Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF

NEP

Intercâmbios

Diferenciais

Apresentação

Apresentação

O NAEPE (Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes), está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, tem regulamento próprio aprovado ad referendum ao CONSUN por meio da PortariaGR7/2020 e é o órgão encarregado de gerir e fornecer apoio psicopedagógico e técnico aos discentes que necessitem de orientação psicopedagógica, acompanhamento adequado as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e orientação psicológica no formato de plantão psicológico e psicoterapia breve. Além disso, o NAEPE tem a responsabilidade de contribuir com a promoção plena de condições para o acesso e permanência dos estudantes na Universidade, eliminando as barreiras físicas, sistêmicas, atitudinais e de formação para a plena participação em todas as atividades acadêmicas.

O NAEPE Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes tem por objetivos:

I. proporcionar atendimento psicopedagógico aos discentes da USF com dificuldades no âmbito do processo ensino aprendizagem;
II. proporcionar apoio didático-pedagógico aos discentes com deficiência física ou mobilidade reduzida, de modo a auxiliá-los a participar ativamente das atividades acadêmicas;
III. capacitar professores e funcionários para o exercício de atividades de apoio ao estudante com necessidades educativas especiais.
IV. Ofertar aconselhamento psicológico para todos os estudantes da USF por meio do plantão psicológico, psicoterapia breve e oficinas de saúde mental.

a) PROGRAMA ACOLHE: Esse programa tem por objetivo proporcionar atenção à saúde mental dos estudantes por meio de intervenções psicológicas de modalidade breve, como: psicoterapia breve individual e em grupo, plantão psicológico, orientação psicológica a familiares e alunos em situações de crise e ou risco. Oficinas de saúde mental. Encaminhamentos.

b) PROGRAMA ESTIMULA: Esse programa tem por objetivo estimular o desenvolvimento educacional dos estudantes por meio de oficinas de capacitação e desenvolvimento educacional, como: Oficinas de hábitos de estudos, capacitação em leitura e escrita, capacitação em matemática e cálculo, orientação à carreira. Outras oficinas como: ansiedade frente as provas e barreiras emocionais em momentos de avaliação, poderiam ser desenvolvidas em interface aos dois programas.

c) PROGRAMA INTEGRA: Esse programa tem por objetivo fornecer apoio psicopedagógico aos alunos com deficiências para a melhor adaptação e rendimento acadêmico. Muitas estratégias já são utilizadas pelo NAEPE.
 



Informações no e-mail: naepe@usf.edu.br e naepe.plantaopsicologico@usf.edu.br

 



USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.