Estudantes de Medicina promovem Projeto Orienta Covid nas escolas

17/09/2021
Estudantes de Medicina promovem Projeto Orienta Covid nas escolas

Estudantes do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) promoveram o Projeto de Extensão Orienta Covid nas Escolas, desenvolvido pelo Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART) e o Comitê Local USF da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA Brazil - USF), por meio do Núcleo de Extensão (NEXT). As atividades tiveram início no mês de agosto e serão realizadas até o fim do semestre, todas de maneira remota.

O projeto visa contribuir com docentes e estudantes do Ensino Fundamental e Médio e suas respectivas famílias para a prevenção e combate ao coronavírus e às consequências da pandemia na saúde mental por meio de videoconferências em plataformas online e de postagens no Instagram, onde os estudantes de Medicina orientam e esclarecem dúvidas dos participantes. “Foi bem interessante a etapa de videoconferências nas escolas, já desenvolvida pelos estudantes de Medicina. Cada grupo elaborou materiais acessíveis, mas baseados em informações científicas, de acordo com cada faixa etária. Foi um trabalho de educação em saúde essencial neste momento”, ressaltou a professora Estela Márcia Flores Gianesella, coordenadora pelo projeto, que agora terá continuidade através do Instagram @orientanasescolas.

No total, 150 estudantes de Medicina inscreveram-se e 10 escolas foram atendidas nos municípios de Bragança Paulista e Atibaia, com a parceria e o apoio da Diretoria de Ensino da região.  Todas as palestras abordaram os assuntos: O que é o coronavírus; Transmissão do vírus; Prevenção; Vacinas; Ações e serviços de saúde disponíveis nos municípios e Esclarecimento sobre fake news relativas à COVID-19, a motivação aos estudantes para se vacinarem. A pedido da Diretoria de Ensino da região, incluiu-se os aspectos da prevenção em Saúde Mental na pandemia.

A estudante do 7° semestre de Medicina Emely Luiza Gonçalves de Almeida, uma das representantes do CART na equipe de gestão do projeto, conta da relevância de estar em contato com os estudantes das escolas:  “O projeto nos trouxe grande satisfação pessoal, uma vez que nos possibilitou entrar em contato com a nossa juventude, compartilhando informações e nos conectando nesse momento tão difícil que vivemos. Para os estudantes, esperamos que o projeto tenha tido impacto na educação sobre a pandemia e que atinja suas respectivas famílias, construindo um elo de conscientização”, esclareceu a estudante.

Foram ainda levantados dados (anônimos) junto aos alunos das escolas sobre os impactos da pandemia e sobre a relevância do projeto. A equipe de gestão é formada pelos alunos: Gabriela Barroso Vilela (9° semestre), João Pedro Moretti (6° semestre), Letícia Canetto Fernandes (6° semestre), Livia Gallo Coletti (8° semestre), Tamiris Reis Valério (7° semestre), Yasmin Gumbrevicius Carvalho (6° semestre) e Renata Maceio Pereira (5º semestre). O projeto também pode ser acompanhado pelo perfil do Instagram @orientanasescolas.

Histórico de Notícias