NEP

Intercâmbios

04/12/2017

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística apresentam Seminário sobre Legislação Trabalhista

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística apresentam Seminário sobre  Legislação Trabalhista

No dia 24 de novembro os alunos da disciplina Legislação Trabalhista do segundo semestre do Curso Tecnologia em Logística, da Universidade São Francisco (USF), do Campus Bragança Paulista, apresentaram seminários com o tema “A História da Legislação Trabalhista e a Relação com a Educação”.

Os trabalhos analisados e apresentados ocorreram sob a orientação do professor Dante Batista Silva e teve como intuito, refletir sobre um momento relevante para os alunos, que investigaram a fim de compreender o processo de reconstrução da história do mundo do trabalho e seus reflexos com a educação.

Os trabalhos apresentados foram: A história da legislação trabalhista no Brasil e alguns lugares no mundo, apontando as diferenças culturais do Continente Europeu, da África e da América Latina; O trabalho escravo e os imigrantes no Brasil após o fim da escravidão; A criação da CLT no Brasil e A criação da Carteira de Trabalho e da Previdência Social.

Os alunos também apresentaram o estudo de dois casos específicos, coletados no acervo do CDAPH - Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação da Universidade São Francisco. Os casos apresentados e analisados sobre acidentes de trabalho ocorridos em 1939 e 1943 possibilitaram aos alunos uma reflexão e discussão dos atuais problemas vivenciados na área trabalhista em nosso país.

Palavras-chaves: Carreira,