Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Presencial

O Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade São Francisco (USF) tem duração de dois anos e meio e visa formar profissionais aptos a projetar, implantar e manter sistemas e softwares.

O uso da Tecnologia da Informação está presente em todas as áreas de negócio e em nossa vida diária. A demanda por profissionais desta área está em constante crescimento, principalmente aqueles que atuam no desenvolvimento e manutenção de software.

Mercado de trabalho

Ao realizar este curso, o estudante poderá conquistar oportunidades como Analista de sistemas, Projetista de software, Desenvolvedor de software e Gerente de projetos de sistemas de informação.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Áreas de Atuação

Empresas que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI) e comunicação são algumas das que contratam o profissional da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No entanto, como toda empresa hoje possui a área de TI também contratam para o desenvolvimento e manutenção de seus sistemas aplicativos. Há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos quanto na área de suporte técnico, uma vez que existem boas perspectivas de trabalho em razão da carência de mão de obra especializada na área.

Com o perfil desenvolvido pela Universidade para este curso, o profissional poderá atuar em todo tipo de empresa que utilize a Tecnologia da Informação bem como dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação, e, ainda, empreender seu próprio negócio de consultoria.

Disciplinas ..

Portaria Ministerial nº 741, de 25/11/2016 (D.O.U. nº 227, Seção 1, pág. 77, de 28/11/2016).

Turno: NOTURNO Currículo: 0010-T Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

AMBIENTES COMPUTACIONAIS | 144.0 h

EMENTA: Arquiteturas e organização de computadores. Portas lógicas. Unidade central de processamento. Memórias. Barramentos. Dispositivos de entrada e saída. Funcionamento de software de sistema. Processos: sincronização e comunicação. Gerenciamento e escalonamento de CPU. Gerenciamento de memória.
OBJETIVO: 1. Conhecer aspectos da organização e arquitetura de computadores com foco no seu funcionamento básico. 2. Entender o funcionamento de dispositivos lógicos, memórias semicondutoras, microcontroladores, linguagens de baixo nível. 3. Utilizar ambientes de desenvolvimento integrado, sistemas operacionais, elementos básicos de eletrônica e elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
APLICAÇÕES COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: O papel dos sistemas de informações nas organizações. Arquitetura de informação e infraestrutura de Tecnologia da Informação. Sistemas Integrados de Gestão. Ferramentas da Tecnologia da Informação.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos e a importância dos sistemas de informação para as instituições. 2. Reconhecer as metodologias utilizadas para o desenvolvimento de aplicações. 3. Identificar os diversos tipos de aplicações e oportunidades de negócios na área de análise e desenvolvimento de sistemas computacionais. 4. Apontar os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no atendimento às necessidades da sociedade e das organizações; 5. Avaliar aspectos da infraestrutura envolvida no uso das aplicações computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS | 72.0 h

EMENTA: Lógica matemática. Teoria dos conjuntos. Conjuntos numéricos. Razão e Proporção. Estatística Aplicada. Expressões algébricas. Funções de uma variável real.
OBJETIVO: 1. Compreender a linguagem lógico-matemática. 2. Interpretar conceitos básicos da teoria dos conjuntos. 3. Desenvolver o raciocínio estatístico em problemas aplicados. 4. Aplicar o raciocínio lógico-matemático e o raciocínio lógico e dedutivo, de acordo com a adequada utilização das estruturas da Lógica Matemática para a análise e a resolução de problemas relacionados. 5. Resolver problemas que utilizem conjuntos numéricos, expressões algébricas, razão e proporção e funções de uma variável.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ALGORÍTMOS COMPUTACIONAIS | 144.0 h

