handtalk

Eventos

Júri Simulado no Campus Bragança Paulista

Júri Simulado no Campus Bragança Paulista

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de outubro.

Data: 25/10/2014 a 25/10/2014

Local: Bragança Paulista,

 A USF (Universidade São Francisco) irá promover no dia 25 de outubro, às 09h00, um Júri Simulado no Salão Nobre do Campus Bragança Paulista. O Júri é aberto para alunos de Direito da USF, profissionais liberais e público externo.

O Júri simulado tem por objetivo proporcionar ao acadêmico do curso de Direito vivenciar o que realmente ocorre em um Júri popular colocando-o em contato com a prática vivida na realidade do profissional do direito nas mais diversas acepções, tais como: Juiz, Promotor, Advogado, entre outros.

O processo será conduzido pelos docentes: prof. Edilson Freire da Silva e profª Márcia Cáceres Dias Yokoyama, pela promotora Drª. Carmen Natalia Alves Tanikawa e pela juíza Drª. Fernanda Yumi Furukawa Hata, os quais abordarão um caso que envolva o Direito Penal e Processual Penal, o Procedimento Especial do Tribunal do Júri, a Prática Jurídica e o Estágio Supervisionado.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de outubro.
 Confira o resumo do processo do Júri Simulado 2014

Trata-se de julgamento popular do acusado a José Carlos Soares, consta da denúncia que o acusado mantinha um relacionamento amistoso com a vítima Sandro Castro da Silva, sendo inclusive primos. Entretanto, segundo sustenta a acusação, o bom relacionamento estava abalado, devido a diversos desentendimentos.

Anteriormente ao dia do crime, o acusado sofrera uma queda enquanto pilotava a moto da vítima, e em decorrência do incidente resultaram danos na motocicleta, os quais José negara-se a pagar, ocasionando uma briga entre os dois. Após chegarem as vias de fato, acusado e vítima se reconciliaram e, horas depois, foram juntos a uma boate. Sustenta acusação que o acusado convidou o ofendido para retornar a sua residência e quando lá chegou, José Carlos pediu ao primo que voltassem para procurar a carteira que supostamente havia perdido no caminho. Em dado momento José Carlos parou sua motocicleta enquanto a vítima continuou o percurso, porém, percebendo a ausência do primo decidiu voltar para ver o que estava acontecendo. Neste momento, supostamente, o acusado sacou uma arma de fogo e deferiu sete tiros na vítima com a intenção de matá-la, evadindo-se do local logo em seguida. A vitima foi socorrida e sobreviveu aos ferimentos, porém, ficou cega do olho esquerdo e utiliza bolsa de colostomia.

Ressalta-se que o presente caso será reproduzido pelos alunos do Curso de Direitos e será analisado e julgado pelo conselho de sentença formado por acadêmico dos mais variados cursos da Universidade São Francisco, reforçando assim o compromisso com a formação acadêmica e multidisciplinariedade do ensino superior.

Acusação: homicídio qualificado tentado [art. 121, § 2º, incisos I e IV todos do CP, cumulado com art. 14, inciso II, ambos do Código Penal e com a Lei 8.072/90], e porte ilegal de arma [art. 14 da Lei 10.826/2003].



 Inscrições

Para efetuar a inscrição, clique aqui.

Para acompanhamento e emissão de certificado, clique aqui.



Palavras-chave


Comentários deste evento!

Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar este evento!

Faça seu comentário

Código de verificação*

Digite o código de verificação*