USF apresenta Modelo Ensino Dinâmico aos colaboradores de todos os Câmpus

15/10/2021
USF apresenta Modelo Ensino Dinâmico aos colaboradores de todos os Câmpus

A Universidade São Francisco (USF) promoveu nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, o treinamento “Ensino Dinâmico – Aspectos conceituais e pedagógicos”, realizado no Salão Nobre, do Câmpus Bragança Paulista, mas com transmissão para todos os Câmpus e polos.

Participaram da atividade diretores de câmpus, professores, colaboradores da Central de Atendimento, Coordenação, Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e Núcleo de Registros e Controle Acadêmico (NRCA). O objetivo foi apresentar o modelo de ensino dinâmico e de educação a distância aos colaboradores que tem contato direto com os estudantes.

As apresentações foram realizadas pelo Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, pelo Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, pela professora Márcia Aparecida Antônio e pelo Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), professor Renato Adriano Pezenti. “O modelo do Ensino Dinâmico é resultado da continuidade das ações desenvolvidas no nosso Planejamento Estratégico. O processo de trabalho está mudando e o mundo também, não podemos ficar parados. Inovações são necessárias e vocês são parte essencial neste processo”, afirmou o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, eventos como esses são fundamentais para disseminar de maneira ampla e estimulante para que todos os colaboradores sejam multiplicadores das informações. “O Ensino dinâmico da USF foi concebido estando alinhado aos objetivos estratégicos e temas vinculados à inovação acadêmica e aos serviços de excelência, sendo um modelo sofisticado”, explicou o professor.

Os cursos de Engenharia, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia já inauguram, com sucesso, o Ensino Dinâmico em 2021 e, em 2022, será a vez dos cursos da área da Saúde (exceto Medicina), Arquitetura e Urbanismo e Direito. Durante a apresentação, professora Márcia, que tem trabalhado no desenvolvimento dos Cursos Dinâmicos da USF, ressaltou a importância do desenvolvimento de competências. "O Ensino Dinâmico foi estruturado com foco na inovação acadêmica e na excelência do ensino, considerando o cenário em que a USF está inserida. Todos os cursos neste modelo têm uma concepção orientada para o desenvolvimento de competências, visando oferecer uma experiência significativa de aprendizagem para nossos estudantes”, destacou a docente.

Na ocasião, também foi apresentado mais uma possibilidade de Cursos de Educação a Distância (EaD), o modelo de Cursos 100% EAD (Hibrido), em que o estudante pode escolher como deseja fazer a graduação, com encontros presenciais ou apenas a distância. Serão ofertados neste formato os seguintes cursos:  Análise e desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Processos Gerenciais. “Vivemos um momento histórico, não só porque comemoramos 45 anos, mas porque ao longo de sua história, a Universidade foi capaz de dar respostas como essa que estamos dando agora. As características do nosso tempo exigem respostas diferentes das de 30 anos atrás”, disse o professor Renato, durante sua apresentação.

Atualmente, a USF tem polos nas cidades de Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Guaratinguetá, Cambuí (MG), Pouso Alegre (MG), Itajubá (MG), Itatiba, Jundiaí, Paulínia e Petrópolis (RJ), São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

Histórico de Notícias