Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Psicologia

O Curso de Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (USF) tem mais de 30 anos de existência, sendo reconhecido pela qualidade, pelos docentes titulados e experientes (Mestre e Doutores) e pelos pesquisadores atuantes no mercado de trabalho. O objetivo do Curso é formar psicólogos capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico. Outro diferencial está na integração com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, avaliado pela CAPES com nota 7 (nota máxima).

Mercado de trabalho

Com um currículo pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca assegurar os princípios da formação do psicólogo generalista, tendo por meta o desenvolvimento de competências e habilidades gerais. Dessa forma, possibilita aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar nas diversas áreas do mercado de trabalho, como a Clínica, Organizacional e do Trabalho, da Saúde, Hospitalar, Escolar, Social Comunitária e Institucional.
 

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.064 horas.

PERÍODO: matutino e noturno.

Áreas de Atuação

O curso de Psicologia da Universidade São Francisco possibilita, aos seus alunos o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar nas diversas áreas do mercado de trabalho do profissional Psicólogo. A sólida formação oferecida pelo curso, permite que seus egressos se tornem aptos a desenvolver projetos de avaliação e intervenção em diferentes contextos que demandam a investigação, análise e a prevenção no que se refere à compreensão de processos psicológicos e psicossociais e a promoção da qualidade de vida. Além de poder atuar como profissional autônomo, poderá exercer suas atividades profissionais no setor público, em diferentes equipamentos de saúde pública, no terceiro setor, ONGS, em equipes multiprofissionais, em empresas (setor de Recursos Humanos), instituições hospitalares e escolas.

Atividades Complementares

Clique no link abaixo para fazer o download:

Clínica Psicologia

O curso de psicologia conta com clínica-escola que possibilita, por meio do serviço oferecido à comunidade, a realização de estágios supervisionados nas áreas Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Social e Institucional, Psicologia Hospitalar. O aluno também auxilia no atendimento às dúvidas sobre a aplicação e correção de testes, confecção de laudos e relatórios, entre outros encaminhamentos.


Há mais de 20 anos em funcionamento, a Clínica oferece atendimento de Psicodiagnóstico e Psicoterapia para jovens e adultos da cidade e região. São 20 consultórios, além de 6 salas especializadas para aplicação de testes psicológicos. Todo material e testes utilizados são aprovados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Nos últimos três anos, já foram atendidos cerca de mil e trezentos pacientes, totalizando mais de 11 mil atendimentos. O serviço tem como objetivo integrar a instituição à comunidade e contribuir para formação de psicólogos capacitados ao possibilitar que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento teórico obtido em sala de aula.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 949, de 30/08/2021 (D.O.U. nº 165, Seção 1, pág. 56, de 31/08/2021).

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento, verdade e ciência. Influências filosóficas e científicas na Psicologia. Escolas da Psicologia. História da Psicologia no Brasil e no mundo.
OBJETIVO: 1. Conhecer as bases filosóficas da visão geral do ser humano. 2. Conhecer o contexto histórico da Psicologia. 3. Compreender o desenvolvimento científico da Psicologia. 4. Compreender as especificidades das escolas da Psicologia. 5. Compreender objetos, métodos e técnicas psicológicas. 6. Analisar o contexto da Psicologia como ciência no Brasil e no mundo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Variáveis e níveis de mensuração. Organização de dados. Medidas de estatística descritiva. Introdução ao cálculo de probabilidade. Distribuições de probabilidade. Noções de amostragem e inferência estatística. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança e testes de hipótese. Correlação e regressão.
OBJETIVO: 1. Conhecer os métodos estatísticos para a utilização em Psicologia. 2. Organizar a coleta de dados estatísticos. 3. Interpretar dados estatísticos de pesquisa científica. 4. Avaliar resultados de dados estatísticos. 5. Analisar propriedades psicométricas de instrumentos de medidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Psicologia como ciência e profissão. Áreas de atuação do psicólogo. Código de ética profissional. Resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. 4. Compreender as áreas de atuação do psicólogo. 5. Conhecer documentos emitidos pelo psicólogo. 6. Analisar a Psicologia como ciência e profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS PSICOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO: TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS DA PERSONALIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DAS DEFICIÊNCIAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROPSICOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA GERAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E TÉCNICAS PROJETIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOFARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA INFANTIL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS COGNITIVAS COMPORTAMENTAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS FENOMENOLÓGICAS EXISTENCIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS PSICANALÍTICAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICODIAGNÓSTICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E ATENÇÃO À SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOGERONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA I | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA II | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PSICOLOGIA JURÍDICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA III | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA IV | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E REABILITAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Conhecimento, verdade e ciência. Influências filosóficas e científicas na Psicologia. Escolas da Psicologia. História da Psicologia no Brasil e no mundo.
OBJETIVO: 1. Conhecer as bases filosóficas da visão geral do ser humano. 2. Conhecer o contexto histórico da Psicologia. 3. Compreender o desenvolvimento científico da Psicologia. 4. Compreender as especificidades das escolas da Psicologia. 5. Compreender objetos, métodos e técnicas psicológicas. 6. Analisar o contexto da Psicologia como ciência no Brasil e no mundo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Variáveis e níveis de mensuração. Organização de dados. Medidas de estatística descritiva. Introdução ao cálculo de probabilidade. Distribuições de probabilidade. Noções de amostragem e inferência estatística. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança e testes de hipótese. Correlação e regressão.
OBJETIVO: 1. Conhecer os métodos estatísticos para a utilização em Psicologia. 2. Organizar a coleta de dados estatísticos. 3. Interpretar dados estatísticos de pesquisa científica. 4. Avaliar resultados de dados estatísticos. 5. Analisar propriedades psicométricas de instrumentos de medidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Processos de formação profissional extensionista. Psicologia como ciência e profissão. Áreas de atuação do psicólogo. Código de ética profissional. Resoluções do Conselho Federal de Psicologia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 2. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais. 3. Conhecer a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. 4. Compreender as áreas de atuação do psicólogo. 5. Conhecer documentos emitidos pelo psicólogo. 6. Analisar a Psicologia como ciência e profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Processo saúde-doença e determinantes sociais de saúde. Histórico e legislação atual das políticas públicas de saúde no Brasil. Organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção à saúde no Brasil e no mundo. Vigilância em saúde. Processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa, família e comunidade.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo saúde-doença e sua determinação social. 2. Conhecer a história das políticas públicas de saúde no Brasil. 3. Compreender os contextos do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua base legal. 4. Analisar o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade do cuidado na promoção de saúde e prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. 5. Analisar a organização do SUS e seus serviços. 6. Analisar as propostas de intervenção nas práticas de saúde das redes de atenção do SUS.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS PSICOLÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO: TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EXTENSÃO E DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM: SAÚDE E COMUNIDADE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS DA PERSONALIDADE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DAS DEFICIÊNCIAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROPSICOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA GERAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E TÉCNICAS PROJETIVAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOFARMACOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA INFANTIL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS COGNITIVAS COMPORTAMENTAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS FENOMENOLÓGICAS EXISTENCIAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS PSICANALÍTICAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICODIAGNÓSTICO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E ATENÇÃO À SAÚDE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOGERONTOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA I | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA II | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PSICOLOGIA JURÍDICA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA III | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA IV | 136.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E REABILITAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PSICOLOGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à psicologia do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento infantil. Perspectiva de desenvolvimento salientando os campos físico, cognitivo e afetivo-emocional. Principais modelos teóricos e suas implicações. Reflexões sobre temas atuais em psicologia do desenvolvimento infantil.
OBJETIVO: 1. Compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. 2. Relacionar os conceitos de desenvolvimento infantil com os demais componentes curriculares. 3. Discutir os principais conceitos teóricos e fases do desenvolvimento infantil. 4. Reconhecer os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil:físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Exame do conhecimento, verdade e ciência. Influências filosóficas e científicas na Psicologia. Primórdios da Psicologia Experimental. Escolas de Psicologia: Estruturalismo e Funcionalismo. Psicanálise, Gestalt e Existencialismo. Psicologia Genética. Psicossomática. História da Psicologia no Brasil.
OBJETIVO: 1.Conhecer as influências filosóficas e científicas na Psicologia. 2. Compreender a origem e evolução da construção Psicologia como ciência. 3. Relacionar conhecimentos epistemológicos e suas contribuições nos demais componentes curriculares. 4. Compreender a história da Psicologia nas diversas perspectivas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 144.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Psicologia como profissão. Áreas de atuação do psicólogo. Práticas profissionais do psicólogo. Código de Ética profissional. Resoluções do CFP referentes às práticas profissionais. Elaboração de documentos.
OBJETIVO: 1.Conhecer a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. 2. Desenvolver conhecimentos a respeito do trabalho do psicólogo. 3. Conhecer os modelos de documentos de comunicação de fatos psicológicos. 4. Desenvolver conceitos de Ciência, a Psicologia Científica, o Senso Comum e a Psicologia como Profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 72.0 h

