Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia de Produção

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade São Francisco (USF) visa formar profissionais que tenham formação sólida em ciências exatas e em conteúdos relacionados à gestão de processos produtivos e de serviços. A Engenharia de Produção é o curso com a maior inserção no mercado de trabalho.

A complexidade dos processos existentes hoje nos vários setores da economia gera para os engenheiros a necessidade de aliar raciocínio lógico-matemático, liderança e capacidade de gestão. O Engenheiro de Produção desenvolve habilidades, atitudes e conhecimentos de métodos e ferramentas para aumentar a produtividade e aprimorar a qualidade das operações e serviços.

A USF, adaptada ao mercado de trabalho contemporâneo, prepara seus profissionais para uma Engenharia que é uma das mais requisitadas pelo mercado de trabalho.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o engenheiro de produção inclui oportunidades no setor público, comércio, prestação de serviços, empresas de todos os portes, indústrias, bancos, construção civil, empresas de automação, fábricas e institutos de pesquisa e ensino.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.964 horas

PERÍODO: noturno.

Áreas de Atuação

O Engenheiro de Produção atua profissionalmente e mantêm similaridade com as áreas e respectivas subáreas da Engenharia de Produção definidas em 2008 pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), entre elas estão: Gestão de Produção ou Operações e Serviços; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Engenharia de Produção; Engenharia Industrial; Engenharia de Métodos e Processos; Engenharia de Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Manutenção; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão Logistica; Administração de Materiais; Gestão de Suprimentos e Compras; Gestão de distribuição; Engenharia de Qualidade; Gestão Estratégica e Organizacional; Gestão de Projetos; Gestão de Informação, Inovação e Tecnologia; Gestão de Custos e Controladoria; Gestão de Investimento e Riscos; Gestão Ambiental.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 111 de 04/02/2021. DOU nº 25, Seção 1, pág. 136, de 05/02/2021.

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: MÚLTIPLAS ATUAÇÕES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao gerenciamento de projetos, com as fases e ciclos de vida de projetos. A função do gerente de projetos, a influência do PMI (Project Management Institute) e com aplicação do guia de gestão de projetos (PMBOOK). Ênfase na aplicação dos conceitos de administração e economia. A aplicação de ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: 1. Elaborar, soluções de engenharia aplicado em gestão de projetos. 2. Implementar, supervisionar e controlar as soluções em gestão de projetos. 3. Comunicar com eficácia com as pessoas envolvidas no projeto. 4. Liderar equipes multidisciplinares que compõe o projeto. 5. Conhecer e aplicar com ética a legislação, pertinente ao gerenciamento de um projeto. 6. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, e usar os conceitos inovadores e tecnológicos pertinentes à área de aplicação da gestão do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de Dados. Aplicações do campo estatístico. Volume de dados e a Era da Informação no contexto da indústria. Análise de tendências e tomada de decisões com base em dados e informações.
OBJETIVO: 1. Analisar estados anteriores e prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões. 3. Interpretar os resultados obtidos a fim de tomar decisões com o menor risco possível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades mecânicas dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Distinguir as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Descrever as principais propriedades mecânicas dos materiais. 5. Comparar as relações existentes entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processos metalúrgicos e mecânicos em materiais metálicos; processos de peças de material cerâmico e polimérico. Processos especiais de fabricação. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Distinguir os principais processos de fabricação de peças metálicas, poliméricas e cerâmicas. 2. Reconhecer os processos especiais de fabricação. 3. Analisar as possibilidades pelas quais uma determinada peça pode ser fabricada. 4. Avaliar por quais processos uma determinada peça passou para obter as características de forma, dimensão, tolerâncias e acabamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Padrões de produção nas organizações industriais, comerciais ou de serviço. Ferramentas computacionais de simulação. Análises preventivas e preditivas que otimizam os sistemas produtivos, aumentando a competitividade e produtividade da operação industrial.
OBJETIVO: 1. Formular soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os problemas inerentes aos sistemas produtivos. e os respectivos métodos. 2. Criar e analisar sistemas produtivos, e as estações de trabalho aplicados aos produtos a serem produzidos. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções encontradas em sistemas de produção e nos métodos de trabalho de cada tipo de posto de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETRICIDADE APLICADA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos e conceitos básicos das características de elementos ativos e passivos utilizados em circuitos elétricos que operam em regime de corrente contínua e alternada. Planejamento e execução de melhorias em sistemas elétricos utilizados em equipamentos do setor industrial.
OBJETIVO: 1. Analisar os problemas, grandezas e fenômenos elétricos relacionados com a utilização da eletricidade. 2. Identificar técnicas de medição para melhoria da qualidade de operação de equipamentos industriais. 3. Avaliar a relação com conceitos teóricos e sua aplicação nos processos de controle de qualidade. 4. Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas. 5. Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade. Gerenciamento por processos. Abordagem para tomada de decisão. Utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Reconhecer, conjunto de atividades, operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Planejar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Utilizar as ferramentas da qualidade de maneira preventiva e corretiva, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Propriedade de figuras planas, equilíbrio de ponto material e de corpo rígido. Aplicações práticas do conceito de equilíbrio a problemas em três dimensões. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial, torção, vigas, estado plano de tensões, deformações e fadiga. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Identificar os conceitos de centroide e momento de inércia. 2. Aplicar os conceitos de centroide e momento de inércia em figuras planas compostas. 3. Descrever o que significa o estado de equilíbrio estático de um ponto ou corpo. 4. Aplicar o conceito de equilíbrio para calcular reações de apoio em estruturas de pequena complexidade. 5. Reconhecer os conceitos de tensão e deformação. 6. Aplicar as equações de tensão para o dimensionamento de estruturas de pequena complexidade. 7. Identificar as causas que levam à fadiga dos componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e capacidade da produção. Informações para o planejamento e controle da produção. Programação da gestão de Estoques. Planejamento agregado e o plano mestre de produção. Planejamento das necessidades de materiais. Programação de produção: Just-in-time, Kanban e Manufatura Enxuta. Softwares para planejamento e programação da produção.
OBJETIVO: 1. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos, componentes ou processos. 2. Prever e analisar demandas a partir de conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, em seus aspectos organizacionais; 3. Deduzir, determinar, a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade. 4. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, na área de produção e planejamento da operação respeitando as capacidades produtivas existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Otimização de sistemas com o auxílio de técnicas de simulação. Solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços. Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão. Modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente.
OBJETIVO: 1. Aplicar conceitos e métodos científicos na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. 2. Analisar e avaliar elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO CONTÁBIL E DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Importância da contabilidade e da análise dos demonstrativos contábeis para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Determinação dos custos de produtos. Análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços aplicados a Engenharia de Produção. Uso de software de apoio.
OBJETIVO: 1. Interpretar a Contabilidade de Custos, seus princípios e terminologias. 2. Comparar dados referentes aos custos e despesas. 3.Operacionalizar a Contabilidade como um instrumento de tomada de decisão. 4. Aplicar os conhecimentos e habilidades contábeis nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção. 5. Caracterizar os fatos contábeis ocorridos na empresa de acordo com os elementos de custos e despesas. 6. Analisar os processos de formação do preço de venda. 7. Avaliar as várias metodologias de custeamento da produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTO E RISCO | 72.0 h

