No dia 18 de novembro, o Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) sediou a Aula Inaugural da primeira turma da Especialização Docência Universitária: Estratégias, Avaliação e Tecnologia, iniciativa vinculada ao Programa de Formação Continuada (CHAVE). O encontro reuniu 50 participantes, entre docentes, gestores, assessores, profissionais da educação superior e integrantes do próprio Programa CHAVE.
A abertura contou com a presença do Prof. Dilnei Lorenzi, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão; do Prof. Adriel de Moura Cabral, Pró-Reitor de Administração e Planejamento; da Profa. Patrícia Teixeira Costa, Diretora do Câmpus Bragança Paulista; e dos diretores de câmpus, Prof. Marcelo (Câmpus Itatiba) e Prof. Paulo (Câmpus Campinas). Representantes do CHAVE, professor Felipe Cavalaro e professora Flávia Bahia, também participaram do evento, reforçando o caráter colaborativo e institucional do curso.
A coordenação da especialização foi apresentada pela Profa. Márcia Aparecida Antônio e contou com o apoio da assessora da coordenação, Profa. Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos. O início oficial ocorrerá em março de 2026.
Durante o encontro, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão destacou a relevância da formação continuada como elemento constitutivo da cultura institucional da USF. “Neste ano em que celebramos os 50 anos da instituição, a formação dedicada aos docentes torna-se um marco para fortalecer práticas inovadoras, reflexivas e colaborativas na docência universitária”, destacou o Prof. Dilnei Lorenzi.
A programação da Aula Inaugural incluiu a apresentação dos seis módulos que compõem o curso, abrangendo temas como teorias da aprendizagem, metodologias ativas, planejamento didático, avaliação e aprendizagem, educação a distância, tecnologia educacional, inteligência artificial e competências socioemocionais, todos integrados pelo Método CHAVE, que organiza o percurso formativo em cinco momentos sequenciais: apropriação, aplicação, análise, criação e avaliação.
Um dos destaques foi a dinâmica colaborativa para formação dos times de trabalho, que acompanharão a elaboração dos Planos de Aula Inovadora (PAI) e da Trajetória de Competências Curriculares (TCC). Os participantes foram distribuídos considerando diversidade de áreas, experiências profissionais e potenciais de atuação.
A Aula Inaugural representou não apenas o início de uma nova jornada formativa, mas também um momento simbólico de celebração da história da USF e de fortalecimento do compromisso institucional com uma educação superior inovadora, humanizada, tecnológica e centrada no estudante.