EMENTA: Processos sensoriais: percepção, motivação, emoção, aprendizagem, memória, pensamento, raciocínio, linguagem, solução de problemas, criatividade, personalidade. Bases biossociológicas do comportamento.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos básicos e os processos psicológicos. 2. Estabelecer relações entre os conceitos básicos de Psicologia e as demais áreas de conhecimento psicológico. 3. Compreender os processos psicológicos e suas relações nas diversas áreas da ciência psicológica. 4. Identificar o conceito científico de psicologia a partir de sua evolução histórica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais do desenvolvimento humano na adolescência e vida adulta. Construção da identidade adulta. Crise de adaptação. Ritos de passagem. Relações afetivas na família. Envelhecimento e morte.
OBJETIVO: 1.Desenvolver uma visão histórica, social e política a respeito do período da adolescência até o envelhecer. 2. Explorar os aspectos do desenvolvimento físico, psíquico, social e cognitivo próprios destas faixas etárias. 3. Compreender os conceitos básicos do desenvolvimento na adolescência, vida adulta e velhice. 4. Reconhecer cada uma das etapas e suas interrelações familiares e com os grupos sociais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS DA PERSONALIDADE | 72.0 h

EMENTA: As diferentes concepções de personalidade. As principais teorias e os diferentes aspectos da personalidade. A personalidade como objeto de estudo da Ciência Psicológica.
OBJETIVO: 1.Conhecer os principais aspectos das teorias da personalidade. 2. Compreender Personalidade como objeto de estudo em Psicologia. 3. Discriminar os diferentes aspectos de cada uma das teorias da personalidade. 4. Conhecer as diferentes fundamentais dentre as diversas teorias de personalidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA | 72.0 h

EMENTA: Papel da observação na atuação do Psicólogo. Possibilidades da prática de observação em função da noção de objeto. Observação sistemática. Observação participante. Observação psicodinâmica. Seleção de fenômenos adequados às técnicas. Entrevista. Prática da observação nos modelos teóricos. Discussão dos dados. Confecção de relatórios.
OBJETIVO: 1.Conhecer as diversas técnicas de observação e entrevista. 2. Refletir sobre as técnicas mais adequadas em relação ao objetivo da observação e entrevista. 3. Compreender o desenvolvimento psicossocial. 4. Conduzir e preparar diferentes tipos de entrevista.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos e fisiológicos dos componentes das partes central e periférica do sistema nervoso. Fisiologia da contração muscular, do sistema límbico e da aprendizagem e memória.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos neuroanatomofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as inter-relações entre estruturas macro e microscópicas dos órgãos do sistema nervoso e seu funcionamento normal, no processo de saúde. 3. Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente para somar diferentes talentos e habilidades. 4. Inter-relacionar causa e efeito nos processos neuroanatomofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | 144.0 h

EMENTA: Bases filosóficas da Análise do Comportamento. Técnicas de Registro. Comportamento, condicionamento e extinção respondente. Comportamento operante. Consequências do responder. Modelagem. Extinção. Controle de estímulos. Esquemas de reforçamento. Comportamento verbal. Comportamento controlado por regras e autoregras. Análise Funcional.
OBJETIVO: 1.Ampliar o conhecimento das bases filosóficas da teoria comportamental. 2. Conhecer os princípios básicos da análise do comportamento em diferentes contextos. 3. Compreender as técnicas de observação e registro do comportamento. 4. Compreender os conceitos de Análise do Comportamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL | 72.0 h

EMENTA: História da Psicologia Social. Relação entre sujeito e sociedade. Fundamentos teóricos da Psicologia Social. Vertentes psicológicas e sociológicas. Métodos de investigação e campos de atuação em Psicologia Social. Reflexões sobre a contemporaneidade e modos de subjetivação.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais tendências teóricas em Psicologia Social. 2. Refletir criticamente acerca das problemáticas sociais do contexto atual e sobre o papel do psicólogo. 3. Conhecer a história da Psicologia Social. 4. Compreender os elementos envolvidos na construção e participação social de indivíduo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferências estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: 1.Interpretar informações científicas de dados estatísticos, como tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. 2. Compreender o caráter não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar variáveis apresentadas em distribuição estatística. 3. Identificar e definir métodos estatísticos para formular questões de investigação na Psicologia, para decisões metodológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA | 144.0 h

EMENTA: Introdução aos métodos e técnicas de avaliação psicológica. Etapas da avaliação psicológica. Competências para a avaliação psicológica. Psicometria. Teorias da inteligência. Introdução aos instrumentos de avaliação da inteligência. Técnicas de aplicação, interpretação e redação de resultados. Entrevistas e observações. Questões éticas.
OBJETIVO: 1.Utilizar a Psicometria na prática profissional. 2. Selecionar, administrar e corrigir testes de inteligência. 3. Realizar leitura e interpretação de informações estatísticas necessárias para o uso adequado dos testes de inteligência. 4. Utilizar técnicas de entrevista em um contexto de avaliação psicológica. 5. Utilizar testes de inteligência baseados em uma atuação ética. 6. Redigir relatório de avaliação psicológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

