Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
Imagem Geral

Graduação

Graduação

Cursos    Campus
Engenharia Elétrica


OCurso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco (USF) tem o compromisso de formar Engenheiro Eletricista, atuando em diversas áreas da Eletrônica e da Eletrotécnica, como projeto e operação de sistemas elétricos de potência (Eletrotécnica) para subsidiar na área de Geração (usinas e microgeração), no transporte (interligação da geração aos centros consumidores), na distribuição (interligando subestações aos consumidores finais) e na utilização da energia elétrica de forma racional.

O Engenheiro Eletricista pode ainda atuar nas demais áreas desta modalidade relacionadas com a Eletrônica, como sistemas de comunicação e telecomunicação, sistemas eletrônicos analógicos, digitais e microprocessados e no desenvolvimento de projetos aplicando as tecnologias mais modernas, visando o conforto e o bem da humanidade.
Para isso, a Universidade São Francisco (USF) prepara seus estudantes para atuarem de forma consciente, competitiva e ética nesse amplo mercado para serem empreendedores e colaborarem com a produtividade nas empresas.

Já no primeiro semestre, o aluno é envolvido com as Práticas Profissionais do Engenheiro Eletricista, com exemplos reais do cotidiano do engenheiro. Este viés prático continua nos demais semestres e o curso é pautado pela apresentação dos conteúdos teóricos sempre relacionados com as aplicações práticas através de uso intenso de laboratórios. O curso atende integralmente às exigências e recomendações do mercado para a formação de um Engenheiro Elétrico.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o engenheiro elétrico poderá trabalhar com sistemas de automação e controle, desenvolvimento de componentes utilizados na produção de energia e, até mesmo, projetos de instalações nas mais variadas dimensões, de residências a indústrias.

Grade e Corpo Docente

Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente:

Informações Gerais


DURAÇÃO: dez semestres.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.892 horas.

PERÍODO: noturno.

Área de Atuação

Ao Engenheiro Eletricista formado pelo curso cabem as tarefas de supervisão, coordenação e orientação aplicadas ao campo da eletrônica e da eletrotécnica. No campo da eletrônica, as atividades dizem respeito à automação e controle, computação, microeletrônica, circuitos integrados e telecomunicações. Já na área da eletrotécnica, o engenheiro eletricista trabalha junto as empresas na área de Geração, Transmissão, Distribuição (GTD) e consumo de energia elétrica, assim como em instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais, podendo atuar também no desenvolvimento de equipamentos.

Se optar por essa área, o engenheiro eletricista também poderá atuar como autônomo e empresário, trabalhar em empresas de assessoria e consultoria, órgãos públicos e em instituições de ensino e pesquisa.

Atividade Complementares

>> Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Disciplinas ..

Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 111 de 04/02/2021. DOU nº 25, Seção 1, pág. 136, de 05/02/2021.

Turno: MATUTINO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CÁLCULO VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de coordenadas: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Transformação de coordenadas. Números complexos. Funções de uma variável complexa. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Gradiente. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes.
OBJETIVO: 1.Entender sistemas de coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas. 2.Escolher sistemas de coordenadas para representar fenômenos físicos. 3.Aplicar transformação de coordenadas. 4.Construir modelos matemáticos utilizando variáveis complexas. 5.Discutir análise vetorial na representação de fenômenos físicos. 6.Resolver problemas de engenharia por análise vetorial diferencial e integral. 7. Entender o conceito de integral de linha e de superfície. 8. Aplicar o teorema de Gauss e de Stokes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo. Análise de circuitos no domínio da frequência. Sistemas polifásicos. Potência em sistemas trifásicos.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de circuitos elétricos no domínio do tempo. 2. Analisar a resposta transiente de circuitos elétricos. 3. Construir a resposta em frequência de circuitos elétricos. 4. Entender o conceito de ressonância e o comportamento de circuitos ressonantes. 5. Entender os sistemas polifásicos e trifásicos de corrente alternada. 6. Diferenciar as conexões estrela e triângulo. 7. Avaliar sistemas trifásicos balanceados e desbalanceados. 8. Analisar potência elétrica em sistemas trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Circuitos amplificadores com FET e TBJ. Estágios amplificadores em cascata. Amplificadores operacionais. Aplicações lineares e não lineares de amplificadores operacionais. Osciladores. Filtros ativos. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: 1. Aplicar os transistores de efeito de campo nos projetos de circuitos eletrônicos. 2. Avaliar o comportamento de estágios amplificadores em cascata. 3. Entender o funcionamento de amplificadores operacionais em circuitos lineares e não lineares. 4. Projetar circuitos eletrônicos lineares com amplificadores operacionais como osciladores, condicionadores de sinais e filtros ativos. 5. Projetar circuitos eletrônicos não lineares com amplificadores operacionais. 6. Avaliar o desempenho de circuitos analógicos no domínio do tempo e da frequência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE GERAÇÃO E CONVERSÃO | 72.0 h

EMENTA: Componentes e modelos fundamentais dos sistemas de potência: geração, transmissão e distribuição. Fontes de energia para conversão em eletricidade. Princípios de conversão eletromecânica de energia. Conversão fotovoltaica. Princípios de conversão de sistema em corrente contínua para corrente alternada. Transformadores.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de matriz energética e legislação. 2. Entender os princípios de conversão eletromecânica de energia. 3. Interpretar os conceitos e princípios de geração fotovoltaica. 4. Classificar sistemas de geração e fontes de energia. 5. Compreender o funcionamento de transformadores e seus circuitos equivalentes. 6. Avaliar sistemas com transformadores mono e trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Campos estáticos e variáveis no tempo. Energia e potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e densidade de corrente. Indução eletromagnética, auto indutância e indutores. Leis de Maxwell e suas aplicações.
OBJETIVO: 1. Discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Aplicar as equações de Maxwell na modelagem matemática de fenômenos eletromagnéticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÁQUINAS ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Máquinas de corrente contínua. Máquinas de corrente alternada: síncronas e assíncronas. Motores de corrente alternada monofásicos: tipos e aplicações. Motores especiais. Sistemas eletrônicos de acionamento.
OBJETIVO: 1. Compreender o princípio de funcionamento das máquinas elétricas. 2. Diferenciar máquinas e motores elétricos quanto à natureza, tipo de acionamento, velocidade e outras características. 3. Representar máquinas elétricas por seus modelos em circuitos elétricos. 4. Analisar as máquinas elétricas e seus modelos. 5. Dimensionar máquinas elétricas para aplicações gerais e específicas. 6. Selecionar máquinas elétricas comerciais para aplicações específicas. 7. Dimensionar sistemas eletrônicos de acionamento de máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE TRANSMISSÃO | 72.0 h