EMENTA: Noções de Lógica. Introdução a Algoritmos. Resolução de problemas utilizando algoritmos e raciocínio lógico. Tipos de Dados. Variáveis e Constantes. Expressões e Operadores. Estruturas Básicas. Estruturas Condicionais. Estruturas de Repetição. Vetores. Matrizes. Funções. Registros. Arquivos.
OBJETIVO: 1.Interpretar problemas e utilizar o raciocínio lógico para desenvolver algoritmos com a solução desses problemas. 2.Solucionar problemas por meio de uma linguagem algorítmica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de Banco de Dados. Modelo Descritivo e Conceitual. Ferramentas para Modelagem de Dados. Modelo Lógico. Normalização. Linguagens de Definição de Dados (DDL). Linguagens de Manipulação de Dados (DML). Linguagem de Consulta de Dados (DQL). Junções.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos para a modelagem de dados. 2. Aplicar linguagens de manipulação e definição de dados realizando a sua implementação projetos práticos reais ou hipotéticos. 3. Projetar o armazenamento e o tratamento dos dados de modo a simular um problema real utilizando um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 144.0 h

EMENTA: Ponteiros e alocação dinâmica de memória. Recursividade. Pilhas, filas e listas. Árvores. Algoritmos clássicos de ordenação e busca. Linguagem de Programação algorítmica.
OBJETIVO: 1.Conhecer os diversos tipos de estruturas de dados e algoritmos mais comumente utilizadas 2.Identificar a estrutura de dados adequada para um dado problema real; 3.Reconhecer as características funcionais, formas de representação e operações referentes à abstração e estrutura de dados 4.Solucionar problemas por meio de uma linguagem de programação algorítmica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: ENGENHARIA DE SOFTWARE | 144.0 h

EMENTA: Objetivos, conceitos e evolução da Engenharia de Software. Paradigmas, processos e metodologias de desenvolvimento de software. Modelagem de negócio. Engenharia de requisitos. Análise Orientada a Objetos. Linguagem de Modelagem Unificada. Ferramentas de modelagem.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos da engenharia de software e sua aplicação prática no cotidiano de um profissional de software. 2. Reconhecer as metodologias necessárias para modelagem de requisitos. 3. Identificar processos de desenvolvimento de software. 4. Elaborar processos de desenvolvimento de software.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES DE COMPUTADORES | 72.0 h

EMENTA: Conceitos e modelos de redes de computadores. Utilização de redes. Arquitetura de redes. Topologias, análise de conectividade, análise de atrasos. Camada física. Camada de enlace. Protocolos. Novas tecnologias. Qualidade de Serviço e Arquiteturas Internet. Serviços Diferenciados e Serviços Integrados.
OBJETIVO: 1. Conhecer os conceitos e modelos de redes de computadores. 2. Identificar a arquitetura dos principais protocolos de comunicação de dados. 3. Reconhecer aspectos de qualidade de serviço e a convergência de redes. 4. Interpretar novas tecnologias, como SDN (Rede Definida por Software) e NFV (Virtualização de Funções de Rede). 5. Elaborar projeto de redes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CONFIGURAÇÃO DE SERVIDORES E SERVIÇOS | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de sistemas operacionais para servidores e serviços de rede. Instalação, configuração e testes: Serviço de compartilhamento de arquivos, de banco de dados, de páginas Web, de DHCP, Serviço de FTP, SSH, SNMP e LDAP. Políticas de controle e acesso à informação. Normas e procedimentos de segurança e de aplicações seguras.
OBJETIVO: 1. Identificar aspectos na avaliação e seleção de hardware. 2. Desenvolver serviços de instalação e configuração com alta disponibilidade e demanda. 3. Avaliar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto para os ambientes computacionais. 4. Justificar práticas e metodologias de segurança da informação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 144.0 h

EMENTA: Padrões e tipos de Arquitetura de software. Padrões de Distribuição. Camadas no desenvolvimento de software. O processo de desenvolvimento. Interação humano-computador. Verificação e validação de software. Documentação. Manutenção de software. Qualidade de software e seus modelos. Melhores práticas no desenvolvimento de software.
OBJETIVO: 1. Identificar as recentes metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas. 2. Aplicar metodologias para análise de requisitos, desenvolvimento e manutenção de um projeto de software. 3. Desenvolver um projeto de software e sua documentação. 4. Validar um projeto de software a partir dos requisitos estabelecidos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 144.0 h

