29/09/2019

CEP participa de 6º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Nos dias 03, 04 e 05 de setembro, em São Paulo, aconteceu o 6º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer cujo objetivo foi de discutir a Política Nacional de Prevenção e Controle do câncer, salientando os desafios para sua implementação nos 296 hospitais públicos que atendem pacientes com câncer no país.

Aproximadamente 3.500 líderes do seguimento participaram, entre eles: gestores, médicos e demais profissionais da saúde, sociedades científicas, ONGs, ativistas, advogados e jornalistas atuantes na Oncologia, assim como, a representante da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade São Francisco e Secretária Sra. Jocineide Polaine à convite da Presidente da ABCC - Associação Bragantina de Combate ao Câncer Sra. Rita de Cássia Valle que representou os Usuários do CEP da USF e Associação Bragantina de Câncer.

A abertura, contou com a participação de nomes importantes, como Henrique Prata, presidente do Hospital do Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos), para falar sobre o SUS que dá certo.
O evento foi parte do Movimento TJCC - Todos Juntos Contra o Câncer, idealizado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em parceria com mais de 150 instituições de saúde, objetivando influenciar as políticas na área de Oncologia acelerando a promoção da saúde.

Dentre os cerca de 30 painéis de debates, pode-se destacar: Prevenção primária – Fatores de risco para o câncer; Diagnóstico oportuno; Judicilizar é preciso?; Farmacovigilância – Como participar; Caminhos na saúde suplementar; Lei dos 30 e 60 dias; Financiamento e eficiência na gestão em Saúde e Medicina personalizada. O futuro chegou.

O encerramento, contou com a presença ilustre do maestro João Carlos Martins, o cantor Fábio Jr., Moacir Franco, o jornalista Roberto Cabrini, o médico Dr. Dráuzio Varela e o Coordenador do CONEP entre outros, que dividiu com o público sua história de superação e algumas de suas músicas inspiradoras.