EMENTA: Gestão financeira. Avaliação de viabilidade de investimentos para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Otimização da utilização dos recursos financeiros. Captação de recursos. Capital próprio ou de terceiros nos projetos de investimento. Engenharia Econômica. Gestão de riscos aplicados à Engenharia de Produção.
OBJETIVO: 1. Identificar os processos de natureza econômica e financeira aplicados à Engenharia de Produção. 2. Interpretar dados econômicos e os impactos na gestão financeira dos processos e das empresas. 3. Reconhecer o ciclo operacional e financeiro das empresas, desenvolvendo critérios de avaliação de análise dos projetos de financiamentos. 4. Analisar as fontes de financiamento para investimento em projetos empresariais. 5. Aplicar a análise financeira, de investimentos e de riscos nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS APLICADOS A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Os sistemas térmicos e suas aplicações. As reversibilidades e irreversibilidades. Os ciclos de potência a vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados. Os ciclos de potencia a gás e os ciclos de refrigeração por compressão de vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos matemáticos, computacionais ou físicos, validados por experimentação, com referência a equipamentos correspondentes. 2. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE PRODUTO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e desenvolvimento de produto; metodologias e ferramentas para gestão do desenvolvimento do produto; sistemas digitais de auxílio à gestão do produto. Gerenciamento de dados do produto com foco na inovação contínua, bem-estar sociais e redução de impactos ambientais. marketing e pesquisa de mercado para o produto.
OBJETIVO: 1. Identificar as necessidades do mercado e indústria em relação a produtos, serviços, materiais, seus processos de fabricação e materiais aplicados. 2. Operacionalizar técnicas para interagir com o processo de gestão da inovação e de gerenciamento de projetos de maneira sustentável. 3. Aplicar metodologias ágeis e inovadoras no desenvolvimento do produto. 4. Criar e desenvolver produtos e serviços inovadores. 5. Analisar a viabilidade técnica e econômica para desenvolver novos produtos e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Otimização não linear de sistemas com resolução computacional. Modelos de rede aplicados à modelagem de problemas da produção, operações e serviços. Aplicação de modelos matemáticos e simulação computacional de sistemas produtivos nas organizações. Modelos computacionais que simulam processos, antevendo problemas e melhorando a solução.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as características de problemas de otimização, modelos de rede e teoria dos jogos. 2. Aplicar as bases teóricas destes problemas à modelagem de casos reais. 3. Projetar e simular sistemas utilizando técnicas de pesquisa operacional. 4. Avaliar os sistemas simulados visando a aplicação em situações reais para problemas que envolvem produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 144.0 h

