handtalk

Eventos

III Simpósio Regional e III Mostra de experiências exitosas sobre integração Ensino-Serviço-Comunidade

III Simpósio Regional e III Mostra de experiências exitosas sobre integração Ensino-Serviço-Comunidade

O evento será realizado de forma remota através do Google Meet e também pelo canal oficial do Youtube da USF.

Data: 05/11/2020 a 06/11/2020

Local: On-line,

A Universidade São Francisco (USF), em conjunto com os municípios de Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela,Pinhalzinho, Piracaia, Socorro,Tuiuti e Vargem e as Instituições Hospital Universitário São Francisco Na Providência De Deus - HUSF, Escola Técnica Estadual Prof. Carmine Biagio Tundisi - ETEC, Centro Universitário UNIFAAT, Colégio Técnico Nossa Senhora Das Graças - NSG, Escola Nova Biotec, Escola Madre Paulina, Fundação de Ensino Superior De Bragança Paulista - FESB, Instituto Vocare de Ensino - IVENS e SATE Cursos, Departamento Regional de Saúde VII - DRS VII e o Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS -CDQ-SUS, promoverá nos dias 05 e 06 de novembro o III Simpósio Regional e III Mostra de experiências exitosas sobre integração Ensino-Serviço-Comunidade com o tema Interprofissionalidade: Teoria e Prática, a partir das 9h30, através do canal oficial do YouTube da USF e também Google Meet.


Palestrantes


Sylvia Helena Souza da Silva Batista - Professora com Graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985), Graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Licenciatura Plena Em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993, 1997). Livre Docente em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2018) e, em andamento, o Pós-Doutorado no King's College London - Florence Nightingale Faculty of Nursing, Midwifery and Palliative Care. Atua na área de Educação na Saúde, destacando-se os temas de formação docente para o ensino superior em saúde, formação em saúde e educação interprofissional. Nestes âmbitos, realiza as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão) e dirige suas publicações (artigos científicos e livros). Além da graduação, atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Ensino em Ciências da Saúde e Interdisciplinar em Ciências do Mar. No campo da gestão acadêmica ocupou os cargos de vice-chefe do departamento Saúde, Educação e Sociedade (Campus Baixada Santista/Unifesp), vice-diretora (eleita) e diretora (eleita) do Campus Baixada Santista/ Instituto Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora Pro Tempore do Programa Ensino em Ciências da Saúde- Mestrado Profissional.


Nildo Alves Batista - 
Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, é médico, pediatra, mestre em Medicina (Pediatria) e doutor em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo (Cadeira 104, cujo Patrono é Otto Guilherme Bier). .Atual Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Diretor (2017-) do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), foi seu fundador e primeiro diretor (1997-2005). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da saúde, níveis mestrado acadêmico e doutorado e do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde. Vem desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa relacionadas com a Educação Médica e com o Ensino na Saúde desde 1990, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação médica, educação em saúde, docência e formação docente em Medicina e no ensino em ciências da saúde. Nessas áreas tem centrado suas publicações de artigos científicos em periódicos e livros. Tem prêmios e títulos no campo do ensino, desde homenagens como patrono de turmas a trabalhos científicos premiados, abrangendo prêmios de Mérito Educacional na área de Educação Médica.


Marina Peduzzi - Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em prática e educação interprofissional no Kings College London, London University (2010-2011). Professora Associada Sênior do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem na perspetiva Colaborativa Interprofissional, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem e Coordenadora da Estação de Trabalho da Escola de Enfermagem da USP da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde, Brasil. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem e Gerenciamento em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos em saúde, recursos humanos de enfermagem, trabalho em equipe, educação interprofissional, trabalho em saúde, trabalho de enfermagem e ocupações em saúde.


Marcelo Viana da Costa - Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Doutorado Sanduíche no Centro para Inovação em Educação Interprofissional, na Universidade da Califórnia, San Francisco, EUA (2013), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003). Atua como docente da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS) e Membro de Educação Interprofissional em Saúde das Américas (REIP), coordenado por Argentina, Brasil e Chile, Estuda e pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde, Trabalho Interprofissional em Saúde, Prática Colaborativa. Estuda e pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde, trabalho interprofissional em saúde, trabalho em saúde, formação profissional em saúde e políticas de reorientação do trabalho e da formação em saúde.


