logo capes
logo pós-graduação educação

Educação, ecologia e política: reflexões de Fratelli tutti em busca do diálogo social pela paz

O professor Allan da Silva Coelho, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, participou como perito convidado pela Santa Sé, através da Pontifícia Comissão para a América Latina, de um evento organizado pela presidência do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, em sua sede em Bogotá, na Colômbia, entre 13 e 15 de março de 2023.

A reunião de trabalho contou com cerca de trinta convidados, entre eles representantes das redes eclesiais da América Latina, peritos universitários, teólogos e representantes de movimentos sociais. O Seminário Fratelli Tutti teve como objetivo construir um diálogo social em torno das temáticas do magistério social do Papa Francisco, na ocasião de seu aniversário de 10 anos de pontificado.

O encontro propôs avançar o diálogo social a partir do mundo do trabalho, com os seus sonhos e necessidades. Algo realizado por movimentos populares, que ganharam maior importância na ação eclesial com o Papa Francisco. Não se trata de qualquer diálogo, uma vez é preciso enfrentar as causas estruturais da crise social e ecológica, como disse Nancy Cardoso, lembrando o que aparece em Fratelli tutti, que refletiu sobre a necessária ruptura estrutural com o sistema capitalista periférico e sobre a função social da propriedade.

O diálogo social deve levar à ação agora, insistiu o cardeal Pedro Barreto do CEAMA, destacando a resiliência atual em um tempo dominado pela tecnologia. Uma realidade que desafia a revalorizar os trabalhadores, o salário mínimo, a promover o diálogo que hoje não existe entre empregadores e trabalhadores, disse o Cardeal Ramazzini em nome da REMAM. Uma revalorização que deve também chegar à dignidade humana, numa humanidade desafiada a caminhar com os pobres, disse Miguel Cruz, do REGCHAG.

Para estes desafios, a relação entre ecologia, educação e cultura são temas centrais na reflexão do Seminário, abordando o que se vive no mundo universitário, no qual, segundo Federico Montero, se instalou a lógica da mercantilização do conhecimento, a ponto da educação poder ser considerada como um negócio, defendendo a ecologia integral como parâmetro dos currículos nas universidades.

O Cardeal Pedro Barreto insistiu que a promoção do diálogo deve acontecer desde a juventude, a interculturalidade com as culturas indígenas, reconhecendo o papel da mulher na sociedade, colocando-se no lugar do outro a partir do diálogo que leva a sair de si mesmo, entendendo o discernimento como uma maneira de encontrar o futuro da humanidade.  Elio Gasda, jesuíta, diante de uma economia de exploração dos recursos naturais na América Latina, demonstra que a Fratelli tutti incentiva a pensar a partir de outra lógica, novas abordagens, para levar as periferias ao centro, para ver que as últimas são as primeiras, insistindo que não haverá democracia política se não houver democracia econômica.

Allan da Silva Coelho, da USF, refletiu sobre ecologia e política, ressaltou que o mercado não resolve os problemas que cria, sendo necessário forjar novas relações e para enfrentar a conjunção de crise, social e ecológica, frente à total indiferença pela vida dos pobres e pelo colapso do Planeta. De fato, os efeitos de todas as agressões ambientais recaem sobre os mais pobres, o que exige uma necessária justiça social e ecológica e um programa de transição para a justiça social e climática.

O Cardeal Ramazzini discutiu o problema da traição dos ideais sociais pelo dinheiro, a compra de consciências, a política como meio de enriquecer-se, exigindo uma nova formação política baseada em outro conjunto de valores éticos. Por isso, este seminário tem sua importância não como um evento, mas enquanto um processo em que ecologia, educação, cultura e política são elementos decisivos para uma mesa de diálogo social para a paz. Este debate interdisciplinar permitirá avançar, superar desafios e realizar valores que são assumidos pela tradição cristã, mas também por aqueles que, a partir de outras religiões e modelos de pensamento, buscam um mundo melhor para todos.

Galeria de fotos

$image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo $image.titulo
> Ver mais notícias