EMENTA: Propagação de ondas eletromagnéticas e suas interações com o meio. Propagação em meios sem e com perdas. Linhas de Transmissão. Carta de Smith. Modelo e aplicações de linhas de transmissão em sistemas elétricos.
OBJETIVO: 1.Compreender o significado físico das equações de Maxwell nas linhas. 2.Analisar sinais eletromagnéticos aplicando funções variantes no espaço e tempo. 3.Compreender o significado físico de linhas de transmissão e seus parâmetros. 4. Correlacionar os conceitos de propagação de ondas eletromagnéticas em meios físicos e no espaço tridimensional. 5.Analisar linhas de transmissão utilizando a Carta de Smith. 6.Modelar linhas de transmissão com circuitos equivalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Elementos de um sistema de comunicações. Análise e representação de sinais e sistemas. Modelos de Propagação. Modulação Analógica e Digital. Noções de teoria da informação. Projeto de um sistema de comunicação sem fio.
OBJETIVO: 1.Reconhecer os elementos de um sistema de comunicação. 2.Representar matematicamente sinais e sistemas. 3.Diferenciar sinais e sistemas. 4.Classificar tipos de modulações. 5.Compreender os tipos de modulação digital e suas características. 6.Implementar sistemas de comunicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Elétrica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Demonstrar autonomia , para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES E AUTOMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI para LANs, MANs e WANs. Principais redes e protocolos de comunicação industriais para Fieldbus, Devicebus e Sensorbus. Controladores lógicos programáveis. Integração de processos de manufatura. Tecnologias de redes industriais. Projeto.
OBJETIVO: 1. Compreender as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. 2. Identificar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. 3. Diferenciar os principais protocolos, serviços e aplicações associados. 4. Estimar os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial. 5. Conhecer tecnologias atuais de redes industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Chaves Semicondutoras de Potência. Topologias de Conversores: CA/CC, CA/CA, CC/CC e CC/CA. Conversores tiristorizados. Topologias de fontes chaveadas. Projeto de conversores.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento de chaves semicondutores aplicadas em circuitos de potência. 2. Diferenciar o comportamento real do ideal de chaves semicondutoras. 3. Classificar chaves semicondutoras de potência quanto à tipo, capacidades e velocidades de chaveamento. 4. Reconhecer as topologias de conversores e suas aplicações. 5. Selecionar o tipo de conversor adequado a aplicações específicas. 6. Dimensionar e projetar conversores eletrônicos de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Tipos de instalações elétricas industriais. Dispositivos de manobra e proteção. Cálculo da corrente de curto-circuito. Sistema de representação pu. Método das componentes simétricas. Qualidade de energia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer tipos de instalações elétricas. 2. Aplicar representação pu em dispositivos e circuitos. 3. Avaliar circuitos utilizando o conceito de componentes simétricas. 4. Conhecer os dispositivos de proteção de instalações. 5. Planejar instalações elétricas residenciais, prediais e industriais. 6. Dimensionar circuitos de acionamento e proteção de motores e de instalações elétricas. 7. Desenvolver sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. 8. Avaliar a qualidade da energia elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de proteção de sistemas. Elementos de proteção. Proteção de equipamentos e instalações. Conceitos de coordenação e seletividade. Sistemas digitais de proteção.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos de proteção de SEP - sistemas elétricos de potência. 2. Analisar sistemas elétricos identificando suas faltas. 3. Calcular as correntes de falta em SEPs. 4. Selecionar dispositivos de medida e proteção de SEPs. 5. Definir os parâmetros de relés de proteção. 6. Definir os parâmetros de proteção de linhas de transmissão, motores, transformadores e demais elementos de SEP. 7. Avaliar parâmetros de qualidade de energia elétrica. 8. Projetar sistemas de proteção de subestações digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0022-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CÁLCULO VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de coordenadas: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Transformação de coordenadas. Números complexos. Funções de uma variável complexa. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Gradiente. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes.
OBJETIVO: 1.Entender sistemas de coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas. 2.Escolher sistemas de coordenadas para representar fenômenos físicos. 3.Aplicar transformação de coordenadas. 4.Construir modelos matemáticos utilizando variáveis complexas. 5.Discutir análise vetorial na representação de fenômenos físicos. 6.Resolver problemas de engenharia por análise vetorial diferencial e integral. 7. Entender o conceito de integral de linha e de superfície. 8. Aplicar o teorema de Gauss e de Stokes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo. Análise de circuitos no domínio da frequência. Sistemas polifásicos. Potência em sistemas trifásicos.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de circuitos elétricos no domínio do tempo. 2. Analisar a resposta transiente de circuitos elétricos. 3. Construir a resposta em frequência de circuitos elétricos. 4. Entender o conceito de ressonância e o comportamento de circuitos ressonantes. 5. Entender os sistemas polifásicos e trifásicos de corrente alternada. 6. Diferenciar as conexões estrela e triângulo. 7. Avaliar sistemas trifásicos balanceados e desbalanceados. 8. Analisar potência elétrica em sistemas trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Circuitos amplificadores com FET e TBJ. Estágios amplificadores em cascata. Amplificadores operacionais. Aplicações lineares e não lineares de amplificadores operacionais. Osciladores. Filtros ativos. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: 1. Aplicar os transistores de efeito de campo nos projetos de circuitos eletrônicos. 2. Avaliar o comportamento de estágios amplificadores em cascata. 3. Entender o funcionamento de amplificadores operacionais em circuitos lineares e não lineares. 4. Projetar circuitos eletrônicos lineares com amplificadores operacionais como osciladores, condicionadores de sinais e filtros ativos. 5. Projetar circuitos eletrônicos não lineares com amplificadores operacionais. 6. Avaliar o desempenho de circuitos analógicos no domínio do tempo e da frequência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE GERAÇÃO E CONVERSÃO | 72.0 h

EMENTA: Componentes e modelos fundamentais dos sistemas de potência: geração, transmissão e distribuição. Fontes de energia para conversão em eletricidade. Princípios de conversão eletromecânica de energia. Conversão fotovoltaica. Princípios de conversão de sistema em corrente contínua para corrente alternada. Transformadores.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de matriz energética e legislação. 2. Entender os princípios de conversão eletromecânica de energia. 3. Interpretar os conceitos e princípios de geração fotovoltaica. 4. Classificar sistemas de geração e fontes de energia. 5. Compreender o funcionamento de transformadores e seus circuitos equivalentes. 6. Avaliar sistemas com transformadores mono e trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Campos estáticos e variáveis no tempo. Energia e potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e densidade de corrente. Indução eletromagnética, auto indutância e indutores. Leis de Maxwell e suas aplicações.
OBJETIVO: 1. Discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Aplicar as equações de Maxwell na modelagem matemática de fenômenos eletromagnéticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÁQUINAS ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Máquinas de corrente contínua. Máquinas de corrente alternada: síncronas e assíncronas. Motores de corrente alternada monofásicos: tipos e aplicações. Motores especiais. Sistemas eletrônicos de acionamento.
OBJETIVO: 1. Compreender o princípio de funcionamento das máquinas elétricas. 2. Diferenciar máquinas e motores elétricos quanto à natureza, tipo de acionamento, velocidade e outras características. 3. Representar máquinas elétricas por seus modelos em circuitos elétricos. 4. Analisar as máquinas elétricas e seus modelos. 5. Dimensionar máquinas elétricas para aplicações gerais e específicas. 6. Selecionar máquinas elétricas comerciais para aplicações específicas. 7. Dimensionar sistemas eletrônicos de acionamento de máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE TRANSMISSÃO | 72.0 h

EMENTA: Propagação de ondas eletromagnéticas e suas interações com o meio. Propagação em meios sem e com perdas. Linhas de Transmissão. Carta de Smith. Modelo e aplicações de linhas de transmissão em sistemas elétricos.
OBJETIVO: 1.Compreender o significado físico das equações de Maxwell nas linhas. 2.Analisar sinais eletromagnéticos aplicando funções variantes no espaço e tempo. 3.Compreender o significado físico de linhas de transmissão e seus parâmetros. 4. Correlacionar os conceitos de propagação de ondas eletromagnéticas em meios físicos e no espaço tridimensional. 5.Analisar linhas de transmissão utilizando a Carta de Smith. 6.Modelar linhas de transmissão com circuitos equivalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Elementos de um sistema de comunicações. Análise e representação de sinais e sistemas. Modelos de Propagação. Modulação Analógica e Digital. Noções de teoria da informação. Projeto de um sistema de comunicação sem fio.
OBJETIVO: 1.Reconhecer os elementos de um sistema de comunicação. 2.Representar matematicamente sinais e sistemas. 3.Diferenciar sinais e sistemas. 4.Classificar tipos de modulações. 5.Compreender os tipos de modulação digital e suas características. 6.Implementar sistemas de comunicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Elétrica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Demonstrar autonomia , para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES E AUTOMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI para LANs, MANs e WANs. Principais redes e protocolos de comunicação industriais para Fieldbus, Devicebus e Sensorbus. Controladores lógicos programáveis. Integração de processos de manufatura. Tecnologias de redes industriais. Projeto.
OBJETIVO: 1. Compreender as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. 2. Identificar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. 3. Diferenciar os principais protocolos, serviços e aplicações associados. 4. Estimar os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial. 5. Conhecer tecnologias atuais de redes industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Chaves Semicondutoras de Potência. Topologias de Conversores: CA/CC, CA/CA, CC/CC e CC/CA. Conversores tiristorizados. Topologias de fontes chaveadas. Projeto de conversores.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento de chaves semicondutores aplicadas em circuitos de potência. 2. Diferenciar o comportamento real do ideal de chaves semicondutoras. 3. Classificar chaves semicondutoras de potência quanto à tipo, capacidades e velocidades de chaveamento. 4. Reconhecer as topologias de conversores e suas aplicações. 5. Selecionar o tipo de conversor adequado a aplicações específicas. 6. Dimensionar e projetar conversores eletrônicos de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Tipos de instalações elétricas industriais. Dispositivos de manobra e proteção. Cálculo da corrente de curto-circuito. Sistema de representação pu. Método das componentes simétricas. Qualidade de energia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer tipos de instalações elétricas. 2. Aplicar representação pu em dispositivos e circuitos. 3. Avaliar circuitos utilizando o conceito de componentes simétricas. 4. Conhecer os dispositivos de proteção de instalações. 5. Planejar instalações elétricas residenciais, prediais e industriais. 6. Dimensionar circuitos de acionamento e proteção de motores e de instalações elétricas. 7. Desenvolver sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. 8. Avaliar a qualidade da energia elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de proteção de sistemas. Elementos de proteção. Proteção de equipamentos e instalações. Conceitos de coordenação e seletividade. Sistemas digitais de proteção.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos de proteção de SEP - sistemas elétricos de potência. 2. Analisar sistemas elétricos identificando suas faltas. 3. Calcular as correntes de falta em SEPs. 4. Selecionar dispositivos de medida e proteção de SEPs. 5. Definir os parâmetros de relés de proteção. 6. Definir os parâmetros de proteção de linhas de transmissão, motores, transformadores e demais elementos de SEP. 7. Avaliar parâmetros de qualidade de energia elétrica. 8. Projetar sistemas de proteção de subestações digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL EXTENSIONISTA: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: MATUTINO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

