Interação da Universidade com a Indústria: um diálogo que gera inovação e soluções para a sociedade

09/08/2021

O Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Ciências da Saúde (PPGSSCS) da Universidade São Francisco (USF), a Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG) e os profissionais da indústria farmacêutica uniram esforços para aprofundar o conhecimento voltado à produção de medicamentos genéricos que tragam soluções práticas e confiáveis para a sociedade.

No último dia 4 de agosto, mais um fruto este esforço foi observado: o aluno do programa, Marcelo Gomes Davanço, defendeu sua tese de doutorado intitulada “Correlação in vitro-in vivo (CIVIV) no desenvolvimento de medicamentos genéricos: aplicação para formulações de desvenlafaxina e carbamazepina”. O trabalho teve a orientação da Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Carvalho (coordenadora do PPGSSCS) e a co-orientação do Dr. Daniel Rossi de Campos (coordenador de Bioequivalência para América Latina da Medley-Sanofi), além da participação dos avaliadores externos, Dr Leonardo de Souza Teixeira do Instituto de Ciências Farmacêuticas de Estudos e Pesquisas Ltda, Dr. Marcelo Dutra Duque da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Michel Leandro de Campos da Universidade Federal do Mato Grosso, e dos professores do programa, Dra Andréia de Melo Porcari e Dr. Mário Angelo Claudino.

O pós-graduando desenvolveu, de forma brilhante e inovadora, a ideia e mostrou a importância do uso da correlação in vitro-in vivo nas indústrias farmacêuticas com objetivo de dar mais celeridade, assertividade e, também, redução nos custos de desenvolvimento de um medicamento genérico. “O modelo de interação universidade-indústria que tive a oportunidade de vivenciar no desenvolvimento desse projeto é algo a ser destacado e ampliado. Desenvolver um projeto de doutorado diretamente relacionado a minha rotina de trabalho na indústria farmacêutica possibilitou a geração de artigos científicos altamente relevantes para a área, principalmente, por demonstrar a aplicação prática de uma importante ferramenta para o desenvolvimento de medicamentos genéricos e similares. Além disso, esse modelo de interação com universidades permite que a empresa se beneficie da evolução científica do seu colaborador”, destacou o doutorando Marcelo Gomes Davanço.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, as ações do Programa em Ciências da Saúde representam o compromisso da USF com a pesquisa brasileira. “A USF se destaca como um centro de referência na produção de conhecimento, da pesquisa e da promoção social, com mais de 80 mil estudantes que percorreram suas trajetórias de formação em nossas salas de aula, nos câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba. Com destaque aos programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, reconhecidos internacionalmente, que contribuem com a difusão da ciência nas diversas áreas do saber, da arte e da cultura”.

Outros frutos relevantes dessa parceria incluem uma dissertação de mestrado já finalizada e outras em andamento, além do estabelecimento de novas parcerias. Conforme aponta a Profa. Patricia Carvalho. “O Programa busca a formação de mestres e doutores aliada a produção intelectual de impacto científico e a necessária interação com setores extra acadêmicos, em especial àqueles diretamente voltados ao processo de transferência de conhecimento para a sociedade, conforme preconizado pela CAPES”, explicou a docente.

A temática da interação universidade indústria tem recebido atenção frente aos crescentes desafios para a competitividade da indústria brasileira. “A UNIFAG incentiva o estreitamento de laços entre a indústria farmacêutica e a universidade, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas com relevância científica e impacto social. É a integração dos diferentes atores envolvidos, alunos, pesquisadores e profissionais da indústria, somado ao fomento proveniente de ambas instituições, que possibilitará atender à urgência da inovação para a superação dos desafios cada vez mais complexos e desafiadores”, ressalta a investigadora principal da UNIFAG, Prof. Dra. Márcia Aparecida Antônio.