Encontro de Tai Chi-Chuan 2014

Não há necessidade de inscrição.

Data: 01/11/2014 a 01/11/2014   |   Local: Bragança Paulista,

O curso de Tai Chi-Chuan da USF irá promover no sábado, 01 de novembro, o Encontro de Tai-Chi Chuan 2014, no qual visa reunir todos os praticantes vinculados ao curso e do Centro de Convivência do Idoso de Itatiba, com intuito de trocar experiências por meio da prática coletiva dos conteúdos aprendidos e fortalecer os laços de amizade numa proposta Franciscana.

O evento será realizado no Centro Comunitário do Campus Bragança Paulista e poderá participar familiares dos alunos e comunidade local para conhecerem a proposta do curso, que futuramente poderão ingressar no aprendizado do Tai-Chi Chuan no cuidado da própria saúde. Não há necessidade de inscrição.

O curso de Tai-Chi Chuan ofertado pela USF é estruturado metodologicamente e proporciona ao aluno aprendê-la, lenta e gradualmente; sendo uma atividade prazerosa que não agride o corpo e muito democrática, pois não exige que o praticante tenha experiência de práticas corporais anteriores e tampouco um biótipo específico.

Origem da arte

Tai-Chi Chuan (Taijiquan) é uma arte marcial que foi concebida a partir da cultura chinesa e inspirada nos movimentos da natureza e, além de sua marcialidade, visa a promoção da saúde física e mental do ser humano.

A arte é praticada em vários países do mundo e é reconhecido como um dos mais importantes exercícios terapêuticos internacionais, devido aos benefícios conferidos aos seus praticantes. Sua prática configura-se de forma leve, circular e contínua tornando seus movimentos agradáveis e tranqüilizadores, além do fortalecimento das pernas, melhora da postura, coordenação apurada, foco de concentração e liberação de contenções respiratórias.

O Tai Chi-Chuan é indicado e citado na literatura médica como forma de tratamento de prevenção para diversos tipos de patologias como depressão, ansiedade, problemas cardiovasculares entre outros. Trata-se do movimentar o corpo de forma harmônica, sem impactos, na busca da unidade de respiração e movimentos.

Dia 1 de Novembro (Centro Comunitário de Bragança Paulista)

08h30: recepção dos alunos
09h: Palestra Tai Chi Chuan e Qi Gong para a saúde