Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Núcleo de Formação Geral da USF discute o envelhecimento e os desafios sociais

11/11/2025
Compartilhe:
Núcleo de Formação Geral da USF discute o envelhecimento e os desafios sociais

O Núcleo de Formação Geral (NFG) da Universidade São Francisco (USF) promoveu, na última sexta-feira, dia 07 de novembro, o primeiro evento da Jornada de Formação Geral: “BRASIL, UM PAÍS QUE ESTÁ ENVELHECENDO... E AGORA? OS DESAFIOS DA SOCIEDADE E DAS ORGANIZAÇÕES”. A palestra teve o objetivo de refletir sobre o envelhecimento como um fenômeno humano, social e ético, que exige a corresponsabilidade de todos os setores, estimulando o olhar crítico, empático e inovador sobre o papel de cada futuro profissional nesse contexto. A habilidade de analisar problemas complexos à luz de uma perspectiva comunitária e interdisciplinar é cada vez mais requisitada no mundo do trabalho e é costumeiramente exigida em provas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A palestrante, Dirce Sanches Rodrigues, é docente do curso de Psicologia da USF. Pós-graduada em Psicogerontologia, possui vasta experiência e conduz pesquisas na área, sobre a qual já publicou livros e artigos. A professora Dirce contextualizou a temática apresentando uma série de dados significativos e abordou tópicos instigantes, como o empreendedorismo e os aprimoramentos tecnológicos com vistas à qualidade de vida do idoso.

O tema, de caráter transversal, assume grande importância no cenário brasileiro, uma vez que o país passa por uma acelerada transformação demográfica. Compreender as implicações dessa mudança, que impacta desde a saúde e a estrutura familiar, até o mercado de trabalho, a economia e a previdência, não é apenas um exercício acadêmico, mas uma necessidade urgente para a construção de um futuro mais inclusivo, com justiça social. A relevância e a atualidade dessa questão foram corroboradas neste domingo, dia 09 de novembro de 2025, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), abordou o tema em sua proposta de redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A Prova Nacional Docente – PND, aplicada no dia 26 de outubro, também havia endereçado, na questão discursiva, o idadismo como desafio social e educacional.

Cabe destacar, ainda, que o evento contou com ampla e qualificada participação do público, que fez uma série de comentários no chat ao vivo, enriquecendo a discussão e elogiando a exposição da profa. Dirce. A palestra, que passou de 300 visualizações no primeiro dia, contou com a mediação da profa. Lilian Nunes da Costa, que atualmente assume a coordenação do NFG da USF, e do prof. Rodrigo Parras, docente da USF e coorganizador do evento.

Clique aqui para assistir.

Palavras-chave


Histórico de Notícias