USF lança o programa Med Experience aos estudantes de Medicina

21/04/2021
USF lança o programa Med Experience aos estudantes de Medicina

A Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 20 de abril, o lançamento do Programa de Formação Médica Continuada da USF, o Med Experience. O evento foi realizado através do canal oficial do YouTube da USF e integra a programação comemorativa dos 45 anos da Universidade.

Participaram da transmissão o Diretor Presidente da CNSP-ASF e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Diretor Vice-presidente, Frei Vitorio Mazzuco Filho, o reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, a diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, a coordenadora do Curso de Medicina, professora Giovana Colozza Mecatti e a Coordenadora do Programa, Andrea Corazzi Pelosi. Acompanharam o evento estudantes, docentes, funcionários e autoridades locais.

Clique aqui para assistir ao evento.

O Med Experience tem como objetivo ampliar a formação do estudante do Curso de Medicina, visando o aprimoramento de competências e as habilidades para a formação médica, além do desenvolvimento pessoal e a oportunização da vivência profissional. O programa será norteado por cinco dimensões: Desenvolvimento Humano, Internacionalização, Mentoria e Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia e Carreira e Mercado.

Durante o evento, o reitor da USF recordou a trajetória do Curso de Medicina no Brasil. “Sua inserção no contexto das políticas de formação médica e destacar sua trajetória de superações de obstáculos, de adaptações aos cenários das reais demandas das escolas médicas e do ensino médico, do acompanhamento das políticas públicas para a formação acadêmica do médico.  Ao mesmo tempo, da sua capacidade de inovação no ensino médico e na dotação de recursos para condições de ensino de qualidade. Sobretudo, para apresentar hoje parte da política institucional da USF de inovação e incentivo à formação médica de qualidade. O programa Med Experience que consiste em um programa de extensão da formação médica, além dos conceitos de estágio que são obrigatórios e de residência médica. O Med Experience é uma extensão do currículo do ensino médico básico, além das prerrogativas das diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Medicina, também consoantes as diretrizes nacionais para prática extensionista para a formação profissional do estudante”, explicou o reitor.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, ressaltou a importância da inovação. “O Programa surgi na perspectiva de uma formação continuada médica. A USF se propõe a um projeto inovador, que vai além de uma condição técnica de estudos, de uma formação de caráter essencialmente técnico, mas nós damos um passo a mais. Na perspectiva de inovação, naquilo que estamos nos propondo enquanto Universidade. Não somente na ideia de uma estrutura de uma matriz curricular, de um projeto pedagógico, mas algo que propõe algo além que nosso estudante pode estar usufruindo na Universidade, mas sim uma verdadeira experiência de Universidade. Uma experiência que pode ser refletida a partir de uma perspectivado seu desenvolvimento integral, num olhar humanístico, no desenvolvimento de todas as suas competências sócio emocionais que na Universidade ele passa a ter uma experiência com o mercado, com o seu futuro na sua carreira, além de uma condição meramente técnica. Além disso, que ele possa ter uma experiência de internacionalização, que desde o primeiro momento ele passa a ser preparado para ter essa experiência, aliado fortemente a aquilo que a sociedade está exigindo desse profissional. Seja no campo da inovação e no próprio campo do empreendedorismo. Que essas competências possam estar associadas a sua formação convencional e com aquilo que ele pode estar agremiando no período que estará conosco na Universidade”, ressaltou o pró-reitor.

As atividades do Programa têm início neste primeiro semestre de 2021, estando alinhado à nova matriz curricular do curso e à missão institucional de excelência no ensino.

Histórico de Notícias