EMENTA: Fundamentos de Eletricidade e suas Grandezas Físicas. Principais componentes eletrônicos. Fontes de alimentação e instrumentos de medida. Sensores e atuadores. Sistema de numeração binário e hexadecimal. Conversão entre bases. Conceitos de funcionamento de um hardware digital. Plataformas de prototipagem. Projeto prático sociocultural/sustentável.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos da eletricidade como tensão, corrente e resistência. 2. Utilizar os componentes eletrônicos básicos no desenvolvimento de circuitos. 3. Usar sensores e atuadores na construção de circuitos. 4. Comparar sinal digital e analógico. 5. Utilizar plataformas de prototipagem em projetos usando conceitos de eletrônica, programação, física e matemática. 6. Entender a importância das normas de segurança para os projetos de engenharia. 7. Avaliar o impacto social e sustentável do projeto desenvolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CÁLCULO VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de coordenadas: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Transformação de coordenadas. Números complexos. Funções de uma variável complexa. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Gradiente. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes.
OBJETIVO: 1.Entender sistemas de coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas. 2.Escolher sistemas de coordenadas para representar fenômenos físicos. 3.Aplicar transformação de coordenadas. 4.Construir modelos matemáticos utilizando variáveis complexas. 5.Discutir análise vetorial na representação de fenômenos físicos. 6.Resolver problemas de engenharia por análise vetorial diferencial e integral. 7. Entender o conceito de integral de linha e de superfície. 8. Aplicar o teorema de Gauss e de Stokes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo. Análise de circuitos no domínio da frequência. Sistemas polifásicos. Potência em sistemas trifásicos.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de circuitos elétricos no domínio do tempo. 2. Analisar a resposta transiente de circuitos elétricos. 3. Construir a resposta em frequência de circuitos elétricos. 4. Entender o conceito de ressonância e o comportamento de circuitos ressonantes. 5. Entender os sistemas polifásicos e trifásicos de corrente alternada. 6. Diferenciar as conexões estrela e triângulo. 7. Avaliar sistemas trifásicos balanceados e desbalanceados. 8. Analisar potência elétrica em sistemas trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Circuitos amplificadores com FET e TBJ. Estágios amplificadores em cascata. Amplificadores operacionais. Aplicações lineares e não lineares de amplificadores operacionais. Osciladores. Filtros ativos. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: 1. Aplicar os transistores de efeito de campo nos projetos de circuitos eletrônicos. 2. Avaliar o comportamento de estágios amplificadores em cascata. 3. Entender o funcionamento de amplificadores operacionais em circuitos lineares e não lineares. 4. Projetar circuitos eletrônicos lineares com amplificadores operacionais como osciladores, condicionadores de sinais e filtros ativos. 5. Projetar circuitos eletrônicos não lineares com amplificadores operacionais. 6. Avaliar o desempenho de circuitos analógicos no domínio do tempo e da frequência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE GERAÇÃO E CONVERSÃO | 72.0 h

EMENTA: Componentes e modelos fundamentais dos sistemas de potência: geração, transmissão e distribuição. Fontes de energia para conversão em eletricidade. Princípios de conversão eletromecânica de energia. Conversão fotovoltaica. Princípios de conversão de sistema em corrente contínua para corrente alternada. Transformadores.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de matriz energética e legislação. 2. Entender os princípios de conversão eletromecânica de energia. 3. Interpretar os conceitos e princípios de geração fotovoltaica. 4. Classificar sistemas de geração e fontes de energia. 5. Compreender o funcionamento de transformadores e seus circuitos equivalentes. 6. Avaliar sistemas com transformadores mono e trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Campos estáticos e variáveis no tempo. Energia e potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e densidade de corrente. Indução eletromagnética, auto indutância e indutores. Leis de Maxwell e suas aplicações.
OBJETIVO: 1. Discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Aplicar as equações de Maxwell na modelagem matemática de fenômenos eletromagnéticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÁQUINAS ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Máquinas de corrente contínua. Máquinas de corrente alternada: síncronas e assíncronas. Motores de corrente alternada monofásicos: tipos e aplicações. Motores especiais. Sistemas eletrônicos de acionamento.
OBJETIVO: 1. Compreender o princípio de funcionamento das máquinas elétricas. 2. Diferenciar máquinas e motores elétricos quanto à natureza, tipo de acionamento, velocidade e outras características. 3. Representar máquinas elétricas por seus modelos em circuitos elétricos. 4. Analisar as máquinas elétricas e seus modelos. 5. Dimensionar máquinas elétricas para aplicações gerais e específicas. 6. Selecionar máquinas elétricas comerciais para aplicações específicas. 7. Dimensionar sistemas eletrônicos de acionamento de máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE TRANSMISSÃO | 72.0 h

EMENTA: Propagação de ondas eletromagnéticas e suas interações com o meio. Propagação em meios sem e com perdas. Linhas de Transmissão. Carta de Smith. Modelo e aplicações de linhas de transmissão em sistemas elétricos.
OBJETIVO: 1.Compreender o significado físico das equações de Maxwell nas linhas. 2.Analisar sinais eletromagnéticos aplicando funções variantes no espaço e tempo. 3.Compreender o significado físico de linhas de transmissão e seus parâmetros. 4. Correlacionar os conceitos de propagação de ondas eletromagnéticas em meios físicos e no espaço tridimensional. 5.Analisar linhas de transmissão utilizando a Carta de Smith. 6.Modelar linhas de transmissão com circuitos equivalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Elementos de um sistema de comunicações. Análise e representação de sinais e sistemas. Modelos de Propagação. Modulação Analógica e Digital. Noções de teoria da informação. Projeto de um sistema de comunicação sem fio.
OBJETIVO: 1.Reconhecer os elementos de um sistema de comunicação. 2.Representar matematicamente sinais e sistemas. 3.Diferenciar sinais e sistemas. 4.Classificar tipos de modulações. 5.Compreender os tipos de modulação digital e suas características. 6.Implementar sistemas de comunicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Elétrica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Demonstrar autonomia , para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES E AUTOMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI para LANs, MANs e WANs. Principais redes e protocolos de comunicação industriais para Fieldbus, Devicebus e Sensorbus. Controladores lógicos programáveis. Integração de processos de manufatura. Tecnologias de redes industriais. Projeto.
OBJETIVO: 1. Compreender as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. 2. Identificar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. 3. Diferenciar os principais protocolos, serviços e aplicações associados. 4. Estimar os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial. 5. Conhecer tecnologias atuais de redes industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Chaves Semicondutoras de Potência. Topologias de Conversores: CA/CC, CA/CA, CC/CC e CC/CA. Conversores tiristorizados. Topologias de fontes chaveadas. Projeto de conversores.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento de chaves semicondutores aplicadas em circuitos de potência. 2. Diferenciar o comportamento real do ideal de chaves semicondutoras. 3. Classificar chaves semicondutoras de potência quanto à tipo, capacidades e velocidades de chaveamento. 4. Reconhecer as topologias de conversores e suas aplicações. 5. Selecionar o tipo de conversor adequado a aplicações específicas. 6. Dimensionar e projetar conversores eletrônicos de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Tipos de instalações elétricas industriais. Dispositivos de manobra e proteção. Cálculo da corrente de curto-circuito. Sistema de representação pu. Método das componentes simétricas. Qualidade de energia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer tipos de instalações elétricas. 2. Aplicar representação pu em dispositivos e circuitos. 3. Avaliar circuitos utilizando o conceito de componentes simétricas. 4. Conhecer os dispositivos de proteção de instalações. 5. Planejar instalações elétricas residenciais, prediais e industriais. 6. Dimensionar circuitos de acionamento e proteção de motores e de instalações elétricas. 7. Desenvolver sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. 8. Avaliar a qualidade da energia elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de proteção de sistemas. Elementos de proteção. Proteção de equipamentos e instalações. Conceitos de coordenação e seletividade. Sistemas digitais de proteção.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos de proteção de SEP - sistemas elétricos de potência. 2. Analisar sistemas elétricos identificando suas faltas. 3. Calcular as correntes de falta em SEPs. 4. Selecionar dispositivos de medida e proteção de SEPs. 5. Definir os parâmetros de relés de proteção. 6. Definir os parâmetros de proteção de linhas de transmissão, motores, transformadores e demais elementos de SEP. 7. Avaliar parâmetros de qualidade de energia elétrica. 8. Projetar sistemas de proteção de subestações digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0021-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

