handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Estudantes de Engenharia participam do Sampe 2019

29/10/2019
Compartilhe:
Estudantes de Engenharia participam do Sampe 2019
 Os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil de Itatiba da Universidade São Francisco (USF), sob a orientação do professor Daniel Loureiro, participaram, no dia 10 de outubro de 2019 do VI Desafio Acadêmico SAMPE Brasil, que ocorreu, no LEL - Laboratório de Estruturas Leves do IPT situado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP. O desafio deste ano contou com uma bancada de avaliação com profissionais especialistas em compósitos de grande renome no setor nacional e internacional na pesquisa e desenvolvimento de estruturas de alta resistência em materiais compósitos. Participaram do evento cerca de 200 alunos.

O objetivo do Desafio Acadêmico SAMPE Brasil, iniciado pela Sociedade para Avanço de Materiais e Engenharia de Processos (SAMPE) em 2014, é proporcionar aos alunos de universidades e de instituições de ensino de todos os cursos relacionados à área de Tecnologia de Materiais uma experiência real de projeto de uma estrutura (viga) de material compósitos, obedecendo regras e especificações preestabelecidas. A USF, sob a orientação dos professores Daniel Loureiro e Marcelo da Silva, tem participado desde 2016 neste Desafio. Cabe destacar que na edição de 2017 a USF ficou em segundo lugar geral.

Foram inscritos dezenas projetos entre universidades particulares e federais a nível Brasil, nas categorias Perfil I Fibra de Carbono, Perfil Quadrado em Fibra de Carbono, Fibra de Vidro e Fibra Natural. Com um nível de disputa muito elevado entre os concorrentes, a USF conseguiu a 3ª colocação nas categorias Fibra de Vidro Perfil Quadrado e Fibra Natural Perfil Quadrado, ficando em novamente em segundo lugar na colocação geral.
Participaram pela USF os alunos:

- Pedro Henrique de Paula;
- Leandro Aoyama Barbosa;
- Josinei Valim;
- Andressa Fão.