USF formaliza acordo com Instituto da Bélgica na área da saúde

18/05/2020
USF formaliza acordo com Instituto da Bélgica na área da saúde
 A Universidade São Francisco (USF) formaliza mais um acordo bilateral de cooperação internacional, desta vez, com o Institute of Tropical Medicine Antwerp. O Institute of Tropical Medicine Antwerp, Bélgica, (www.itg.be) foi fundado em 1921, e é uma instituição de utilidade pública, com objetivo de realizar e promover pesquisa científica e educação profissional e acadêmica, assim como serviços científicos e comunitários na área de doenças tropicais e atenção em saúde global. O atual diretor do ITM-A, Prof. Dr. Marc-Alain Widdowson, é epidemiologista com experiência internacional em doenças infecciosas como SARS, H1N1, entre outras, e trabalhou muitos anos para o Center of Disease Control dos estados Unidos (US-CDC).

De acordo com a profa Liz Ponnet, docente do curso de Medicina da USF e membro do Núcleo de Relações Internacionais da USF (NRI) e que, como ex-aluna do ITM-A, intermediou o acordo em colaboração com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da USF, visando mais uma oportunidade de colaboração internacional na área de microbiologia e epidemiologia, inclusive na pandemia de COVID-19, o que pode beneficiar a saúde da população de Bragança Paulista e região. A professora Cristiane Suarez, coordenadora do NRI-USF, ressalta a importância de dar continuidade à internacionalização institucional, mesmo em tempos de COVID-19, utilizando novas tecnologias e compartilhando conhecimento.

Para a coordenadora do PPG em Ciências da Saúde, profa. Patricia Carvalho, o convênio facilitará a promoção do intercâmbio acadêmico e científico, além da realização de conferências, pesquisas e publicações científicas conjuntas", afirmou.