ALGORITMOS E LÓGICA COMPUTACIONAL | 72.0 h

EMENTA: Utilização dos princípios e representações de entrada e saída, tipos de dados, operadores e expressões, bem como de estruturas de decisão e repetição em algoritmos computacionais. Manipulação de dados multidimensionais, modulação e principais estruturas de programação baseada em blocos empregados na solução de projeto de engenharia.
OBJETIVO: 1. Conhecer o pensamento lógico, conceitos de entrada/saída e o funcionamento básico do computador. 2. Utilizar diversos tipos de dados e as principais operações em soluções algorítmicas. 3. Implementar estruturas de decisão e repetição utilizando fluxogramas e pseudocódigos. 4. Desenvolver algoritmos para solução de problemas de engenharia com programação baseada em blocos de dados. 5. Construir soluções utilizando modularização e representação multidimensional. 6. Criar soluções de problemas reais de engenharia e propor melhorias.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FÍSICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de unidades. Mecânica: Cinemática. Forças em Dinâmica e Leis de Newton. Trabalho e Energia. Princípio da Conservação da Energia. Temperatura. Calorimetria.
OBJETIVO: 1. Conhecer o SI e analisar problemas de medição e conversão de unidades. 2. Aplicar vetores na representação de grandezas físicas. 3. Analisar MRU, MRUV, MCU e movimento em duas dimensões. 4. Interpretar as Leis de Newton da dinâmica no plano inclinado com e sem atrito. 5. Compreender os conceitos de trabalho, energia e conservação da energia. 6. Compreender conceitos de temperatura, escalas e medição. 7. Analisar o fenômeno de dilatação de sólidos e líquidos. 8. Distinguir os conceitos de calor sensível, latente e mudança de fase.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: O componente curricular aborda conceitos de Conjuntos Numéricos, Teoria dos Conjuntos, Razão e Proporção, Regra de Três e Porcentagem e suas devidas aplicações no contexto de Engenharia. Além disso, o estudo dos conceitos de Áreas, Volumes, Expressões Algébricas, Equações, Inequações e Trigonometria são desenvolvidos para serem entrelaçados com Funções de Uma Variável Real e suas devidas aplicações em problemas de Engenharia.
OBJETIVO: 1. Identificar conjuntos numéricos, intervalos e operações entre conjuntos. 2. Reconhecer conceitos de razão e proporção e regra de três. 3. Calcular áreas de figuras planas e volumes e aplicar em contextos de engenharia. 4. Resolver expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração. 5. Resolver equações e inequações e aplicar em problemas de engenharia. 6. Relacionar conceitos de trigonometria e aplicar em problemas de engenharia. 7. Aplicar conceitos das diversas funções em problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INTRODUÇÃO AOS PROJETOS DE ENGENHARIA | 144.0 h

EMENTA: Fundamentos de Eletricidade e suas Grandezas Físicas. Principais componentes eletrônicos. Fontes de alimentação e instrumentos de medida. Sensores e atuadores. Sistema de numeração binário e hexadecimal. Conversão entre bases. Conceitos de funcionamento de um hardware digital. Plataformas de prototipagem. Projeto prático sociocultural/sustentável.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos da eletricidade como tensão, corrente e resistência. 2. Utilizar os componentes eletrônicos básicos no desenvolvimento de circuitos. 3. Usar sensores e atuadores na construção de circuitos. 4. Comparar sinal digital e analógico. 5. Utilizar plataformas de prototipagem em projetos usando conceitos de eletrônica, programação, física e matemática. 6. Entender a importância das normas de segurança para os projetos de engenharia. 7. Avaliar o impacto social e sustentável do projeto desenvolvido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de numeração e operações. Circuitos lógicos básicos. Simplificação de circuitos e álgebra booleana. Aritmética binária e circuitos aritméticos. Circuitos sequenciais: Flip flops, contadores e registradores. Circuitos de média escala de integração: codificadores, decodificadores, multiplexadores e demultiplexadores. Projeto de circuitos sequenciais.
OBJETIVO: 1. Entender sistemas de numeração em sistemas digitais. 2. Aplicar operações lógicas e simbologia na representação de circuitos lógicos combinacionais. 3. Empregar os postulados da álgebra de Boole na resolução de problemas lógicos. 4. Entender os tipos de flip flops e suas características. 5. Avaliar o desempenho de circuitos sequenciais. 6. Projetar circuitos combinacionais e sequenciais aplicados na resolução de problemas digitais utilizando dispositivos complexos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores. Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores, análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.
OBJETIVO: 1. Representar dados numéricos na forma matricial. 2. Aplicar o conceito de determinante e suas aplicações. 3. Analisar situações-problema relacionadas à engenharia, as quais possam ser resolvidas pela aplicação de sistema de equações lineares. 5. Operar o conceito de grandeza vetorial, suas propriedades e operações básicas. 6. Utilizar as diferentes representações, geométricas e algébricas, de retas e planos para a investigação de situações-problema que envolvam estes conceitos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

EMENTA: Propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Materiais semicondutores. Junção PN e diodos. Transistores Bipolares de Junção. Transistores de Efeito de Campo. Aplicações de diodos, transistores de junção e transistores de efeito de campo.
OBJETIVO: 1. Diferenciar os materiais quanto às suas propriedades elétricas e magnéticas. 2. Entender as propriedades dos semicondutores intrínsecos e extrínsecos. 3. Conhecer a junção PN e sua função como diodo. 4. Reconhecer diodos com funções especiais. 5. Avaliar o desempenho de circuitos com diodos. 6. Entender o princípio de funcionamento do transistor bipolar de junção e dos de efeito de campo. 7. Projetar circuitos com TBJ e FET.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA | 72.0 h

EMENTA: Probabilidade: conceito e teoremas fundamentais. Variáveis Aleatórias e Parâmetros da População. Modelos Probabilísticos Básicos. Estatística Descritiva. Estatística Inferencial. Análise computacional.
OBJETIVO: 1. Construir modelos de representação do funcionamento de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia. 2. Estruturar um problema de Engenharia em componentes mais elementares, de modo a facilitar sua solução. 3. Prever estados futuros de objetos e fenômenos de interesse em Engenharia, com base em análise de estados anteriores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

EMENTA: Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Integrais indefinidas e definidas. Aplicações de integrais. Anti derivadas, o problema da área e integrais indefinidas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume. Sólidos de revolução
OBJETIVO: 1. Interpretar os princípios do cálculo algébrico de um limite de uma função. 2. Aplicar as regras de derivação em problemas de engenharia. 3. Compreender o teorema fundamental do cálculo. 4. Reconhecer o conceito de integrais definidas e indefinidas e suas aplicações. 5. Aplicar métodos de integração no cálculo de áreas, volumes e outros problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Principais distribuições de carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Lei de Gauss. Capacitância. Energia no campo elétrico. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Forças no campo magnético. Energia armazenada no campo magnético.
OBJETIVO: 1. Conceituar fenômenos elétricos e magnéticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Compreender os conceitos de fluxo, força e indução magnética.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Conceito de força. Equilíbrio de ponto material. Conceito de momento. Equilíbrio de corpo rígido. Propriedades de figuras planas. Princípios de resistência dos materiais.
OBJETIVO: 1. Compreender os conceitos de força e equilíbrio. 2. Aplicar os conceitos de forças e de equilíbrio para solucionar problemas de ponto material. 3. Compreender o conceito de momento de uma força. 4. Aplicar os conceitos de força e momento para solucionar problemas de equilíbrio de corpos rígidos. 5. Compreender os conceitos de centroide e momento de inércia de figuras planas 6. Identificar os principais carregamentos. 7. Empregar os conceitos e definições de carregamentos simples para dimensionar estruturas de pequena complexidade.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 72.0 h

EMENTA: Comandos de linguagem estruturada. Utilização de ponteiros. Alocação dinâmica de memória. Tratamento de texto: diferentes operações com strings. Recursividade: conceitos e comparação com método linear. Estruturas heterogêneas de dados. Leitura e escrita em arquivo texto e de dados.
OBJETIVO: 1. Comparar o uso de recursividade com o método sequencial. 2. Compreender o conceito de ponteiros em programação estruturada. 3. Usar ponteiros em alocação dinâmica de memória e na declaração de estruturas de dados homogêneas. 4. Entender os conceitos de strings e sua utilização em programação de computadores. 5.Implementar programas para leitura e escrita de arquivos de texto e dados usando conceitos de strings e de estruturas heterogêneas. 6. Utilizar conceitos de programação estruturada em projetos para solução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

EMENTA: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Aplicações com derivadas parciais. Equações diferenciais e respectivas aplicações. Integrais Múltiplas. Aplicações com integrais múltiplas.
OBJETIVO: 1. Aplicar funções de várias variáveis na representação de fenômenos físicos. 2. Interpretar o conceito de derivadas parciais e suas aplicações. 3. Resolver equações diferenciais aplicadas em problemas de engenharia. 4. Utilizar integrais múltiplas na resolução de problemas de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