EMENTA: Visão integrada de Logística e Supply Chain. Tipos de logísticas. Indicadores de desempenho logístico. Integração da cadeia de suprimentos. Efeito Chicote. Roteirização e integração da cadeia de suprimentos. Gestão de Estoques. Projeto e Análise de Sistemas Logísticos. Tendências em gestão da cadeia de suprimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as definições e conceitos sobre logística, gestão da cadeia de suprimentos, estoques, alianças e parcerias, e redes globais de produção. 2. Identificar as abordagens teóricas e práticas da gestão de sistemas logísticos e de cadeia de suprimentos. 3. Praticar a integração da cadeia de suprimentos e sua relação com os processos de negócios das organizações. 4. Planejar e tomar decisões relativas à gestão de sistemas logísticos e de cadeias de suprimentos. 5. Resolver problemas de sistemas logísticos e de gestão da cadeia de suprimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Ferramentas práticas para a organização do trabalho. Conceitos de engenharia de métodos e layout. Sistemas eficientes de homem-máquina-ambiente para melhorar a ergonomia dos colaboradores, prevenir e mitigar acidentes. Normas Técnicas de Segurança estabelecidas em legislações específicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar princípios, dados e métodos para projetar objetivando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema. 2. Avaliar tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. 3. Desenvolver soluções que melhorem a ergonomia do trabalho das pessoas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Projetos de instalações industriais. Estratégias de produção, dimensionamento dos fatores de produção e estudos de fluxos. Aspectos ergonômicos, de segurança e higiene das instalações. Arranjos físicos. Modelagem e sistemas de representação e análise de projeto de instalações produtivas através de software..
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos relacionados às instalações industriais e suas interrelações 2. Projetar e analisar os sistemas industriais. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia aplicadas nas instalações industriais 4. Aplicar com ética as legislações pertinentes às instalações industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS FLUIDOS MECÂNICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. Aplicação de compressores, bombas, atuadores, válvulas para circuitos. Leitura e interpretação de circuitos pneumáticos e hidráulicos. Componentes de circuitos eletropneumáticos.
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia para sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. 2. Relacionar os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos, verificados e experimentados em laboratório específico, para a pneumática e hidráulica industrial. 4. Implantar, e controlar as soluções desenvolvidas para os sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de produção. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Prática do planejamento estratégico organizacional, com foco na definição da missão, visão, valores e objetivos da empresa. Implementação e controle das estratégias organizacionais. Operacionalização da metodologia do jogo de empresas. Elaboração do Planejamento. Simulações e Tomada de Decisões.
OBJETIVO: 1. Identificar os objetivos de uma organização e a maneira como pode contribuir para atingir esses objetivos; 2. Desenvolver e avaliar a missão, visão e valores de uma organização. 3. Planejar e justificar decisões, contribuindo para o sucesso da organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Histórico e tipos de manutenção. Organização, planejamento e controle da manutenção, lubrificação industrial e os fatores tribológicos. Coleta e análise de dados de manutenção. Indicadores de Manutenção. Normas de segurança aplicada à manutenção. Noções de confiabilidade. Aspectos econômicos, ambientais e de segurança. Noções de Facilities.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos aplicados à manutenção industrial. 2. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia os conceitos de gestão da manutenção industrial. 3. Liderar equipes multidisciplinares, no âmbito da manutenção industrial. 4. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos, na gestão da manutenção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E DA INOVAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação e aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento e inovação. Planejamento, organização, direção e avaliação do desempenho organizacional. Dados e informações para geração de conhecimento e tomada de decisões que aumentem a inovação na empresa.
OBJETIVO: 1.Interpretar e avaliar fatores externos e internos que indicam mudanças na organização para o desenvolvimento inovativo desta. 2.Aplicar ferramentas de gestão e controle para desenvolvimento do conhecimento e inovação. 3.Analisar dados e informações internas e externas para tomada de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: MÚLTIPLAS ATUAÇÕES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao gerenciamento de projetos, com as fases e ciclos de vida de projetos. A função do gerente de projetos, a influência do PMI (Project Management Institute) e com aplicação do guia de gestão de projetos (PMBOOK). Ênfase na aplicação dos conceitos de administração e economia. A aplicação de ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: 1. Elaborar, soluções de engenharia aplicado em gestão de projetos. 2. Implementar, supervisionar e controlar as soluções em gestão de projetos. 3. Comunicar com eficácia com as pessoas envolvidas no projeto. 4. Liderar equipes multidisciplinares que compõe o projeto. 5. Conhecer e aplicar com ética a legislação, pertinente ao gerenciamento de um projeto. 6. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, e usar os conceitos inovadores e tecnológicos pertinentes à área de aplicação da gestão do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de Dados. Aplicações do campo estatístico. Volume de dados e a Era da Informação no contexto da indústria. Análise de tendências e tomada de decisões com base em dados e informações.
OBJETIVO: 1. Analisar estados anteriores e prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões. 3. Interpretar os resultados obtidos a fim de tomar decisões com o menor risco possível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades mecânicas dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Distinguir as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Descrever as principais propriedades mecânicas dos materiais. 5. Comparar as relações existentes entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processos metalúrgicos e mecânicos em materiais metálicos; processos de peças de material cerâmico e polimérico. Processos especiais de fabricação. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Distinguir os principais processos de fabricação de peças metálicas, poliméricas e cerâmicas. 2. Reconhecer os processos especiais de fabricação. 3. Analisar as possibilidades pelas quais uma determinada peça pode ser fabricada. 4. Avaliar por quais processos uma determinada peça passou para obter as características de forma, dimensão, tolerâncias e acabamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Padrões de produção nas organizações industriais, comerciais ou de serviço. Ferramentas computacionais de simulação. Análises preventivas e preditivas que otimizam os sistemas produtivos, aumentando a competitividade e produtividade da operação industrial.
OBJETIVO: 1. Formular soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os problemas inerentes aos sistemas produtivos. e os respectivos métodos. 2. Criar e analisar sistemas produtivos, e as estações de trabalho aplicados aos produtos a serem produzidos. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções encontradas em sistemas de produção e nos métodos de trabalho de cada tipo de posto de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETRICIDADE APLICADA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos e conceitos básicos das características de elementos ativos e passivos utilizados em circuitos elétricos que operam em regime de corrente contínua e alternada. Planejamento e execução de melhorias em sistemas elétricos utilizados em equipamentos do setor industrial.
OBJETIVO: 1. Analisar os problemas, grandezas e fenômenos elétricos relacionados com a utilização da eletricidade. 2. Identificar técnicas de medição para melhoria da qualidade de operação de equipamentos industriais. 3. Avaliar a relação com conceitos teóricos e sua aplicação nos processos de controle de qualidade. 4. Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas. 5. Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade. Gerenciamento por processos. Abordagem para tomada de decisão. Utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Reconhecer, conjunto de atividades, operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Planejar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Utilizar as ferramentas da qualidade de maneira preventiva e corretiva, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Propriedade de figuras planas, equilíbrio de ponto material e de corpo rígido. Aplicações práticas do conceito de equilíbrio a problemas em três dimensões. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial, torção, vigas, estado plano de tensões, deformações e fadiga. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Identificar os conceitos de centroide e momento de inércia. 2. Aplicar os conceitos de centroide e momento de inércia em figuras planas compostas. 3. Descrever o que significa o estado de equilíbrio estático de um ponto ou corpo. 4. Aplicar o conceito de equilíbrio para calcular reações de apoio em estruturas de pequena complexidade. 5. Reconhecer os conceitos de tensão e deformação. 6. Aplicar as equações de tensão para o dimensionamento de estruturas de pequena complexidade. 7. Identificar as causas que levam à fadiga dos componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e capacidade da produção. Informações para o planejamento e controle da produção. Programação da gestão de Estoques. Planejamento agregado e o plano mestre de produção. Planejamento das necessidades de materiais. Programação de produção: Just-in-time, Kanban e Manufatura Enxuta. Softwares para planejamento e programação da produção.
OBJETIVO: 1. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos, componentes ou processos. 2. Prever e analisar demandas a partir de conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, em seus aspectos organizacionais; 3. Deduzir, determinar, a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade. 4. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, na área de produção e planejamento da operação respeitando as capacidades produtivas existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Otimização de sistemas com o auxílio de técnicas de simulação. Solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços. Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão. Modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente.
OBJETIVO: 1. Aplicar conceitos e métodos científicos na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. 2. Analisar e avaliar elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO CONTÁBIL E DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Importância da contabilidade e da análise dos demonstrativos contábeis para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Determinação dos custos de produtos. Análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços aplicados a Engenharia de Produção. Uso de software de apoio.
OBJETIVO: 1. Interpretar a Contabilidade de Custos, seus princípios e terminologias. 2. Comparar dados referentes aos custos e despesas. 3.Operacionalizar a Contabilidade como um instrumento de tomada de decisão. 4. Aplicar os conhecimentos e habilidades contábeis nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção. 5. Caracterizar os fatos contábeis ocorridos na empresa de acordo com os elementos de custos e despesas. 6. Analisar os processos de formação do preço de venda. 7. Avaliar as várias metodologias de custeamento da produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTO E RISCO | 72.0 h

EMENTA: Gestão financeira. Avaliação de viabilidade de investimentos para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Otimização da utilização dos recursos financeiros. Captação de recursos. Capital próprio ou de terceiros nos projetos de investimento. Engenharia Econômica. Gestão de riscos aplicados à Engenharia de Produção.
OBJETIVO: 1. Identificar os processos de natureza econômica e financeira aplicados à Engenharia de Produção. 2. Interpretar dados econômicos e os impactos na gestão financeira dos processos e das empresas. 3. Reconhecer o ciclo operacional e financeiro das empresas, desenvolvendo critérios de avaliação de análise dos projetos de financiamentos. 4. Analisar as fontes de financiamento para investimento em projetos empresariais. 5. Aplicar a análise financeira, de investimentos e de riscos nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS APLICADOS A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Os sistemas térmicos e suas aplicações. As reversibilidades e irreversibilidades. Os ciclos de potência a vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados. Os ciclos de potencia a gás e os ciclos de refrigeração por compressão de vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos matemáticos, computacionais ou físicos, validados por experimentação, com referência a equipamentos correspondentes. 2. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE PRODUTO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e desenvolvimento de produto; metodologias e ferramentas para gestão do desenvolvimento do produto; sistemas digitais de auxílio à gestão do produto. Gerenciamento de dados do produto com foco na inovação contínua, bem-estar sociais e redução de impactos ambientais. marketing e pesquisa de mercado para o produto.
OBJETIVO: 1. Identificar as necessidades do mercado e indústria em relação a produtos, serviços, materiais, seus processos de fabricação e materiais aplicados. 2. Operacionalizar técnicas para interagir com o processo de gestão da inovação e de gerenciamento de projetos de maneira sustentável. 3. Aplicar metodologias ágeis e inovadoras no desenvolvimento do produto. 4. Criar e desenvolver produtos e serviços inovadores. 5. Analisar a viabilidade técnica e econômica para desenvolver novos produtos e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Otimização não linear de sistemas com resolução computacional. Modelos de rede aplicados à modelagem de problemas da produção, operações e serviços. Aplicação de modelos matemáticos e simulação computacional de sistemas produtivos nas organizações. Modelos computacionais que simulam processos, antevendo problemas e melhorando a solução.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as características de problemas de otimização, modelos de rede e teoria dos jogos. 2. Aplicar as bases teóricas destes problemas à modelagem de casos reais. 3. Projetar e simular sistemas utilizando técnicas de pesquisa operacional. 4. Avaliar os sistemas simulados visando a aplicação em situações reais para problemas que envolvem produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 144.0 h