EMENTA: Papel e função do psicólogo escolar como profissional da educação. Origem e análise da escola. Dinâmica de papéis e relações. As diferentes abordagens de ensino. Subsídios teóricos para ações preventivas. Queixa Escolar. Distúrbio de aprendizagem. Encaminhamentos.
OBJETIVO: 1.Conhecer a área de psicologia escolar e as formas de atuação do psicólogo escolar. 2. Conhecer o contexto histórico da instituição escolar e suas implicações no fazer psicopedagógico. 3. Relacionar o papel da educação com o desenvolvimento humano. 4. Compreender as principais queixas escolares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROPSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: História das neurociências. Conceituação da neuropsicologia como área de atuação. Neuropsicologia das funções cognitivas. Avaliação neuropsicológica. Alterações neuropsicológicas associadas aos transtornos mentais e neurológicos. Estudos de casos.
OBJETIVO: 1.Conhecer a história das neurociências e os modelos neuropsicológicos explicativos das funções cognitivas 2. Compreender as diferentes áreas e contextos de atuação do profissional da Neuropsicologia. 3. Reconhecer as diferentes etapas da avaliação neuropsicológica. 4. Assimilar as etapas e exemplos de alterações neuropsicológicas presentes nos transtornos mentais e neurológicos para a realização da avaliação neuropsicológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E TÉCNICAS PROJETIVAS | 144.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da personalidade, técnicas e instrumentos. Avaliação da personalidade por meio de autorrelato e técnicas projetivas. Etapas da avaliação da personalidade: seleção de instrumentos, técnicas de aplicação, interpretação, redação e devolução dos resultados. Estudos de casos. Dilemas éticos.
OBJETIVO: 1. Compreender conceitos sobre teorias da personalidade. 2. Conhecer a teoria e técnica para aplicação e interpretação de resultados de instrumentos, comunicação, habilidades sociais e comportamentos éticos. 3. Compreender as técnicas e os instrumentos de avaliação de personalidade recorrendo ao uso de inventários, técnicas gráficas e projetivas. 4. Desenvolver raciocínio analítico, capacidade de relacionar informações de variadas fontes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E INSTITUCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Institucional e Psicologia Comunitária. Relação sujeito, grupo e instituição. Determinantes das condições de vida cotidiana em comunidades e seus efeitos psicológicos. Atuação do psicólogo na Rede de Atenção Psicossocial e no Sistema Único de Assistência Social.
OBJETIVO: 1. Desenvolver postura profissional ética e coerente com os pressupostos da Psicologia Comunitária e da Psicologia Institucional. 2. Reconhecer os fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Comunitária e Psicologia Institucional. 3. Conhecer os pressupostos históricos e teóricos que fundamentam as práticas e a geração de conhecimento no campo da Psicologia Social Comunitária Institucional. 4. Refletir a respeito do campo da psicologia Comunitária a relação instituição, comunidade e estratégias de intervenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: História e evolução da Psicopatologia. História da loucura. Critérios de normalidade, anormalidade. Nível dinâmico, descritivo e fenomenológico dos fenômenos psicopatológicos. Semiologia, semiotécnica das principais funções psíquicas e alterações. Nosografia dos manuais de classificação diagnóstica. Principais síndromes. Transtornos Mentais.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo histórico da abordagem do sofrimento psíquico. 2. Conhecer o manejo teórico e prático do sofrimento 3. Compreender as diferentes manifestações psicopatológicas e suas intersecções com o grupo familiar, escolar e social. 4. Compreender o papel do psicólogo nas manifestações do sofrimento psíquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DAS DEFICIÊNCIAS E INCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Representações sociais da deficiência. Paradigmas de segregação, integração e inclusão. Modelos médico e social da deficiência. Barreiras para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Participação social e acessibilidade. Atuação profissional com a família, a escolarização e a profissionalização da pessoa com deficiência.
OBJETIVO: 1. Compreender as fundamentações conceituais e metodológicas dos modelos médico e social da deficiência. 2. Relacionar os modelos médico e social da deficiência às propostas de atendimento e de inserção social da pessoa com deficiência. 3. Relacionar as diferentes representações sociais da deficiência aos paradigmas de segregação, integração e inclusão. 4. Identificar as estratégias de atendimento para a pessoa com deficiência, assim como para as famílias, escolas e empresas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Psicologia organizacional, evolução, papel e função do psicólogo. Relação homem e trabalho. Saúde do trabalhador e qualidade de vida. Variáveis organizacionais: liderança, motivação, grupos, equipes, comunicação e criatividade, cultura e clima organizacional. Processos organizacionais: Técnicas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho potencial.
OBJETIVO: 1. Conhecer a evolução e contribuições atuais da POT para o processo ser humano- trabalho. 2. Compreender as teorias que direcionam ao fazer do psicólogo organizacional. 3. Conhecer os principais problemas e/ou oportunidades organizacionais e possíveis estratégias de intervenção. 4. Refletir sobre os novos cenários e desafios da atuação do psicólogo no trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de crescimento, desenvolvimento e de normalidade. Epidemiologia dos transtornos da infância e adolescência. Diferentes transtornos da infância e adolescência. Critérios diagnósticos dos diferentes transtornos na infância e na adolescência.
OBJETIVO: 1. Conhecer a etiologia e os sintomas dos transtornos infantis. 2. Compreender a psicodinâmica dos sintomas infantis. 3. Compreender, a partir dos conceitos de desenvolvimento a questão da normalidade. 4. Conhecer os diferentes transtornos invasivos do desenvolvimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

EMENTA: Atuação do psicólogo escolar nos processos de diagnóstico e na intervenção escolar. Desenvolvimento de competências específicas para a atuação na área. Desenvolvimento de atitudes e posturas éticas adequadas à prática do psicólogo escolar.
OBJETIVO: 1. Conhecer as técnicas de diagnóstico e intervenção em psicologia escolar. 2. Compreender os aspectos teóricos na prática do contexto escolar. 3. Conhecer os conceitos teóricos que embasam a intervenção. 4. Conhecer o papel e função do psicólogo na escola.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Prática supervisionada em instituições conveniadas. Caracterização do campo de estágio. Identificação da(s) demandas(s) de trabalho. Análise e compreensão da(s) demandas(s) de trabalho (elaboração de instrumentos de investigação). Elaboração de proposta de intervenção. Devolutiva e Orientações.
OBJETIVO: 1. Conhecer os principais subsistemas de Recursos Humanos, identificando demandas e propondo melhorias. 2. Reconhecer a interdependência de todos os processos de trabalho que fazem parte da organização. 3. Estabelecer a relação entre os elementos observados na prática e o referencial teórico da unidade curricular. 4. Conhecer os instrumentos utilizados na avaliação diagnóstica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS | 72.0 h