EMENTA: Análise de circuitos em corrente contínua. Leis de Kirchhoff. Técnicas de análise e teoremas de circuitos. Elementos armazenadores de energia. Análise de circuitos em corrente alternada. Impedância complexa. Análise fasorial. Potência complexa.
OBJETIVO: 1. Compreender o funcionamento de circuitos elétricos de baixa e média complexidade. 2. Aplicar as técnicas de análise em circuitos elétricos lineares em corrente contínua e corrente alternada. 3. Analisar circuitos em corrente alternada. 4. Entender o conceito de potência em corrente alternada. 5. Diferenciar os tipos de potência CA. 6. Avaliar circuitos em corrente alternada e determinar as potências envolvidas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

EMENTA: Conceitos básicos de propriedades dos fluidos e hidrostática. Regimes de escoamento. Conservação de energias mecânicas. Mecanismos de transferência de calor. Balanços de energia. Aplicações de transferência de massa.
OBJETIVO: 1. Identificar as propriedades de fluidos, e os conceitos fundamentais de hidrostática. 2. Calcular a vazão média, utilizando a equação da continuidade e identificar os tipos de energias mecânicas associadas a um fluido. 3. Dimensionar situações fundamentais associadas a máquinas de fluxo. 4. Distinguir conceitos de transferência de calor e analisar os seus respectivos mecanismos. 5. Reconhecer o conceito de transferência de massa e identificar analogias relativas à transferência de calor.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções químicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria. Preparo de soluções.
OBJETIVO: 1. Reconhecer os princípios das ligações químicas e da estrutura molecular. 2. Identificar os fatores que levam as reac¸o~es qui´micas a apresentarem sucesso ao converter reagentes em produtos. 3. Relacionar os fenômenos físicos e químicos com diferentes áreas da engenharia, buscando a compreensão das observações macroscópicas e sua relação com as propriedades microscópicas dos materiais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CÁLCULO VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Sistemas de coordenadas: cartesianas, cilíndricas e esféricas. Transformação de coordenadas. Números complexos. Funções de uma variável complexa. Integral de linha. Elementos diferenciais de superfície e de volume. Integral de superfície. Gradiente. Divergente. Rotacional. Teorema de Gauss. Teorema de Stokes.
OBJETIVO: 1.Entender sistemas de coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas. 2.Escolher sistemas de coordenadas para representar fenômenos físicos. 3.Aplicar transformação de coordenadas. 4.Construir modelos matemáticos utilizando variáveis complexas. 5.Discutir análise vetorial na representação de fenômenos físicos. 6.Resolver problemas de engenharia por análise vetorial diferencial e integral. 7. Entender o conceito de integral de linha e de superfície. 8. Aplicar o teorema de Gauss e de Stokes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

EMENTA: Circuitos de primeira e segunda ordem no domínio do tempo. Análise de circuitos no domínio da frequência. Sistemas polifásicos. Potência em sistemas trifásicos.
OBJETIVO: 1. Compreender o comportamento de circuitos elétricos no domínio do tempo. 2. Analisar a resposta transiente de circuitos elétricos. 3. Construir a resposta em frequência de circuitos elétricos. 4. Entender o conceito de ressonância e o comportamento de circuitos ressonantes. 5. Entender os sistemas polifásicos e trifásicos de corrente alternada. 6. Diferenciar as conexões estrela e triângulo. 7. Avaliar sistemas trifásicos balanceados e desbalanceados. 8. Analisar potência elétrica em sistemas trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

EMENTA: Circuitos amplificadores com FET e TBJ. Estágios amplificadores em cascata. Amplificadores operacionais. Aplicações lineares e não lineares de amplificadores operacionais. Osciladores. Filtros ativos. Resposta em frequência. Projetos.
OBJETIVO: 1. Aplicar os transistores de efeito de campo nos projetos de circuitos eletrônicos. 2. Avaliar o comportamento de estágios amplificadores em cascata. 3. Entender o funcionamento de amplificadores operacionais em circuitos lineares e não lineares. 4. Projetar circuitos eletrônicos lineares com amplificadores operacionais como osciladores, condicionadores de sinais e filtros ativos. 5. Projetar circuitos eletrônicos não lineares com amplificadores operacionais. 6. Avaliar o desempenho de circuitos analógicos no domínio do tempo e da frequência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE GERAÇÃO E CONVERSÃO | 72.0 h

EMENTA: Componentes e modelos fundamentais dos sistemas de potência: geração, transmissão e distribuição. Fontes de energia para conversão em eletricidade. Princípios de conversão eletromecânica de energia. Conversão fotovoltaica. Princípios de conversão de sistema em corrente contínua para corrente alternada. Transformadores.
OBJETIVO: 1. Compreender o conceito de matriz energética e legislação. 2. Entender os princípios de conversão eletromecânica de energia. 3. Interpretar os conceitos e princípios de geração fotovoltaica. 4. Classificar sistemas de geração e fontes de energia. 5. Compreender o funcionamento de transformadores e seus circuitos equivalentes. 6. Avaliar sistemas com transformadores mono e trifásicos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

EMENTA: Campos estáticos e variáveis no tempo. Energia e potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e densidade de corrente. Indução eletromagnética, auto indutância e indutores. Leis de Maxwell e suas aplicações.
OBJETIVO: 1. Discutir fenômenos eletromagnéticos fundamentais e seus modelos matemáticos. 2. Entender as características elétricas de condutores e dielétricos. 3. Relacionar os conceitos de corrente e densidade de corrente. 4. Diferenciar os comportamentos dos resistores, indutores e capacitores. 5. Aplicar as equações de Maxwell na modelagem matemática de fenômenos eletromagnéticos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA | 72.0 h

EMENTA: Conceitos de instrumentação. Sensores, transdutores e dispositivos eletrônicos. Estatística e propagação de erros. Sinal e ruído. Condicionamento de sinais elétricos. Técnicas de instrumentação para medidas de grandezas elétricas. Recursos computacionais para instrumentação. Instrumentação virtual. Redes de Sensores.
OBJETIVO: 1.Entender os fundamentos de sensores e transdutores de grandezas físicas. 2. Interpretar sinais e ruídos e classificá-los quanto à sua natureza, intensidade, faixa espectral e outras características. 3.Construir condicionadores de sinais. 4.Selecionar transdutores de grandezas elétricas. 5. Elaborar técnicas de instrumentação 5.Aplicar recursos computacionais de instrumentação e condicionamento de sinais. 6. Implementar sistemas de comunicação digital em redes de sensores.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÁQUINAS ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Máquinas de corrente contínua. Máquinas de corrente alternada: síncronas e assíncronas. Motores de corrente alternada monofásicos: tipos e aplicações. Motores especiais. Sistemas eletrônicos de acionamento.
OBJETIVO: 1. Compreender o princípio de funcionamento das máquinas elétricas. 2. Diferenciar máquinas e motores elétricos quanto à natureza, tipo de acionamento, velocidade e outras características. 3. Representar máquinas elétricas por seus modelos em circuitos elétricos. 4. Analisar as máquinas elétricas e seus modelos. 5. Dimensionar máquinas elétricas para aplicações gerais e específicas. 6. Selecionar máquinas elétricas comerciais para aplicações específicas. 7. Dimensionar sistemas eletrônicos de acionamento de máquinas elétricas.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

EMENTA: Transformadas de Laplace para engenharia. Modelagem matemática de sistemas dinâmicos: espaço de estado e função de transferência. Diagrama de blocos. Análise de resposta transitória. Estabilidade. Erro em regime permanente. Lugar geométrico das raízes. Resposta em frequência. Simulação Computacional.
OBJETIVO: 1. Obter modelos matemáticos que representam sistemas físicos. 2. Analisar o comportamento dinâmico de sistemas físicos. 3. Verificar a resposta transiente de sistemas de primeira e segunda ordem e de ordem superior. 4. Explorar as propriedades de estabilidade de sistemas lineares. 5. Projetar sistemas de controle lineares pelo lugar geométrico das raízes e pelos métodos de resposta em frequência. 6. Utilizar simulação computacional no projeto de sistemas de controle.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

EMENTA: Introdução a organização de computadores. Unidade Central de Processamento. Memórias. Representação dos dados e instruções. Linguagem de máquina. Linguagem Assembly. Dispositivos de entrada e saída. Interrupções. Definição e aplicações de sistemas embarcados. Sensores, atuadores e protocolos de comunicação. Projeto e construção de um sistema embarcado.
OBJETIVO: 1. Conhecer as arquiteturas de computadores aplicados a projetos. 2. Compreender as operações de aritmética computacional e dos processos de execução de instruções. 3. Aplicar os conceitos de memória e sua hierarquia de memória. 4. Desenvolver aplicações em código de máquina. 5. Diferenciar as arquiteturas de Harvard e Von Neumann. 6. Aplicar sensores e atuadores em sistemas para Internet das coisas. 7. Desenvolver projetos de sistemas embarcados em cenários da engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETIVA | 72.0 h