EMENTA: Visão integrada de Logística e Supply Chain. Tipos de logísticas. Indicadores de desempenho logístico. Integração da cadeia de suprimentos. Efeito Chicote. Roteirização e integração da cadeia de suprimentos. Gestão de Estoques. Projeto e Análise de Sistemas Logísticos. Tendências em gestão da cadeia de suprimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as definições e conceitos sobre logística, gestão da cadeia de suprimentos, estoques, alianças e parcerias, e redes globais de produção. 2. Identificar as abordagens teóricas e práticas da gestão de sistemas logísticos e de cadeia de suprimentos. 3. Praticar a integração da cadeia de suprimentos e sua relação com os processos de negócios das organizações. 4. Planejar e tomar decisões relativas à gestão de sistemas logísticos e de cadeias de suprimentos. 5. Resolver problemas de sistemas logísticos e de gestão da cadeia de suprimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Ferramentas práticas para a organização do trabalho. Conceitos de engenharia de métodos e layout. Sistemas eficientes de homem-máquina-ambiente para melhorar a ergonomia dos colaboradores, prevenir e mitigar acidentes. Normas Técnicas de Segurança estabelecidas em legislações específicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar princípios, dados e métodos para projetar objetivando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema. 2. Avaliar tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. 3. Desenvolver soluções que melhorem a ergonomia do trabalho das pessoas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Projetos de instalações industriais. Estratégias de produção, dimensionamento dos fatores de produção e estudos de fluxos. Aspectos ergonômicos, de segurança e higiene das instalações. Arranjos físicos. Modelagem e sistemas de representação e análise de projeto de instalações produtivas através de software..
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos relacionados às instalações industriais e suas interrelações 2. Projetar e analisar os sistemas industriais. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia aplicadas nas instalações industriais 4. Aplicar com ética as legislações pertinentes às instalações industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS FLUIDOS MECÂNICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. Aplicação de compressores, bombas, atuadores, válvulas para circuitos. Leitura e interpretação de circuitos pneumáticos e hidráulicos. Componentes de circuitos eletropneumáticos.
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia para sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. 2. Relacionar os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos, verificados e experimentados em laboratório específico, para a pneumática e hidráulica industrial. 4. Implantar, e controlar as soluções desenvolvidas para os sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de produção. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Prática do planejamento estratégico organizacional, com foco na definição da missão, visão, valores e objetivos da empresa. Implementação e controle das estratégias organizacionais. Operacionalização da metodologia do jogo de empresas. Elaboração do Planejamento. Simulações e Tomada de Decisões.
OBJETIVO: 1. Identificar os objetivos de uma organização e a maneira como pode contribuir para atingir esses objetivos; 2. Desenvolver e avaliar a missão, visão e valores de uma organização. 3. Planejar e justificar decisões, contribuindo para o sucesso da organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Histórico e tipos de manutenção. Organização, planejamento e controle da manutenção, lubrificação industrial e os fatores tribológicos. Coleta e análise de dados de manutenção. Indicadores de Manutenção. Normas de segurança aplicada à manutenção. Noções de confiabilidade. Aspectos econômicos, ambientais e de segurança. Noções de Facilities.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos aplicados à manutenção industrial. 2. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia os conceitos de gestão da manutenção industrial. 3. Liderar equipes multidisciplinares, no âmbito da manutenção industrial. 4. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos, na gestão da manutenção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E DA INOVAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação e aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento e inovação. Planejamento, organização, direção e avaliação do desempenho organizacional. Dados e informações para geração de conhecimento e tomada de decisões que aumentem a inovação na empresa.
OBJETIVO: 1.Interpretar e avaliar fatores externos e internos que indicam mudanças na organização para o desenvolvimento inovativo desta. 2.Aplicar ferramentas de gestão e controle para desenvolvimento do conhecimento e inovação. 3.Analisar dados e informações internas e externas para tomada de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÚLTIPLAS ATUAÇÕES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Projeto de melhoria com foco nas áreas da engenharia de produção definidas pela ABEPRO. Ferramentas computacionais. Legislação aplicada na atuação do engenheiro de produção. Medidas para prevenção e combate de desastres naturais.
OBJETIVO: 1. Propor soluções aos usuários dos serviços de engenharia com base na análise de seu contexto e necessidade 2. Comunicar com efetividade e eficiência nas formas escrita, oral e gráfica. 3. Liderar equipes multidisciplinares. 4. Interpretar e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao gerenciamento de projetos, com as fases e ciclos de vida de projetos. A função do gerente de projetos, a influência do PMI (Project Management Institute) e com aplicação do guia de gestão de projetos (PMBOOK). Ênfase na aplicação dos conceitos de administração e economia. A aplicação de ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: 1. Elaborar, soluções de engenharia aplicado em gestão de projetos. 2. Implementar, supervisionar e controlar as soluções em gestão de projetos. 3. Comunicar com eficácia com as pessoas envolvidas no projeto. 4. Liderar equipes multidisciplinares que compõe o projeto. 5. Conhecer e aplicar com ética a legislação, pertinente ao gerenciamento de um projeto. 6. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, e usar os conceitos inovadores e tecnológicos pertinentes à área de aplicação da gestão do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de Dados. Aplicações do campo estatístico. Volume de dados e a Era da Informação no contexto da indústria. Análise de tendências e tomada de decisões com base em dados e informações.
OBJETIVO: 1. Analisar estados anteriores e prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões. 3. Interpretar os resultados obtidos a fim de tomar decisões com o menor risco possível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades mecânicas dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Distinguir as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Descrever as principais propriedades mecânicas dos materiais. 5. Comparar as relações existentes entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processos metalúrgicos e mecânicos em materiais metálicos; processos de peças de material cerâmico e polimérico. Processos especiais de fabricação. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Distinguir os principais processos de fabricação de peças metálicas, poliméricas e cerâmicas. 2. Reconhecer os processos especiais de fabricação. 3. Analisar as possibilidades pelas quais uma determinada peça pode ser fabricada. 4. Avaliar por quais processos uma determinada peça passou para obter as características de forma, dimensão, tolerâncias e acabamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Padrões de produção nas organizações industriais, comerciais ou de serviço. Ferramentas computacionais de simulação. Análises preventivas e preditivas que otimizam os sistemas produtivos, aumentando a competitividade e produtividade da operação industrial.
OBJETIVO: 1. Formular soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os problemas inerentes aos sistemas produtivos. e os respectivos métodos. 2. Criar e analisar sistemas produtivos, e as estações de trabalho aplicados aos produtos a serem produzidos. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções encontradas em sistemas de produção e nos métodos de trabalho de cada tipo de posto de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETRICIDADE APLICADA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos e conceitos básicos das características de elementos ativos e passivos utilizados em circuitos elétricos que operam em regime de corrente contínua e alternada. Planejamento e execução de melhorias em sistemas elétricos utilizados em equipamentos do setor industrial.
OBJETIVO: 1. Analisar os problemas, grandezas e fenômenos elétricos relacionados com a utilização da eletricidade. 2. Identificar técnicas de medição para melhoria da qualidade de operação de equipamentos industriais. 3. Avaliar a relação com conceitos teóricos e sua aplicação nos processos de controle de qualidade. 4. Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas. 5. Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade. Gerenciamento por processos. Abordagem para tomada de decisão. Utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Reconhecer, conjunto de atividades, operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Planejar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Utilizar as ferramentas da qualidade de maneira preventiva e corretiva, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Propriedade de figuras planas, equilíbrio de ponto material e de corpo rígido. Aplicações práticas do conceito de equilíbrio a problemas em três dimensões. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial, torção, vigas, estado plano de tensões, deformações e fadiga. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Identificar os conceitos de centroide e momento de inércia. 2. Aplicar os conceitos de centroide e momento de inércia em figuras planas compostas. 3. Descrever o que significa o estado de equilíbrio estático de um ponto ou corpo. 4. Aplicar o conceito de equilíbrio para calcular reações de apoio em estruturas de pequena complexidade. 5. Reconhecer os conceitos de tensão e deformação. 6. Aplicar as equações de tensão para o dimensionamento de estruturas de pequena complexidade. 7. Identificar as causas que levam à fadiga dos componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e capacidade da produção. Informações para o planejamento e controle da produção. Programação da gestão de Estoques. Planejamento agregado e o plano mestre de produção. Planejamento das necessidades de materiais. Programação de produção: Just-in-time, Kanban e Manufatura Enxuta. Softwares para planejamento e programação da produção.
OBJETIVO: 1. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos, componentes ou processos. 2. Prever e analisar demandas a partir de conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, em seus aspectos organizacionais; 3. Deduzir, determinar, a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade. 4. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, na área de produção e planejamento da operação respeitando as capacidades produtivas existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Otimização de sistemas com o auxílio de técnicas de simulação. Solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços. Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão. Modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente.
OBJETIVO: 1. Aplicar conceitos e métodos científicos na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. 2. Analisar e avaliar elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO CONTÁBIL E DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Importância da contabilidade e da análise dos demonstrativos contábeis para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Determinação dos custos de produtos. Análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços aplicados a Engenharia de Produção. Uso de software de apoio.
OBJETIVO: 1. Interpretar a Contabilidade de Custos, seus princípios e terminologias. 2. Comparar dados referentes aos custos e despesas. 3.Operacionalizar a Contabilidade como um instrumento de tomada de decisão. 4. Aplicar os conhecimentos e habilidades contábeis nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção. 5. Caracterizar os fatos contábeis ocorridos na empresa de acordo com os elementos de custos e despesas. 6. Analisar os processos de formação do preço de venda. 7. Avaliar as várias metodologias de custeamento da produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTO E RISCO | 72.0 h

