USF recebe o IV Colóquio Internacional de Clínica da Atividade

21/11/2019
USF recebe o IV Colóquio Internacional de Clínica da Atividade
 Entre os dias 12 e 14 de novembro, ocorreu na Universidade São Francisco (USF), Câmpus Bragança Paulista, o IV Colóquio Internacional de Clínica da Atividade – CICA. Essa edição do evento contou com a presença de três pesquisadores estrangeiros: Yves Clot e Katia Kostulski, do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM – Paris/FR) e o professor Frédéric Saussez da Universidade de Sherbrook (Canadá). Além disso, o evento contou com a presença de pesquisadores de várias universidades do país tais como: Jorge Falcão e Flávio Fontes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Rozania Moraes, da Universidade Estadual do Ceará; Anselmo Lima, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Daisy Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais; Elizabeth Antunes Lima, da Universidade Novos Horizontes; Cláudia Osório, da Universidade Federal Fluminense, e pesquisadores do Estado de São Paulo tais como: Ana Luiza Smolka, Selma Venco e Luci Banks-Leite da Universidade Estadual de Campinas; Eliane Lousada, Marcia Hespagnol, Laerte Idal Sznelwar da Universidade de São Paulo, além das professoras e pesquisadoras da USF, Grazielle Bertolini, Daniela Dias dos Anjos, Ermelinda Barricelli, Luzia Bueno e Katia Diolina.

O evento contou com mais de 200 pessoas participando nas diferentes atividades. Esses participantes, estudantes e pesquisadores da área, vieram de vários estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, São Paulo.
Foram mais de 100 trabalhos apresentados entre simpósios, comunicações orais e sessão de pôsteres. Todas as sessões de apresentação contaram com a participação de um debatedor, que comentava os trabalhos, qualificando assim o diálogo científico. Os simpósios foram debatidos pelos pesquisadores estrangeiros.

Os participantes puderam ainda se inscrever em minicursos relacionados com a temática do evento. Eles foram oferecidos pelas pesquisadores: Ana Paula de Freitas, Fabiana Maio, Claudia Carvalho, Anselmo Lima, Dalvane Althaus, Siderlene Muniz e Elizabeth Antunes Lima.
Na abertura do evento contamos com a participação do Coral da USF, encantando a todos com a Música Popular Brasileira.

No final do primeiro dia de evento os participantes puderam desfrutar de um coquetel e prestigiar o lançamento de livros. Entre os autores, estavam professores e alunos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da USF: Ana Paula de Freitas, Frei Nilo Agostini, Silvia Lozza, Nelcy Fink, Clayton Messias.

Uma das atividades que merece destaque foi a Roda de Conversa realizada no dia 13 sobre as Memórias das relações Brasil – França e a Clínica da Atividade. Pesquisadores de diferentes gerações contaram suas experiencias de aproximação com a Clínica da Atividade, bem como sobre a experiência de vivência no estágio fora do país. Uma das participantes dessa roda foi a estudante de pós-doutorado da USF, Katia Diolina, fez sua formação inicial na USF, no curso de letras, além do mestrado em educação nesta instituição. Ela foi uma das pessoas que fez estágio de doutoramento no CNAM, com bolsa CAPES (atual PDSE).

Durante o evento, os participantes tiveram também a chance de conhecer a mostra organizada pela professora Maria de Fátima Guimarães, do CDHAP-USF, intitulada “Trabalho e Sensibilidades”.
O evento contou com apoio financeiro da FAPESP, além do apoio da Universidade São Francisco e do CNAM que patrocinou a vinda dos pesquisadores franceses.