EMENTA: A flexibilização para o ensino de tecnologias e recursos em demanda para a engenharia. Diversificação de conteúdo que complementam a profissão do engenheiro.
OBJETIVO: 1. Conhecer tecnologias no estado da arte para aplicação em projetos de engenharia. 2. Implementar projetos utilizando processos e planejamento considerando metodologias no estado da arte 3. Desenvolver sistemas e modelos utilizando ferramentas de última geração. 4. Criar projetos com aderências a sustentabilidade e reaproveitamento. 5. Empregar técnicas de empreendedorismo em projetos de engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Memórias: tipos e aplicações. Conversores A/D e D/A: tipos e aplicações. PLD - Dispositivos lógicos programáveis. HDL - Linguagens de descrição de hardware. Projeto de circuitos digitais utilizando HDL.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento dos principais tipos de memórias. 2. Projetar circuitos digitais com memórias. 3. Selecionar conversores A/D e D/A para aplicações específicas. 4. Diferenciar os principais tipos de dispositivos lógicos programáveis PLDs. 5. Selecionar dispositivos lógicos programáveis PLD no projeto de sistemas digitais. 6. Projetar sistemas digitais com HDL fazendo uso de ferramentas computacionais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE TRANSMISSÃO | 72.0 h

EMENTA: Propagação de ondas eletromagnéticas e suas interações com o meio. Propagação em meios sem e com perdas. Linhas de Transmissão. Carta de Smith. Modelo e aplicações de linhas de transmissão em sistemas elétricos.
OBJETIVO: 1.Compreender o significado físico das equações de Maxwell nas linhas. 2.Analisar sinais eletromagnéticos aplicando funções variantes no espaço e tempo. 3.Compreender o significado físico de linhas de transmissão e seus parâmetros. 4. Correlacionar os conceitos de propagação de ondas eletromagnéticas em meios físicos e no espaço tridimensional. 5.Analisar linhas de transmissão utilizando a Carta de Smith. 6.Modelar linhas de transmissão com circuitos equivalentes.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Elementos de um sistema de comunicações. Análise e representação de sinais e sistemas. Modelos de Propagação. Modulação Analógica e Digital. Noções de teoria da informação. Projeto de um sistema de comunicação sem fio.
OBJETIVO: 1.Reconhecer os elementos de um sistema de comunicação. 2.Representar matematicamente sinais e sistemas. 3.Diferenciar sinais e sistemas. 4.Classificar tipos de modulações. 5.Compreender os tipos de modulação digital e suas características. 6.Implementar sistemas de comunicação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

EMENTA: Transformada Z. Discretização de sistemas contínuos. Quantização. Amostrador e segurador de ordem zero. Função de transferência discreta. Mapeamento do plano s no plano z. Estabilidade. Resposta transiente. Sistemas discretos em malha fechada. Erro em regime permanente. Projeto de controladores discretos. Implementação de algoritmos de controle.
OBJETIVO: 1. Aplicar a transformada Z na discretização de sinais e sistemas. 2. Analisar a influência do período de amostragem na discretização. 3. Relacionar os sistemas contínuos e os discretos. 4. Avaliar a estabilidade e o comportamento de sistemas de controle discretos. 5. Construir modelos de simulação computacional. 6. Projetar controladores digitais. 7. Projetar sistemas de controle discretos. 8. Avaliar o desempenho de sistemas discretos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 196.0 h

EMENTA: Desenvolvimento supervisionado de trabalhos envolvendo assuntos de Engenharia Elétrica. Orientações para elaboração do programa de estágio e relatório técnico-científico das atividades desenvolvidas.
OBJETIVO: 1. Comunicar-se efetivamente e eficientemente na forma escrita técnica-científica. 2. Compreender as normas de trabalhos acadêmicos e regulamentos do estágio obrigatório. 2. Aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. 3.Demonstrar autonomia , para lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência e da tecnologia. 4. Implantar as soluções de Engenharia considerando os aspectos técnicos, sociais, legais, econômicos e ambientais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

EMENTA: Sinais e sistemas de tempo contínuo e discreto. Amostragem de sinais de tempo. DFT - Transformada de Fourier discreta. FFT - Transformada rápida de Fourier. Transformada Z. Filtros digitais. Técnicas de projeto de filtros digitais. Aplicações do processamento digital de sinais.
OBJETIVO: 1. Diferenciar sinais contínuos e discretos. 2. Aplicar técnicas de discretização de sinais contínuos. 3. Entender os fundamentos da DFT. 4. Analisar sinais aplicando FFT através de ferramentas computacionais. 5. Conhecer os fundamentos de filtros digitais. 6. Implementar filtros digitais para processamento de sinais utilizando DSPs.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
REDES E AUTOMAÇÃO | 72.0 h

EMENTA: Arquitetura de redes: topologia e modelo de referência OSI para LANs, MANs e WANs. Principais redes e protocolos de comunicação industriais para Fieldbus, Devicebus e Sensorbus. Controladores lógicos programáveis. Integração de processos de manufatura. Tecnologias de redes industriais. Projeto.
OBJETIVO: 1. Compreender as redes de computadores locais e de longa distância abordando o modelo OSI/ISO. 2. Identificar os conceitos e princípios fundamentais de redes de comunicações para automação industrial. 3. Diferenciar os principais protocolos, serviços e aplicações associados. 4. Estimar os aspectos de equipamentos e técnicas para automação industrial. 5. Conhecer tecnologias atuais de redes industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Chaves Semicondutoras de Potência. Topologias de Conversores: CA/CC, CA/CA, CC/CC e CC/CA. Conversores tiristorizados. Topologias de fontes chaveadas. Projeto de conversores.
OBJETIVO: 1. Entender o funcionamento de chaves semicondutores aplicadas em circuitos de potência. 2. Diferenciar o comportamento real do ideal de chaves semicondutoras. 3. Classificar chaves semicondutoras de potência quanto à tipo, capacidades e velocidades de chaveamento. 4. Reconhecer as topologias de conversores e suas aplicações. 5. Selecionar o tipo de conversor adequado a aplicações específicas. 6. Dimensionar e projetar conversores eletrônicos de potência.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 144.0 h

EMENTA: Tipos de instalações elétricas industriais. Dispositivos de manobra e proteção. Cálculo da corrente de curto-circuito. Sistema de representação pu. Método das componentes simétricas. Qualidade de energia.
OBJETIVO: 1. Reconhecer tipos de instalações elétricas. 2. Aplicar representação pu em dispositivos e circuitos. 3. Avaliar circuitos utilizando o conceito de componentes simétricas. 4. Conhecer os dispositivos de proteção de instalações. 5. Planejar instalações elétricas residenciais, prediais e industriais. 6. Dimensionar circuitos de acionamento e proteção de motores e de instalações elétricas. 7. Desenvolver sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. 8. Avaliar a qualidade da energia elétrica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA | 72.0 h

EMENTA: Fundamentos de proteção de sistemas. Elementos de proteção. Proteção de equipamentos e instalações. Conceitos de coordenação e seletividade. Sistemas digitais de proteção.
OBJETIVO: 1. Entender os fundamentos de proteção de SEP - sistemas elétricos de potência. 2. Analisar sistemas elétricos identificando suas faltas. 3. Calcular as correntes de falta em SEPs. 4. Selecionar dispositivos de medida e proteção de SEPs. 5. Definir os parâmetros de relés de proteção. 6. Definir os parâmetros de proteção de linhas de transmissão, motores, transformadores e demais elementos de SEP. 7. Avaliar parâmetros de qualidade de energia elétrica. 8. Projetar sistemas de proteção de subestações digitais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

PRÁTICA PROFISSIONAL: PROJETOS PARA A SOCIEDADE DO FUTURO | 144.0 h

EMENTA: Os conceitos e importância da administração e economia nos projetos de engenharia para a sociedade considerando o desenho universal, prevenção e mitigação de desastres naturais e situações de incêndio, pandemias, a utilização adequada do espaço urbano e a necessidade de mobilidade. Desenvolvimento de projeto prático sustentável em equipes multidisciplinares empregando conceitos de automação, comunicação e conectividade visando inclusão social, geração e distribuição de renda, saúde e bem estar. Processos de formação profissional extensionista.
OBJETIVO: 1. Definir os principais desafios que a sociedade do futuro enfrentará. 2. Atuar em equipes multidisciplinares. 3. Utilizar a tecnologia na solução dos grandes desafios da sociedade. 4. Analisar a viabilidade de projetos sustentáveis. 5. Avaliar custos e taxas de retorno de projetos. 6. Saber empregar os conceitos de administração de projetos e empresas. 7. Criar projetos sustentáveis. 8. Reconhecer a extensão como um processo de formação profissional que possibilita o diálogo com a sociedade para a produção de um conhecimento transformador. 9. Desenvolver a consciência cidadã, por meio da atuação protagonista efetiva, que conjugue valores pessoais, profissionais e sociais

