Aluno da USF participa de ações do Projeto Canudos que promove ações de saúde em Roraima

18/04/2018
 O aluno da Universidade São Francisco (USF), do Campus Bragança Paulista, Felipe Fagundes, participou do Projeto Canudos, do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES), no mês de março, que promove ações de saúde em Roraima. Além do aluno da USF, cerca de 60 voluntários participaram da Caravana Roraima, pelo projeto “Brasil, um coração que acolhe” da Fraternidade Sem Fronteiras, em parceria com o Projeto Canudos.

O aluno integrou o projeto junto com o coordenador do Curso de Biomedicina do Campus Campinas, Victor Hugo Bigoli, que também é presidente do IBES. As ações de saúde contaram com profissionais da medicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem, biomedicina e farmácia. As ações foram feitas com os venezuelanos que tem cruzado a fronteira brasileira. “Ficamos muito contentes em ver toda a mobilização por nossos irmãos venezuelanos. Teremos muito trabalho pela frente e com certeza voltaremos para atender todas as demandas dessas pessoas que estão nos abrigos e nas ruas”, afirmou o professor Victor.

Projeto Canudos
O Projeto Canudos é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que visa a autossustentabilidade de comunidades vulneráveis pelo Brasil e pelo Mundo, por meio de Operações Nacionais e Conexões Internacionais. Iniciou suas atividades em 2009 na cidade de Canudos, interior do estado da Bahia. Desde o início, o Projeto visa tornar os vilarejos de Canudos Velho, Rio do Vigário e Rasinho (regiões rurais) em comunidades autossustentáveis. Para isso, o Projeto Canudos, em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior, desenvolve ações de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Cultura, Geração de Renda, Tecnologia e Meio Ambiente.

Diante do sucesso das ações no sertão baiano, o Projeto Canudos passou a ter notoriedade não apenas regional, mas nacional, sendo convidado por outros municípios vizinhos a Canudos, e também por outros estados, a realizar ações que pudessem beneficiar suas comunidades. Hoje, nossas atividades percorrem diversos estados, em parcerias com outras ONGs, OSCIPs e Instituições que realizam projetos sociais.
Como intercâmbio cultural, o Projeto Canudos desenvolveu uma logística para que os voluntários possam adquirir experiências em campo. Além do trabalho exercido, o Projeto também tem o cuidado para que os integrantes possam absorver cultura local. Realizamos visitas guiadas a locais turísticos, almoços e jantares com comidas e danças típicas.