03/11/2021

Estudantes do Curso de Medicina da USF são premiados em congresso internacional

Os alunos do curso de Medicina Matheus Negri Boschiero e Felipe Valencise, ambos do 9° semestre, apresentaram trabalhos científicos sobre a temática da COVID-19 no congresso internacional realizado na UNIFESP denominado BRAINCOMS (Brazilian International Congress of Medical Students) e foram agraciados com premiações.

Matheus Negri Boschiero é bolsista de iniciação científica da FAPESP e orientado pelo Professor Dr. Fernando Augusto Lima Marson, docente do programa de Pós-graduação de Ciência da Saúde da USF, e apresentou seu trabalho intitulado “SARS among the indigenous population in the COVID-19 pandemic: a first-year report” na categoria de apresentação oral e foi agraciado com 2° lugar entre os trabalhos de ciências básicas. O trabalho descreve as características epidemiológicas dos indígenas com a COVID-19 e SARS e, neste estudo, foi observado que os indígenas com a COVID-19 possuem maior risco de mortalidade se comparado àqueles com SARS por outros fatores. No estudo foram incluídos dados de mais de 3 mil pacientes indígenas e é o maior estudo da área até o momento.

Felipe Valencise, também aluno de iniciação científica e bolsista da FAPESP e orientado pelo Professor Dr. Fernando Augusto Lima Marson, apresentou o trabalho intitulado “Racial and Ethnical Disparities as a risk factor for death in hospitalized patients with COVID-19”, na categoria pôster e foi agraciado com 1° lugar dentre os trabalhos de medicina preventiva. Neste trabalho, os autores observaram que os pacientes negros e pardos e com COVID-19 possuem maior risco de mortalidade com e sem a necessidade de ventilação mecânica invasiva se comparado aos pacientes brancos. Dessa forma, foi descrita a necessidade de otimizar o acesso de todos os pacientes ao sistema único de saúde e de promover uma política de saúde que otimize o tratamento desses pacientes.

Ambos os estudos estão em fase final de publicação em períodos internacionais.