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

EMENTA: Orientação para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia. Aspectos formais de apresentação do trabalho de graduação: o trabalho escrito e a arguição. Normas técnicas e princípios éticos aplicados à publicação de trabalhos.
OBJETIVO: 1. Elaborar pesquisa documental, de campo ou experimental em área específica da Engenharia. 2. Relacionar o conhecimento aplicado ao problema de pesquisa 3. Demonstrar liderança e envolvimento em trabalho em equipe. 4. Produzir um artigo científico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Turno: NOTURNO Currículo: 0011-B Regime: SEMESTRAL

Serie: 1º SEMESTRE

CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTUDO DO SER HUMANO CONTEMPORÂNEO | 72.0 h

EMENTA: O ser humano e a formação cultural do ocidente: modernidade, pós-modernidade e globalização. Expressões e processos do conhecimento. O humano como ser multifacetário e relacional. Dimensões políticas, ambientais, sociais e religiosas da contemporaneidade.
OBJETIVO: 1. Construção da subjetividade humana e formação de profisionais de qualidade, humana e tecnicamente, despertando para uma visão cristã e franciscana do mundo, com consciência e lucidez crítica e ética. 2. Desenvolver uma consciência moral baseada em atitudes, fruto de convicções com valores interiorizados, e retidão instrumental (disciplina), numa educação tansformadora cujo primado é a pessoa humana integral (nas dimensões somática, psico-afetica, sócio-política e espiritual), tendo presente o cuidado da criação.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
FERRAMENTAS PARA ENGENHARIA | 72.0 h

EMENTA: Histórico, atividades e perspectivas da Engenharia. Fundamentos matemáticos. Gráficos e Tabelas. Sistemas de Medidas e Unidades. Conversão de Unidades. Análise Dimensional simples. A função dos Modelos, da Simulação e da Otimização em Engenharia. Medidas para prevenção e combate a desastres naturais.
OBJETIVO: Conhecer e aplicar as principais ferramentas da engenharia, que serão utilizadas e necessárias ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes em engenharia.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES COM ELETRICIDADE | 144.0 h

EMENTA: Campos de atuação do Engenheiro Eletricista. Leis Básicas de circuitos elétricos. Circuitos básicos de Corrente Contínua e de Corrente Alternada. Temas atuais na área de Engenharia Elétrica.
OBJETIVO: Conhecer e identificar as principais grandezas da Engenharia Elétrica e aplicar estes conhecimentos na medição destas grandezas. Conhecer e aplicar os elementos e leis que regem o comportamento de um circuito elétrico. Compreender as novas tendências e tecnologias na área de atuação do Engenheiro Eletricista.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
QUÍMICA GERAL | 72.0 h

EMENTA: Estrutura atômica. Periodicidade das propriedades atômicas. Ligações químicas. Funções orgânicas e inorgânicas. Introdução à ciência dos materiais. Reações químicas e estequiometria.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos subsídios para interpretar fenômenos físicos e químicos e as propriedades dos materiais, buscando estabelecer relações entre o nível macroscópico e microscópico do conhecimento químico.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 2º SEMESTRE

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS | 72.0 h

EMENTA: Conceito e desenvolvimento de algoritmos. Representação de algoritmos: fluxograma e pseudocódigo. Tipos de dados. Operadores e expressões aritméticas e lógicas. Instruções de entrada e saída de dados. Comandos de controle de fluxo: decisões e repetições. Estrutura de dados homogêneos (Vetores e matrizes). Funções e procedimentos. Manipulação de Arquivos. Implementação de algoritmos usando linguagem de programação de alto nível.
OBJETIVO: Identificar as notações básicas da linguagem algorítmica. Interpretar códigos e resolver problemas por meio da implementação de instruções computacionais de alto nível.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL | 72.0 h

EMENTA: Matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Vetores no plano e no espaço. Operações com vetores.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de operações com matrizes e vetores; análise e discussão de sistemas lineares e conceitos básicos de geometria analítica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA | 72.0 h

EMENTA: Introdução ao conhecimento científico e sua importância para o desenvolvimento social e tecnológico. Pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Desenvolvimento da pesquisa. Bibliografia e aspectos normativos. Difusão do conhecimento científico.
OBJETIVO: 1. Ser capaz de construir conhecimentos por meio da pesquisa científica. 2. Resumir, resenhar e elaborar textos científicos da área de formação específica. 3. Argumentar de forma crítica, precisa e objetiva. 4. Saber identificar e pesquisar fontes confiáveis e usá-las no planejamento de uma pesquisa. 5. Utilizar base de dados da área de formação. Utilizar tecnologias virtuais para pesquisa científica. 6. Fazer citações diretas e indiretas corretamente. 7.Exercitar a análise e interpretação dos dados provenientes de uma pesquisa. 8. Produzir trabalhos acadêmicos, utilizando os conhecimentos apreendidos na disciplina. 9. Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MECÂNICA GERAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 3º SEMESTRE

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS LÓGICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ÉTICA E CIDADANIA | 72.0 h

EMENTA: Origem ocidental da ética, da moral e da cidadania. Ontologia do cuidado. Trabalho e Natureza. Pessoa Humana. Ética, moral e cidadania na sociedade contemporânea. Ética na pesquisa científica. Ética da responsabilidade. Responsabilidade social.
OBJETIVO: Capacidade para adquirir conhecimentos (saberes), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber-ser), através de práticas do trabalho físico e mental, quando ao diagnosticar, identificar e relacionar informações, possa analisar, sintetizar, correlacionar e propor soluções, melhorias, aperfeiçoamentos, quanto às situações que envolvam fenômenos que contrariem, desrespeitem a vida, a ética e a cidadania nas mais diversas situações, tanto no trabalho, como na vida acadêmica e cotidiana.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
MATERIAIS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 4º SEMESTRE

CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
DIREITOS HUMANOS | 72.0 h

EMENTA: Construção e desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Sistema de proteção dos Direitos Humanos no cenário internacional: organismos e instrumentos normativos. Sistema de proteção dos direitos humanos na legislação brasileira: órgãos e instrumentos normativos. Ações afirmativas e políticas públicas de proteção aos direitos humanos. Direito das minorias. Concepção franciscana de Justiça, Paz e Ecologia: direito ambiental em função da integridade da criação. Pluralismo e tolerância. Abordagem prática em busca da sua efetividade.
OBJETIVO: 1. Desenvolver o conhecimento geral da temática dos direitos humanos e, a reflexão crítica sobre a realidade contemporânea e as violações dos direitos humanos e ambientais. 2. Identificar as instâncias públicas e legislações de proteção e afirmação dos direitos humanos.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA ANALÓGICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DIGITAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 5º SEMESTRE

CÁLCULO VETORIAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
CIRCUITOS ELÉTRICOS APLICADOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETROMAGNETISMO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
EMPREENDEDORISMO | 72.0 h

EMENTA: Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Atitude empreendedora. Inovação: conceito e transformação social. Processo de design de um modelo de negócios. Métodos de modelagem de negócios. Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: 1. Agir proativamente, com interesse pelo aprimoramento do conhecimento e da técnica da gestão de negócios e da inovação. 2. Pesquisar de forma sistemática as oportunidades de crescimento dos empreendimentos. 3. Identificar e elaborar estratégias para atender novas demandas da sociedade. 4. Ajustar conduta e estilo de aprendizagem ao ritmo das mudanças da sociedade, suas formas de interação e necessidades. 5. Assumir riscos calculados embasados em conhecimentos sobre modelagem e ferramentas matemáticas, contabilidade e finanças. 6. Desenvolver visão crítica da sociedade, ler e interpretar a realidade ao seu entorno agindo em nome de melhorar a vida da sociedade em seu entorno e contribuir com o crescimento da comunidade em que esteja inserido.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE CONTROLE | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 6º SEMESTRE

CONTROLE DIGITAL | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
LINHAS DE TRANSMISSÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRINCÍPIOS DE GERAÇÃO E CONVERSÃO DE ENERGIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE | 72.0 h

EMENTA: Descrição, prevenção e combate a desastres naturais, humanos e mistos no contexto social e de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente, das políticas econômicas, planejamento estratégico e dinâmicas sustentáveis, na gestão de recursos naturais, resíduos industriais, energética; produção mais limpa e ecoeficiência no controle dos impactos.
OBJETIVO: 1. Conhecer as tecnologias para a estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. 2. Compreender como os diferentes produtos tecnológicos surgiram e como eles auxiliaram e auxiliam na elaboração de estratégias ambientais preventivas a fim de promover a sustentabilidade e a viabilidade ambiental. 3. Desenvolver a gestão de recursos naturais e de resíduos industriais.

