handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Pesquisa de aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF é publicada em jornal da cidade

11/06/2021
Compartilhe:
Pesquisa de aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF é publicada em jornal da cidade

O Bragança Jornal diário publicou uma matéria sobre a pesquisa da aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), Karina Ferreira Rizzardi, realizada com crianças da rede municipal.

A dentista e mestre em Ciências da Saúde, orientada da profa. Dra. Thaís Parisotto, teve sua tese publicada na revista internacional de alto impacto “Frontiers in Cellular and Infection Microbiology”, qualis “A1”, sendo uma revista multidisciplinar de acesso aberto e gratuito. 

A reportagem ressaltou a importância da relação microbiológica encontrada entre o biofilme e fezes de crianças obesas e com cárie. Esses resultados reforçam que a saúde bucal está intimamente relacionada à saúde geral e que medidas preventivas comuns a doenças bucais e sistêmicas é uma  ótima estratégia e pode evitar comorbidades futuras.

Os autores relatam que: “Como são crianças pequenas, estudar essas bactérias em material da boca é mais fácil quando se compara com a coleta de fezes ou sangue, além de ser um ótimo material para diagnóstico de risco”, A pesquisa foi recebida em agosto de 2020 e publicada na última quinta-feira, 27. As coletas dos materiais biológicos foram autorizadas pelos pais ou responsáveis e pela Secretaria de Educação. 

Galeria de fotos


Palavras-chave


Histórico de Notícias