EMENTA: Gestão financeira. Avaliação de viabilidade de investimentos para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Otimização da utilização dos recursos financeiros. Captação de recursos. Capital próprio ou de terceiros nos projetos de investimento. Engenharia Econômica. Gestão de riscos aplicados à Engenharia de Produção.
OBJETIVO: 1. Identificar os processos de natureza econômica e financeira aplicados à Engenharia de Produção. 2. Interpretar dados econômicos e os impactos na gestão financeira dos processos e das empresas. 3. Reconhecer o ciclo operacional e financeiro das empresas, desenvolvendo critérios de avaliação de análise dos projetos de financiamentos. 4. Analisar as fontes de financiamento para investimento em projetos empresariais. 5. Aplicar a análise financeira, de investimentos e de riscos nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS APLICADOS A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Os sistemas térmicos e suas aplicações. As reversibilidades e irreversibilidades. Os ciclos de potência a vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados. Os ciclos de potencia a gás e os ciclos de refrigeração por compressão de vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos matemáticos, computacionais ou físicos, validados por experimentação, com referência a equipamentos correspondentes. 2. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE PRODUTO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e desenvolvimento de produto; metodologias e ferramentas para gestão do desenvolvimento do produto; sistemas digitais de auxílio à gestão do produto. Gerenciamento de dados do produto com foco na inovação contínua, bem-estar sociais e redução de impactos ambientais. marketing e pesquisa de mercado para o produto.
OBJETIVO: 1. Identificar as necessidades do mercado e indústria em relação a produtos, serviços, materiais, seus processos de fabricação e materiais aplicados. 2. Operacionalizar técnicas para interagir com o processo de gestão da inovação e de gerenciamento de projetos de maneira sustentável. 3. Aplicar metodologias ágeis e inovadoras no desenvolvimento do produto. 4. Criar e desenvolver produtos e serviços inovadores. 5. Analisar a viabilidade técnica e econômica para desenvolver novos produtos e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Otimização não linear de sistemas com resolução computacional. Modelos de rede aplicados à modelagem de problemas da produção, operações e serviços. Aplicação de modelos matemáticos e simulação computacional de sistemas produtivos nas organizações. Modelos computacionais que simulam processos, antevendo problemas e melhorando a solução.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as características de problemas de otimização, modelos de rede e teoria dos jogos. 2. Aplicar as bases teóricas destes problemas à modelagem de casos reais. 3. Projetar e simular sistemas utilizando técnicas de pesquisa operacional. 4. Avaliar os sistemas simulados visando a aplicação em situações reais para problemas que envolvem produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 144.0 h

