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Diá(logos) (In)convenientes: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação

Diá(logos) (In)convenientes: Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação

Os interessados podem se inscrever pelo site até às 12h do dia 10/09/2019

Data: 10/09/2019 a 10/09/2019

Local: Itatiba,

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) promove a Roda de Conversa - "Dia(logos) (In)convenientes" com o tema "Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação" dia 10 de setembro, na Sala Web do Câmpus Itatiba.

O PPGSSE busca promover um ciclo de debates a fim de propiciar à comunidade acadêmica um espaço de reflexão crítica sobre temas atuais e pertinentes à área da Educação.

Ministrante
Márcia Aparecida Amador Mascia
: Pós-Doutoramento pela Universidade de Wisconsin-Madison, no departamento de Curriculum and Instruction, com bolsa FAPESP (2015). Sou Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP (1999) e Doutorado-Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1998). Sou Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (1992) e Graduada em Letras pela UNESP (1979). Atualmente, sou professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, atuando na linha de Educação, Linguagem e Processos Interativos, da Universidade São Francisco, Itatiba. Tenho experiência na área de Educação e Linguística Aplicada, Linguagem e Discurso, atuando principalmente com os seguintes temas: análise das práticas discursivas educacionais (incluindo as avaliações externas PISA), currículo, desconstrução, pós-modernidade, psicanálise, ensino-aprendizagem de línguas (materna e estrangeira, línguas orais e línguas espaço-visuais), produção de identidades e subjetividades no mundo contemporâneo, letramento digital, letramento para surdos, leitura e discursos sobre a pobreza. Sou líder do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação, certificado pelo CNPq. Participo dos Grupos de Pesquisa: Vozes (in)fames: Discursos sobre exclusão e resistência e do Grupo Phala Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais. Participo de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, nas áreas acima, com apresentações e publicações. Sou autora do livro Investigações Discursivas na Pós-Modernidade, pela editora Mercado de Letras, com apoio FAPESP e, também, de vários artigos em periódicos e capítulos de livros, em âmbito nacional e internacional. Sou editora e revisora da Revista Horizontes-USF e faço parte do corpo editorial de várias revistas da área de Educação e Linguística Aplicada. Também, sou editora da série de livros (Post-)Critical Global Studies, da editora Peter Lang. Bolsa PQ 2. CNPq. 2017-2020.

Conrado Neves Sathler: Possui graduação em Formação de Psicólogo / Bacharel em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (1998) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Grande Dourados e realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na Universidade São Francisco - Itatiba - SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Modos de produção de Subjetividade, Análise do Discurso, Psicanálise, Ensino em Saúde e Psicopatologia.

Marcelo Vicentin: Pós-Doutorando em Educação (2018), Doutor em Educação (2018) e Mestre em Educação (2013) pela Universidade São Francisco (USF); Especialista em Mídias na Educação (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bacharel em Cinema (1995) pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), Licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas Teresa Martin (2003). Atuação como professor no programa Lato Sensu da Faculdade Zumbi dos Palmares (SP) nas disciplinas Didática, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, e A Imagem do Negro nos Meios de Comunicação; professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual Paulista. Trabalhos ligados à difusão cinematográfica brasileira e ao Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) Experiência na área de Educação, com ênfase em temas como: Currículo, práticas culturais, educação de jovens e adultos e filosofia contemporânea. O mestrado problematizou relações curriculares e o uso da linguagem cinematográfica no espaço escolar. O doutorado discutiu as relações entre o campo educacional e a governamentalidade neoliberal, contemplando o olhar de alunos em conflito com o mundo escolar. Pós-doutorado discute avaliações gerias, currículo e a nova agenda educacional. Participa dos grupo de pesquisa Phala (Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), Transversal e GPEFE (Estudos foucaultianos e Educação), com enfoque em discussões que atravessam a educação, subjetividade, na perspectiva da filosofia contemporânea.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo: Servidora efetiva do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Belo Horizonte, atuando como professora na Graduação e no Ensino Médio; Coordenadora Pedagógica no projeto de extensão FCM Idiomas; Coordenadora adjunta de Línguas Estrangeiras e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP CEFET-MG). Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras Português/­Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) em janeiro e fevereiro de 2017 e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Tem experiência de 26 anos na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e materna, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC. Lecionou também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard e no programa Middle School Global Leaders da University of Missouri no Anglo Pindamonhangaba. Realizou pesquisas sobre exames de proficiência em línguas estrangeiras e, desde 2013, realiza pesquisas sobre o cuidado de si foucaultiano. É membro do corpo editorial da Revista Eletrônica de Ciências Humanas FUNVIC, avaliadora ad-hoc da revista RAEP - Administração: Ensino e Pesquisa e parecerista de Revista Horizontes da Universidade São Francisco. Atualmente, realiza seu estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG e é membro do grupo de pesquisa NARRAR-SE CEFET-MG: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes.

Carlos Roberto da Silveira: Pós-Doutor pela Universidade São Francisco (USF-SP), através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (CAPES) em Educação (2015).Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - CAPES), em 2010. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), em 2003. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS-MG), em 1999. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí (FAI-MG), em 1997. Trabalhou na função de Professor na FAI, na UNIVÁS, no UNIS-MG e na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (ETE-MG), na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA-MG) nos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia, no Curso de Graduação na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG), em Itajubá. Trabalhou como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde - (UNIVÁS) e na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). É Membro da Plataforma Brasil como Pesquisador. Participou como Coordenador e Pesquisador Convidado na confecção do Projeto Piloto sobre o Programa de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica contra a Mulher na Comarca de Pouso Alegre-MG, Período (2012-2013) e, atualmente desenvolve pesquisa sobre o referido Programa que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal, em conformidade com as Políticas Públicas sob a ótica da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ética Empresarial. Tem desenvolvido pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Arcaica e Clássica (especialmente em Platão). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, em especial o Personalismo Francês, Filosofia da Educação, Ética, Teorias Críticas Latino-Americanas (Epistemologias do Sul e Decolonialidade), Estudos Foucaultianos. Trabalha na função de Vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com atuação na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos, da Universidade São Francisco (USF-Itatiba-SP). Atua como Editor da Revista Horizontes em Educação USF. Participa como Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa como Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA - UNICAMP).




Roda de Conversa "Diá(logos) (In)convenientes"
Leituras e leitores de Foucault: diálogos com a Educação.
Data: 10/09/2019
Horário: 17h às 19h
Local: Sala Web

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