Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Processes Gerenciais apresentaram seminário sobre a publicidade de propaganda abusiva e enganosa e suas responsabilidades

26/05/2016
Em 20 de maio de 2016 os alunos da disciplina Direito e Legislação Empresarial dos 3º e 4º semestres do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, apresentaram um seminário para composição na nota N2 sobre o tema: PUBLICIDADE E PROPAGANDA ABUSIVA E ENGANOSA E SUAS RESPONSABILIDADES.

O objetivo principal da atividade proposta foi demonstrar, por meio de casos práticos estudados e apresentados pelos alunos, que o consumismo no capitalismo moderno de bens ou serviços não depende apenas da vontade livre e consciente do consumidor, mas sim em virtude de uma divulgação apelativa que torna a publicidade mais importante que a própria qualidade do produto ou serviço oferecido, ou seja, um marketing agressivo ferindo a livre concorrência e os direitos dos consumidores, conforme demonstrado pelos excelentes trabalhos pesquisados e apresentados pelos alunos.

Assim, a proposta do seminário foi capacitar os alunos, com análise e estudos de casos, na qualidade de futuros profissionais como gestores e empreendedores entre outros interessados no assunto, apresentando dados atuais e relevantes para quem aspira trabalhar na área e também como cidadãos conscientes de seus direitos.

Ademais, os alunos proporcionaram uma troca de conhecimentos enriquecedora e, os principais casos apresentados foram: alimentos transgênicos; anticoncepcional composto de farinha; gasolina adulterada; brinquedos; prestação de serviços; serviços bancários de planos de consórcios e capitalização, cujos interesses por nós cidadãos, estudantes, professores, consumidores como somos, estão tutelados pelo Código de Defesa do Consumidor e, no desenvolvimento da apresentação dos trabalhos, os alunos debateram com suas pesquisas o princípio da responsabilidade do fornecedor com relação à oferta e à publicidade, e os meios de defesa para o consumidor vitimado.

Segundo o Prof. Dante Batista Silva, responsável pela atividade, além da expressiva experiência acadêmica com relação à publicidade de produtos e serviços, os alunos tiveram a oportunidade em matéria de informação ao consumidor e transparência nas relações de consumo, aprender como cidadãos e futuros gestores a lutar por seus direitos como uma forma importante de estimular a participação crítica e responsável na sociedade ao ofertar no mercado de consumo um produto ou serviço.

“Quero parabenizar a todos os alunos envolvidos pelo empenho e dedicação, alunos como vocês são uma satisfação para o exercício do meu trabalho de docente e, em conjunto alcançamos excelentes resultados no ambiente acadêmico que certamente resultará em futuros profissionais brilhantes, dedicados e motivados! A motivação é o principal foco de sucesso, sem força de vontade e dedicação ninguém faz um bom trabalho, quando estamos dispostos superamos nossa dificuldades, estudamos nas madrugadas, feriados, fim de semana e o resultado foi esse, excelente trabalho!”, finaliza Prof. Dante.