EMENTA: Paradigma da programação orientada a objetos. Classes e Objetos. Definição de classes: variáveis-membro, construtores, destrutores e métodos. Instanciação de objetos. Ligação tardia. Sobrecarga de funções. Herança e polimorfismo.
OBJETIVO: 1. Definir requisitos de software e o projeto de interface em orientação a objetos. 2. Projetar sistemas computacionais utilizando metodologias orientado a objetos. 3. Implementar sistemas computacionais orientado a objetos. 4. Avaliar sistemas computacionais considerando o projeto implementado. 5. Validar a qualidade do processo de desenvolvimento e de produto de software baseado em orientação a objetos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS | 72.0 h

EMENTA: Projeto de Banco de dados. Certificação de Consistência de dados. Investigação de desempenho. Técnicas para melhoria do tempo de resposta. Comandos avançados de SQL (visões, gatilhos, procedimentos, transações, funções e variáveis). Gestão de segurança em Banco de Dados. Introdução ao Business Intelligence.
OBJETIVO: 1. Projetar o armazenamento e o tratamento dos dados. 2. Utilizar conceitos e aplicações para Mineração de Dados e Data Warehouse. 3. Implementar banco de dados. 4. Interpretar conceitos sobre Business Intelligence. 5. Avaliar mecanismos de segurança em Banco de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

DESENVOLVIMENTO PARA SISTEMAS MÓVEIS | 144.0 h

EMENTA: Aspectos de Hardware e software para sistemas móveis. Linguagens de programação para sistemas móveis. Ambientes integrados de desenvolvimento Mobile. Layout e interfaces gráficas.
OBJETIVO: 1. Identificar aspectos de hardware e software para dispositivos móveis. 2. Solucionar problemas por meio de linguagem de programação para dispositivos móveis visando a interoperabilidade e usabilidade de interface. 3. Operacionalizar aplicativos em ambientes integrados de desenvolvimento.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE | 72.0 h

EMENTA: Definição de projeto. O ciclo de vida de um projeto. Conhecimentos de gestão de projetos. Fatores de sucesso e insucesso de projetos e sua mensuração. As áreas de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos: Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.
OBJETIVO: 1.Compreender aspectos sobre a liderança de uma equipe. 2.Identificar os processos inerentes a um projeto em seu escopo e suas especificidades. 3.Utilizar ferramentas para estimativas de tempo e custo visando a gestão da qualidade, estratégia e negociação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 144.0 h

EMENTA: Planejamento de Projeto. Prática em engenharia de requisitos, modelagem, arquitetura de software, projeto e construção de software. Construção metodológica de documentação de Software. Gerência de configuração. Manutenção de Software.
OBJETIVO: 1. Desenvolver trabalho em equipe por meio da exposição de ideias, a solução de problemas com dados reais coletados durante as visitas em campo. 2. Elaborar e manter a documentação pertinente ao processo de software; 3. Projetar um sistema computacional; 4. Produzir um sistema computacional e sua manutenção; 5. Avaliar um sistema computacional.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO PARA WEB | 72.0 h

EMENTA: Linguagens de Programação Web. Tecnologias Web e suas aplicações. Linguagem de programação server-side e client-side. WebServices. Padrão de projeto Model View Controller (MVC) para web. Programação via API de serviços. Utilização de frameworks. Reutilização de frameworks ou projetos.
OBJETIVO: 1. Identificar técnicas de programação para web com foco em interação dinâmica com o usuário com apoio de linguagens server-side e client-side. 2. Utilizar ambientes de desenvolvimento para aplicações web bem como a aplicação de tecnologias específicas para cada cenário. 3. Reutilizar códigos e frameworks nos padrões de projeto com banco de dados.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.