Franklin Delano Soares Forte - Professor da Universidade Federal da Paraíba, Instituição Pública e de Qualidade. Mestrado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003); Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas Universidade Estadual de Campinas (2017), Especialização em Ativação de processos de mudança na formação profissionais de saúde ENSP-FIO CRUZ (2010). Especialização pelo Programa de desenvolvimento docente para educadores das profissões da saúde pelo Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Instituto Regional BRASIL - Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de saúde bucal coletiva e Saúde Coletiva, com ênfase: atenção básica, saúde da família, cárie dentária, fluoretos, formação em saúde, interprofissionalidade.


Patrícia Rios Poletto - Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestre (2004) e Doutora (2007) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo na área de Saúde Coletiva, Atenção Básica à Saúde, Fisioterapia Musculoesquelética, Exercícios Terapêuticos e Trabalho em Saúde. Foi Coordenadora do Curso de Fisioterapia de 2016 a 2015, e Coordenadora da Câmara de Graduação do Campus Baixada Santista de 2014 a 2016. Foi representante dos docentes adjuntos no Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde desde 2015. Tem experiência e atua na docência e pesquisa nas áreas de Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia musculoesquelética, Educação Interprofissional em Saúde e Formação Docente.


Débora Reis Garcia - Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999; 2002), Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Doutorado em Educação em andamento na Universidade São Francisco - USF (2017- atual). Professora de Educação Básica - II Educação Física da Prefeitura Municipal de Jundiaí. Professora convidada na Universidade São Francisco (USF) com função de Assessora de Projetos de Extensão junto ao Núcleo de Extensão Universitária (NEXT) e professora dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Fisioterapia. Tem experiência na área da Educação; Educação Básica - Educação Física; Ensino Superior - orientação de Estágio, Educação Física Escolar, orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Assessoria na gestão e desenvolvimento de sistema para o monitoramento e avaliação de Programas e Projetos de Extensão. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Básica - Educação Física; Extensão Universitária, Metodologia da Pesquisa e Extensão.


Lisamara Dias de Oliveira Negrini
- Possui graduação em Enfermagem pela Universidade São Francisco (2008); Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade São Francisco (2010); Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde pela Universidade Nove de Julho (2016); e Especialização em Preceptoria no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês (2017); Cursando Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista (desde 2009): Gerente Local e Assistencial na Atenção Primária em Saúde (até 2011); Coordenadora do Componente Municipal de Auditoria do SUS (desde 2012); Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Articuladora do COAPES Regional (desde 2016); Coordenadora do Projeto PETSaúde Interprofissionalidade 2019/2021 (desde 2019). Docente no Ensino Técnico (até 2011). Docente Convidada na Universidade São Francisco (desde 2015): Compõem o Núcleo de Saúde Pública (desde 2015); Articuladora pedagógica para práticas em saúde e Integração Ensino/Serviço/Comunidade.





Para acompanhar a programação completa, clique aqui

Para acompanhar a programação final e links de transmissão, clique aqui.

Para acompanhar a relação dos nomes e trabalhos premiados, clique aqui. Ou se preferir, poderá acompanhar em nossa galeria de fotos.

Atividades Culturais


Música The scientist (Farmacéutico Luís Henrique dos Santos - CAPS AB Bragança Paulista/SP), clique aqui.

Música Amor Perfeito (Professor Ricardo Almeida - Enfermagem USF - Bragança Paulista/SP), clique aqui.

Música Vem sentir comigo (Aluna Milena Franchi - Ensino Médio), clique aqui.







Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento da inscrição e emissão de certificados, clique aqui.

*É necessário realizar a inscrição para receber o certificado de participação.


EDITAL - REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE EXPERIÊNCIAS PARA A MOSTRA - data limite para submissão de experiências: até às 18h do dia 30/10/2020.

Para conferir o regulamento, clique aqui.
Para conferir o Modelo de Apresentação, clique aqui.
Para conferir Modelo de Resumo, clique aqui.
Para a submissão de experiências, clique aqui.



Galeria de fotos


Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*