handtalk

Eventos

VIII Semana de Engenharia e Arquitetura

VIII Semana de Engenharia e Arquitetura

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site até às 18h do dia 17 de outubro.

Data: 17/10/2016 a 20/10/2016

Local: Campinas - Unidade Swift,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover de 17 a 20 de outubro, às 19h30, a VIII Semana das Engenharia e Arquitetura no Campus Campinas – Unidade Swift.

O evento visa difundir a troca de experiências e conhecimento técnico-acadêmico entre profissionais, estudantes, pesquisadores e alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura do Campus Campinas – Unidade Swift.

A Semana tem caráter multidisciplinar nas áreas de engenharia e consistem em palestras, debates e apresentações de trabalhos acadêmicos que busquem a expansão e o aprofundamento do conhecimento em áreas afins entre as diferentes engenharias.

O evento oportuniza a vinda de palestrantes oriundos de empresas e instituições de ensino, objetivando a exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site até às 18h do dia 17 de outubro. 
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Segunda-feira 17/10 – Engenharia de Produção

Palestra: Aquecimento Global e seus impactos na Indústria.
Local: Anfiteatro.
Palestrante: Alessandro Pace.

Segunda-feira 17/10 – Engenharia Elétrica
Mostra dos trabalhos de Graduação
Local: Salas de aula.

Terça-feira 18/10 – Engenharia Elétrica
Mesa Redonda: Inovação nas Empresas.
Local: Anfiteatro.
Palestrante (mesa redonda): Franieck Erwinm, Marcelo Santiago, Robson Baptista Gama e Geraldo Peres Caixeta (mediador).

Quarta-feira 19/10 – Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo
Palestra: Construções modernas em madeira.
Local: Anfiteatro.
Palestrante: Nilson Tadeu Mascia.

Quinta-feira 20/10 – Engenharia Mecânica
Palestra: Freios Pneumáticos e Novas Tecnologias Aplicados a Veículos Comerciais
Local: Anfiteatro.
Palestrante: Engenheiro Mecânico Enoque Akira Suga

MINISTRANTES:
Alessandro Pace
Consultor Sênior de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade na IPC Consultores Associados desde 2006. Professor de Marketing Estratégico na pós graduação Mackenzie de 2006-2012. Strategical Product Planning Executive Manager na Scania de 1985 a 2006. Professor em períodos diversos na Fei, Fundação Santo André, dentre outras. O que é o Global Warming, suas origens na Teoria Econômica e como isto afeta os modelos de produção, distribuição e consumo, e os papeis de alguns segmentos econômicos neste importante processo de interesse mundial.

Erwin Franieck
Engenheiro mecânico formado em 1985 pela Unicamp
Ingressou na Bosch do Brasil em 1986 para trabalhar na montagem dos laboratórios para desenvolver produtos adequados ao etanol. Em 1992, passou a atuar na área de aplicação de sistemas de gerenciamento de Motor para a Volkswagen, sendo o Líder do time de pesquisa que desenvolveu o Sistema Flex-Fuel em 1994, introduzindo o Sistema de Injeção Bosch em diversos clientes até 1999. Participou do desenvolvimento da área de bombas de combustível e no ano seguinte foi transferido para a Alemanha, onde permaneceu por três anos. Seu retorno, em 2003, foi necessário para atender às demandas do recém lançamento dos Veículos Flex atingindo por 10 anos a liderança de mercado. Após nova estada na Alemanha, entre 2011 e 2013 onde foi responsável pelo Desenvolvimento e Lançamento das Bombas de combustível eletrônicas (BLDC), assumiu a gerência de Desenvolvimento de Produto e Sistemas a Gasolina (GS) da Bosch América Latina.

Marcelo Santiago Engenheiro Elétrico (Formado pela USF em 2014)
Ingressou na Bosch em 1997 como aprendiz, em 1999 passou a atuar no desenvolvimento de equipamentos de testes para a engenharia de motores elétricos, Em 2002 passou a atuar na engenharia de eletrônicas aplicadas a motores, em 2004 ingressou no time de desenvolvimento de motores elétricos onde passou por diferentes experiências sendo responsável por validações/homologações, modelamentos matemáticos de motores e subcomponentes, FMEA, DRBFM, Problem solving e DOEs, em 2008 foi transferido para a planta de desenvolvimento no México (pelo período de 2008 há 2009), em 2010 passou a atuar como residente local para as eletrônicas desenvolvidas pela Bosch Estados Unidos, em 2012 atuou como líder de projeto local para a nova geração global de motores levantadores de vidro e em 2014 passando a atuar como engenheiro responsável pela engenharia de desenvolvimento e aplicações de motores levantadores de vidro da divisão Electrical Drives (ED) @ Bosch Brasil. (Participando ativamente desde de 2009 em workshops internacionais de desenvolvimentos de produtos nas plantas Bosch : México, USA, China e Alemanha).

Robson Baptista Gama (Engenheiro eletricista formado em 2015 pela USF)
Ingressou na Robert Bosch Ltda. em 2006 como estagiário técnico no Laboratório de Eletrônica e Instrumentação, sendo efetivado em 2007 e assumindo a coordenação do mesmo laboratório em 2008. Enquanto no lab. de eletrônica, foi responsável pela instrumentação de veículos, pelos ensaios de liberação de produtos em veículos, pelo treinamento de novos funcionários e pelo gerenciamento da logística de materiais de todo o setor. Em 2009 começou a atuar no grupo de correlação interlaboratorial de laboratórios de aplicação em motores, sendo responsável pelo cálculo de incerteza das medições. Entre 2009 e 2014 escreveu 04 artigos científicos, sendo 03 publicados na SAE (Society of Automotive Engineers) e 01 publicado na AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), dentre os quais 03 foram escolhidos para serem apresentados no Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade e no Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. Desde 2008 é responsável por implementar a metodologia CIP no setor (Continuous Improvement Process), desenvolvendo mais de 14 projetos de sucesso visando a melhoria contínua. Atualmente atua como engenheiro de produto no laboratório de aplicação de motores, trabalhando com a calibração base do sistema de gerenciamento de motores ciclo Otto.

Nilson Tadeu Mascia
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Civil - Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1991), livre-docência na área de Resistência dos Materiais pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e desde 2011 é professor titular (MS-6) da Universidade Estadual de Campinas. Tem estágios de pós-doutoramentos pela State University of Wisconsin-Madison-WI-EUA (1997-1998), pelo Forest Products Laboratory-Madison-WI-EUA (2015) e pelo CNR (Consiglio Nazionale delle Ricerche) - Ivalsa (Istituto per Valorizzazione del Legno e delle Specie Arboree)-Florença-Itália (2015-2016).

Enoque Akira Suga
Bacharel em Engenharia Mecânica pela UNICAMP Trabalhou na BOSCH nas áreas de Engenharia de Produto e Engenharia de Manufatura. Foi professor do curso de engenharia mecânica da USF em 2014. Atualmente trabalha na Empresa WABCO, como engenheiro de Vendas e Aplicação e Engenharia de Produto.



Para efetuar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão do certificado, clique aqui.



Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*