Luta Antimanicomial Câmpus Itatiba

Os interessados podem se inscrever pelo site até 20/05/2019

Data: 20/05/2019 a 20/05/2019

Local: Itatiba,

A Universidade São Francisco (USF) promove a Luta Antimanicomial com o tema "Por uma sociedade sem manicômios: contra retrocessos nas políticas de saúde mental" dia 20 de maio, na Sala Web do Câmpus Itatiba. No período matutino das 8h30 às 10h30 e no período noturno das 19h30 às 22h.

O Movimento da Luta Antimanicomial é um movimento social que tem seu início na década de 1980, no Brasil. Frente aos maus tratos e violência presenciados nos manicômios brasileiros, trabalhadores de saúde mental, usuários dos serviços e suas famílias se organizam na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
De lá para cá, tivemos o desenvolvimento do processo de Reforma Psiquiátrica que implementou uma rede de atenção à Saúde Mental de caráter aberto e comunitário, em substituição ao modelo hospitalocêntrico.

Além disso, a Luta Antimanicomial questiona e busca transformar uma cultura que exclui e estigmatiza aquele que é diferente. Nesse sentido, a cultura manicomial pode estar presente em diversas instituições: escolas, fábricas, empresas etc. O dia 18 de maio é comemorado todos os anos como um marco de mobilizações para a construção de uma sociedade efetivamente sem manicômios.

Estamos presenciando nos últimos tempos um grande processo de precarização dos serviços públicos de saúde e fragilização dos direitos sociais dos cidadãos. Mais particularmente nos últimos meses, tem havido um forte movimento no sentido de mudar as diretrizes da política nacional de saúde mental, colocando em risco os avanços conseguidos nessa área.

Tendo em vista a importância da temática da Saúde Mental para o curso de Psicologia e os futuros profissionais, consideramos de grande importância o debate sobre esses pontos de discussão técnica e política que estão se dando no setor. Esse evento busca colaborar com a construção de uma consciência crítica e ética por parte de nossos alunos.
20/05/2019 – segunda-feira
Matutino – Horário: das 8h00 às 10h30

Cine Pipoca:
Apresentação de filme e debate:

Local: Sala Web – Campus Itatiba

Noturno - Horário: das 19h30 às 22h

Cine Pipoca:
Apresentação de filme e debate:

Local: Salão Nobre – Campus Itatiba

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificado, clique aqui.

Comentários deste evento!

29/04/19 | Marcia Pacheco Meira da Silva
Eu vou

Faça seu comentário