Tech Oscar 2019 premia alunos no Câmpus Itatiba da USF

27/11/2019
Tech Oscar 2019 premia alunos no Câmpus Itatiba da USF

No dia 19 de novembro, o Salão Nobre da Universidade São Francisco (USF) recebeu os alunos do Projeto Letramento em Programação, uma parceria entre a Prefeitura de Itatiba e o Instituto Ayrton Senna, para a entrega do prêmio Tech Oscar 2019.

O júri composto por profissionais relacionados a tecnologia e educação avaliaram os aplicativos que competiram em diversas categorias Foram eles: Anderson Sanfins - Secretário da Educação, Prof. Dr. Volney Zamenhof de Oliveira Silva - Diretor do Câmpus Itatiba da USF, Prof. Ms. Vania Franciscon Vieira - Coordenadora do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Universidade São Francisco, Carlos Eduardo Pizolatto - Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Assessor do Núcleo de Relações Internacionais/International Relations e Coordenador Geral do PARFOR (CAPES/MEC) da USF, Prof. José Luis Poli - diretor da empresa Inovação, Educação e Soluções Tecnológicas Ltda., Washington Bortolossi - Secretário de Cultura, Natalina Alves - Secretária da Ação Social, Soraya Árabe - encarregada da Proteção Social Básica, Prof. Paulo Eduardo Silveira - Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Me. Cláudio Luís Vieira Oliveira - Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pof. Me. Humberto Zanetti - professor do Centro Paula Souza, Marcos de Oliveira - prefeito de Morungaba e Rose de Oliveira e Lilian da empresa Educatec Brasil.

Foram contemplados com o grande troféu da noite os times Benno (EMEB Benno Carlos Claus), The Lupus (EMEB Inês Prado Zamboni) e Trio Elétrico (CRAS San Francisco) com projetos de Scratch; Help Plus (EMEB Profª. Sonia Rita Penteado Aguiar Santos) e Meg a Shakers (EMEB Profª. Maria Salles de Souza, EMEB Prof. Luiz Pântano e EMEB Philomena Salvia Zupardo) com projetos de Appinventor e o time Força Tecnológica (EMEB Profª. Sonia Rita Penteado Aguiar Santos) com o projeto de Arduino.

O evento serviu de encerramento do ano do projeto que impactou mais de 1200 alunos. Os participantes receberam certificados, o botton do Instituto Ayrton Senna, medalhas e camisetas com o apoio das empresas MultSystems, Perobelli, Multitec, Educatec Brasil e SB Silk Estamparia.

Antes da premiação, os alunos participantes do projeto apresentaram os artefatos, aplicativos, jogos e animações, para computadores e aparelhos celulares, desenvolvidos ao longo do ano em uma feira realizada nos laboratórios da Universidade. Foram demonstrados 41 projetos de Scratch, 17 projetos de Appinventor e 5 projetos de Arduino. Participaram de 62 times de 21 escolas municipais de Itatiba, CRAS São Francisco e Porto Seguro e mais a EMEF Prof. Irineu Tobias, de Morungaba, e a Escola Municipal Integração, de Vinhedo.

O Secretário da Educação Anderson Wilker Sanfins comentou o desempenho dos alunos e sobre o projeto. "Pudemos identificar uma evolução dos alunos, que passaram pelo Módulo I na escola e depois seguiram para os Módulos II, III e IV no contraturno. Não são aulas obrigatórias, mas faz parte do nosso trabalho com uma educação integral, na sua integralidade, com o aluno na escola em outro período desenvolvendo outras atividades. Esses 235 alunos que estavam aqui puderam fazer trabalhos muito bem elaborados e muito elogiados pelo corpo de jurados", falou.

Equipes premiadas:

Scratch (Módulo II)

Time Benno
Professor: André Luis Fujiwara
Camily Vitória Pereira dos Santos
Elielson Alves dos Santos
Gabriel Pereira dos Santos

Time: The Lupus
Professor: Cesar de Camargo
ANA BEATRIZ PEDROZO PINHEIRO (Ines)
EUGENIA M. ALVES BORGES PEREIRA (Ines)
FELIPE MARTINS (Ines)