Concerto Coral das Meninas Cantoras dos Canarinhos de Petrópolis

A Universidade São Francisco (USF) traz pela primeira vez em Bragança Paulista e Campinas o Concerto Coral das Meninas Cantoras dos Canarinhos de Petrópolis. A apresentação será na Catedral de Bragança Paulista no dia 9 de outubro e no Anfiteatro do Campus Campinas Unidade Swift dia 10 de outubro, às 19h30.

Fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis é mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Atualmente, 56 meninas compõem o coro que tem em seu repertório música sacra, folclórica e popular.

Em sua trajetória destaca-se a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia nº 8 “dos MIL” de Mahler; no Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é contada e cantada; e no projeto MPB em Conversa, que fala sobre o ciclo da música popular brasileira, relacionada à história do Brasil. O Coral das Meninas dos Canarinhos também realizou turnês em diversas regiões do país e em Portugal durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e teve participação em duas faixas na gravação de um CD de MPB, junto com o Coral dos Canarinhos.

Em 2014, um passo importante para a história do Coral foi dado. Depois de 26 anos de existência, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis preparam seu primeiro Cd, que contará com três canções inéditas, compostas pelos Maestros Marco Aurélio Lischt, Antônio Gastão e Alexandre Schubert, produzidas especialmente para o disco. A gravação contou com os técnicos Márcio Werderits e Alexandre Rabaço.

Durante as quase três décadas de existência, apenas três maestros estiveram à frente do coral: a professora Silvia Muniz, o maestro Gilberto Bittencourt e, desde 1998, o maestro Marcelo Vizani.

Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis já viajou para Portugal e esteve em diversas regiões do Brasil. As turnês artísticas se tornam fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.

Apresentação única nas cidades:
09/10 – Catedral Bragança Paulista 19h30
10/10 – Campus Campinas – Swift - Paróquia Santo Cura D’Ars – 19h30