EMENTA: Bases históricas e filosóficas das teorias cognitivo-comportamentais. Teoria da aprendizagem social. Terapia racional emotiva comportamental. Terapia cognitiva. Terapia cognitiva da terceira onda. Avaliação comportamental e formulação de casos. Relação terapêutica. Terapia cognitivo comportamental no tratamento dos diferentes transtornos psiquiátricos. Técnicas comportamentais e cognitivas.
OBJETIVO: 1. Conhecer a história e a filosofia que sustentam a prática do terapeuta cognitivo comportamental. 2. Estabelecer a relação entre teoria e prática. 3. Reconhecer a prática do terapeuta cognitivo comportamental. 4. Conhecer os procedimentos técnicos de intervenção cognitivo comportamental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS FENOMENOLÓGICAS-EXISTENCIAIS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos conceituais e epistemológicos das teorias de orientação fenomenológica-existencial e humanista. Modelos de aplicação das teorias e técnicas aos diversos campos da Psicologia. Avaliações e intervenções clínicas. Desdobramentos da fenomenologia na atualidade.
OBJETIVO: 1. Conhecer os principais pressupostos teóricos da Fenomenologia-Existencial. 2. Compreender os principais procedimentos utilizados no tratamento clínico no enfoque fenomenológico-existencial. 3. Identificar tendências e campo de aplicação das técnicas fenomenológicas existenciais. 4. Compreender condutas de avaliação e intervenção clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS PSICANALÍTICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento histórico dos conceitos da teoria estrutural. Metapsicologia. Pulsões. Relações de objetos. Narcisismo. Conflitos. Mecanismos psíquicos. Fundamentos da técnica psicanalítica. Transferência. Contratransferência. Interpretação. Resistência. Setting. Contrato terapêutico.
OBJETIVO: 1. Desenvolver diagnóstico psicodinâmico. 2. Desenvolver intervenções psicoterápicas. 3. Identificar aspectos teóricos e técnicos da prática do diagnóstico psicodinâmico. 4. Reconhecer as etapas do processo terapêutico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICODIAGNÓSTICO | 72.0 h

EMENTA: Etapas do processo de psicodiagnóstico, avaliação e diagnóstico nas diferentes abordagens da psicologia. Iniciação à prática da psicologia clínica. Procedimentos de avaliação psicológica. Análise e sistematização dos dados. Elaboração de relatórios. Discussão dos casos atendidos.
OBJETIVO: 1. Compreender os recursos teóricos- técnicos utilizados na prática profissional. 2. Desenvolver a capacidade de atuação em avaliação psicodiagnóstico. 3. Compreender as questões apresentadas por meio da utilização dos instrumentos de avaliações. 4. Organizar os dados de forma clara.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Inserção na comunidade e instituições de saúde. Desenvolvimento de uma atuação intersetorial. Desenvolver técnicas de observação e escuta qualificada nos diferentes contextos de atuação. Formulação de proposta de intervenção psicológica. Atuação em equipes multi e interdisciplinares. Aspectos éticos em Psicologia Comunitária e Psicologia da Saúde.
OBJETIVO: 1. Desenvolver postura profissional ética e coerente com os pressupostos da Psicologia Comunitária e da Saúde. 2. Reconhecer os fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Comunitária e da Saúde. 3. Compreender as diferenças de cada contexto. 4. Identificar as demandas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos teóricos e metodológicos dos processos grupais. Modalidades grupais. Aplicabilidade de grupos nos diversos campos de trabalho do psicólogo. Aspectos teóricos, técnicos e éticos nas intervenções grupais.
OBJETIVO: 1. Propiciar a compreensão do funcionamento de um grupo com seus fenômenos e processos. 2. Conhecer os processos de intervenções grupais em diversos contextos institucionais. 3. Reconhecer a aplicabilidade das técnicas grupais considerando os objetivos, a população e as patologias envolvidas 4. Compreender as diversas possibilidades de intervenções grupais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOFARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Psicofarmacologia. Princípios do tratamento farmacológico. Conhecendo a Farmacocinética, farmacodinâmica e neuroquímica dos psicofármacos. Terapêutica farmacológica atual nos diferentes quadros psicoterápicos. Aspectos referentes aos tratamentos associados e interferência da psicofarmacogênomica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios básicos da psicofarmacologia. 2. Compreender a farmacocinética e a farmacodinâmica com os mecanismos de ação, a posologia, as vias de administração e as possíveis interações dos diversos psicofármacos. 3. Conhecer as diversas classes de psicofármacos, suas indicações e contraindicações, as interações medicamentosas dos produtos utilizados no âmbito da saúde mental. 4. Compreender a ação dos psicofármacos nas funções psíquicas básicas e nos quadros clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Conceituação e estruturação do processo de psicodiagnóstico e psicoterapia com crianças e adolescentes. Principais técnicas de tratamento psicoterápico. Psicoterapia de grupo. Ética no tratamento de crianças e adolescentes. Habilidades básicas do terapeuta infantil. Trabalho em rede.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais técnicas do trabalho com crianças e adolescentes. 2. Compreender a estrutura do processo de psicodiagnóstico de crianças e adolescentes, suas semelhanças e diferenças, considerando suas etapas e instrumentos utilizados. 3. Relacionar os conteúdos teóricos apresentados com a prática da psicoterapia da criança e do adolescente. 4. Desenvolver habilidades básicas no campo diagnóstico, preventivo e interventivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 72.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos necessários na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 144.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E REABILITAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processo de avaliação neuropsicológica no ciclo de vida. Diagnóstico neuropsicológico. Modelos de reabilitação neuropsicológica. Tecnologia aplicada a reabilitação neuropsicológica. Treino cognitivo. Estudos de caso em Neuropsicologia.
OBJETIVO: 1. Conhecer as etapas para realizar avaliação neuropsicológica em diferentes faixas etárias. 2. Conhecer métodos e técnicas utilizados na avaliação neuropsicológica. 3. Conhecer os princípios que fundamentam o raciocínio clínico em Neuropsicologia. 4. Compreender o conceito de reabilitação neuropsicológica aplicado à área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: SEMINÁRIOS EM PSICOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Conceitos atuais de diversos temas em psicologia. Aplicação de conceitos de avaliação psicológica e intervenção nos diferentes contextos da psicologia. Seleção de métodos e técnicas aplicadas a diferentes transtornos psicológicos e áreas de atuação do profissional psicólogo.
OBJETIVO: 1. Conhecer de forma ampla as áreas de aplicação da avaliação psicológica. 2. Conhecer os conceitos relacionados à avaliação psicológica como desenho de projetos em avaliação, seleção de métodos e técnicas, gestão de sistemas de avaliação e comunicação de resultados em contextos específicos. 3. Desenvolver conceitos em psicometria aplicada. 4. Conhecer os diversos procedimentos da avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA JURÍDICA | 72.0 h