EMENTA: Visão integrada de Logística e Supply Chain. Tipos de logísticas. Indicadores de desempenho logístico. Integração da cadeia de suprimentos. Efeito Chicote. Roteirização e integração da cadeia de suprimentos. Gestão de Estoques. Projeto e Análise de Sistemas Logísticos. Tendências em gestão da cadeia de suprimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as definições e conceitos sobre logística, gestão da cadeia de suprimentos, estoques, alianças e parcerias, e redes globais de produção. 2. Identificar as abordagens teóricas e práticas da gestão de sistemas logísticos e de cadeia de suprimentos. 3. Praticar a integração da cadeia de suprimentos e sua relação com os processos de negócios das organizações. 4. Planejar e tomar decisões relativas à gestão de sistemas logísticos e de cadeias de suprimentos. 5. Resolver problemas de sistemas logísticos e de gestão da cadeia de suprimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Ferramentas práticas para a organização do trabalho. Conceitos de engenharia de métodos e layout. Sistemas eficientes de homem-máquina-ambiente para melhorar a ergonomia dos colaboradores, prevenir e mitigar acidentes. Normas Técnicas de Segurança estabelecidas em legislações específicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar princípios, dados e métodos para projetar objetivando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema. 2. Avaliar tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. 3. Desenvolver soluções que melhorem a ergonomia do trabalho das pessoas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Projetos de instalações industriais. Estratégias de produção, dimensionamento dos fatores de produção e estudos de fluxos. Aspectos ergonômicos, de segurança e higiene das instalações. Arranjos físicos. Modelagem e sistemas de representação e análise de projeto de instalações produtivas através de software..
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos relacionados às instalações industriais e suas interrelações 2. Projetar e analisar os sistemas industriais. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia aplicadas nas instalações industriais 4. Aplicar com ética as legislações pertinentes às instalações industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS FLUIDOS MECÂNICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. Aplicação de compressores, bombas, atuadores, válvulas para circuitos. Leitura e interpretação de circuitos pneumáticos e hidráulicos. Componentes de circuitos eletropneumáticos.
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia para sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. 2. Relacionar os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos, verificados e experimentados em laboratório específico, para a pneumática e hidráulica industrial. 4. Implantar, e controlar as soluções desenvolvidas para os sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de produção. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Prática do planejamento estratégico organizacional, com foco na definição da missão, visão, valores e objetivos da empresa. Implementação e controle das estratégias organizacionais. Operacionalização da metodologia do jogo de empresas. Elaboração do Planejamento. Simulações e Tomada de Decisões.
OBJETIVO: 1. Identificar os objetivos de uma organização e a maneira como pode contribuir para atingir esses objetivos; 2. Desenvolver e avaliar a missão, visão e valores de uma organização. 3. Planejar e justificar decisões, contribuindo para o sucesso da organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Histórico e tipos de manutenção. Organização, planejamento e controle da manutenção, lubrificação industrial e os fatores tribológicos. Coleta e análise de dados de manutenção. Indicadores de Manutenção. Normas de segurança aplicada à manutenção. Noções de confiabilidade. Aspectos econômicos, ambientais e de segurança. Noções de Facilities.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos aplicados à manutenção industrial. 2. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia os conceitos de gestão da manutenção industrial. 3. Liderar equipes multidisciplinares, no âmbito da manutenção industrial. 4. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos, na gestão da manutenção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E DA INOVAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação e aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento e inovação. Planejamento, organização, direção e avaliação do desempenho organizacional. Dados e informações para geração de conhecimento e tomada de decisões que aumentem a inovação na empresa.
OBJETIVO: 1.Interpretar e avaliar fatores externos e internos que indicam mudanças na organização para o desenvolvimento inovativo desta. 2.Aplicar ferramentas de gestão e controle para desenvolvimento do conhecimento e inovação. 3.Analisar dados e informações internas e externas para tomada de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÚLTIPLAS ATUAÇÕES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Projeto de melhoria com foco nas áreas da engenharia de produção definidas pela ABEPRO. Ferramentas computacionais. Legislação aplicada na atuação do engenheiro de produção. Medidas para prevenção e combate de desastres naturais.
OBJETIVO: 1. Propor soluções aos usuários dos serviços de engenharia com base na análise de seu contexto e necessidade 2. Comunicar com efetividade e eficiência nas formas escrita, oral e gráfica. 3. Liderar equipes multidisciplinares. 4. Interpretar e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

EMENTA: Normas e Convenções. Projeções ortogonais. Tipos de Linhas. Métodos de cotagem. Tipos de Cortes. Elementos de máquinas. Desenho auxiliado por computador.
OBJETIVO: 1. Identificar as principais normas e convenções aplicadas ao desenho técnico mecânico. 2. Compreender as projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro. 3. Desenvolver projeções de objetos utilizando de diversos tipos de linhas e cortes. 4. Aprender a expressar as dimensões dos objetos através da cotagem e aplicar. 5.Compreender as técnicas para elaboração de desenho assistido por computador CAD. 6.Elaborar desenhos a partir de recursos computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao gerenciamento de projetos, com as fases e ciclos de vida de projetos. A função do gerente de projetos, a influência do PMI (Project Management Institute) e com aplicação do guia de gestão de projetos (PMBOOK). Ênfase na aplicação dos conceitos de administração e economia. A aplicação de ferramentas computacionais de apoio ao projeto.
OBJETIVO: 1. Elaborar, soluções de engenharia aplicado em gestão de projetos. 2. Implementar, supervisionar e controlar as soluções em gestão de projetos. 3. Comunicar com eficácia com as pessoas envolvidas no projeto. 4. Liderar equipes multidisciplinares que compõe o projeto. 5. Conhecer e aplicar com ética a legislação, pertinente ao gerenciamento de um projeto. 6. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, e usar os conceitos inovadores e tecnológicos pertinentes à área de aplicação da gestão do projeto.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Terminologia aplicada na metrologia. Fundamentos de leitura com instrumentos de medição. Tolerâncias e ajustes. Parâmetro de rugosidade. Princípios de instrumentação.
OBJETIVO: 1. Conhecer as aplicações da Metrologia Industrial. 2. Entender os fundamentos da leitura com instrumentos de medição e aplicar seus conhecimentos. 3. Aprender a terminologia tolerância e ajuste baseado na NBR 6158 e interpretar o seu uso correto. 4. Compreender os diversos tipos de tolerância geométrica e analisar suas aplicações. 5. Associar os conceitos e os parâmetros de rugosidade para avaliar uma superfície. 6. Identificar as diversas soluções disponíveis para avaliar os mais diversos tipos de grandezas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de Dados. Aplicações do campo estatístico. Volume de dados e a Era da Informação no contexto da indústria. Análise de tendências e tomada de decisões com base em dados e informações.
OBJETIVO: 1. Analisar estados anteriores e prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões. 3. Interpretar os resultados obtidos a fim de tomar decisões com o menor risco possível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Principais materiais de engenharia, com início em estrutura e ligações atômicas. Ordenação e imperfeições nos sólidos, difusão, propriedades mecânicas dos materiais, como metais, polímeros e cerâmicos. Mecanismos de alteração da resistência mecânica, transformação de fases e principais tratamentos dos aços. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais classes de materiais. 2. Aplicar os conceitos relacionados à estrutura dos materiais. 3. Distinguir as diferenças entre as principais classes de materiais do ponto de vista da estrutura. 4. Descrever as principais propriedades mecânicas dos materiais. 5. Comparar as relações existentes entre estrutura e propriedade dos materiais. 6. Aplicar os conhecimentos sobre estrutura dos materiais para controle de suas propriedades. 7. Analisar as estruturas dos materiais para previsão de suas propriedades.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processos metalúrgicos e mecânicos em materiais metálicos; processos de peças de material cerâmico e polimérico. Processos especiais de fabricação. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Distinguir os principais processos de fabricação de peças metálicas, poliméricas e cerâmicas. 2. Reconhecer os processos especiais de fabricação. 3. Analisar as possibilidades pelas quais uma determinada peça pode ser fabricada. 4. Avaliar por quais processos uma determinada peça passou para obter as características de forma, dimensão, tolerâncias e acabamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E MÉTODOS | 72.0 h

