11/12/2019

Câmpus Bragança Paulista da USF inaugura Serviço Escola de Psicologia

A Universidade São Francisco (USF) inaugurou nesta quarta-feira, dia 11, o Serviço Escola de Psicologia, no Câmpus Bragança Paulista. O novo espaço permitirá aos estudantes do Curso de Psicologia colocar na prática toda articulação teórica de aprendizado voltada para a saúde mental.

Participaram da cerimônia de inauguração o reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o vice-reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, o Administrador dos Câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva, a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, Diretor do Câmpus Campinas - Unidades Swift e Cambuí, professor Geraldo Peres Caixeta, o diretor do Câmpus Itatiba, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva, além de autoridades locais, como Vasty Fernandes Olmo, representando o prefeito.

O reitor da USF ressaltou que com a inauguração a Universidade completa o círculo formativo de estágio no câmpus, com uma infraestrutura moderna e atualizada. “Oferecemos um serviço à comunidade regional, ao aproximar a academia da comunidade. Todos sabemos que o sentido da vida hoje é pautado pela ordem econômica. Isso resulta em fragilidades e doenças do mundo psíquico. Estamos expostos a toda sorte de fragilidade espiritual e mental. Dentro do pensamento da espiritualidade franciscana, não existe distinção entre corpo e alma. Nos vale entender esse ensinamento de São Francisco. A espiritualidade franciscana não está apenas nas palavras poéticas, elas trazem uma profunda reflexão sobre o ser humano, o mundo e o próprio Deus”, destacou durante o evento.

A apresentação do Serviço Escola foi realizada pela coordenadora do Curso de Psicologia, professora Anália Martins Cosac Quelho, que destacou a importância do novo espaço de aprendizagem. “A partir de 2020 realizaremos todo processo de avaliação psicológica e psicoterapia com crianças, jovens e adultos para a comunidade bragantina. Dessa forma, como coordenadora do Curso, fico à disposição de todos e desejo que essa data fique marcada na história do curso e também na história da comunidade de Bragança Paulista”, disse a professora.

O espaço que recebeu a benção do representante da Pastoral Universitária, Frei Frei Alvaci Mendes da Luz. O espaço conta com consultórios, espaços infantis, salas de reunião e de estudo. O atendimento à comunidade tem início em 2020. A USF conta ainda com o Centro de Estudos de Anatomia, Centro de Simulação Realística, Clínica de Odontologia e Clínica de Fisioterapia.