EMENTA: Perícia judicial psicológica, laudos e pareceres. Medidas de proteção, socioeducativas, cautelares, segurança, privativa de liberdade. Escuta protegida. Adoção. Vara da família e sucessões. Alienação parental.
OBJETIVO: 1. Compreender a interface entre o Direito e a Psicologia. 2. Conhecer os modelos de avaliação e elaboração de Laudos Periciais. 3. Conhecer os procedimentos legais da adoção. 4. Conhecer as medidas judiciais e o papel do psicólogo no acompanhamento de sua execução.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 72.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 72.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOGERONTOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Psicologia do Envelhecimento. Funções Cognitivas dos Idosos. Avaliação Multidimensional dos idosos. Qualidade de Vida. O adoecimento. Cuidados necessários para com o idoso. O olhar do idoso sobre a morte. Bioética. A violência contra o idoso. A sexualidade do idoso. Cuidando de quem cuida.
OBJETIVO: 1.Compreender a área da psicologia do envelhecimento. 2.Conhecer as funções Cognitivas no idoso. 3.Obter conhecimentos sobre avaliação multidimensional nos idosos. 4. Compreender sobre como o idoso olha para a morte. 5.Possibilitar o conhecimento do adoecimento e qualidade de vida nos idosos. 6.Obter conhecimentos a respeito da bioética. 7.Conhecer sobre os cuidadores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Componentes lógicos, estruturais e formais do projeto de pesquisa. Redação do trabalho de conclusão de curso dentro dos padrões da pesquisa escolhida, especialmente no que se refere à discussão dos dados obtidos e as conclusões estabelecidas.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conhecimentos de metodologia e escrita científica. 2. Escolher instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia. 3. Elaborar relatos científicos. 4. Apresentar trabalho e discutir ideias em público.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0010-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Introdução à psicologia do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento infantil. Perspectiva de desenvolvimento salientando os campos físico, cognitivo e afetivo-emocional. Principais modelos teóricos e suas implicações. Reflexões sobre temas atuais em psicologia do desenvolvimento infantil.
OBJETIVO: 1. Compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. 2. Relacionar os conceitos de desenvolvimento infantil com os demais componentes curriculares. 3. Discutir os principais conceitos teóricos e fases do desenvolvimento infantil. 4. Reconhecer os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil:físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Exame do conhecimento, verdade e ciência. Influências filosóficas e científicas na Psicologia. Primórdios da Psicologia Experimental. Escolas de Psicologia: Estruturalismo e Funcionalismo. Psicanálise, Gestalt e Existencialismo. Psicologia Genética. Psicossomática. História da Psicologia no Brasil.
OBJETIVO: 1.Conhecer as influências filosóficas e científicas na Psicologia. 2. Compreender a origem e evolução da construção Psicologia como ciência. 3. Relacionar conhecimentos epistemológicos e suas contribuições nos demais componentes curriculares. 4. Compreender a história da Psicologia nas diversas perspectivas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 144.0 h

EMENTA: Psicologia como ciência. Psicologia como profissão. Áreas de atuação do psicólogo. Práticas profissionais do psicólogo. Código de Ética profissional. Resoluções do CFP referentes às práticas profissionais. Elaboração de documentos.
OBJETIVO: 1.Conhecer a regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. 2. Desenvolver conhecimentos a respeito do trabalho do psicólogo. 3. Conhecer os modelos de documentos de comunicação de fatos psicológicos. 4. Desenvolver conceitos de Ciência, a Psicologia Científica, o Senso Comum e a Psicologia como Profissão.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 72.0 h

EMENTA: Processos sensoriais: percepção, motivação, emoção, aprendizagem, memória, pensamento, raciocínio, linguagem, solução de problemas, criatividade, personalidade. Bases biossociológicas do comportamento.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos básicos e os processos psicológicos. 2. Estabelecer relações entre os conceitos básicos de Psicologia e as demais áreas de conhecimento psicológico. 3. Compreender os processos psicológicos e suas relações nas diversas áreas da ciência psicológica. 4. Identificar o conceito científico de psicologia a partir de sua evolução histórica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ANATOMIA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais da construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: Esquelético, Articular, Muscular, Circulatório, Respiratório, Digestório, Urinário, Genital e Nervoso.
OBJETIVO: 1.Compreender os conceitos anatômicos que permitam entender os fenômenos naturais do corpo humano. 2.Identificar as estruturas anatômicas macroscópicas dos sistemas do corpo humano, bem como a relação com a construção corpórea. 3.Fomentar a contextualização e a integração dos conhecimentos entre os sistemas que compõem o corpo humano. 4.Relacionar e aplicar os conhecimentos adquiridos para subsidiar os componentes curriculares afins, bem como as dependentes do conhecimento da anatomia do corpo humano.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e psicossociais do desenvolvimento humano na adolescência e vida adulta. Construção da identidade adulta. Crise de adaptação. Ritos de passagem. Relações afetivas na família. Envelhecimento e morte.
OBJETIVO: 1.Desenvolver uma visão histórica, social e política a respeito do período da adolescência até o envelhecer. 2. Explorar os aspectos do desenvolvimento físico, psíquico, social e cognitivo próprios destas faixas etárias. 3. Compreender os conceitos básicos do desenvolvimento na adolescência, vida adulta e velhice. 4. Reconhecer cada uma das etapas e suas interrelações familiares e com os grupos sociais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos fisiológicos do equilíbrio entre LIC e LEC, da membrana celular, da comunicação celular e dos sistemas: nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino.
OBJETIVO: 1.Reconhecer como os sistemas orgânicos se organizam para a manutenção da homeostase. 2.Compreender a importância da sinalização química na manutenção da homeostasia reconhecendo o sistema nervoso e endócrino como os grandes eixos integradores do organismo. 3.Conhecer os aspectos fisiológicos dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório e urinário para ser capaz de descrever a organização desses sistemas orgânicos, bem como sua regulação. 4.Interrelacionar causa e efeito nos processos fisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS DA PERSONALIDADE | 72.0 h

EMENTA: As diferentes concepções de personalidade. As principais teorias e os diferentes aspectos da personalidade. A personalidade como objeto de estudo da Ciência Psicológica.
OBJETIVO: 1.Conhecer os principais aspectos das teorias da personalidade. 2. Compreender Personalidade como objeto de estudo em Psicologia. 3. Discriminar os diferentes aspectos de cada uma das teorias da personalidade. 4. Conhecer as diferentes fundamentais dentre as diversas teorias de personalidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA | 72.0 h

EMENTA: Papel da observação na atuação do Psicólogo. Possibilidades da prática de observação em função da noção de objeto. Observação sistemática. Observação participante. Observação psicodinâmica. Seleção de fenômenos adequados às técnicas. Entrevista. Prática da observação nos modelos teóricos. Discussão dos dados. Confecção de relatórios.
OBJETIVO: 1.Conhecer as diversas técnicas de observação e entrevista. 2. Refletir sobre as técnicas mais adequadas em relação ao objetivo da observação e entrevista. 3. Compreender o desenvolvimento psicossocial. 4. Conduzir e preparar diferentes tipos de entrevista.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Aspectos anatômicos e fisiológicos dos componentes das partes central e periférica do sistema nervoso. Fisiologia da contração muscular, do sistema límbico e da aprendizagem e memória.
OBJETIVO: 1. Descrever e aplicar conceitos neuroanatomofisiológicos que permitam entender os fenômenos naturais do ser humano. 2. Identificar as inter-relações entre estruturas macro e microscópicas dos órgãos do sistema nervoso e seu funcionamento normal, no processo de saúde. 3. Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente para somar diferentes talentos e habilidades. 4. Inter-relacionar causa e efeito nos processos neuroanatomofisiológicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO | 144.0 h

EMENTA: Bases filosóficas da Análise do Comportamento. Técnicas de Registro. Comportamento, condicionamento e extinção respondente. Comportamento operante. Consequências do responder. Modelagem. Extinção. Controle de estímulos. Esquemas de reforçamento. Comportamento verbal. Comportamento controlado por regras e autoregras. Análise Funcional.
OBJETIVO: 1.Ampliar o conhecimento das bases filosóficas da teoria comportamental. 2. Conhecer os princípios básicos da análise do comportamento em diferentes contextos. 3. Compreender as técnicas de observação e registro do comportamento. 4. Compreender os conceitos de Análise do Comportamento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA SOCIAL | 72.0 h

