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Minicurso O trabalho docente do ponto de vista da clínica da atividade: em busca da ampliação do poder de agir

Minicurso O trabalho docente do ponto de vista da clínica da atividade: em busca da ampliação do poder de agir

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de outubro.

Data: 24/10/2016 a 25/10/2016

Local: Itatiba,

A USF (Universidade São Francisco) irá promover nos dias 24 e 25 de outubro, dia 24 de outubro, das 14h às 17h, e no dia 25 de outubro, das 09h às 12h, um minicurso sobre o trabalho docente do ponto de vista da clínica da atividade: em busca da ampliação do poder de agir com o tema: “Princípios teóricos e metodológicos da Clínica da Atividade” na sala WEB do Campus Itatiba.

O objetivo dos minicurso consiste em compartilhar com os professores e alunos do PPG em Educação da USF suas pesquisas no campo da psicologia do trabalho na perspectiva histórico-cultural.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de outubro.


Ministrante: 
Yves Clot é professor no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM)em Paris, e integra o Laboratoire de Psychologie de Travail desta instituição, na qual, a partir de sua entrada, organiza-se uma equipe de Clínica da Atividade. É membro do CRTD, centro de referência sobre as questões de saúde no trabalho, na França. Os estudos do Prof. Clot no campo da psicologia do trabalho têm início na década de 80, momento em que entra em contato com os estudos de Ivar Oddone, que o inspira a "transformar a psicologia do trabalho em psicologia dos trabalhadores" (Machado, 2005, p.157). Em 1985, introduz a obra de Vygotski em seus estudos, com o objetivo de olhar para o "trabalho como um campo essencial para o desenvolvimento do homem" (Machado, 2005, p.157).  Seus trabalhos tem contribuído para a renovação da psicologia do trabalho e também para os estudos no campo da educação acerca do trabalho docente. É autor de vários livros, capítulos e artigos científicos. Dois de seus livros estão traduzidos para o português: A função psicológica do trabalho, 2006, Vozes e Trabalho e Poder de Agir, 2010, Fabrefactum
24/10 – das 14h às 17h - Minicurso 1: Fundamentos teóricos da clínica da atividade e a saúde do trabalhador
25/10 – das 9h às 12h - Minicurso 2: A metodologia em clínica da atividade: a contribuição para a análise do trabalho docente

Minicurso 1:
Fundamentos teóricos da clínica da atividade e a saúde do trabalhador

Este minicurso tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos da perspectiva da clínica da atividade, uma perspectiva teórica e metodológica de análise do trabalho que se desenvolveu no interior da psicologia do trabalho a partir de algumas heranças: a ergonomia, a psicologia cognitiva e a psicopatologia do trabalho, bem como a perspectiva histórico-cultural e os estudos de Bakhtin sobre linguagem. Este mini-curso visa apresentar sinteticamente as bases dessa perspectiva que tem ganhado cada vez mais espaço no cenário da pesquisa brasileira, bem como mostrar o quanto ela está relacionada e se preocupa com a saúde dos trabalhadores.

Minicurso 2:
A metodologia em clínica da atividade: a contribuição para a análise do trabalho docente

Este segundo minicurso objetiva discutir as questões sobre os métodos utilizados para realizar a análise do trabalho. Nessa perspectiva metodológica, através de métodos indiretos de análise, os trabalhadores são convidados a analisarem uma atividade de trabalho registrada em vídeo, na presença do pesquisador (autoconfrontação simples) e na presença de um colega que realiza a mesma atividade (autoconfrontação cruzada) ou ainda através de entrevistas de instrução ao sósia. O curso objetiva ainda apresentar a contribuição dessa perspectiva para análise do trabalho docente


Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificado, clique aqui.



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