com a resistência mecânica, fadiga, temperatura e processos de fabricação. 4. Analisar comparar, determinar, selecionar, os mecanismos de corrosão e de desgaste em materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FERRAMENTAS PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Fundamentos matemáticos. Gráficos e Tabelas. Sistemas de Medidas e Unidades. Conversão de Unidades. Análise Dimensional simples. A função dos Modelos, da Simulação e da Otimização em Engenharia. Medidas para prevenção e combate a desastres naturais.
OBJETIVO: Conhecer e aplicar as principais ferramentas da engenharia, que serão utilizadas e necessárias ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes em engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: DESAFIOS DO ENGENHEIRO MECÂNICO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções orgânicas e inorgânicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Representação de algoritmos: fluxograma e pseudocódigo. Tipos de dados. Operadores e expressões aritméticas e lógicas. Instruções de entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições. Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Funções e procedimentos. Manipulação de Arquivos. Implementação de algoritmos usando linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Identificar as notações básicas da linguagem algorítmica. Interpretar códigos e resolver problemas por meio da implementação de instruções computacionais de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores; análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE MATERIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS METÁLURGICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TERMODINÂMICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CINEMÁTICA E SÍNTESE DE MECANISMOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRANSFERÊNCIA DE CALOR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

DINÂMICA E VIBRAÇÕES MECÂNICAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MANUFATURA ASSISTIDA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ENSAIOS E SELEÇÃO DOS MATERIAIS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ELETRÔNICA E INSTRUMENTAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA ASSISTIDA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | 372.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AUTOMAÇÃO MECÂNICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS EM GESTÃO DA QUALIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÁQUINAS DE FLUXO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9e35c1bb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@24fb8938, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a580c640, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@925f540d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3d5360e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@827d338, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3a5340c2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@445830fc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f6b880c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@57d4d8c2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1b73151e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@706409f1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1f5f54ee, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f98d5d5a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e263ac9f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1d3f7951, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@204678d5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bbc7f3e8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c399df95, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5af35f10, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@613aec82, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2a8c96fa, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dab14c30, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b537cf3b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f71577d9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@38868e3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c3b157bd, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3feef511, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4227cddb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@990dd110, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8d9f2d53, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@44bbf890, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@438ae29b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@80011db7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@92b90f69, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9905d438, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e3849cc1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4c9483d9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8c606b5e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a6cc0d8c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6b916324, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5cfcfb3f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ed59cd3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a4d06639, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d8f4f1e4, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3bee92be, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@509cc782]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2014/12

ANÁLISE TÉCNICA DAS ALTERAÇÕES DE MATERIAL E TRATAMENTO TÉRMICO DO ANEL EXTERNO DE UM CONTRA-RECUO.

2014/12

ESTUDO DA APLICAÇÃO DE HIDROGÊNIO E GASOLINA EM MOTOR CICLO OTTO

2014/12

ESTUDO DOS EFEITOS DO USO DE CONSUMÍVEL PARA AÇO INOXIDÁVEL NA SOLDAGEM DE CHAPAS DE AÇO CARBONO

2014/12

PROJETO DE DINAMÔMETRO PARA ENSAIOS DE MCI DE PEQUENO PORTE

2014/12

PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA PARA MANUTENÇÃO ORGANOLÉTICA DA SEMENTE DE BATATA

2014/12

Projeto e construção de um dispositivo para medição de força de corte em processo de torneamento cilíndrico.

2014/12

SUBSTITUIÇÃO DE MOLAS DE COMPRESSÃO POR CILINDROS DE NITROGÊNIO NO EXTRATOR DE FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM

2009/12

ALIMENTADOR AUTOMÁTICO PARA ENCARTUCHADORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

2009/12

ANÁLISE DOS EFEITOS DA SOLIDIFICAÇÃO DIRECIONAL NA LIGA AA3003 MODIFICADA

2009/12

ANÁLISE DOS EFEITOS DOS PARÂMETROS DE SOLDAGEM NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO

2009/12

COMPARAÇÃO DE UM SISTEMA CONTROLADO ATRAVÉS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS EM RELAÇÃO AO CONTROLE CONVENCIONAL

2009/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE PARA MOVIMENTAR MANIPULADOR DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE

2009/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA LEVANTAMENTO DA CURVA CARACTERÍSTICA DE UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA

2009/12

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UMA FRESADORA NUMÉRICAMENTE CONTROLADA

2009/12

Projeto e desenvolvimento de um equipamento para aplicação de vedantes em tampas de galões de água mineral.