EMENTA: História da Psicologia Social. Relação entre sujeito e sociedade. Fundamentos teóricos da Psicologia Social. Vertentes psicológicas e sociológicas. Métodos de investigação e campos de atuação em Psicologia Social. Reflexões sobre a contemporaneidade e modos de subjetivação.
OBJETIVO: 1. Reconhecer as principais tendências teóricas em Psicologia Social. 2. Refletir criticamente acerca das problemáticas sociais do contexto atual e sobre o papel do psicólogo. 3. Conhecer a história da Psicologia Social. 4. Compreender os elementos envolvidos na construção e participação social de indivíduo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MÉTODOS QUANTITATIVOS E ANÁLISE DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Estatística. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e separatrizes. Medidas de variabilidade. Introdução ao cálculo de probabilidades. Distribuição de probabilidade. Noções de inferências estatística e amostragem. Distribuições amostrais. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Correlação e regressão.
OBJETIVO: 1.Interpretar informações científicas de dados estatísticos, como tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. 2. Compreender o caráter não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar variáveis apresentadas em distribuição estatística. 3. Identificar e definir métodos estatísticos para formular questões de investigação na Psicologia, para decisões metodológicas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E MEDIDAS DE INTELIGÊNCIA | 144.0 h

EMENTA: Introdução aos métodos e técnicas de avaliação psicológica. Etapas da avaliação psicológica. Competências para a avaliação psicológica. Psicometria. Teorias da inteligência. Introdução aos instrumentos de avaliação da inteligência. Técnicas de aplicação, interpretação e redação de resultados. Entrevistas e observações. Questões éticas.
OBJETIVO: 1.Utilizar a Psicometria na prática profissional. 2. Selecionar, administrar e corrigir testes de inteligência. 3. Realizar leitura e interpretação de informações estatísticas necessárias para o uso adequado dos testes de inteligência. 4. Utilizar técnicas de entrevista em um contexto de avaliação psicológica. 5. Utilizar testes de inteligência baseados em uma atuação ética. 6. Redigir relatório de avaliação psicológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

EMENTA: Papel e função do psicólogo escolar como profissional da educação. Origem e análise da escola. Dinâmica de papéis e relações. As diferentes abordagens de ensino. Subsídios teóricos para ações preventivas. Queixa Escolar. Distúrbio de aprendizagem. Encaminhamentos.
OBJETIVO: 1.Conhecer a área de psicologia escolar e as formas de atuação do psicólogo escolar. 2. Conhecer o contexto histórico da instituição escolar e suas implicações no fazer psicopedagógico. 3. Relacionar o papel da educação com o desenvolvimento humano. 4. Compreender as principais queixas escolares.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SAÚDE PÚBLICA | 72.0 h

EMENTA: Análise dos determinantes de saúde, ações de prevenção e promoção. Políticas públicas de saúde no Brasil: história, leis orgânicas de saúde, organização e estrutura do sistema de saúde atual e seus serviços. Modelos de atenção em saúde. Organização de serviços e sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Vigilância e sistemas de informações.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de saúde e seus determinantes sociais que possibilitem estratégias e práticas para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. 2. Conhecer as antigas e atuais políticas públicas de saúde no Brasil: legislação, gestão e financiamento. 3. Compreender o processo de trabalho em saúde, considerando a integralidade da assistência e o fortalecimento da promoção de saúde e prevenção de doenças. 4. Descrever a organização administrativa do Sistema Único de Saúde e seus serviços, considerando seus princípios fundamentais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROPSICOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: História das neurociências. Conceituação da neuropsicologia como área de atuação. Neuropsicologia das funções cognitivas. Avaliação neuropsicológica. Alterações neuropsicológicas associadas aos transtornos mentais e neurológicos. Estudos de casos.
OBJETIVO: 1.Conhecer a história das neurociências e os modelos neuropsicológicos explicativos das funções cognitivas 2. Compreender as diferentes áreas e contextos de atuação do profissional da Neuropsicologia. 3. Reconhecer as diferentes etapas da avaliação neuropsicológica. 4. Assimilar as etapas e exemplos de alterações neuropsicológicas presentes nos transtornos mentais e neurológicos para a realização da avaliação neuropsicológica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E TÉCNICAS PROJETIVAS | 144.0 h

EMENTA: Introdução ao estudo da personalidade, técnicas e instrumentos. Avaliação da personalidade por meio de autorrelato e técnicas projetivas. Etapas da avaliação da personalidade: seleção de instrumentos, técnicas de aplicação, interpretação, redação e devolução dos resultados. Estudos de casos. Dilemas éticos.
OBJETIVO: 1. Compreender conceitos sobre teorias da personalidade. 2. Conhecer a teoria e técnica para aplicação e interpretação de resultados de instrumentos, comunicação, habilidades sociais e comportamentos éticos. 3. Compreender as técnicas e os instrumentos de avaliação de personalidade recorrendo ao uso de inventários, técnicas gráficas e projetivas. 4. Desenvolver raciocínio analítico, capacidade de relacionar informações de variadas fontes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E INSTITUCIONAL | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Institucional e Psicologia Comunitária. Relação sujeito, grupo e instituição. Determinantes das condições de vida cotidiana em comunidades e seus efeitos psicológicos. Atuação do psicólogo na Rede de Atenção Psicossocial e no Sistema Único de Assistência Social.
OBJETIVO: 1. Desenvolver postura profissional ética e coerente com os pressupostos da Psicologia Comunitária e da Psicologia Institucional. 2. Reconhecer os fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Comunitária e Psicologia Institucional. 3. Conhecer os pressupostos históricos e teóricos que fundamentam as práticas e a geração de conhecimento no campo da Psicologia Social Comunitária Institucional. 4. Refletir a respeito do campo da psicologia Comunitária a relação instituição, comunidade e estratégias de intervenção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA GERAL | 72.0 h

EMENTA: História e evolução da Psicopatologia. História da loucura. Critérios de normalidade, anormalidade. Nível dinâmico, descritivo e fenomenológico dos fenômenos psicopatológicos. Semiologia, semiotécnica das principais funções psíquicas e alterações. Nosografia dos manuais de classificação diagnóstica. Principais síndromes. Transtornos Mentais.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo histórico da abordagem do sofrimento psíquico. 2. Conhecer o manejo teórico e prático do sofrimento 3. Compreender as diferentes manifestações psicopatológicas e suas intersecções com o grupo familiar, escolar e social. 4. Compreender o papel do psicólogo nas manifestações do sofrimento psíquico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DAS DEFICIÊNCIAS E INCLUSÃO | 72.0 h

