Alunas de Medicina participam de Congresso Internacional

31/10/2016
Alunas de Medicina participam de Congresso Internacional
 As alunas do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), Nathalia Cristina dos Santos (8° Semestre) e Paola Romani Nardi Ferreira (3° Semestre), participaram no mês de outubro, do V Brazilian Internationational Congress of Medical Students, realizado na UNIFESP. Com o trabalho: Síndrome da Fraqueza Neuromuscular no paciente crítico.

As estudantes foram selecionadas como monitoras de Bioquímica – Biologia Celular e Tecidual – no decorrer do primeiro semestre de 2016 quando o trabalho foi desenvolvido como parte do programa de monitoria da disciplina. Tendo como orientadores os docentes Ms Rodolfo Melaré e Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira Garcia.

Os trabalhos para apresentação no congresso foram selecionados com base na originalidade, relevância e impacto dos resultados obtidos. O Comitê Científico foi composto de renomados professores da Escola Paulista de Medicina / UNIFESP. “A premiação do trabalho em um Congresso desta importância reflete positivamente no reconhecimento externo do Curso de Medicina - USF pela excelência acadêmica, pelo dinamismo, pela inovação e pelo compromisso para com a sociedade”, afirmou a professora Maria Betânia.

O Brazilian International Congress of Medical Students (BRAINCOMS) é o Congresso Internacional de Estudantes de Medicina, um congresso onde os alunos de graduação em medicina, de todo o mundo, a partir de seleção prévia, podem apresentar os seus projetos científicos, participar de palestras, oficinas e atividades sociais. A língua oficial do Congresso é o inglês, haja visto que estudantes do mundo todo participam. “O desenvolvimento do trabalho científico e o incentivo a participação das alunas no evento externo traduz a missão institucional de produção e difusão do conhecimento, assim como a fidelidade no cumprimento das diretrizes curriculares do Curso de Medicina no que tange a aprender a aprender, aprender com autonomia e percepção da necessidade de educação continuada, aprender interprofissionalmente, compromisso com ensino-pesquisa e extensão, domínio de língua estrangeira, comunicação, trabalho em equipe entre outros”, explicou a docente.

O tema do trabalho aborda como as alterações neuromusculares no paciente crítico é responsável por altas taxas de invalidez, dependência, morbidade e mortalidade.