Curso de Pedagogia de Itatiba promove Encontros com a História da Educação

07/12/2018
Curso de Pedagogia de Itatiba promove Encontros com a História da Educação
 Nos dias 23 e 30/11 o curso de Pedagogia de Itatiba realizou “Encontros com a História da Educação” com apresentação do produto final de um bimestre de pesquisas orientadas pela Professora Miriam Saiki.
A Prof. Miriam comentou o evento de encerramento das atividades do componente curricular História da Educação: “o evento foi o coroamento do semestre, pudemos acompanhar os 78 alunos do segundo semestre trabalhando ao longo de um bimestre a História da Educação republicana no Brasil, tendo como referência a obra de Paulo Ghiraldelli Jr.(2015), a História da Educação Brasileira. Os temas e capítulos foram divididos para 16 equipes, a partir daí pelo menos duas outras obras indicativas de seu conteúdo foram consultadas. O resultado foi um trabalho escrito e a sua apresentação oral através do banner. Uma produção surpreendente quer pelo volume de conteúdo quer pela crítica empreendida em cada apresentação”.

A Professora satisfeita com o resultado menciona Paulo Freire(1996), que resume em sua Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa a “boniteza de ser gente” (p.67) e da boniteza de ser professor: “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (p.160). A professora constata que o componente estético é essencial na formação do educador e conclui “como foi bom ver a busca do conhecimento durante a pesquisa e a beleza das apresentações dos estudantes”.

A Coordenadora do curso, Professora Maria de Fatima Lukjanenko participou dos encontros e comentou “as apresentações revelaram conhecimento e reflexão por parte dos estudantes possibilitando articulações com temas atuais na nossa sociedade. A professora Miriam e os estudantes estão de parabéns”.