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 7º SEMESTRE

ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 8º SEMESTRE

ARQUITETURA DE COMPUTADORES E TECNOLOGIAS EMBARCADAS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 372.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 9º SEMESTRE

OPTATIVA | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS | 144.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Serie: 10º SEMESTRE

REDES E AUTOMAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72.0 h

Ementa:
$conteudo.campos.ementa
Objetivo:
$conteudo.campos.objetivo

Produção Científica[edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@1f43520e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9c34976c, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@65792da, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f19775e0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@bdbf2301, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5cc12597, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74054417, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@74a91577, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c0226eab, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fa460f9d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7d1d2d82, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@45d51908, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a216c486, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dc072482, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4a3a40c2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f780941e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d4f5f498, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@78be43a3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@baa3bea0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@5b746cc9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c098c7f1, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c6eff0ca, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3b8bc308, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ab961599, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@336be905, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a57cfbed, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@606f2b5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8746afe6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@79b513a9, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9738b697, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a42da8b7, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c28dd14, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8d9bf9e2, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@3358457, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@23c86b17, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8ff8501d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@22587d03, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d3f01118, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14650ed5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@fb4c8c44, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@973b9908, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@db11e76, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@7d5191db, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6f658717, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@d91a293a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@c448ef87, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e2e6fc4d, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8b8d87d0, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7faa02f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f7d8bc40, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@77b810e, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@250b4a26, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@2bdfb75a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b4050f1f, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e7349c48, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@8bba2947, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@6fafa198, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@147d7920, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@dbc7c1fb, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e69e56ae, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@18c1e4b8, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@83e10e77, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@9cd6a520, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@f4cd0309, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e336fbb5, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@ee14e439, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@e3cb80d6, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@b7eaf298, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@14a16e9a, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@334d420, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@4f8acac3, edu.bj.dao.jdbc.SQLModelResult@a787e08]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2011/12

APLICAÇÃO PORTÁTIL COM COMUNICAÇÃO BLUETOOTH

2011/12

AUTOMAÇÃO PREDIAL: DISPOSITIVOS CONTRA INCÊNDIO

2011/12

COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE COGERAÇÃO

2011/12

RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL NA SEGURANÇA PÚBLICA

2011/12

SISTEMAS ELETRÔNICOS DE CONTROLE DE ACESSO

2011/12

SMART GRID: IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE REDE INTELIGENTE NO BRASIL

2011/12

SOLUÇÃO PARA TRANSMISSÃO DE COMANDOS ELÉTRICOS SOB INFLUÊNCIA DE REDE DE MÉDIA TENSÃO

2010/12

AVALIAÇÃO DE RUÍDOS EM TEMPLOS RELIGIOSOS: UM ESTUDO DE CASO

2010/12

BATERIAS RECARREGÁVEIS

2010/12

ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA AUTOCLAVE DE PNEUS

2010/12

ESTUDO DOS GRUPOS GERADORES SÍNCRONOS

2010/12

GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA LUZ SOLAR PARA CASAS RESIDENCIAIS

2010/12

INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA APLICADA À ELETRÔNICA EMBARCADA DE VEÍCULOS

2010/12

PROJETO DE UM BANCO DE CARGAS PARA AVALIAÇÃO DAS CARCTERÍSTICAS DO MOTOR ELÉTRICO

2010/12

REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL

2010/12

SISTEMA DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO VIA WEB

2009/12

ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DE LÂMPADAS INCANDESCENTES E FLUORESCENTES COMPACTAS DE USO RESIDENCIAL

2009/12

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

2009/12

CARACTERÍSTICAS DA MATRIZ DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRA E FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

2009/12

DESEMPENHO EM REDES MPLS

2009/12

EFICICIÊNCIA ENERGÉTICA: A VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE LUMINÁRIAS COM TECNOLOGIA "LED" NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

2009/12

ESTUDO COMPARATIVO DAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS DE

2009/12

ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO IMPLEMENTAÇÃO DE TELEFONIA TDM X TELEFONIA IP

2009/12

INSTALAÇÃO DO TRANSMISSOR DIGITAL PARA TRANSMISSÃO DO SINAL DE TELEVISÃO PADRÃO ISDB-TB NA EPTV CAMPINAS S/A

2009/12

MODELO E SIMULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE

2009/12

Projeto de Automação para Restaurante de Pequeno Porte

2009/12

REDES ÓPTICAS ATÉ O ASSINANTE

2009/12

TECNOLOGIA RFID PARA APLICAÇÕES LOGÍSTICAS

2009/12

TECNOLOGIA WIRELESS APLICADA A SEGURANÇA EM CÉLULAS DE MANUFATURA

2008/12

Automação de Máquina de Tingimento

2008/12

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ENSAIOS DE EFEITOS BIOLÓGICOS DE RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES

2008/12

INTEGRAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E PROTEÇÃO

2008/12

MPGH - MEDIDOR DE PRESSÃO DE GÁS MICROCONTROLADO

2008/12

NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO NACIONAL E ESTUDO DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA

2008/12

Reconhecimento de Padrão na Análise de Eletrocardiograma

2008/12

TRANSMISSÃO DE DADOS PELA LUZ VISÍVEL

2008/12

Voip sobre Wireless

2008/6

ADEQUAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO EM AMBIENTES ESPECIAIS - UM ESTUDO DE CASO

2008/6

Controle de Durabilidade de Partida a Frio de Veículos FLEX

2008/6

ELETROESTIMULADOR DE CORRENTES INTERFERENCIAIS

2008/6

ESTUDO DE AEROGERADOR AUTÔNOMO UTILIZANDO GERADOR DE INDUÇÃO AUTO-EXCITADO

2008/6

FONTE REGULADA DE ALTA TENSÃO - FONTE DE ALIMENTAÇÃO PARA ELASTÔMEROS ELETROATIVOS

2008/6

QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA - CARACTERIZAÇÃO E SIMULAÇÃO

2007/12

AFUNDAMENTO DE TENSÃO - "VOLTAGE SAG"

2007/12

ALARME BIOMÉTRICO PARA MOTOCICLETAS

2007/12

AQUISIÇÃO, PROCESSAMENTO E TRANSMISSÃO DE DADOS DE UM AUTOMÓVEL.

2007/12

ASPECTOS SOBRE CONFORMIDADE EM COMPUTADORES PESSOAIS COMERCIALIZADOS NO BRASIL

2007/12

AUTOMAÇÃO DE PRENSA EXCÊNTRICA

2007/12

AUTOMAÇÃO DE SUBESTAÇÃO E BENEFÍCIOS NA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA

2007/12

AUTOMATIZAÇÃO DE SISTEMA DE RESFRIAMENTO DE ÁGUA

2007/12

AVALIAÇÃO DO UPGRADE DA TECNOLOGIA GSM PARA EDGE

2007/12

CIRCUITO INTEGRADO: AMPLIFICADOR OPERACIONAL

2007/12

COMPARATIVO DOS INDICADORES TÉCNICOS DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE

2007/12

COMUTAÇÃO REMOTA VIA DTMF

2007/12

CONTROLE ELETRÔNICO DE IGNIÇÃO PARA MOTOS UTILIZANDO RFID

2007/12

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E USO DE PÁRA-RAIOS EM LINHAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

2007/12

PARAMETRIZAÇÃO DE UM SENSOR LAMBDA AUTOMOTIVO

2007/12

PROTEÇÃO E CONTROLE NA FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SENSÍVEIS A ESD (DESCARGAS ELETROSTÁTICAS)

2007/12

QUALIDADE DA ENERGIA NO BRASIL E OS CRESCENTES PROBLEMAS CAUSADOS POR HARMÔNICOS

2007/12

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO

2007/12

RETROFITTING INDUSTRIAL - O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

2007/12

RFID - Viabilidade de Aplicação

2007/12

SISTEMA DE MONITORAMENTO E SEGURANÇA VIA INTERNET E REDE CELULAR

2007/12

SISTEMAS DE TV DIGITAL: ESTUDO DAS TECNOLOGIAS

2007/12

TERCEIRA GERAÇÃO - TECNOLOGIAS E DESEMPENHO

2006/12

ESTRATÉGIA DE CONTROLE FUZZY PARA SUSPENSÃO ATIVA AUTOMOTIVA

2006/12

MOTORES DC BRUSHLESS: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES

2006/12

REDE DE ACESSO FTTX

2006/12

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO VIA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA - UMA SOLUÇÃO PARA A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL?

2006/12

Sistemas OFDM

2006/12

UM PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA FABRICAÇÃO DE MOTORES DE PARTIDA AUTOMOTIVOS

2006/12

VALIDAÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS AUTOMOTIVOS VISANDO COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA



USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco - Casa Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana | Todos os direitos reservados.