handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF promove 1º Congresso Multidisciplinar Integrado

24/09/2019
Compartilhe:
USF promove 1º Congresso Multidisciplinar Integrado
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu o 1º Congresso Multidisciplinar Integrado, envolvendo cursos das áreas de humanas, exatas e da saúde, nos meses de agosto e setembro, nos câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba. Foi um momento de aprendizado e de troca de experiências entre estudantes, professores e convidados. Os eventos contaram com a presença de profissionais de excelência, realização de oficinas, workshops e palestras.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, os congressos permitiram uma ocasião única para a comunidade acadêmica. “Os congressos promoveram novas aprendizagens para a Universidade, desde a logística dos eventos, a preparação das programações, mas principalmente, na preocupação de oferecer uma qualidade acadêmica de excelência. Recebemos docentes, pesquisadores e profissionais de diferentes regiões do país”, destacou o Pró-Reitor.

O I Congresso de Ciências Humanas e Sociais, ocorreu de 21 a 23 de agosto, com a temática “Os desafios do conhecimento na modernidade da tecnologia”. Participaram estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, Pedagogia, Licenciaturas, Tecnólogos, Serviço Social e Teologia. Entre os destaques da programação, esteve a vinda do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, que participou da palestra "Controle de delação premiada".

Para o diretor do Câmpus de Itatiba, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva, os Congressos promovem a integração dos cursos. “O novo modelo de eventos da USF acompanha uma tendência dos órgãos reguladores da educação brasileira em fomentarem a maior integração entre os cursos. Mas, esta tendência resulta das necessidades do mercado de trabalho que não admite mais uma formação voltada apenas para o tecnicismo exclusivista de um curso. Pelo contrário, a interdisciplinaridade é fundamental para o bom desempenho das atividades do profissional moderno. O modelo de congresso, patrocinado pela USF propiciou maior contato dos estudantes com ambientes e temas de outros cursos, mas que complementaram, de alguma maneira, a formação profissional, assim como, fez com que os docentes possibilitassem, através de um temas e linguagens mais acessíveis a outros perfis profissionais, maior acesso de estudantes em áreas correlatas, mas que não se aproximavam por falta de oportunidades acadêmicas”, explicou o coordenador.

Entre os dias 2, 3 e 4 de setembro foi realizado o I Congresso de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), que contou com a participação dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo. “As atividades do evento foram cuidadosamente selecionadas, considerando temas relevantes à área de formação de nossos estudantes, além de atividades multidisciplinares, contando com profissionais e especialistas em áreas emergentes do desenvolvimento tecnológico e cultural. O resultado foi, sem dúvida, uma maior integração dos cursos com a sociedade, ao tratar de temas também de interesse específico da sociedade local. É notório que o conhecimento transforma o ser humano e, a tecnologia oferece maior conectividade, acessibilidade e compartilhamento de experiências. Nesse sentido, é muito gratificante perceber a abrangência das discussões em temas atuais, envolvendo não só os nossos estudantes, mas também os próprios docentes que, aliás, tiveram um papel crucial nessa integração de conhecimentos”, afirmou o Diretor do Câmpus Campinas - Unidades Swift e Cambuí, professor Geraldo Peres Caixeta.

Durante o CCET, foram realizadas 186 atividades diversas, desenvolvidas nos três dias, nos três Câmpus e nos períodos matutino, vespertino e noturno, disponibilizados para os cerca de 4 mil alunos. Dentre as atividades, tivemos palestras com convidados externos, rodas de conversa, minicursos, oficinas, workshops, dentre outros, tudo de forma descontraída e envolvente.

O Congresso Interdisciplinar em Saúde, ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de setembro e teve como temática “Por uma ciência aberta, acessível e cidadã”. O objetivo deste grande evento foi proporcionar um espaço de discussão de temas atuais e de relevância para o campo da Saúde, enriquecendo a formação curricular discente. “Para os profissionais da área da saúde olharem o ser humano como um ser integral. Para melhor atendê-lo em suas necessidades precisam ter uma formação profissional também integral, construindo um trabalho interdisciplinar desde sua base na Universidade. Acredito que, com o congresso da saúde, pudemos exercitar essa interdisciplinaridade. Para os 4082 alunos envolvidos no evento, a experiência foi enriquecedora e inédita. Nas salas das atividades pudemos observar estudantes de vários cursos debatendo sobre o mesmo assunto. Para os docentes, considero o momento único pelo aprendizado, vivência e aproximação”, afirmou a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa.

O Congresso foi um marco para a instituição pois integrou nove cursos de graduação em saúde, duas pós-graduações stricto sensu e uma residência multiprofissional em saúde. A programação do Congresso contou com 135 atividades que ocorreram nos Câmpus de Bragança Paulista, Campinas – Unidade Swift e Itatiba nos períodos matutino, vespertino e noturno.

As atividades trouxeram temas e especialistas com conhecimento e experiência em diversas áreas para preparar os alunos para o mercado de trabalho do futuro. Foram 128 palestrantes convidados, sendo dois internacionais, desenvolvendo mesas redondas, palestras, minicursos, workshops, hands on. Também houve de apresentação de trabalhos científicos.