EMENTA: Padrões de produção nas organizações industriais, comerciais ou de serviço. Ferramentas computacionais de simulação. Análises preventivas e preditivas que otimizam os sistemas produtivos, aumentando a competitividade e produtividade da operação industrial.
OBJETIVO: 1. Formular soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os problemas inerentes aos sistemas produtivos. e os respectivos métodos. 2. Criar e analisar sistemas produtivos, e as estações de trabalho aplicados aos produtos a serem produzidos. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções encontradas em sistemas de produção e nos métodos de trabalho de cada tipo de posto de trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

ELETRICIDADE APLICADA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos e conceitos básicos das características de elementos ativos e passivos utilizados em circuitos elétricos que operam em regime de corrente contínua e alternada. Planejamento e execução de melhorias em sistemas elétricos utilizados em equipamentos do setor industrial.
OBJETIVO: 1. Analisar os problemas, grandezas e fenômenos elétricos relacionados com a utilização da eletricidade. 2. Identificar técnicas de medição para melhoria da qualidade de operação de equipamentos industriais. 3. Avaliar a relação com conceitos teóricos e sua aplicação nos processos de controle de qualidade. 4. Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas. 5. Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DA QUALIDADE | 72.0 h

EMENTA: Evolução das abordagens para o planejamento e controle de sistemas de gestão da qualidade. Gerenciamento por processos. Abordagem para tomada de decisão. Utilização de ferramentas da qualidade, identificando os fatores críticos para a implementação de programas de melhoria e controle metrológico da qualidade.
OBJETIVO: 1. Reconhecer, conjunto de atividades, operacionais, gerenciais e de engenharia, para uma busca incessante da qualidade de produtos e serviços. 2. Planejar a qualidade com base em dados e fatos existentes e a previsão destes. 3. Aplicar as melhores ferramentas de qualidade, utilizando-se de técnicas matemáticas e estatísticas. 4. Utilizar as ferramentas da qualidade de maneira preventiva e corretiva, incorporando o espírito de equipe em busca dos objetivos, proporcionando a qualificação de seus subordinados e parceiros.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

EMENTA: Propriedade de figuras planas, equilíbrio de ponto material e de corpo rígido. Aplicações práticas do conceito de equilíbrio a problemas em três dimensões. Conceitos de tensão e deformação. Carregamento axial, torção, vigas, estado plano de tensões, deformações e fadiga. Aplicação de ferramentas computacionais de apoio.
OBJETIVO: 1. Identificar os conceitos de centroide e momento de inércia. 2. Aplicar os conceitos de centroide e momento de inércia em figuras planas compostas. 3. Descrever o que significa o estado de equilíbrio estático de um ponto ou corpo. 4. Aplicar o conceito de equilíbrio para calcular reações de apoio em estruturas de pequena complexidade. 5. Reconhecer os conceitos de tensão e deformação. 6. Aplicar as equações de tensão para o dimensionamento de estruturas de pequena complexidade. 7. Identificar as causas que levam à fadiga dos componentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Planejamento e capacidade da produção. Informações para o planejamento e controle da produção. Programação da gestão de Estoques. Planejamento agregado e o plano mestre de produção. Planejamento das necessidades de materiais. Programação de produção: Just-in-time, Kanban e Manufatura Enxuta. Softwares para planejamento e programação da produção.
OBJETIVO: 1. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos, componentes ou processos. 2. Prever e analisar demandas a partir de conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, em seus aspectos organizacionais; 3. Deduzir, determinar, a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade. 4. Desenvolver autonomia para lidar com situações e contextos complexos, na área de produção e planejamento da operação respeitando as capacidades produtivas existentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Otimização de sistemas com o auxílio de técnicas de simulação. Solução de problemas envolvendo produção, operações e serviços. Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão. Modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente.
OBJETIVO: 1. Aplicar conceitos e métodos científicos na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. 2. Analisar e avaliar elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO CONTÁBIL E DE CUSTOS | 72.0 h

EMENTA: Importância da contabilidade e da análise dos demonstrativos contábeis para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Determinação dos custos de produtos. Análise crítica sobre a rentabilidade e preço de venda relativo a produtos e serviços aplicados a Engenharia de Produção. Uso de software de apoio.
OBJETIVO: 1. Interpretar a Contabilidade de Custos, seus princípios e terminologias. 2. Comparar dados referentes aos custos e despesas. 3.Operacionalizar a Contabilidade como um instrumento de tomada de decisão. 4. Aplicar os conhecimentos e habilidades contábeis nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção. 5. Caracterizar os fatos contábeis ocorridos na empresa de acordo com os elementos de custos e despesas. 6. Analisar os processos de formação do preço de venda. 7. Avaliar as várias metodologias de custeamento da produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTO E RISCO | 72.0 h

EMENTA: Gestão financeira. Avaliação de viabilidade de investimentos para tomada de decisões e aprimoramentos dos processos produtivos. Otimização da utilização dos recursos financeiros. Captação de recursos. Capital próprio ou de terceiros nos projetos de investimento. Engenharia Econômica. Gestão de riscos aplicados à Engenharia de Produção.
OBJETIVO: 1. Identificar os processos de natureza econômica e financeira aplicados à Engenharia de Produção. 2. Interpretar dados econômicos e os impactos na gestão financeira dos processos e das empresas. 3. Reconhecer o ciclo operacional e financeiro das empresas, desenvolvendo critérios de avaliação de análise dos projetos de financiamentos. 4. Analisar as fontes de financiamento para investimento em projetos empresariais. 5. Aplicar a análise financeira, de investimentos e de riscos nas atividades relacionadas à Engenharia de Produção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS TÉRMICOS APLICADOS A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Os sistemas térmicos e suas aplicações. As reversibilidades e irreversibilidades. Os ciclos de potência a vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados. Os ciclos de potencia a gás e os ciclos de refrigeração por compressão de vapor e uma introdução aos equipamentos relacionados.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos matemáticos, computacionais ou físicos, validados por experimentação, com referência a equipamentos correspondentes. 2. Aprender de forma autônoma, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DE PRODUTO | 72.0 h

EMENTA: Projeto e desenvolvimento de produto; metodologias e ferramentas para gestão do desenvolvimento do produto; sistemas digitais de auxílio à gestão do produto. Gerenciamento de dados do produto com foco na inovação contínua, bem-estar sociais e redução de impactos ambientais. marketing e pesquisa de mercado para o produto.
OBJETIVO: 1. Identificar as necessidades do mercado e indústria em relação a produtos, serviços, materiais, seus processos de fabricação e materiais aplicados. 2. Operacionalizar técnicas para interagir com o processo de gestão da inovação e de gerenciamento de projetos de maneira sustentável. 3. Aplicar metodologias ágeis e inovadoras no desenvolvimento do produto. 4. Criar e desenvolver produtos e serviços inovadores. 5. Analisar a viabilidade técnica e econômica para desenvolver novos produtos e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Otimização não linear de sistemas com resolução computacional. Modelos de rede aplicados à modelagem de problemas da produção, operações e serviços. Aplicação de modelos matemáticos e simulação computacional de sistemas produtivos nas organizações. Modelos computacionais que simulam processos, antevendo problemas e melhorando a solução.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as características de problemas de otimização, modelos de rede e teoria dos jogos. 2. Aplicar as bases teóricas destes problemas à modelagem de casos reais. 3. Projetar e simular sistemas utilizando técnicas de pesquisa operacional. 4. Avaliar os sistemas simulados visando a aplicação em situações reais para problemas que envolvem produção, operações e serviços.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 144.0 h