2009/12

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA MICROCONTROLADO PARA FABRICAÇÃO DE ESTRIBOS UTILIZADOS EM CONECTORES ELÉTRICOS

2009/12

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA ENSAIO DE VENTILADORES AXIAIS

2009/12

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA LINHA DE MONTAGEM DE "LOCK SETS"

2009/12

PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO DE LAYOUT CELULAR DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS.

2009/6

APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE PROBLEMAS VISANDO A REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS RELACIONADOS COM O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS.

2009/6

Automação de um sistema para elaboração de coquetel de vinho

2009/6

COMPARAÇÃO ANALÍTICA E PRÁTICA DA TEMPERATURA MÁXIMA ATINGIDA EM UM DISCO DE FREIO NO REGIME DE FRENAGEM CONTÍNUA.

2009/6

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM SOBRE O COMPORTAMENTO DE JUNTAS SOLDADAS DO AÇO CARBONO A-516 GRAU 60

2009/6

Obtenção de pós nanométricos de Carbeto de Nióbio para a produção de nanocompóstios do sistema alumina-carbeto de nióbio

2009/6

PLANTA DIDÁTICA DE CONTROLE DE NÍVEL AUTOMÁTICO

2008/12

ANALISE DE UM PROCESSO PRODUTIVO E AUTOMAÇÃO DA ETAPA DE CONFORMAÇÃO

2008/12

BANCADA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE REGIMES DE ESCOAMENTO - ENSAIO DE REYNOLDS

2008/12

CONSTRUÇÃO DE BANCADA DIDÁTICA MOTOR TURBODIESEL

2008/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PRENSAGEM PNEUMÁTICO PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE INJEÇÃO DE MOLDES DE CALÇADOS

2008/12

ESTUDO TÉRMICO DE UM CONDENSADOR DE AR CONDICIONADO VEICULAR

2008/12

INSTRUMENTAÇÃO DE TÚNEL DE VENTO PARA LEVANTAMENTO EXPERIMENTAL DE COEFICIENTES DE SUSTENTAÇÃO E ARRASTE EM PERFIS DE ASA

2008/12

O ETANOL E O BAGAÇO DE CANA NO MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO

2005/11

DEMONSTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MOLDE DE INJEÇÃO PLÁSTICA PARA APLIQUES DE UM VOLANTE AUTOMOTIVO

2005/11

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE PARAFUSAMENTO GARANTINDO LEITURA SEMELHANTE NO MODO ESTÁTICO E DINÂMICO

2005/11

Dimensionamento de relação de transmissão de caixa de mudanças, de veículo comercial leve, para aplicação específica.

2005/11

IMPLANTAÇÃO DE EQUIPAMENTO PARA ENDIREITAR E CORTAR TUBOS DE ALUMÍNIO

2005/11

MELHORIA NO PROCESSO DE TORNEAMENTO SEM A UTILIZAÇÃO DE FLUIDO REFRIGERANTE

2005/11

PROCESSO DE FURAÇÃO NO CENTRO DO VIRABREQUIM DENTRO DO PROCESSO DE PRÉ-USINAGEM.

2005/11

PROJETO VASO DE PRESSÃO (AUTOCLAVE) PARA VULCANIZAÇÃO DE MANGUEIRAS DE BORRACHA AUTOMOTIVA

2005/11

PROPOSTA DE AUTOMAÇÃO: ACIONAMENTO DO MAÇARICO PARA TÊMPERA SUPERFICIAL POR CHAMA.

2004/11

ANÁLISE ESTRUTURAL DA ARANHA DO ROTOR DE UNIDADE HIDRELÉTRICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA (MEF)

2004/11

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DOS COEFICIENTES DE ARRASTE E SUSTENTAÇÃO EM PERFIS DE ASA USANDO TÚNEL DE VENTO

2004/11

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL DOS COEFICIENTES DE ARRASTE E SUSTENTAÇÃO DE UM PERFIL DE AEROFÓLIO

2004/11

CONCEITUAÇÃO DO PROJETO DE UM MINICOLETOR COMPACTADOR DE RESÍDUOS DOMICILIARES PARAR EGIÕES DE DIFÍCIL ACESSO

2004/11

CONTROLADOR DE TEMPERATURA

2004/11

ESTUDO DA VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DE PASTINHA DE METAL DURO POR CBN

2004/11

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM MANIPULADOR ARTICULADO (ANTROPOMÓRFICO) COM 3 GRAUS DE LIBERDADE



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.