Logo da USF - Universidade São Francisco

botão de atalho p/ o Vestibular da USF
botão de atalho p/ o Vestibular da USF
logo usf
logo usf
botão de atalho p/ o Vestibular da USF botão de atalho p/ o Vestibular EAD da USF
03/09/2020

UNIFAG recebe habilitação para realização de testes para diagnóstico da COVID-19

UNIFAG recebe  habilitação para realização de testes para diagnóstico da COVID-19

A Unidade de Pesquisa da Universidade São Francisco (USF), Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF, recebeu a habilitação do Instituto Adolfo Lutz (IAL)para a realização da identificação do vírus SARS-CoV-2 e do diagnóstico laboratorial da COVID-19. O Instituto é o órgão responsável por certificar os laboratórios no Brasil.

Para receber a habilitação, a UNIFAG atendeu a uma série de requisitos, envolvendo infraestrutura, normas de biossegurança, qualificação de profissionais, entre outros itens considerados requisitos mínimos pelo IAL para a realização do diagnóstico da COVID-19, através do exame de RT-PCR. Este exame é considerado atualmente o “padrão-ouro” para identificação do vírus SARS-CoV-2.

A UNIFAG realizará os testes em participantes dos estudos de biodisponibilidade e bioequivalência, que são necessários para o registro de medicamentos genéricos e similares no Brasil, assim como para pesquisas acadêmicas. Atualmente, a Anvisa recomendou a adoção de procedimentos especiais para a continuidade destas pesquisas, dentre os quais destaca-se a realização de testagem RT-PCR para SARS-COV-2, imediatamente antes da admissão dos participantes de pesquisa. Assim, cada participante passa por entrevista para avaliação médica, quando são realizados mais de 20 exames laboratoriais e, agora, entre eles o exame de RT-PCR para diagnóstico da COVID-19.

A Unidade Integrada também tem contribuído com a identificação de casos no município de Bragança Paulista e arredores. Casos positivos de COVID-19 são notificados para a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista (DIVE), auxiliando na identificação de casos assintomáticos. “Há mais de 20 anos a UNIFAG, através dos estudos clínicos que realiza, contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e para a democratização do acesso aos medicamentos; a partir de agora, com a implantação deste novo serviço de diagnóstico, será possível, além de garantir a segurança dos participantes do nossos estudos, também apoiar os serviços municipais de saúde da região bragantina no enfrentamento dessa emergência de saúde pública”, comenta a Profa. Dra. Márcia Aparecida Antônio, pesquisadora principal da UNIFAG.

Laboratório de Biologia Molecular para os testes de COVID-19

A partir da parceria entre a UNIFAG e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade São Francisco (USF) foi possível implantar um novo Laboratório de Biologia Molecular, onde poderão ser desenvolvidas pesquisas com vírus, bactérias ou outros patógenos, sendo possível realizar diagnóstico da COVID-19 através da identificação do SARS-CoV-2 por meio de exame de RT-PCR.

Os equipamentos de análise são utilizados também para outras pesquisas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da USF. Toda a reestruturação do espaço foi realizada em um período de um mês.



Galeria de fotos

Palavras-chave:
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
COMENTÁRIOS DESTA NOTÍCIA
Nenhum comentário cadastrado, seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário
Faça seu comentário
Seu nome
Seu e-mail
Sua mensagem

Código de verificação*


* Campos obrigatórios
Digite o código de verificação*

USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.


USF - Universidade São Francisco | Todos os direitos reservados.