Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde promove Updates in Neuroscience

05/09/2019
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde  promove Updates in Neuroscience
 Quatro eventos vinculados ao “Updates in Neuroscience” e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF) foram realizados no mês de agosto. São eles:
- 13/08/2019 - Modern Neuroanatomy: new approaches
- 20/08/2019 – Epilepsy surgery for lesion/non-lesional drug resistant epilepsy” and “Role of stereo-EEG in the investigation of drug resistant epilepsy
- 27/08/2019 – New mechanism for pain control (video conferência)

O Cãmpus Bragança Paulista, recebeu os pesquisadores Dr. Luiz Gabriel Dias Duarte Machado, Bacharel em Ciências Biomédicas e Biofísica pela Marquette University (Milwaukee, USA) para ministrar a palestra “Modern Neuroanatomy: new approaches” e o Prof Dr. Jibril Osman Farah, Neurocirurgião do The Walton Centre NHS Foundation Trust, Department of Neurosurgery, Liverpool, Reino Unido, para ministrar as palestras “Epilepsy surgery for lesion/non-lesional drug resistant epilepsy” e “Role of stereo-EEG in the investigation of drug resistant epilepsy”. Ainda o quarto evento tratou-se de uma cideo-conferência com a Profa Dra Vanessa Olzon Zimbelle, Pesquisador visitante do Instituto Butantan, no Anesthesia Department, Stanford University, (California, USA), quem ministrou a palestra “New mechanism for pain control:
A proposta atendeu ao projeto de Internacionalização do Programa e traz uma nova abordagem de estudo da Neurociência para a comunidade acadêmica tendo como palestrantes personalidades com reconhecida importância internacional e com filiação em renomadas instituições internacionais, a saber, Estados Unidos, Reino Unido e Itália.

Cada dia do evento, tivemos a participação de aproximadamente 100 integrantes da comunidade acadêmica, incluindo estudantes da graduação e pós-graduação, bem como do corpo docente da USF. A discussão do tema abordado foi coordenada pela Profa. Dra. Manoela Marques Ortega, e teve como componentes principais a atuação de membros mediadores: Prof. Dr. Paulo Henrique Pies de Aguiar; Prof. Dr. Carlos Tadeu Parisi de Oliveira, Profa. Dra. Patricia Vial Cury, Prof. Dra. Cintia Bovi Binotti e Profa. Dra. Juliana Sciani, neurocirurgiões e professores da USF.

As temáticas das palestras foi enriquecedor o entendimento da neuroanatomia associada a embriologia, bem como, a busca sobre o quão importante é entender não somente a estrutura do sistema nervoso, mas sim a funcionalidade de cada estrutura anatômica, principalmente do cérebro, e a influência de numerosos fatores extrínsecos e intrínsecos relacionados ao desfecho da atividade do sistema nervoso.