EMENTA: Representações sociais da deficiência. Paradigmas de segregação, integração e inclusão. Modelos médico e social da deficiência. Barreiras para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Participação social e acessibilidade. Atuação profissional com a família, a escolarização e a profissionalização da pessoa com deficiência.
OBJETIVO: 1. Compreender as fundamentações conceituais e metodológicas dos modelos médico e social da deficiência. 2. Relacionar os modelos médico e social da deficiência às propostas de atendimento e de inserção social da pessoa com deficiência. 3. Relacionar as diferentes representações sociais da deficiência aos paradigmas de segregação, integração e inclusão. 4. Identificar as estratégias de atendimento para a pessoa com deficiência, assim como para as famílias, escolas e empresas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA DA SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Processo do desenvolvimento humano e do adoecimento. Conceituação, enfoques teóricos, fundamentos e abordagens psicológicas da promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Relação entre paciente, família e equipe. Atendimento nos três níveis de atenção à saúde. Perdas, Morte e Luto.
OBJETIVO: 1. Compreender o processo do desenvolvimento humano, do adoecimento e da doença. 2. Identificar os aspectos emocionais envolvidos no adoecimento e sua relação com a doença orgânica. 3. Articular o conhecimento do processo de adoecimento com o grupo familiar e social. 4. Desenvolver postura ética para a atuação com o paciente, a família e a equipe multiprofissional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Psicologia organizacional, evolução, papel e função do psicólogo. Relação homem e trabalho. Saúde do trabalhador e qualidade de vida. Variáveis organizacionais: liderança, motivação, grupos, equipes, comunicação e criatividade, cultura e clima organizacional. Processos organizacionais: Técnicas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho potencial.
OBJETIVO: 1. Conhecer a evolução e contribuições atuais da POT para o processo ser humano- trabalho. 2. Compreender as teorias que direcionam ao fazer do psicólogo organizacional. 3. Conhecer os principais problemas e/ou oportunidades organizacionais e possíveis estratégias de intervenção. 4. Refletir sobre os novos cenários e desafios da atuação do psicólogo no trabalho.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOPATOLOGIA INFANTIL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de crescimento, desenvolvimento e de normalidade. Epidemiologia dos transtornos da infância e adolescência. Diferentes transtornos da infância e adolescência. Critérios diagnósticos dos diferentes transtornos na infância e na adolescência.
OBJETIVO: 1. Conhecer a etiologia e os sintomas dos transtornos infantis. 2. Compreender a psicodinâmica dos sintomas infantis. 3. Compreender, a partir dos conceitos de desenvolvimento a questão da normalidade. 4. Conhecer os diferentes transtornos invasivos do desenvolvimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR | 72.0 h

EMENTA: Atuação do psicólogo escolar nos processos de diagnóstico e na intervenção escolar. Desenvolvimento de competências específicas para a atuação na área. Desenvolvimento de atitudes e posturas éticas adequadas à prática do psicólogo escolar.
OBJETIVO: 1. Conhecer as técnicas de diagnóstico e intervenção em psicologia escolar. 2. Compreender os aspectos teóricos na prática do contexto escolar. 3. Conhecer os conceitos teóricos que embasam a intervenção. 4. Conhecer o papel e função do psicólogo na escola.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 72.0 h

EMENTA: Prática supervisionada em instituições conveniadas. Caracterização do campo de estágio. Identificação da(s) demandas(s) de trabalho. Análise e compreensão da(s) demandas(s) de trabalho (elaboração de instrumentos de investigação). Elaboração de proposta de intervenção. Devolutiva e Orientações.
OBJETIVO: 1. Conhecer os principais subsistemas de Recursos Humanos, identificando demandas e propondo melhorias. 2. Reconhecer a interdependência de todos os processos de trabalho que fazem parte da organização. 3. Estabelecer a relação entre os elementos observados na prática e o referencial teórico da unidade curricular. 4. Conhecer os instrumentos utilizados na avaliação diagnóstica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS | 72.0 h

EMENTA: Bases históricas e filosóficas das teorias cognitivo-comportamentais. Teoria da aprendizagem social. Terapia racional emotiva comportamental. Terapia cognitiva. Terapia cognitiva da terceira onda. Avaliação comportamental e formulação de casos. Relação terapêutica. Terapia cognitivo comportamental no tratamento dos diferentes transtornos psiquiátricos. Técnicas comportamentais e cognitivas.
OBJETIVO: 1. Conhecer a história e a filosofia que sustentam a prática do terapeuta cognitivo comportamental. 2. Estabelecer a relação entre teoria e prática. 3. Reconhecer a prática do terapeuta cognitivo comportamental. 4. Conhecer os procedimentos técnicos de intervenção cognitivo comportamental.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS FENOMENOLÓGICAS-EXISTENCIAIS | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos conceituais e epistemológicos das teorias de orientação fenomenológica-existencial e humanista. Modelos de aplicação das teorias e técnicas aos diversos campos da Psicologia. Avaliações e intervenções clínicas. Desdobramentos da fenomenologia na atualidade.
OBJETIVO: 1. Conhecer os principais pressupostos teóricos da Fenomenologia-Existencial. 2. Compreender os principais procedimentos utilizados no tratamento clínico no enfoque fenomenológico-existencial. 3. Identificar tendências e campo de aplicação das técnicas fenomenológicas existenciais. 4. Compreender condutas de avaliação e intervenção clínica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TEORIAS E TÉCNICAS PSICANALÍTICAS | 72.0 h

EMENTA: Desenvolvimento histórico dos conceitos da teoria estrutural. Metapsicologia. Pulsões. Relações de objetos. Narcisismo. Conflitos. Mecanismos psíquicos. Fundamentos da técnica psicanalítica. Transferência. Contratransferência. Interpretação. Resistência. Setting. Contrato terapêutico.
OBJETIVO: 1. Desenvolver diagnóstico psicodinâmico. 2. Desenvolver intervenções psicoterápicas. 3. Identificar aspectos teóricos e técnicos da prática do diagnóstico psicodinâmico. 4. Reconhecer as etapas do processo terapêutico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICODIAGNÓSTICO | 72.0 h

EMENTA: Etapas do processo de psicodiagnóstico, avaliação e diagnóstico nas diferentes abordagens da psicologia. Iniciação à prática da psicologia clínica. Procedimentos de avaliação psicológica. Análise e sistematização dos dados. Elaboração de relatórios. Discussão dos casos atendidos.
OBJETIVO: 1. Compreender os recursos teóricos- técnicos utilizados na prática profissional. 2. Desenvolver a capacidade de atuação em avaliação psicodiagnóstico. 3. Compreender as questões apresentadas por meio da utilização dos instrumentos de avaliações. 4. Organizar os dados de forma clara.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E SAÚDE | 72.0 h

