Professor do Stricto Sensu em Ciências da Saúde participa de treinamento na França

09/12/2019
  À convite do Professor Jacques Marescaux, presidente do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD), e do Professor Armando Melani, vice-presidente do IRCAD para América Latina, o Dr. Carlos Augusto Real Martinez, professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF participou no Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD), em Strasbourg, França, de dois Cursos de Treinamento e Capacitação em Cirurgia Minimamente Invasiva. O IRCAD é o centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva mais respeitado em todo o mundo, pois além de contar com o mais avançado Centro de Treinamento e Simulação Realística, dispõe de uma Unidade de Pesquisas onde são estão sendo desenvolvidos os principais recursos técnicos que serão utilizados na cirurgia do futuro.

A sede do IRCAD localiza-se na bela cidade de Strasbourg, no Leste da França. A Instituição conta ainda, com dois centros de treinamento localizados no Brasil (Barretos e Rio de Janeiro) e com unidades localizadas em Taiwan, Líbano, Ruanda e outra, em construção, na China. O IRCAD tem parceria com a Universidade de Strasbourg o que possibilita o intercâmbio internacional para formação e capacitação de cirurgiões em técnicas de cirurgia laparoscópica e robótica.

O Prof. Carlos Martinez participou como Professor Convidado do IRCAD-França de dois Cursos de Capacitação em cirurgia minimamente invasiva, respectivamente denominados: “Laparoscopic and Transanal Colorectal Surgery Supermaster Course” e "Robotic Colorectal Course", realizados entre os dias 13 e 23 de novembro de 2019. Durante os Eventos, que contaram com a participação dos mais importantes cirurgiões colorretais de todo o mundo, o Professor Carlos Martinez ministrou duas conferências, além de ter atuado como preceptor das atividades teórico-práticas.

Dessa participação foi aberta a possibilidade para capacitação de cirurgiões que atuam na USF nas diferentes Unidades do IRCAD. Para o Professor Martinez, ex-aluno da turma 7 do Curso de Medicina da USF, talvez essa tenha sido a contribuição mais importante de toda sua trajetória acadêmica, particularmente pela possibilidade de capacitar as futuras gerações de cirurgiões formados na nossa casa, num Centro de Treinamento que é referência mundial".