EMENTA: Visão integrada de Logística e Supply Chain. Tipos de logísticas. Indicadores de desempenho logístico. Integração da cadeia de suprimentos. Efeito Chicote. Roteirização e integração da cadeia de suprimentos. Gestão de Estoques. Projeto e Análise de Sistemas Logísticos. Tendências em gestão da cadeia de suprimentos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as definições e conceitos sobre logística, gestão da cadeia de suprimentos, estoques, alianças e parcerias, e redes globais de produção. 2. Identificar as abordagens teóricas e práticas da gestão de sistemas logísticos e de cadeia de suprimentos. 3. Praticar a integração da cadeia de suprimentos e sua relação com os processos de negócios das organizações. 4. Planejar e tomar decisões relativas à gestão de sistemas logísticos e de cadeias de suprimentos. 5. Resolver problemas de sistemas logísticos e de gestão da cadeia de suprimentos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Ferramentas práticas para a organização do trabalho. Conceitos de engenharia de métodos e layout. Sistemas eficientes de homem-máquina-ambiente para melhorar a ergonomia dos colaboradores, prevenir e mitigar acidentes. Normas Técnicas de Segurança estabelecidas em legislações específicas.
OBJETIVO: 1. Aplicar princípios, dados e métodos para projetar objetivando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema. 2. Avaliar tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. 3. Desenvolver soluções que melhorem a ergonomia do trabalho das pessoas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 144.0 h

EMENTA: Projetos de instalações industriais. Estratégias de produção, dimensionamento dos fatores de produção e estudos de fluxos. Aspectos ergonômicos, de segurança e higiene das instalações. Arranjos físicos. Modelagem e sistemas de representação e análise de projeto de instalações produtivas através de software..
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos relacionados às instalações industriais e suas interrelações 2. Projetar e analisar os sistemas industriais. 3. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia aplicadas nas instalações industriais 4. Aplicar com ética as legislações pertinentes às instalações industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS FLUIDOS MECÂNICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. Aplicação de compressores, bombas, atuadores, válvulas para circuitos. Leitura e interpretação de circuitos pneumáticos e hidráulicos. Componentes de circuitos eletropneumáticos.
OBJETIVO: 1. Formular soluções de engenharia para sistemas pneumáticos e hidráulicos industriais. 2. Relacionar os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos, verificados e experimentados em laboratório específico, para a pneumática e hidráulica industrial. 4. Implantar, e controlar as soluções desenvolvidas para os sistemas pneumáticos e hidráulicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de engenharia de produção. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3. Desenvolver autonomia, para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar soluções de engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Prática do planejamento estratégico organizacional, com foco na definição da missão, visão, valores e objetivos da empresa. Implementação e controle das estratégias organizacionais. Operacionalização da metodologia do jogo de empresas. Elaboração do Planejamento. Simulações e Tomada de Decisões.
OBJETIVO: 1. Identificar os objetivos de uma organização e a maneira como pode contribuir para atingir esses objetivos; 2. Desenvolver e avaliar a missão, visão e valores de uma organização. 3. Planejar e justificar decisões, contribuindo para o sucesso da organização.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

EMENTA: Histórico e tipos de manutenção. Organização, planejamento e controle da manutenção, lubrificação industrial e os fatores tribológicos. Coleta e análise de dados de manutenção. Indicadores de Manutenção. Normas de segurança aplicada à manutenção. Noções de confiabilidade. Aspectos econômicos, ambientais e de segurança. Noções de Facilities.
OBJETIVO: 1. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos aplicados à manutenção industrial. 2. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia os conceitos de gestão da manutenção industrial. 3. Liderar equipes multidisciplinares, no âmbito da manutenção industrial. 4. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos, na gestão da manutenção industrial.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E DA INOVAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Fundamentação e aplicação de ferramentas de gestão do conhecimento e inovação. Planejamento, organização, direção e avaliação do desempenho organizacional. Dados e informações para geração de conhecimento e tomada de decisões que aumentem a inovação na empresa.
OBJETIVO: 1.Interpretar e avaliar fatores externos e internos que indicam mudanças na organização para o desenvolvimento inovativo desta. 2.Aplicar ferramentas de gestão e controle para desenvolvimento do conhecimento e inovação. 3.Analisar dados e informações internas e externas para tomada de decisão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FERRAMENTAS PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Fundamentos matemáticos. Gráficos e Tabelas. Sistemas de Medidas e Unidades. Conversão de Unidades. Análise Dimensional simples. A função dos Modelos, da Simulação e da Otimização em Engenharia. Medidas para prevenção e combate a desastres naturais.
OBJETIVO: Conhecer e aplicar as principais ferramentas da engenharia, que serão utilizadas e necessárias ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes em engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÚLTIPLAS ATUAÇÕES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO | 144.0 h

EMENTA:
OBJETIVO:

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções orgânicas e inorgânicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Representação de algoritmos: fluxograma e pseudocódigo. Tipos de dados. Operadores e expressões aritméticas e lógicas. Instruções de entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições. Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Funções e procedimentos. Manipulação de Arquivos. Implementação de algoritmos usando linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Identificar as notações básicas da linguagem algorítmica. Interpretar códigos e resolver problemas por meio da implementação de instruções computacionais de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores; análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO DE PROJETOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
METROLOGIA INDUSTRIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRICIDADE APLICADA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO, OPERAÇÕES E MÉTODOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ENGENHARIA DA QUALIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ENGENHARIA DO PRODUTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO CONTÁBIL E DE CUSTOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

GESTÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTOS E RISCOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PESQUISA OPERACIONAL APLICADA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: FUNDAMENTOS LEAN - 6 SIGMA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS ESPECIAIS DE FABRICAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | 372.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E DA INOVAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@67aabc16, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4ea8299, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1464b64d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22dddc1b, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6ee0856c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bddf53dc, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2f118b2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@16ad71f8]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2016/12

ANÁLISE E IMPLANTAÇÃO DE UM MÉTODO DE MELHORIA NO FLUXO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL

2016/12

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 5S E TÉCNICAS DE MELHORIA NO HORTIFRÚTI DE UM SUPERMERCADO

2016/12

IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA MASP EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

2016/12

LOGÍSTICA ENXUTA E ENDEREÇAMENTO: REDUÇÃO DE CUSTOS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

2016/12

NTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO SOB A ÓTICA DA INDÚSTRIA 4.0

2015/12

Implantação da 1a e 2a etapa do 1° pilar do TPM - Manutenção Produtiva Total – em uma linha de produção na área de estamparia

2015/12

IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS INDUSTRIAIS: PROCESSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO APLICADOS EM AMBIENTES HOSPITALARES

2015/12

MELHORIA DE PROCESSO NA FABRICAÇÃO DE FERRAMENTAS ROTATIVAS DE METAL DURO INTEIRIÇO



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.