EMENTA: Inserção na comunidade e instituições de saúde. Desenvolvimento de uma atuação intersetorial. Desenvolver técnicas de observação e escuta qualificada nos diferentes contextos de atuação. Formulação de proposta de intervenção psicológica. Atuação em equipes multi e interdisciplinares. Aspectos éticos em Psicologia Comunitária e Psicologia da Saúde.
OBJETIVO: 1. Desenvolver postura profissional ética e coerente com os pressupostos da Psicologia Comunitária e da Saúde. 2. Reconhecer os fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Comunitária e da Saúde. 3. Compreender as diferenças de cada contexto. 4. Identificar as demandas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSOS E INTERVENÇÕES GRUPAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos teóricos e metodológicos dos processos grupais. Modalidades grupais. Aplicabilidade de grupos nos diversos campos de trabalho do psicólogo. Aspectos teóricos, técnicos e éticos nas intervenções grupais.
OBJETIVO: 1. Propiciar a compreensão do funcionamento de um grupo com seus fenômenos e processos. 2. Conhecer os processos de intervenções grupais em diversos contextos institucionais. 3. Reconhecer a aplicabilidade das técnicas grupais considerando os objetivos, a população e as patologias envolvidas 4. Compreender as diversas possibilidades de intervenções grupais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOFARMACOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Introdução à Psicofarmacologia. Princípios do tratamento farmacológico. Conhecendo a Farmacocinética, farmacodinâmica e neuroquímica dos psicofármacos. Terapêutica farmacológica atual nos diferentes quadros psicoterápicos. Aspectos referentes aos tratamentos associados e interferência da psicofarmacogênomica.
OBJETIVO: 1. Conhecer os princípios básicos da psicofarmacologia. 2. Compreender a farmacocinética e a farmacodinâmica com os mecanismos de ação, a posologia, as vias de administração e as possíveis interações dos diversos psicofármacos. 3. Conhecer as diversas classes de psicofármacos, suas indicações e contraindicações, as interações medicamentosas dos produtos utilizados no âmbito da saúde mental. 4. Compreender a ação dos psicofármacos nas funções psíquicas básicas e nos quadros clínicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Conceituação e estruturação do processo de psicodiagnóstico e psicoterapia com crianças e adolescentes. Principais técnicas de tratamento psicoterápico. Psicoterapia de grupo. Ética no tratamento de crianças e adolescentes. Habilidades básicas do terapeuta infantil. Trabalho em rede.
OBJETIVO: 1. Conhecer as principais técnicas do trabalho com crianças e adolescentes. 2. Compreender a estrutura do processo de psicodiagnóstico de crianças e adolescentes, suas semelhanças e diferenças, considerando suas etapas e instrumentos utilizados. 3. Relacionar os conteúdos teóricos apresentados com a prática da psicoterapia da criança e do adolescente. 4. Desenvolver habilidades básicas no campo diagnóstico, preventivo e interventivo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 72.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos necessários na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 144.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E REABILITAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Processo de avaliação neuropsicológica no ciclo de vida. Diagnóstico neuropsicológico. Modelos de reabilitação neuropsicológica. Tecnologia aplicada a reabilitação neuropsicológica. Treino cognitivo. Estudos de caso em Neuropsicologia.
OBJETIVO: 1. Conhecer as etapas para realizar avaliação neuropsicológica em diferentes faixas etárias. 2. Conhecer métodos e técnicas utilizados na avaliação neuropsicológica. 3. Conhecer os princípios que fundamentam o raciocínio clínico em Neuropsicologia. 4. Compreender o conceito de reabilitação neuropsicológica aplicado à área da saúde.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: SEMINÁRIOS EM PSICOLOGIA | 144.0 h

EMENTA: Conceitos atuais de diversos temas em psicologia. Aplicação de conceitos de avaliação psicológica e intervenção nos diferentes contextos da psicologia. Seleção de métodos e técnicas aplicadas a diferentes transtornos psicológicos e áreas de atuação do profissional psicólogo.
OBJETIVO: 1. Conhecer de forma ampla as áreas de aplicação da avaliação psicológica. 2. Conhecer os conceitos relacionados à avaliação psicológica como desenho de projetos em avaliação, seleção de métodos e técnicas, gestão de sistemas de avaliação e comunicação de resultados em contextos específicos. 3. Desenvolver conceitos em psicometria aplicada. 4. Conhecer os diversos procedimentos da avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOLOGIA JURÍDICA | 72.0 h

EMENTA: Perícia judicial psicológica, laudos e pareceres. Medidas de proteção, socioeducativas, cautelares, segurança, privativa de liberdade. Escuta protegida. Adoção. Vara da família e sucessões. Alienação parental.
OBJETIVO: 1. Compreender a interface entre o Direito e a Psicologia. 2. Conhecer os modelos de avaliação e elaboração de Laudos Periciais. 3. Conhecer os procedimentos legais da adoção. 4. Conhecer as medidas judiciais e o papel do psicólogo no acompanhamento de sua execução.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 72.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 72.0 h

EMENTA: Proposta de intervenção psicológica em um dos seguintes contextos: Saúde, Social comunitária, Organizacional e do trabalho, Escolar e Clínico. Análise e sistematização de dados. Discussão dos relatórios de intervenção. Aspectos éticos na atuação do psicólogo.
OBJETIVO: 1. Aprimorar os recursos teóricos-técnicos e éticos na formação da área de opção. 2. Aprofundar conteúdos já adquiridos no decorrer da formação. 3. Relacionar teoria e prática. 4. Aprimorar os diversos procedimentos de intervenção na área de opção

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PSICOGERONTOLOGIA | 72.0 h

EMENTA: Psicologia do Envelhecimento. Funções Cognitivas dos Idosos. Avaliação Multidimensional dos idosos. Qualidade de Vida. O adoecimento. Cuidados necessários para com o idoso. O olhar do idoso sobre a morte. Bioética. A violência contra o idoso. A sexualidade do idoso. Cuidando de quem cuida.
OBJETIVO: 1.Compreender a área da psicologia do envelhecimento. 2.Conhecer as funções Cognitivas no idoso. 3.Obter conhecimentos sobre avaliação multidimensional nos idosos. 4. Compreender sobre como o idoso olha para a morte. 5.Possibilitar o conhecimento do adoecimento e qualidade de vida nos idosos. 6.Obter conhecimentos a respeito da bioética. 7.Conhecer sobre os cuidadores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Componentes lógicos, estruturais e formais do projeto de pesquisa. Redação do trabalho de conclusão de curso dentro dos padrões da pesquisa escolhida, especialmente no que se refere à discussão dos dados obtidos e as conclusões estabelecidas.
OBJETIVO: 1. Aplicar os conhecimentos de metodologia e escrita científica. 2. Escolher instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia. 3. Elaborar relatos científicos. 4. Apresentar trabalho e discutir ideias em público.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@caed93e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fc087d49, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@91e04b83, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@37b84c70, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d18f4fd2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7f805972, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dfa75aec, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8f36403f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@106ad9e5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@464d9def, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3f0f8b4e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8fd02c2f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9b157bc6]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2008/6

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DE PACIENTES COM NEOPLASIA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

2008/6

DIFERENÇAS TEÓRICO-TÉCNICAS ENTRE A PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA DE LONGO PRAZO E PSICOTERAPIA BREVE PSICANALÍTICA

2008/6

OS SENTIMENTOS QUE A RELAÇÃO DE CUIDAR CAUSA NO CUIDADOR FAMILIAR

2007/12

A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE REGULAR DE ENSINO- A PERCEPÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

2007/12

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS

2007/12

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE PESSOAS IDOSAS AVALIADAS PELO SAT

2007/12

COMPORTAMENTO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

2007/12

ESTUDO DA AUTO-IMAGEM DE PESSOAS QUE FREQÜENTAM AULAS DE DANÇA

2007/12

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DO ADULT DYSLEXIA CHECKLIST

2007/12

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM CRIANÇAS

2007/12

OS IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

2007/12

OS MECANISMOS DE DEFESA E A PSICOTERAPIA ANALÍTICA DE GRUPO

2007/12

QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.