Projeto Cozinha Ceasa/USF forma segunda turma

06/11/2019
Projeto Cozinha Ceasa/USF forma segunda turma
 No dia 5 de novembro ocorreu a formatura de 28 mulheres da 2ª turma do projeto Cozinha Ceasa/USF. O certificado, reconhecido pela Universidade São Francisco (USF) e pelo Ministério da Educação, qualifica as alunas a atuarem no mercado de trabalho.

A cerimônia contou com a presença do Vice-Reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o diretor do Câmpus Campinas, professor Geraldo Caixeta,do coordenador do Curso de Gastronomia, professor Alexandre Meneghetti, docentes do Curso e autoridades locais, como o Vice-Prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, do Diretor-Presidente da CeasaCampinas, Wander Villalba, da Secretária de Assistência Social de Campinas, Eliane Jocelaine, do Presidente do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA),  Anna Beatriz Sampaio e de Maria Carolina Loureiro.

A segunda turma do projeto foi voltada especialmente para mulheres vítimas de violência doméstica que são acompanhadas pelo Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) da Prefeitura de Campinas e também para mulheres que vieram do Haiti e encontraram refúgio no Brasil.

“Depois de tudo que passamos na vida, somos mais do que vencedoras. Foi uma experiência nova, rica, tinha dia que parecia que a aula era uma festa. Foi um grande aprendizado, em pequeno tempo, mas significativo para mudar nossas vidas”, declarou Stefani Souza, uma das alunas do curso. “Esse curso não só nos ensinou Gastronomia, mas também nos trouxe de volta a autoestima e a esperança na vida”, disse, emocionada, Cibele Saif, outra formanda.

O projeto “Cozinha Ceasa & USF” é uma parceria entre a central de abastecimento e a universidade que visa a formação profissional de cozinheiras e a alimentação saudável. O curso, idealizado pela Ceasa Campinas, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social com uso integral dos alimentos. Também é voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG localizada dentro do entreposto campineiro que arrecada o excedente de hortifrútis nos mercados da Ceasa e distribui os alimentos a famílias carentes e entidades de Campinas.

As aulas são ministradas por chefs docentes do curso de Gastronomia e de Nutrição da USF. Entre os temas abordados ao longo do curso estão cozinha básica, cozinha brasileira, cozinha italiana e oriental, panificação e confeitaria. As alunas também aprenderam técnicas de cutelaria (manuseio e afiação correta de facas), higiene e manipulação de alimentos e cortes de legumes e carnes.

A capacitação de seis meses tem como base o curso da Universidade. E, de acordo com os organizadores, é praticamente o mesmo conteúdo teórico, só é adequado à carga horária do projeto. Ao final do curso, as alunas recebem um certificado reconhecido pela Universidade São Francisco (USF) e pelo Ministério da Educação. O certificado qualifica a pessoa para a atuar no mercado de trabalho como auxiliar de cozinha.