O evento foi realizado no dia 02 de dezembro, no Câmpus Itatiba. O Seminário é fruto de uma parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itatiba (COMPIR) e foi organizado por docentes da Linha 2 - Educação, Sociedade e Processos Formativos do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação.
A primeira edição deste evento – realizada em 2023 - teve como objetivo problematizar os desafios e os avanços promovidos pela lei 10.639/03, bem como celebrar os 20 anos de promulgação da referida lei.
Nesta segunda edição, o evento teve como objetivo debater e visibilizar as culturas e epistemologias negras e afro diaspóricas, pois consideramos que esta é a função de uma Universidade que visa promover o respeito e a valorização da diversidade, sendo este um passo importante no sentido de superação da colonialidade do poder, do saber e do ser. Este evento simboliza um movimento em direção à superação do eurocentrismo e nosso desejo de construir redes de conhecimento pautadas nos saberes e experiências do Sul Global.
O evento reuniu educadores, estudantes de graduação e da pós-graduação, bem como pesquisadores e integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Quilombo Brotas/Itatiba. A programação foi composta por uma mesa de abertura e duas mesas-redondas contando com a participação da professora doutora Gabriela Tebet (Faculdade de Educação da Unicamp) e integrantes do Grupo de Pesquisa Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos – INDDHU/Unicamp, da professora doutora Simone Gibran Nogueira (Psicologia & Africanidades), do mestre Fabiano Maranhão (pesquisador do SESC São Paulo), do professor doutor Clayton Messias (USF), da mestra Fernanda Batista (COMPIR) e do mestre José Roberto Barbosa (COMPIR), professor doutor Marcelo da Silva (diretor do Campus Itatiba/USF), do Frei Claudino Gilz (Ordem dos Frades Menores – OFM e USF), da professora doutora Adair Mendes Nacarato (Coordenadora do PPGSS Educação/USF), da professora doutora Fabiana de Sante (organizadora do evento/USF) e da professora doutora Juliana Zani (representando o curso de Pedagogia/USF). O evento contou ainda com com a participação de educadores e artistas como o músico Fúria na Voz, a Slammaster Agbara e o rapper Tonzera.
Este Seminário bienal tem relevância social e acadêmica, uma vez que sinaliza o compromisso da Universidade São Francisco com a promoção de uma educação que valoriza a pluralidade cultural e a diversidade étnico-racial.